Nossa língua continua mal cotada
Artur Araujo
Artigo publicado em 12 de outubro de 1996 no jornal Diário do Povo (Campinas / São Paulo / Brasil)
Timor Oriental, ou Timor Leste, como é mais conhecido no País é uma nação de língua e colonização portuguesas. Desde 1975, o país foi anexado à força pela Indonésia.
A premiação do bispo Carlos Filippe Ximenes Belo e do líder exilado da resistência, José Ramos Horta, é um gesto pioneiro. É a primeira vez que um povo de língua portuguesa consegue obter esse tão famoso prêmio na categoria Paz.
A cultura portuguesa, por sinal, tem uma história bem minguada de conquistas nesta área. Na verdade, somente uma vez isto havia acontecido antes, na categoria Medicina, o premiado foi o português
Egas Moniz, em 1949, por suas pesquisas sobre a lobotomia. Ele dividiu o prêmio com o médico suíço Walter Rudolf Hess.
O arcebispo dom Helder Câmara quase arrebatou, no início dos anos 70, o Prêmio Nobel da Paz, o que roubaria a glória de pioneiro dos dois timorenses. O nome dele chegou no limiar da nomeação e representaria uma crítica ao regime militar brasileiro e, quando a ditadura foi se abrandando, a premiação perdeu a sua razão de ser.
Outro caso famoso foi o físico brasileiro César Lattes, cuja pesquisa sobre o méson pi — uma partícula do átomo —, feita em parceria com o britânico Cecil Frank Powell, foi premiada em 1950. Somente seu parceiro, entretanto, levou a glória...
Na literatura, os brasileiros João Cabral de Melo Neto, Jorge Amado e Carlos Drumond de Andrade sempre foram bem cotados. Em Portugal, pelo menos Fernando Pessoa e José Saramago estiveram já bem perto da glória, mas nenhum deles levou.
Uma situação pitoresca foi a do médico
Peter Medawar. Ele não foi quase Nobel, foi quase brasileiro. Nascido e criado no Brasil até a adolescência, mudou de nacionalidade por não querer servir o Exército. Ao ser premiado, em 1960, era cidadão britânico.
No dia 8 de outubro de 1998, o escritor português José Saramago conquistou o Prêmio Nobel de Literatura, diminuindo um pouco mais o déficit da Academia para com os países de língua portuguesa...
Coração Valente.
Independência durou só nove dias.
Retorno ao índice.
Retorno à página principal.