18, 19 e 20 de abril de 2002
Salão de Atos do Parque Barigüi
Curitiba - Paraná

SEMINÁRIO
NOVAS FORMAS CLÍNICAS
NO INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO

CHARLES MELMAN


Introdução à Nova Economia Psíquica

Uma mutação cultural está em curso, marcada por duas correntes contraditórias , mas complementares.

A mais original destas corrente é alimentada pelo levantamento do recalque . Com efeito, uma participação ativa na economia liberal requer a expressão direta das intenções, dos apetites, da agressividade. A relação com o outro funda-se, então, em uma concorrência agressiva, autorizando todos os golpes. Não se busca mais a conciliação com o olhar do Outro, perante o qual se deveria mostrar "humanidade".

A vinda ao centro do funcionamento social, a título de novo ideal, do gozo que se deve imperativamente satisfazer para realizar o ser, pode implicar, no percurso de um mesmo sujeito, uma pluralidade de identidades sexuais, até mesmo de fantasias, de escolhas de objeto e de projetos de vida.

Para apreciar as novas sintomatologias que aparecem, é importante avaliar este original mal-estar na cultura.

A outra corrente desta mutação cultural é mais tradicional. É representada pelo integralismo nacionalista ou religioso, eventualmente pelo das seitas. Este integralismo pode apontar uma defesa reativa à angústia suscitada pelo desregramento dos desejos. Mas pode também marcar a única disponibilidade deixada aos países ou às culturas que se acham perdedoras na competição liberal, internacional, e que se sentem particularmente ameaçadas em sua identidade. Assim, uma exaltação mortífera do narcisismo coletivo pode parecer o único recurso.

Em todos estes casos, o psicanalista pode ter algo a dizer.

Charles Melman, 12/10/2001.

O Palestrante

Colaborador próximo de Jacques Lacan, que o convidou para dirigir e revista Scilicet, Charles Melman participou ativamente da École Freudianne de Paris, da qual foi diretor de ensino e A.M.E. ( Analista Membro da Escola ). Em 1982, fundou a Association Freudianne Internationale, que reúne analistas da Europa e das Américas. É também membro-fundador da Fondation Européene pour la Psychanalyse. Seu trabalho é referência e inspiração para analistas de diversos países, sendo considerado um dos nomes mais importantes da psicanálise lacaniana nos dias de hoje.

Autor de:
Novos estudos sobre histeria.
Estrutura lacaniana das psicoses
Alcoolismo, delinquência e toxicomanias
Clínica psicanalítica
Novos estudos sobre o inconsciente
.

 

Realização:

 

Associação Psicanalítica de Curitiba
Rua Generoso Borges, 316
80440-010 - Curitiba - Paraná
Tel: 41 343-1312
e-mail: apc@cosmosnet.com.br

Biblioteca Freudiana de Curitiba
Rua Hermes Fontes, 792
80440-070 - Curitiba - Paraná
Tel: 41 342-6238
e-mail: b.freudiana@uol.com.br

Passagens e Hospedagem:

Edutur
Tel: 41 233-7155 / 324-4756 / 9994-1781


http://www.cosmosnet.com.br/apc

b.freudiana@uol.com.br

 


PsiDivulga