CEREBUS the Aardvark

Cerebus foi criado por Dave Sim. Talvez seja por isso que você nunca tinha ouvido falar dele até agora. Entretanto, Dave quase que sozinho trouxe esta arte sequencial em branco e preto à vida em 1977. Arte sequencial? Isso, quero dizer, isso significa história em quadrinhos.

Tudo comecou com uma tentativa de capitalizar o boom de Howard the Duck/animaizinhos gozados do cenário dos quadrinhos do final dos 70, mas Cerebus desde então se tornou muito mais. De acordo com Dave Sim, deve durar 300 números, e, no número final, Cerebus deve morrer. Como Dave diz, "Se você lê trezentos números do Super-Homem ou do Homem-Aranha, eles não fazem sentido como a história de uma vida"

Cerebus fará, e recentemente ultrapassou a barreira dos 200 na sua corrida de 300 edições. Até agora, nós vimos o aardvark progredir de Cerebus o Bárbaro (que nem o Conan) para Cerebus o Primeiro Ministro ("Suborno é tão necessário quanto vomitar quando você bebeu demais") para Cerebus o Papa ("Ele não te ama. Ele apenas quer todo o seu dinheiro") para Cerebus o Perfeito Convidado ("Ouça. Garoto. Cerebus está de caso com a sua esposa").

Algumas opiniões sobre Cerebus lidas na rede:

"Alguém pode perguntar, "O que faz de Cerebus tão especial? "Para mim, é a comédia, a tragédia, e a paródia da vida. Muitos dos personagens são calcados nos que vemos na política e no entretenimento: Margaret Thatcher, Mick Jagger, Oscar Wilde, Keith Richards, uma mistura do Frangolino e Elric the Melbonian. Além disso, como Dave Sim está sempre criticando as grandes companhias, muitos dos personagens de quadrinhos mais conhecidos são parodiados: Capit&atlde;o América, Wolverine, Homem-Aranha, X-Men, e muitos outros."

"Eu tenho aproveitado o sensual e viajante passeio de Dave por seu cérebro e pela doentia psique de Cerebus. Eu realmente tenho gostado da maneira que ele nos conduz pelos seus mais sujos e baixos momentos. Ele lida com o que acontece quando o personagem principal é forcado a perceber os vazios sonolentos em si próprio, e se re-inventa. Eu compreendo e tenho empatia com o processo (acho que nós todos temos, é algo que acontece bem regularmente, se não quase sempre, na escala que o acinzentado personagem está experimentando)"

Dados Biográficos

Dave Sim

Nascido em 1956 em Hamilton, Ontario, Dave Sim morou em Kitchener, Ontario desde que se mudou para lá com sua família em 1958. Sua companhia Aardvark-Vanaheim Inc. começou a publicar Cerebus em 1977. Desde então ele tem apresentado e publicado vários outros títulos notáveis, incluindo Flaming Carrot e Puma Blues. Recentemente ele voltou a se concentrar no seu proprio gibi (ajudado por Gerhard, que faz os fundos) e na indústria dos quadrinhos como um todo. Mais do que encorajar e publicar outros escritores e artistas, Dave há muito é um franco defensor dos direitos dos criadores, e doa os rendimentos de muitas de suas vendas de arte original recentes para o Comics Book Legal Defense Fund. Esse fundo apóia artistas de quadrinhos cronicamente subestimados em suas tentativas de readquirir controle ou pelo menos obterem uma compensação pela perda de suas criações. Por exemplo, Jerry Siegel e Joe Shuster, criadores da indústria multi-bilionária chamada Super-homem, da pena, papel e suas imaginações, viveram em situação de penúria ate que a DC Comics vergonhosamente lhes desse uma pensão alguns anos depois.

Dave Sim sobre:

Por que um aardvark?: "Nós todos somos o animalzinho só no mundo de humanos."

Liberdade criativa: "Nenhuma corporação pagará um criador suficientemente bem para que ele possa processá-la com êxito."

Voltar para as Citações