Palestrantes Internacionais:
Cleusa Ferri (Comunidade - Inglaterra)
George De Leon (Comunidade Terapêutica - EUA)
Harold Holder (Intervenções Comunitárias - EUA)
Martin Raw (Tabagismo - Inglaterra)
Paul Hays (Políticas Públicas - Inglaterra)
Peter Reuter (Legislação - EUA)
Raul Caetano (Violência - EUA)
Yifrah Kaminer (Adolescentes - EUA)Zili Sloboda (Prevenção em Escolas - EUA)
O que é a ABEAD?
O uso e abuso de drogas é um problema que pode afetar a todos. Pelos custos e danos na saúde física e mental. Pelo impacto destrutivo nas famílias e comunidade em geral.
A ABEAD, Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas, fundada em 1989, congrega profissionais que trabalham no campo da dependência química no Brasil e no exterior. Com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros, advogados e líderes comunitários, consultores e professores, entre outros associados, a ABEAD oferece uma variedade de perspectivas e uma troca de experiências dinâmica e atualizada. Entidade civil sem fins lucrativos tem sede permanente em Porto Alegre. Tem como missão divulgar e incentivar o debate informado sobre todas as questões que envolvem o uso de drogas legais e ilegais no país; colocando-se com uma instituição "guarda-chuva", incentivando e promovendo pesquisas, otimizando o acesso ao tratamento do usuário de drogas, renovando idéias, consolidando práticas e ajudando a desenvolver estratégias de prevenção e tratamento que venham a reduzir custos e danos associados ao uso do tabaco, álcool e outras drogas. Como meta tem a estruturação de um serviço de assistência aos profissionais ligados ao campo da dependência química.A missão da ABEAD
• Divulgar e incentivar o debate informado das políticas e novas tendências sobre todas as questões que envolvem o uso de drogas legais e ilegais no país.
• Facilitar a informação e oferecer direções sobre os serviços de assistência aos profissionais ligados ao campo da dependência química.
• Incentivar e promover novas pesquisas científicas e o intercâmbio de experiências entre seus associados.
• Otimizar o acesso ao tratamento do usuário de drogas, bem como o apoio aos seus familiares, parceiros e amigos.
• Identificar novos desafios no campo da dependência química e ser uma plataforma independente, que integre as questões científicas, políticas e sociais.
• Renovar idéias, consolidar práticas e ajudar a desenvolver estratégias de prevenção e tratamento, que venham a reduzir o custo e os danos associados ao uso de tabaco, álcool e outras drogas na sociedade.
• Educar e conscientizar sobre a discriminação, os mitos e os preconceitos relacionados ao uso de drogas.
Programa
Dia 3:
Inscrições e distribuição de materiais a partir das 12 horas.
Tarde: aula inaugural dos cursos.
Noite: seguir-se-á a Conferência Oficial de Abertura e um Coquetel.Nos dias 4, 5 e 6:
Manhã: Conferências Internacionais
Tarde: Conferências Nacionais
As conferências serão seguidas de sessão de painel, workshops divididos pelas áreas temáticas: Ensino, Tratamento, Prevenção (Comunidade e Escola), Comunidade terapêutica/grupos de auto-ajuda, Empresa, Pesquisa, Legislação/Segurança, Políticas/organização de serviços/redução de danos e Tabagismo.
Noites: Jantar por adesão, Show Musical e Assembléia.No dia 7:
Manhã: Sessão plenária "A voz dos Jovens":painel com jovens e especialistas.
Conferência de Encerramento e premiação dos trabalhos científicos.“Aguardem a próxima comunicação para instruções sobre inscrição
de trabalhos científicos e poster para a feira de serviços.”
Objetivos do Congresso
1. Propiciar o encontro e a troca de experiências de todos os profissionais e pessoas interessadas na questões da prevenção, educação, pesquisa, tratamento e aspectos relacionados ao uso de drogas entre jovens, crianças e adolescentes.
2. Facilitar a avaliação da situação real dos serviços disponíveis no país, para o atendimento aos adolescentes e crianças em situações de risco por meio de debates e oficinas.
3. Identificar e promover modelos efetivos e contextualizados de 'good practice' em trabalhos de educação para prevenção sobre o uso de drogas. nas escolas, empresas, na mídia e comunidades em geral. Com experiências nacionais e estrangeiras.
4. Detectar e analisar as dificuldades encontradas nas áreas de pesquisa, treinamento, prevenção, educação, tratamento e legislação para redimensionamento e adequação de projetos.
5. Estimular a cooperação, o intercâmbio e as parcerias entre o setor público, as empresas privadas e as organizações não governamentais preocupadas com as questões do uso de droga e os jovens.
6. Explorar e identificar o papel da mídia em geral, em relação aos trabalhos de prevenção e de educação sobre o uso de drogas.
7. Discutir e avaliar o papel da família, dentro do contexto nacional, nas questões de prevenção, educação e tratamento.
8. Formular recomendações e prioridades para futuras ações a nível local, regional e nacional.
Sua Participação
Este Congresso será sem dúvida o maior evento ligado a Álcool e Drogas já realizado no Brasil. Estamos contando com a cobertura dos meios de Comunicação para sensibilizar igualmente ao grande publico. Para viabilizá-lo no alto nível que desejamos estamos convidando para apoio, organizações públicas em nível municipal, estadual e federal, universidades, fundações e empresas.
A Responsabilidade Social é tema central do governo do país. A saúde é uma das principais prioridades. Venha construir conosco um Brasil mais sadio. Melhor!
Secretaria Executiva de Eventos
UNIDADE: abead_unidade@terra.com.br
Comissão Científica: rmarq@terra.com.br