ASSOCIAÇÃO  DOS  DESENHISTAS  BRASILEIROS  SEM  SERVIÇO (ainda nos anos 2000)

Como não quero ferir direitos autorais de ninguém, mas apenas dizer a verdade, por isso, vou citar os personagens e artistas que muito bem ilustraram minha modesta opinião, tanto na página do index como nesta aqui.

º  O Curso de Desenho acima à esquerda, da Editora Escala, foi escrito e desenhado por Eugênio Colonnese.

º  O Grande livro do Terror, reuniu os maiores artistas do Brasil, como Júlio Y. Shimamoto,  o saudoso Flávio Colin, entre outros, mas foi publicado por uma pequena editora.

º "Kário, dívida de sangue" é de autoria do Jean Okada,  e publicado pela editora Marca de Fantasia.

  º  O Lagarto Negro (ao lado), é um herói criado por Gabriel Rocha, e foi visto no extinto gibi "Impacto fabricado no Brasil".

º  O Capitão 7 (abaixo), criado pelo saudoso Ayres Campos, foi o primeiro super-herói brasileiro, e que fez enorme sucesso na TV e nos gibis.

 

 

 

 

 


º  O desenho abaixo, no estilo mangá japonês é um exemplo do talento do gaúcho Daniel HDR.

 

 

 

 

 


ºAreia Hostil é uma revista gaúcha de grande sucesso, que publica HQs brasileiras de todos os gêneros, e é editada por Lorde Lobo, criador do hilário Topman.

º  Xaxado é criação do bahiano Antonio Cedraz, da linha infantil e regional.

º  Mônica e Cebolinha são criações de Maurício de Souza.

º  Raio Negro, o herói voador do anel de Saturno, é criação de Gedeone Malagola.

º  Chet é um faroeste de autoria de Wilde e Watson Portela, publicado pela extinta Editora Vecchi.

º  Nhô Quim foi o primeiro personagem de quadrinhos do mundo, desenhado por Ângelo Agostini, nos tempos do império.

º  Carlos Zéfiro, o saudoso Alcides Caminha foi o maior quadrinhista erótico do Brasil.

º  Maria é uma criação do paraibano  Henrique Magalhães, dono da editora Marca de Fantasia.

º  Velta é uma criação do também paraibano Emir Ribeiro, sendo a mais conhecida personagem feminina brasileira.

º  O Sítio do Pica Pau Amarelo, imortal criação do paulista Monteiro Lobato, já virou série de TV e gibi.

º  Na Trilha do Prazer é de autoria de Sebastião Seabra, um dos maiores desenhistas do Brasil.

º  Quebra-queixo é criação de Marcelo Campos.

Como sou extremamente discreto e não gosto de ficar batendo boca com bobões, ouço bem mais do que falo, e quando posso, travo contato com gente entendida de verdade em quadrinhos, ou grandes mestres. Estes sim, tem muita história para contar, e sabem das coisas. Coisas que essa molecada imberbe ainda vai levar anos para ter em sua bagagem... isto é... se um dia tiverem maturidade suficiente para armazenar as experiências e tirarem delas conclusões inteligentes.

Mas, não é isso que ocorre por aí. Essa negada nasce relinchando, cresce na ignorância, vive na burrice e morre com os arreios nos lombos. Os caras idolatram e matam bodes para os gringos, compram todas as porcarias produzidas pelos tais, e depois vão para tudo que é de lugar reclamar e choramingar que ninguém compra seu fanzine, ou que não tem apoio nenhum dos editores e do público, que nem seus próprios colegas fanzineiros os apóiam, e que quadrinho brasileiro não vai para frente e tals. Mas como, se os próprios artistas se empanturram de comprar os enlatados estrangeiros ??  Em vez de empregar a merreca do seu dinheiro suado em coisa a favor dele, vai investir em quadrinhos de super-herói americano, em mangá japonês, ou em faroeste-espaguete italiano.

 Você já viu uma loja de roupas onde seu diretor, seu gerente e seus funcionários compram na loja concorrente as roupas que usam diariamente ? E ficam na sua loja tentando vender sua produção de roupas, mas com o nome do concorrente exposto nas suas vestimentas ? Se você visse uma coisa dessas, de que chamaria esses funcionários ? Vou responder. DE  BURROS. Vou até soletrar para ficar mais fácil: B-U-R-R-O-S ! Concordou comigo ?  Apois, é isso que faz a maioria dos QUADRINHISTAS BRASILEIROS.

Reclamam que não tem mercado, que não tem vez, que Santo Antonio os enganou e filho de pobre não tem sorte, mas ficam aí fazendo comercial do produto concorrente. Andam vestidos com camisetas de chifrudinho de preto ou de halterofilista fantasiado de azul e vermelho. Abrem blogs e flogs, e em vez de desenharem suas criações ou de seus pares, tacam lá desenhos de nanicos de garras retráteis ou gigantes musculosos com cor de abacate, todos gringos. Vá algum topetudo falar contra, e este vai é tomar porrada na cara, chute na bunda, e ainda sairá escorraçado com fama de nazista, fascista, racista, gordo e demodê.

Apesar de tanta asnice, esses mesmos caras são arrogantes só. Fazem merda e pavoneiam grandeza. Basta terem seus nomes escritos num fanzineco, ou em algum sitieco vagabundo da internet, ou se fez algum gibi, e se fez gibi para os EUA, então ..  é suficiente para a santa virar deusa! É a Vênus platinada da HQB e do mundo. E “ai” de quem falar mal ou criticar as besteiras que ele faz. É sério candidato à fogueira da santa inquisição.

 

A grande massa desses caras não tem vivência, não tem experiência, não sabe escrever, não sabe ler, não sabe desenhar (só sabe copiar), e PENSAR é que não sabe mesmo..! Aí, ficam todos magoadinhos porque  alguém  fala a verdade para eles!

 

Em dias recentes, dando um passeio por uns flogues, soube de um fanzinezinho por aí que resolveu “homenagear” com desenhos e textos o  Jorginho Lucas e sua babaquice medieval estelar. Pior é que os caras sentem orgulho de ter feito semelhante absurdo. Uma das antas chegou a confessar que além de ser fã da quinquologia roliudiana, com sua atitude, estava era tentando se promover às custas de filmes tão divulgados na mídia. A verdade é que o sandeu está se vendendo de graça (porque não recebeu um centavo pelos desenhos dos personagens do Jorginho barbudinho), e dando mais jabá para o concorrente. Sim porque já se sabe que isso vai virar quadrinhos mais cedo ou mais tarde.   

E os caras não saem desse gueto, bajulados por meia dúzia de gatos pingados que lhes alisam a cabeça e dão tapinhas nas costas, ou de gente caridosa que os elogia falsamente para não acabar sendo esculachado e surrado !

Alguns desses maluquetes vivem por aí de olhos vidrados, sonhando um dia virar astro dos comics americanos, e ganhar muitos dólares. São outros idiotas que abarrotam fanzines, blogues e flogues de seus desenhos dos heróis gringos, achando que um dia serão descobertos por algum editor americano. Pobres e coitados tolos. Estão apenas servindo como mais uma peça voluntária e não remunerada, na engrenagem da máquina de propaganda estrangeira.

 

Isso só prova o quanto o desenhista nacional, em geral, é um cara muito "sem noção", que só faz ir atrás das tendências, dos modismos ou do que a mídia diz que é bom para ele. O que rolar na mídia e nas bancas, é o que ele engole. Tem até uns bons desenhistas, mas de QI de minhoca, ou então extremamente bitolados naquilo que eles pensam que gostam (ou seja, o que lhe foi introduzido cabeça adentro pela propaganda estrangeira), e acabam produzindo histórias bitolo-copiadas igualmente insípidas e inodoras, sempre fazendo alusão ao seu Deus de inspiração, inclusive criando personagens com nomes de outros idiomas, ou vivendo noutras terras que não as nossas.

 

Mas, contudo, eles sabem (ou se sabem, fingem não saber) que seu fanatismo cego, sua tolice crassa, seu egocentrismo e prepotência  são as causas do mercado de quadrinhos brasileiros ser o que é, e o porquê dele ser excluído dentro do seu próprio país. É o tipo de coisa que só acontece no Brasil.

 

Imagina isso em outro país. Seria possível um autor de mangá japonês ser um excluído de seu próprio mercado porque o tal “mercado” tem editoras japonesas que favorecem apenas e tão somente gibis feitos nos EUA? Acontece isso por lá, pessoal ???

Imagine agora um desenhista de super-heróis dos EUA não conseguir publicar suas criações por lá porque o mercado está abarrotado de mangás japoneses, que é a moda atual. Alguém vê isso acontecer lá ???

Não vê. ISSO É UM ABSURDO QUE SÓ SE VÊ NO BRASIL. Está aqui, na cara de todo mundo, escancarado, e os quadrinhistas não fazem coisa nenhuma para mudar essa situação. Pelo contrário, continuam alimentando essa fera sanguinária, para ela ir, pouco a pouco, matando e devorando a todos, até restar só as ossadas.

Mas é assim mesmo. Brasileiro gosta de ser comido. De servir reserva alimentar para seus “superiores”. E quadrinhista brasileiro, esse é que gosta mesmo. Por isso não toma uma atitude de macho e não quer mudar. Quer continuar sendo o coitadinho, e alimentando seu opressor. No fundo é masoquismo puro e simples. E depois, tome reclamação... 
 BARTOLOMEU  VAZ
ABCDOTECA (TODO O MAPA DA PÁGINA DO BARTOLOMEU VAZ) :
1) HQ NO BRASIL 1  - INDEX
2) HQ NO BRASIL - INDECA
3) BALAIO DE CARTAS - IDIOTECA

4) OUTRAS CARTAS IDIOTAS - BABACATECA
5) CARTAS AINDA MAIS BOBAS - BABAQUARATECA
6) CARTAS DOS HERÓIS USA - BESTALHOTECA
7) QUEM FOI O VULTO MISTERIOSO - VULTO MISTERIOSO
8) E O VULTO FOI RAQUEADO - VULTO RAQUEADO

9) A BOBAGEM HUMANA EXPOSTA - FÓRUM 1
10) MAIS DO FÓRUM DA BITOLAÇÃO - FÓRUM 2
11) QUADRINHEIRO - EMIR RIBEIRO
12) HQ: AOS PÉS DE VELTA  - A SEUS PÉS
13) PITACOS DO BARTÔ 1 - PITACOS 1

14) PITACOS DO BARTÔ 2 - PITACOS 2
15) PITACOS DO BARTÔ 3 - PITACOS 3

16) PITACOS DO BARTÔ 4 - PITACOS 4
17) PITACOS DO BARTÔ 5 - PITACOS 5
18) PITACOS DO BARTÔ 6 - PITACOS 6

19) CADA VEZ PIOR, CADA VEZ PIOR - ALIENAÇÃO EM ALTO GRAU
20) NÃO ESTOU SÓ - 1 - LUIZ MAIA

21) NÃO ESTOU SÓ - 2 - PEDRO CARLOS
22) NÃO ESTOU SÓ - 3 - OGREDSON
23) NÃO ESTOU SÓ - 4 - GEDEONE MALAGOLA