Escalada Livre e Esportiva - Qual a Diferença ?


Há sempre uma certa discordância entre os "especialistas" quando se fala neste assunto. Aqui descreverei uma definição que encontrei em um livro, e que mais se aproxima com a minha visão desses termos. Vejamos:
Escalada Esportiva: É a escalada em que o mais importante se resume na superação de uma dificuldade técnica, não sendo necessária a chegada ao cume da montanha. Suas vias são normalmente curtas, com enfiadas de 20 a 40 metros, e até três enfiadas. Aqui se incluem vias em Top Rope. Há uma "ética" da escalada esportiva, em que se compromete a efetuar grampeações a distâncias não superiores a 4 metros, deixando-as extremamente seguras.
Escalada Livre: "Todo o resto" que se faz em livre, ou seja, vias longas, com várias enfiadas, mas nem por isso menos técnicas que as esportivas. Aliás, os lances técnicos podem ser do mesmo nível.

O que diferencia as duas modalidades acima, portanto, é o comprimento das vias, e uma preocupação maior em proteções por parte da esportiva. Preocupação que gera comentários do tipo "É uma via com grampo colocado de metro em metro... Um absurdo !" por parte dos entusiastas da escalada livre, que preferem deixar longos trechos quando consideram ser "praticamente impossível" alguém sofrer uma queda nesse ponto.
Enfim, não há diferença no quesito "emoção" nas duas modalidades. Podem ser lances expostos, de altíssima dificuldade, começando na base da pedra ou no meio dela, ambos encordados, com procedimentos de segurança e ascensão idênticos.

Bom, você deve estar pensando: "e você Massa, o que acha ? Qual a SUA versão dos termos ?"... É, quando comecei a escalar, havia uma aglutinação dos conceitos em minha mente, e hoje aceito como sendo uma via "Esportiva" aquela que eu sinto como tal. Em todo caso, estamos escalando "em livre" e não em artificial. O importante é curtir o momento, sentir a adrenalina, vencer nossas limitações anteriores, traçar os próximos objetivos. Pelas descrições acima, se você emendar duas ou mais vias esportivas, terá uma livre... pode rir. São apenas termos. Eu prefiro dizer que pratico a escalada livre, em vias esportivas. Pela esportividade oferecida, pelo retorno que me dá. Ainda não entrei na Escalada Competitiva, e espero não fazê-lo. Seria estressante... e pratico o esporte justamente para dissipar o stress do dia-a-dia.


Volta à Página Principal
© Massa - Mar/98