A banda RAMMSTEIN

Rieder, Lorenz, Lindemann, Landers, Kruspe e Schneider
*Clique na imagem para ver mais fotos (19) da banda*

História:

Pouco se sabe sobre os seis homens da Alemanha Oriental que alcançaram fama e notoriedade internacional usando o nome Rammstein. Há uma especulação, por exemplo, de que o nome vem de um lugar em que aconteceu um acidente aéreo, onde caíram muitos aviões, traduzindo especificamente uma pedra que foi muito atingida "ramming stone", então RAMMSTEIN.
O som "Tantzmetall" sem descanso da banda e seus shows contagiantes tiveram igual peso na escalada meteórica da banda rumo ao sucesso em seu país. Formado em 1993 com a associação de proletários da Berlim oriental e de Schwerin cansados com o trabalho nas fábricas, Rammstein não perdeu tempo em desenvolver um distinto som: a perfeita sincronia entre as guitarras de Richard Kruspe e Paul Landers, com base no baixo de Olliver Rieder e na bateria de Cristoph Schneider, resultando uma formação inabalável. E o que diferencia Rammstein de... todo o resto é o teclado de Flake Lorenz (pronuncia-se Flah-keh) e a voz grave do ex-nadador olímpico Till Lindemann. "Nosso estilo veio do conhecimento daquilo que não queríamos", explica Flake. "Nós não queríamos música americana, nem punk. São coisas que não podíamos fazer de jeito nenhum. Nós decidimos que só poderíamos fazer o que fazemos.".
O teatro "terror romântico" faz com que a música se espalhe como fogo. Literalmente: Till Lindemann canta músicas inteiras em chamas da cabeça aos pés. Essa obsessão por fogo se combinou perfeitamente com as melodias em tom dramático, falando de amor perdido e saudade, tragédia e separação, domínio e submissão. "O principal é o amor em todas as formas e variações", diz Till Lindemann. Flake completa: "São letras completamente normais, românticas". E para por uma pitada de pimenta nesse romantismo, um homem que canta estando em chamas com um colega que, mesmo sem camisa, quebra lâmpadas fluorescentes em seu peito.
Porém uma passagem de qualquer música do Rammstein enterraria o título de Till, tomando como exemplo uma grosseira tradução da música título do primeiro álbum; Herzeleid (Dor De Coração): "Protejam uns aos outros da dor de coração/ Pois curto é o tempo que passam unidos/ Mesmo que sejam muitos anos/ Um dia lhes parecerão como minutos...".
Herzeleid e a fama das apresentações ao vivo da banda construíram a ponte que levou Rammstein rumo ao sucesso em toda a Europa.
Constantemente subindo nas paradas alemãs e alcançando o topo (e se mantendo lá até o lançamento do segundo álbum da banda, Sehnsucht, em torno de dois anos depois) o álbum levou Rammstein para fora do círculo Alemanha, Suíça e Áustria. Na hora de gravar o primeiro clipe, a banda ingenuamente mandou cópias de Herzeleid para seus diretores favoritos. Um respondeu: David Lynch.
Embora tenha respondido que estava muito ocupado gravando "A Estrada Perdida" (Lost Highway) para gravar o clipe, Lynch gostou tanto do álbum que incluiu duas músicas na trilha sonora: Rammstein e Hierate Mich (Case-se comigo).
O crescente sucesso e visibilidade de Herzeleid, entretanto, não veio sem uma certa controvérsia, especificamente acusações de nazismo e fascismo por parte da mídia alemã. As origens dessas alegações são incertas. Alguns dizem que a capa de Herzeleid, com os seis membros sem camisa e suados em frente a uma grande flor amarela "sugeriu" que os integrantes eram progenitores de uma nova raça dominante. "É besteira", diz Flake, "É apenas uma foto.". Outros notaram uma semelhança entre os r's arrastados de Lindemann e a dicção de Adolph Hitler (!). Não importa. O fato é que a banda permanece sem ter feito nenhuma música com letra referente a política e riem de tal conjectura. "Se nós fossemos espanhóis -- diz Paul Landers -- nós não teríamos que lidar com isso. Se os jornalistas querem nos taxar nazistas, nós não podemos fazer nada. é o mesmo que fizeram com o Kraftwerk 20 anos atrás.".
O segundo álbum do Rammstein, Sehnsucht (Saudade), foi lançado enquanto a banda se apresentava pela Europa com públicos que variavam entre 10 mil e 30 mil espectadores. Assim que estreou, Sehnsucht alcançou o primeiro lugar nas paradas alemãs e quase o alcançou na Suíça e na Áustria. Em semanas, Sehnsucht disputava de igual para igual posições no ranking europeu com Prodigy, Radiohead e Rolling Stones.
Sehnsucht ganhou platina dupla na Alemanha, platina na Suíça e disco de ouro na Áustria, subindo no top 100 da Finlândia, Suécia e Hungria. Também completou uma mini-turnê de estréia pelos EUA, terminando não em São Francisco, e sim em Los Angeles, explodindo o KDFDM e o Lords of Acid Fans (Literalmente e figuradamente: houveram algumas explosões no Hollywood Palladium naquela noite).
A excelente performance foi um excelente merchandising, e fez com que bandas como Foo Fighters alterassem as rotas de suas turnês para pegar a estréia da banda em L.A. Foram gravadas versões em inglês para "Engel" (Anjo), número 1 na Alemanha e "Du Hast" (Você Odeia), também no top 10, que fizeram imenso sucesso nos EUA.
Uma coisa, entretanto, é certa: Rammstein não mudará; os apresentações com fogo, as músicas em alemão, os excelentes clipes continuarão. Caso contrário não seria mais Rammstein. É como diz Till Lindemann "Nós não conseguimos ser diferentes do que somos", ou como resume Landers: "RAMMSTEIN É RAMMSTEIN".

Autor desconhecido


Linha do tempo:


Em 1994 seis músicos da Alemanha oriental (de Berlin e Schwerin) formaram a banda Rammstein. A formação atual e os formaores da banda são:
 
-Richard Kruspe (Gitarra) do "Orgasm death gimmick".
-Paul Landers (Gitarra) do "Feeling B".
-Till Lindemann (Vocal) do "First Arsch".
-Flake Lorenz (Keyboard) do "Feeling B."
-Oliver Riedel (Baixo) do "The Inchtabokatables".
-Christoph Schneider (Bateria) do "Die Firma".
O fundador Richard Kruspe foi seguido por Christoph Schneider e Oliver Riedel. Paul Landers, Flake Lorenz e Till Lindemann então completaram a formação.

Os eventos:

Começo de 1995:
Contrato com a MotorMusic/Polygram.
 
Março de 1995:
O album "Herzeleid" é produzido no Polar-studio em Estocolmo, em cooperação com o produtor sueco Jacob Hellner (que também produziu a banda sueca "Clawfinger").
 
17/08/95:
Lançamento do primeiro single "Du riechst so gut".
 
24/09/95:
Lançamento do primeiro álbum,  "Herzeleid". Começo da cooperação com o agente de shows Henry von Fichtel para a agencia "Blindfish".
 
14/10/95-31/10/95:
Turnê com a banda alemã "Project Pitchfork". 15 shows.

27/11/95-29/11/95:
Rammstein abre os shows da banda sueca "Clawfinger" durante seus dois shows em Varsóvia e Praga.
 
02/12/95-22/12/95:
A primeira turnê do Rammstein como banda principal na Alemanha, novamente em cooperação com a agência "Blindfish". 17 shows.
 
02/01/96:
O segundo single "Seeman" é lançado. O clip é produzido em Hamburgo por Lazlo Kadar.
 
19/01/96-22/01/96:
Rammstein abre os shows do Clawfinger na Áustria e Suíça. 3 shows.
 
23/01/96-30/01/96:
Rammstein abre os shows do Ramones da "Adios Amigos Tour" na Alemanha. Primeira cooperação com o agente de shows Scumek Sabottka para a MCT.
 
16/02/96-03/03/96:
Turnê do Rammstein na Alemanha. 14 shows. Abertura: DJ KOM (Alemanha).
 
27/03/96:
Apresentação durante o programa da MTV "Hanging out" em Londres.
 
29/05/96-07/07/96:
Turnê na Alemanha. 21 shows. Abertura: Farmer boys e Mink Stole (Alemanha).
 
19/07/96:
6º Motorcycle Jamboree, em Diesenthal (perto de Berlin).
 
20/07/96:
Festival Stadtpark em Illmenau.
 
18/08/96:
Festival Bizarre em Cologne.
 
Agosto de 1996:
O diretor americano David Lynch escolhe duas músicas do Rammstein para seu novo filme "Lost highway" (A Estrada Perdida): "Heirate mich" e "Rammstein"; o filme foi lançado nos Estados Unidos no outono de 1996, e na Europa em abril de 1997. Foi através desse filme que eu conheci o trabalho deles.
 
27/09/96:
100 anos de Rammstein, show-júbilo no Arena, em Berlin. Convidados: Moby & Bobo e a Berlin Session Orchestra.
Começo da cooperação com o pintor e fotógrafo Gottfried Hellwein. Ele cedeu uma de suas gravuras originais para a decoração do palco.
Cerimônia de formação do primeiro fã-clube oficial do Rammstein.
 
29/09/96-12/10/96:
Turnê na Alemanha, Áustria e Suíça. Abertura: Secret Discovery. 13 shows.
 
Novembro de 1996:
O álbum "Sehnsucht" é produzido nos estúdios Temple em Malta. O produtor é novamente o sueco Jacob Hellner.
 
14/01/97:
O álbum "Herzeleid" entra pela quinta vez nas paradas alemãs.
 
01/04/97:
Lançamento do primeiro single, "Engel", do novo álbum "Sehnsucht", entra nas paradas passando da posição zero para a 12 (sei lá o que isso significa para eles...); o clip é produzido em Hamburgo pelo diretor Hannes Rossacher.
 
06/05/97-25/05/97:
Turnê promocional na Alemanha, Áustria e Suíça em cooperação com a agência MCT. Abertura: Eskimos & Egypt (Inglaterra). 17 shows.
 
17/05/97:
Pinkpop-festival na Holanda.
 
20/05/97:
"Herzeleid" em 14º nas paradas.
 
23/05/97:
"Engel" alcança o primeiro lugar. Ao mesmo tempo é lançado o remix "Engel"-fan edition. Este tem duas faixas para colecionadores ainda não lançadas: "Wilder Wein" e "Feuerräder".
 
12/06/97:
Hulsfred festival, Suécia.
 
14/06/97:
Wuhlrock Open-air, Berlin, Alemanha.
 
19/06/97:
La Locomotive, Paris, França.
 
21/06/97:
Hurricane Open-air, Scheesel.
 
28/06/97:
Waldrock-festival, Bergum, Holanda.
 
05/07/97:
Full Force festival, Zwickau.
 
12/07/97:
Out in the green-festival, Switzerland.
 
13/07/97:
Underground festival, Wels, Áustria.
 
21/07/97:
Lançamento do segundo single do "Sehnsucht": "Du hast". O clip foi produzido em Berlin pelo diretor Phillip Stölzl.
 
04/08/97:
"Herzeleid" e "Engel" ganham o disco de ouro. Até então, os dois venderam mais de 450.000 cópias.
 
17/08/97:
Bizarre-festival, Cologne, Alemanha.
 
22/07/97:
Lowland-festival, Dronten, Holanda.
O segundo álbum, "Sehnsucht" é lançado tendo 6 capas diferentes. Cada uma com um retrato de cada integrante da banda. "Sehnsucht" entra no número 1 das paradas, "Herzeleid" também está no top 20. Na parada dos singles, "Engel" e "Du hast" estão no top 20.
 
23/08/97:
Pukkelpop-festival, Hasselt, Suécia.
 
30/08/97:
Rock am See, Konstanz, Alemanha.
 
03/09/97-06/09/97:
Duas apresentações nos clubes "Bank" e "Batcave Downtown" no encontro musical CMJ em Nova York.
 
24/09/97-23/10/97:
Ingressos esgotados na turnê de outono na Alemanha, Áustria e Suíça (média de público: 7000 pessoas), em cooperação com a agência MCT. Abertura na primeira parte: Vitro, segunda parte: KMFDM. 23 shows.
 
15/11/97:
Rammstein Europe-Tour
Suécia, Gotemburgo, Karen.

16/11/97:
Suécia, Estocolmo, Klubben.

19/11/97:
Espanha, Barcelona, Garage.
 
20/11/97:
Itália, Milão, Rainbow.

22/11/97:
Polônia, Katowice, Spodek Hall.
 
24/11/97:
França, Strasburgo, La Laiterie.
 
25/11/97:
França, Paris, Elysee Montmartre.
 
26/11/97:
Inglaterra, Londres, Powerhouse.
 
29/11/97:
Holanda, Amsterdã, Melkweg.
 
21/11/97:
Lançamento da versão "Kraftwerk" para a capa do single "Das Modell", incluindo a faixa ainda não lançada "Kokain" e um jogo de computador Rammstein.
 
05/12/97:
Turnê americana do Rammstein abrindo os shows do KMFDM Austin, Liberty launch.
 
06/12/97:
Tulsa, Cains ballroom.
 
08/12/97:
Denver, Ogden Theatre.
 
09/12/97:
Salt Lake City, Saltair.
 
11/12/97:
Palo Alto, The Edge.
 
12/12/97:
Santa Ana, The Galaxy.
 
13/12/97:
Las Vegas, Huntridge Theatre.
 
14/12/97:
Los Angeles, Paladium.


[Página Principal]
[A Banda][Integrantes][Discos, Músicas e Letras]
[Fotos][Downloads][E-mail][Webring e Links]

BërSëRK! web, 17/07/1998. Mailt sie mir zu: nimboid@oocities.com 


Melhor visualizado com  Netscape Communicator 4.04 ou superior usando 640x480 pixels de resolução.