A matemática de Malba Tahan na Internet
Artur Araujo
Resenha publicada no dia 4 de junho de 1998 no jornal Diário do Povo (Campinas / São Paulo / Brasil)
Depois dele, a Matemática nunca mais foi a mesma. Pelo menos para nós, brasileiros. Com o exótico nome de Malba Tahan, o professor carioca Júlio César de Mello e Souza (1895/1974) encantou pelo menos cinco gerações de crianças e adultos ao fazer da disciplina algo apaixonante.
O livro "O homem que calculava", sua obra mais famosa, mistura uma história no estilo "Mil e uma noites" com a exposição de problemas matemáticos do nível de 1º grau. É uma leitura deliciosa, principalmente se a gente se esforçar em solucionar os problemas expostos em cada capítulo. Trata-se de um texto leve, que contagia o leitor com o amor pela Matemática, principalmente pelo seu modo divertido de lidar com os números, com as quatro operações e, mesmo, com a história desta ciência.
Além desta obra-prima, o professor carioca Júlio César de Mello e Souza escreveu, ora com seu nome verdadeiro, ora com o famoso pseudônimo, uma série de livros voltados ao ensino da Matematica que também são peças antológicas para quem deseja compreender melhor a mágica dos números.
Após sua morte, na década de 70, seu trabalho foi sendo esquecido lentamente, e sua obra é cada vez menos editada. É um crime, pois a Matemática é árida por natureza e importantíssima para a formação das crianças.
Homenageando o mestre, duas home pages na Internet dedicam um espaço para esse brilhante educador. O site Matnet, do professor Marcelo Ribeiro, conta a história do escritor e educador, além de fornecer a bibliografia completa do mestre, além de explicar a história deste exótico pseudônimo, que chegou a merecer do autor uma biografia bem criativa. Da mesma forma, o site da Universidade Federal do Rio Grande do Sul presta o devido tributo à obra. Este, apesar de contar com uma biografia mais resumida, mostra o rosto do professor Júlio César de Mello e Souza e dá sugestões de como dramatizar a obra "O homem que calculava" para crianças.
Volta ao índice.
Retorno à página principal.