|
|
|
||
|
|
|
|
|
Comunidade Teúrgica Portuguesa
(Sua apresentação postular)
A Comunidade Teúrgica Portuguesa propõe-se à divulgação e aplicação da Sabedoria Iniciática das Idades numa expressão trina de Escola - Teatro - Templo, tal como a sistematizou o Prof. Henrique José de Souza, Mestre do Ideal Teúrgico, e a prosseguiu o Excelso Hierofante do Roncador, Udo Oscar Luckner, cuja Autoridade Teúrgica reconhecemos por Eleição Iniciática.
|
|
Henrique José de Souza (1883 - 1963) |
Udo Oscar Luckner (1927 - 1986) |
Teurgia (do grego,
Theos = Deus, e Ergon = Obra) é a OBRA DIVINA das grandiosas Hierarquias Espirituais no Universo e junto da Humanidade, e através desta actuando por uma COMPREENSÃO AMOROSA sincronizada com os Poderes Ascencionais do Cosmo. Teurgia é a síntese do conhecimento humano global, interior e exterior (esotérico e exotérico), preparando os homens e mulheres que constituirão a Humanidade da vindoura Era do Aquário, em todos os aspectos. Essa preparação compreende a transformação integral de usos e costumes, novos hábitos, nova formação de vida, novo estado de consciência através da Arte, da Ciência e da Filosofia, todas estas integrantes da Sabedoria Teúrgica.A C.T.P. constitui-se materialmente pela 1ª vez no dia 1 de Janeiro de 1980 (e espiritualmente em Junho de 1978) vindo a inaugurar o seu Templo, consagrado ao Cavaleiro AKDORGE, (S. Jorge) em Lisboa, às 20H.30M. de 23 de Novembro de 1982. São decorridos, já, vários anos de profunda laboração Templária seguindo poderosas Linhas-Mestras, entregues aos Dignatários Teúrgicos de Portugal, da Grande Fraternidade Branca, com especial relevo para o 7º Raio da Magia Ritual cuja tónica MENTAL caracteriza a nossa Confraria.
Ligada aos Irmãos do MONASTÉRIO TEÚRGICO DO RONCADOR, Mato Grosso - Brasil, a C.T.P. tem um vínculo profundo à Tradição Inca-Tupi por cujas terras sagradas a Fogo o Excelso Planetário da Ronda, o próprio Rei do Mundo, o bíblico Melkitsedek centrado em Salém ou Shamballah como Sanat Kümara, ainda neste séc.XX as cruzou na Figura humilde dum simples professor de província. Não deixa a C.T.P., no entanto, de estar intimamente vinculada à milenar Tradição histórica, cultural, filosófica, artística e principalmente Iniciática, de Portugal (ou "Porto do Graal", a "Porta para a Luz" e, daí, Lusitânia, o "Lugar da Luz"), colaborando na sua parte interna, sincronizada com uma secretíssima Ordem bem Lusitana, no Plano de Realização da Missão Universal da Mátria Portuguesa, cujos arcanos serão desvendados ao longo dos nossos 5 Graus Postulares ou Escolásticos, Bhutã - Manu - Yama - Karuna - Astaroth, velando um 6º Secreto, Interno ou Modelador. Aliás esses Mistérios Sagrados eram já conhecidos dos Templários, dos Freires de Cristo, do Alumbrado Luís de Camões, do Iluminado Fernando Pessoa, etc., pois as suas missões relacionavam-se acima de tudo com os Arquétipos, com as Causas Iniciáticas, muito mais do que propriamente com os quase sempre contraditórios acontecimentos da historiografia cronológica.
Portanto a COMUNIDADE TEÚRGICA PORTUGUESA é uma Ordem nascida em Portugal, para portugueses (e para o Mundo!), que saibam olhar além das brumas, tanto as de ignorância como as que encobrem a Ilha de S. Brandão... esta AGHARTA Imortal de nossa Tradição.
Ou seja: destina-se a desvelar a face oculta de Porto-Graal, Cabeça de Tibes da Europa, a sua Expressão Messiânica ou Avatárica, através do seu Corpo Interno: a ORDEM DO SANTO GRAAL, reestruturada em 1952 pelo nosso Mestre J.H.S. (Henrique José de Souza) na cidade de S. Lourenço, Estado de Minas-Gerais do Sul, Brasil, a fim de se adaptar ao Ciclo Aquariano a inaugurar no ano 2005, marco astrológico da sua consolidação, com a presença de MAITREYA, o Cristo de Aquarius, Avatara da Linhagem RAMÂNICA ou SOLAR de Krishna, Buda e Jesus.
Mestre, para nós Teúrgicos, é a Entidade saída (ou não) da Família Humana Terrestre que esgotou toda a sua experiência terrenal, que alcançou um extraordinário "status" de CONSCIÊNCIA ILUMINADA transubstanciando dum modo grandioso a Sua vida-energia em vida-consciência detendo no mínimo, a Quinta Iniciação Real que lhe permite observar plenamente toda a Evolução passada, presente e futura não só na Terra, mas de todo o Sistema Solar... e mesmo além dele.
O Hierofante do Roncador (Udo Oscar Luckner), continuador de J.H.S., neste caso, poderá muito bem ser um Mestre. Ele é um Ser de elevada craveira espiritual, muitíssimo acima da Humanidade comum. Ele é o Iniciado Ungido, o "Chrestus" com acesso total aos conhecimentos dos Mundos Subterrâneos através da Lei das Idades. É Aquele para quem a Sabedoria não tem limites, pois Hierofante é um Mestre de Sacerdotes ou "Doutores no Sagrado". Na Ordem Teúrgica, é ainda o Intermediário entre os Seres do Plano Mental (Quinta Dimensão) e os Excelsos Seres da Hierarquia Sideral Teúrgica (Sexta, Sétima e Oitava Dimensões).
Quatro tarefas fundamentais norteiam os Teúrgicos na missão de transformar o Mundo dentro dos limites que lhes estão consagrados:
Atendendo à Alínea C, entenda-se ainda que a C.T.P. é absolutamente apartidária em matéria de partidos políticos ou religiões. Ela é acima de tudo uma Escola de Livre-Pensamento e de Acção na Ciência da Vida expositora da Estética do Bem, do Bom e do Belo universais, em todos os planos da Sociedade (política, religião, ciência, arte, etc.), agindo segundo uma tónica TRADICIONAL, mas, reitere-se, sem deixar-se absorver por quaisquer interesses temporais, pessoais e o particulares ou partidários, os quais abafam sempre as raízes e a razão ou CAUSA. Os Teúrgicos poderão ser Políticos, mas no sentido de laborarem pela NOVA RENASCENÇA TEÚRGICA e a consequente instauração mundial da SINARQUIA dos povos finalmente unificados, imagem plasmada da TEOCRACIA das Cortes Espirituais, desde sempre existente nas Esferas de Luz e Pax onde o Espírito da Boa-Vontade reina.
À guisa de apresentação das principais Linhas-Mestras por que se guia a COMUNIDADE TEÚRGICA PORTUGUESA, como Colégio de Iniciação Templária, pessoal e colectiva, Micro e Macrocósmica, já que o Homem é arquitecturado em conformidade à estrutura do Homem Cósmico, o Logos Planetário, e voltada para "a luz do Futuro que já cintila no alvor dos Novos Tempos", empunhando as Eternas Verdades Anciãs, encerramos com Palavras d'Oiro do nosso divino Mestre J.H.S. e do Excelso Hierofante do Roncador, U.O.L.
"Meus humildes Discípulos, vim trazer-vos um novo estado de consciência. Deveis ser o reflexo de Mim mesmo, como único meio de ser Eu compreendido e sentido. Trago o Bastão de Mando! Sou o Amor que transforma! Se Me ignorais quem Sou é porque não fostes tocados pela chama do Fogo Sagrado e, assim, este Amor-Ciência fica enclausurado no orgulho que vos traz a angústia, a dúvida de tudo que vos ofereci. Se assim Vos falo é porque leio o vosso âmago, e minha Essência de Amor vós a esqueceis, como também do Amor e do Perdão entre meus Discípulos, que se afastam da Minha Ciência. Cada um cria o seu mundo para que o Meu permaneça ignorado."
J.H.S.
"O Colégio Iniciático surge como mediador, o instrumento teórico-prático e, portanto, estético, do reajustamento necessário.
O Colégio elabora a compreensão dos Discípulos dando-lhes a base da estrutura espíritual.
O primeiro passo a dar, portanto, na compreensão da Estrutura Iniciática, após o estudo histórico dos antecedentes, é no sentido da visão global, que no-la apresenta, a elaboração racional da Realidade.
Aperfeiçoem-se no mistério da Fé; aprimorem-se na Lei absoluta da INTUIÇÃO, que superiormente equivale ao "quero" irracional do ignorante; aprendam a manusear a teoria, a prática e a estética.
A Iniciação é, em todos os tempos, uma condição natural da espécie humana: marchar rumo ao Infinito. A Iniciação divina é uma interpretação racional das manifestações de Deus na Terra, A Iniciação é uma conduta científica, filosófica e religiosa, pois nenhum desses aspectos pode ser esquecido.
O segredo da transmutação da Energia Serpentina é o Poder dos Mestres! O Poder dos Mestres é a sua veracidade; Eles não enganam nem a Si, nem aos seus Aspirantes. Eles sabem calar onde os outros desperdiçam o Verbo Sagrado; Eles sabem argumentar quando os outros se calam.
Sempre e sempre a Alma nascida do Sol é puxada para baixo, para o Mundo; sempre e sempre a Alma saciada da Terra se empenha de retorno à Luz.
Lança-te meu Discípulo e procura a Luz! Paira meu Aspirante e bendiz o Mundo!
Salvé Nobres Buscadores!
A Humanidade sobreviverá!"
U.O.L.
QUERER - SABER - OUSAR - CALAR
AT NIAT NIATAT
BIJÃ
Solicitar informações por carta a:
C.T.P.
A/c de Vitor Manuel Adrião.
Rua Carvalho Araújo nº 36, 2º Esq.
2720 DAMAIA - AMADORA
PORTUGAL
correio electrónico para:
formulário electónico primindo no botão abaixo:
Copyright © 1998 Comunidade Teúrgica Portuguesa
Rua Carvalho Araújo nº 36, 2º Esq. 2720 DAMAIA - AMADORA - PORTUGAL
Esta página foi criada por: