ASSOCIAÇÃO  DOS  DESENHISTAS  BRASILEIROS  SEM  SERVIÇO (ainda nos anos 2000)

                      

 FUZARCA e TORRESMO - Dupla de palhaços de sucesso dos anos 50, tinham programa de TV e também gravavam discos. Foram para os quadrinhos num gibi  da Editora La Selva, desenhados por João Batista Queiroz.

 PITACOS DO BARTÔ 3 - BRIGAS NOS FOTOLOGUES

 Mais comentários meus a frases publicadas nos fotologues do Terra.

http://fotolog.terra.com.br/goldman  
30/05/2005 16:04

Em 30/05/2005, às 16:44:32, vinghador | e-mail disse: Se é pra mim, muito obrigado! Agora, quando a fonte secar, meu caro, ai você  vem possar de forte lutador do movimento quadrinhistico brasileiro! Ou  você acha que a DC ou Marvel vai ultilizar seu traço pra sempre? E olhe, que ele só ti dão sub histórias, mesmo sendo Batman ou Super Homem, são as Hqs  que servem pra encher linguiça, ou você acha que todas as hqs que são publicadas pela Marvel ou DC são sempre de primeiras? As melhores Hqs só vai pros quadrinhista da elite ou do primeiro mundo, o Deodato é um caso a parte, pois é original e não foi forjado sobre os hqs americanos, surgiu nos hqs brasileiros, com um estilo original. Infelizmente quando pegamos uma  revista de heróis gringos, (DC ou Marvel) vemos que os sub artistas tem o traço e o estilo meio parecido e no seu caso você e um sub desenhista pois tem o traço parecido com os demais. Infelizmente meu caro você não é lua nem sol.

Inserção do Bartolomeu: Falou, Vinghador ou Vingador. A indústria usa o desenhista até ele ser útil. Depois, é descartado igual a lâmina de gillete velha. Pior: até a lâmina de gillete foi descartada, e com o barbeador  e tudo. Os gringos fazem isso até com os deles, pois a velharada que era do primeiro time nos anos 40, 50, 60 e 70, ou morreram, ou estão desenhando merrequinhas de esmola, quando algum raro editor novato tem peninha deles. E como aquela tchurma não tem peninha alguma de brasileiro, vão mesmo chutar a bunda de todos cujo estilo ficar ultrapassado para os padrões daquela indústria de lunáticos.

Em 30/05/2005, às 18:56:29, Caio Reis disse: Nossa, se inveja matasse!!! Hehehehe! Liga não Allan, sua hora vai chegar e vc ainda vai fazer mto sucesso! O que vale eh o talento que vc tem! E cá entre nós, esse coitado inda escreve errado! Hahaha! O desenho tá show e ponto final! Abraço!

Inserção do Bartolomeu: "esse coitado INDA escreve errado"? Muito bem  professor de vernáculo. Você é um primor na língua portuguesa, e autoridade máxima para corrigir os erros ortográficos das pessoas. Ai, meu saco!

Em 30/05/2005, às 22:18:37, Jean Ok disse:
Pra ficar perfeito, só faltava escrever SPIDER MAN! ;-)

Inserção: Vai ver ele teve peninha da pobre língua portuguesa, hoje tão esquecida num canto úmido e amarelado.

Em 31/05/2005, às 09:01:56, vinghador  disse:
Você quer nomes Anderson? Jaime Cortez, Flavio Colin, Mozart Couto, Watson Portela, Igayara, Luiz Saideberg, Emir Ribeiro esses são só alguns, você acha que todo mundo tem que beber a água da Marvel ou Dc, só existe esses artistas, vai estudar, entra em uma biblioteca e pesquisa os grandes desenhista brasileiros, em que mundo você vive? Alias, você acha que o Aleijadinho buscou referências nos gibis da MarveL? É preciso tirar as traves que estão em seus olhos meu caro o mundo dos desenhos não é só Marvel ou DC. É Por isso que realmente o Brasil não vai pra frente mesmo, enquanto caras como você só enxergarem DC e Marvel as coisa vão continuar assim mesmo.

Inserção do Bartolomeu: Gostei da argumentação, Vinghador ou Vingador,  sei lá. Essa tchurminha é muito bitolada em Marvel e DC. Acham que se essas duas bostas sumirem, eles perderão o rumo na vida e morrerão de inanição de  aculturação. Ou terão síndrome de abstinência por essas drogas! Pobres bestas quadradas!

Em 31/05/2005, às 09:24:02, vinghador  disse: 
Exterminador, Exterminador de que? Só se for da própria mente ou  cultura. Tapa de quem? Antes de eu gastar meu tempo atraz de uma revistinha da marvel, como você faz, eu pratico e dou aula tae-kendo e vale tudo, se  quiser me encarar em um ringue é só entrar em contato comigo no meu email que mando alguém da academia ir buscar você, e pago suas despeças, só
pra esmurrar alguns palhaço como você!

Inserção do Bartolomeu: Chi! Já ameaçaram de bater no Vinghador ? Gostei da resposta, Vingha. Pau nele. Mostre que você é macho, além de sabidinho e esclarecido. E olha que eu não separo briga não, sou velho mas se precisar, chego na tesoura.

http://fotolog.terra.com.br/eddybarrows
23/05/2005 21:25

Em 25/05/2005, às 16:11:07, vinghador  disse:
Você é um excelente desenhista, mas quando é que vai nos brindar com uma ilustração de personagem brasileiro? Chega de americanos!

Inserção do Bartolomeu: Chega mesmo, Vingha. Já torraram tanto o meu saco que está ressequido. O negócio agora são os brasucas. Eles estão com tudo.

http://fotolog.terra.com.br/vinghador
31/05/2005 14:14

Em 31/05/2005, às 15:12:35, CAPITAIN-AMERICA disse:
RAPÁ! VC NÃO SABE O QUE FALA! TODOS OS ARTISTAS QUE VC COMENTOU NO FLOG  DO ALAN GOLDMAN JÁ TRABALHARAM PRO EXTERIOR, SEJA EUROPA OU ESTADOS UNIDOS, E TODOS ELES TÊM INFLUÊNCIA DE QUADRINISTAS ESTRANGEIROS EM SEU TRAÇO. SABE DE NADA TÚ, CHUPA ROLA! NÃO TEM O QUE FAZER DA VIDA NÃO! FICAR ENCHENDO O SACO DOS OUTROS!!!! PANACÃO! VAI DAR A BUNDA SEU VIADÃO! AINDA FAZ JIU JITSU, FICA SE AGARRANDO NO PESCOÇO DOS MACHO DA ACADEMIA NÉ! EU SEI!!!!!!

Inserção do Bartolomeu: Como é machão, o Cacá Memé. Deixa eu lhe dizer,  ô analfabeto cerebral. Flávio Colin certamente nunca foi influenciado por nenhum deles, e basta ver como era o estilo dele, e isso ficará  evidente. Colin era único. Como ele, tem muitos. Não generalize, pois estará mentindo para justificar sua alienação.

Em 1/06/2005, às 09:53:40, Vinghador disse:
Tenho visto seus desenhos é são ótimos. É como eu disse no fotolog do  Allan Goodman, os maiores interessados em mudanças somos nós desenhistas e profissionais do mercado, se ficarmos sempre abaixando a cabeça e  aceitando o que está ai, as coisas nunca mudaram. Lembre-se, os desenhistas, profissionais americanos e editores já são bem pagos e vivem cercados de fãs pelo mundo todo, pra que que eu vou ser mais um garoto propaganda dos enlatados? Vou lutar pelo mercado do meu país, os gringos já são fortes no mundo dos Hqs, chegou a nossa hora de conseguirmos um espaço também. Vamos ser consciente e usar esse espaço da net a nosso favor e não contra!

Inserção do Bartolomeu: Não adianta apelar, Vingha. Brasileiro não tem  mais amor próprio. Brasileiro tem complexo de inferioridade. Sempre se comportará como um babuíno adorando uma cachoeira ou o Sol. (nem sei que m disse isso; terá sido eu mesmo ?). Para brasileiro, os estrangeiros sempre serão deuses do Olimpo, e por conseguinte, sempre os estarão babando, se agachando  de mãos postas e se sentindo pequenos vermes diante dos deuses loiros.

02/06/2005 13:48
Super Lixo
Em 2/06/2005, às 15:11:30, Vinghador disse: Na verdade a ilustração é uma charge, mostrando que tal produto é lixo que visa o lucro dos gringos e as cores são pra lembrar pra onde vai o nosso dinheiro que é investido nesse lixo. Só pintaria o boneco de verde, amarelo,  se o dinheiro ficasse no Brasil.
Também não irei desenhar personagem brasileiro lutando contra personagens gringos pois não quero misturar as criações de nossos grandes desenhistas brasileiros com a cultura desses gringos.

Inserção do Bartolomeu: É uma tolice das maiores. Não obstante, quer  coisa mais imbecil, idiota e estúpida do que aqueles abobalhados discutindo que seu heroizinho é mais forte que o outro heroizinho? É coisa mesmo de debilóide retardado aculturado.

Em 2/06/2005, às 15:57:13, O Suéco Psicopata disse: 
Eu nem li o texto mas já sei que tu é chato pacas. . Eu respeito a sua opinião assim como vc respeita a dos outros!!! Morte aos chatos. Paz!

Inserção do Bartolomeu: Muito bem, psicopata. Isso se coaduna perfeitamente com a musiquinha em inglês que você estava cantando, falando de paz e amor. Ai, meu saco!

Em 28/04/2005, às 04:54, Rod disse:
Eu também vou aproveitar esse espaço pra divulgar minhas idéias e ideais (que são mais de mil, vão de mudar a minha á mudar o Brasil) e projetos ligados ao mundo dos quadrinhos. Pra começar quero saber quem está afim de participar de um endereço coletivo na net, um sítio que trará fichas de nossos personagens, atalhos para os trabalhos individuais de cada 1, zine impresso e on-line e idéias de conscientização com o intuito de dar aos brasileiros o direito de conhecer e cultuar os super-heróis e heroínas nacionais, que lhe é negado pelas corporações que em nada contribuem para nossa cultura e indústria e só se alimentam da cobiça pela manutenção do seu sistema de lavagem cerebral e dominação... Vamos dar um chute na bunda dos americanos! Já vou adiantando que eu sou leigo em informática e não saberia como por a coisa no ar, nem sei se precisa pagar alguma coisa, mas enfim, é uma idéia viável se for do agrado e para beneficio de todos que se disponibilizarem a fazer parte. Alguém que manja de informática pode analisar melhor a possibilidade... Aguardo a opinião de todos! No próximo post a continuação da hq da Thutharella e mais idéias. Até lá

Inserção do Bartolomeu: Rod, meu novo amiguinho, já começou muito bem  chamando todos os artistas pra se unirem. Se vê que era alguém que estava começando nos quadrinhos, e tinha aquela ingenuidade de achar que todos iriam querer participar do projeto. Se via também que o Rod no começo usava palavra em inglês como "links " e "on-line",mas diferente dos outros que não querem se livrar da programação norte-americana o Rod logo atentou para esse erro e corrijiu, usando atualmente expressões em português, ou "aportuguesadas!  "Atalhos " para links e  "no ar " para on-line. Mais uma prova que nunca é tarde para despertar e se livrar da programação.

Em 28/04/2005, às 08:05:11, Emolina (Emolinaquadrinhos) disse:
Pode contar comigo ROD. Espero que tenha um grande número de profissionais aderindo a essa idéia, apesar de eu achar que a grande maioria é contra, pois tem o intuito de um dia vir a desenhar pra editoras estrangeiras em especial as Americanas, não que eu seja contra a trabalhar pra fora do país mas devemos antes de mais nada, lutar por um mercado forte aqui no Brasil, pois lá fora eles não vão absorver nem 2% da mão de obra que temos aqui no Brasil, então partindo desse ponto vemos que não a espaço pra todos os sonhadores.
O que vemos hoje nas bancas é visto a mais de 30 anos e nada mudou, vi esse personagens da DC e Marvel mudarem de Editoras ( EBAL, RGE, ABRIL e agora PANINI) e é sempre assim, nunca houve ou haverá espaço pra criações brasileiras. Tirando Maurício de Souza e agora o Ziraldo novamente publicando seus personagem, temos ai a Turma do Didi e mais algum titulo e só. Se o pessoal não mudarem essa mentalidade, vão passar mais 30 anos e vai estar a mesma coisa.

Inserção do Bartolomeu: Isso mesmo, Emolina. Tem de assumir tudo, e  admiro quem assume suas posturas sem medo de represálias, porém, tenho de ser flexível com relação às razões de cada um em querer ou não mostrar a cara. E aí a gente pode ver a  criação da CQB, da qual eu orgulhosamente faço parte. E o Emolina também se mostrou bom em fazer previsão, da nova geração poucos atenderam ao chamado do Rod,  mas foram mais  "velhinhos " como eu, Gedeone Malagola, Eugenio Colonnese e Claudio Seto. Na nossa época já tinha essa bitolação, mas com a experiência e sabedoria a gente consegui enxegar tudo isso. E o brasileiro tinha mais espaço. Um espaço pequeno,mas tinha. Pra esse moçadinha, contaminada  24 horas por dias com toda cultura massificadora deles, fica difícil se livrar de tudo de ruim que eles transmitem.


Em 2/06/2005, às 17:56:56, Vinghador disse:
São sempre os mesmo traidores e vendidos de sempre que vem aqui xingar  e falar bobagem! Não adianta que eu não vou me calar! traidores e vendidos de sempre que vem aqui xingar e falar bobagem! Não adianta que eu não vou me calar!

Inserção do Bartolomeu: Vingha, você está certo. Vê-se muito bem que  esses fanáticos por heróis americanos anabolizados agem de uma forma idêntica. Parece que receberam o mesmo treinamento, na mesmíssima escolinha  militar. Primeiro, os argumentos dele são idênticos. Depois, a raiva deles pelo quadrinho e artistas nacionais também é igual. E por fim, todos eles desejam ardentemente que o quadrinho brasileiro se extinga de vez, para imperarem absolutos e sem a menor oposição os seus queridinhos heróis gringos cheios de músculos, neuroses e tragédias.

03/06/2005 08:40
VINGHADOR
Não vou parar de falar, podem me xingar, também não vou pedir desculpas, pois pedir desculpas de quê? Por defender um mercado melhor pra nós desenhistas? Eu só bato em cima dos Hqs americanos porque são eles que  dominam o nosso mercado há décadas, ou alguém aqui queria que eu criticasse os personagens árabes?

Inserção do Bartolomeu: Estou começando a gostar de você, Vinghador.  Acho que vou me tornar seu amiguinho também. Já conheci um jovem inteligente e bem racional que foi o Blenq Gonzalez, e agora vejo que você é mais um  a pensar como eu em muitos aspectos. Qual é a sua idade ?

Vinghador - Eu acho que quem deve tomar uma atitude e buscar mudanças somos nós desenhistas e profissionais interessados, não esperem que um dia um editor acorde de manhã e chegue em sua editora e diga que a partir desse momento estará publicando 50% de material brasileiro.

Inserção do Bartolomeu: Ah! Mas isso jamais acontecerá mesmo, Vingha. Os editores querem o lucro rápido e fácil. Isso só aconteceria se a fonte secasse. Isto é, se os americanos de repente não enviassem mais porcaria nenhuma para se publicar aqui. Aí, eles não teriam escolha, a não ser lançar mão dos artistas e personagens brasileiros. Foi o que ocorreu no  passado, com relação ao terror. E por isso mesmo, muitos nomes despontaram, e o terror brasileiro fez muito sucesso, tal como descrevi na minha página inicial.

Vinghador -  Não espere por essa mudança se os maiores interessados que é a classe de desenhistas e profissionais não se unem e nem buscam por essa mudança. Quando surge uma pessoa que comentem sobre isso é recebida a  pauladas pelos próprios desenhista, quem entende?

Inserção do Bartolomeu: Mas, Vingha, compreenda que isso sempre irá  acontecer. O artista brasileiro, no seu perfil médio, mantém o mesmo complexo de inferioridade de qualquer brasileiro comum. Ele sempre será  aquele fanático incoerente por quem ele considera serem seus deuses. Jamais, portanto, se sentirá como sendo da igualha ou superior aos seus ídolos  americanos. Além disso, foram doutrinados a agir assim, e serem as marionetes da própria indústria gringa que os explora e não os faz passar de serem o que são: pobres coitados que apenas aproveitam dos sobejos jogados fora pelos americanos. O que estes não querem e consideram merda e lixo, para os artistazinhos brasileiros colonizados, é ouro puro. Não passam, pois de uma ralé esmoler e burra que se conformou com sua situação miserável de eterno capacho dos americanos.

Vinghador - Não tenham medo de lutar pelo seu direito de um mercado melhor no Brasil, lutem sempre, exijam, cobrem de outros profissionais uma postura a favor do quadrinho brasileiro, mesmo que você morra de paixão por  personagens estrangeiros, façam uma forcinha, não comprem ou pelo menos diminuam o consumo desses produtos que são impressos por editoras brasileiras, deixem também pelo menos por um tempo de divulgar esses personagens, isso já seria uma resposta aos editores de que não estamos contentes.

Inserção do Bartolomeu: Rá! Rá! Rá! Rá! Rá! Rá! Agora você está  bancando o inocente, Vingha. Além do mais, está esperando muito desses pobres desgraçados. Eles jamais lutarão por eles próprios, quanto mais pelos seus colegas de profissão. Essa cambadinha sempre lutará e defenderá com todo ardor apenas o americano, e continuará comprando seus comics desabaladamente, sem pensar na péssima conseqüência que acarreta a ele mesmo e seus colegas. Burrice e doutrinação dão nisso.

Em 3/06/2005, às 09:39:04, Sincerovsky VOLTOU disse:
Fala aih Vinghador, todos achavam que eu estava desaparecido mas eu estou aqui de tocaia na moita esperando observando o que essa galera tapada e alienada continua fazendo. Os alienados lambe saco continuam desenhando  heroiolas gringos de graça nos fotogs e fazendo mais comercial desses desgraçados que se aproveitam dos burros que tem aqui. Cara, essa piada  sua nem eh piada. EH A VERDADE NUA E CRUA, mano.

Inserção do Bartolomeu: Voltou, seu Sincero ? Olhem aí o que eu disse. O Sincero também chegou à mesma conclusão que eu. Obviamente, é mais um dos poucos esclarecidos neste Brasil de lobotomizados.

Sincerovsky - Essa turma que abana o rabo pros mericas eh tudo cachorrinho dos gringos, puxasaco babaovo. Porra meu, trabalhar pros gringos ateh de graça eh muita babaquice, se eu soubesse desenhar alguma coisa cobrava  10 vezes mais que cobrasse no Brasil, falou ?

Inserção do Bartolomeu: Também estou começando a gostar de você, Sincero. Estou começando a perceber que nosso Brasil não tem tanta gente burra assim como eu pensava. Você me parece bem bravinho e radical, mas entende bem o que anda acontecendo. Parabenizo-o. Mas deixa eu corrigir esse seu teclado sem acento, que é um saco...

Sincerovsky - Botava quente neles com ferro em brasa saído do fogo, tá ligado ? Esses caras já sabem que aqui essa negada burra e babona do Brasil consome até merda se eles botarem para vender e empurram as fezes nas bancas, e a galera mula pulula e saltita de emoção e só falta ter uma orgasmo anal de vibração. É isso aí, Vinga, bota nessa burraiada com gosto de ácido, que eles merecem. Vamos ver se a burrice deles acaba com tratamento de choque, porque na maciota e na delicadeza não vai não.Um aviso. Cuidado com mensagens falsas de Sincerovskys de mentira que andam aparecendo por aí. Eu sou primeiro e único, muito macho e hetero, gosto de mulher, e não arreganho o ânus para merica nenhum. Meu negócio é com o
Brasil, Brasil, BRASIL.Fui............................. Sincerovsky, verdadeiro, primeiro e unico.

Inserção do Bartolomeu: Assim está bem melhor de se ler seu texto. E  gostei mais ainda, Sincero. Pronto. Sou seu fã, agora. Vamos a mais dele.

Em 3/06/2005, às 10:13:48, Sincerovsky disse:
Oh Vingha, já viu isso aqui oh...............
http://www.universohq.com/quadrinhos/2005/n31052005_04.cfm
Porra meu,
nordestino fazendo furicação com Guerra nas Estrelas. Meu, isso é  demais, porra. Só está faltando os caras tentarem fazer igual a dois patacões gringos que fabricaram uns sabres de luz de vidro e acabaram baixando no hospital com cortes e queimaduras. Babacas só. Meu, os caras estão fazendo comercial gratuito pros gringos para a negada burra do Brasil ir mais aos cinemas e encherem os bolsos daquele barbudinho com cara de trouxa, mas de trouxa ele não tem nada, é muito do esperto.

Inserção do Bartolomeu: Furicação ? Rá! Rá! Rá! Rá! Rá! Rá! Morri de rir com esse termo que você inventou, Sincero. Tenho de reconhecer sua criatividade. E aqui para nós, essa de fazer comercial de guerrinha nas estrelas é de uma idiotice inominável. É aquilo que venho dizendo sempre: colonização pura e simples, e baita lavagem cerebral em "artistas" que sempre se comportam como fãs idiotizados.

Sincerovsky - Quer saber ? Eu acho guerra nas estrelas uma merda gigantesca. Coisa chata sem graça. Historia medieval no futuro. Coisa mais sem criatividade. Gostar daquilo é o mesmo que comer baguete com recheio de merda e maionese de esperma. E os caras estão tudo fazendo furicação e dando gritinhos de fanzinhos e desenhando para aumentar a grana do coitadinho do barbudinho gringo.
Os caras fanzinhos adolescentes lobotomizados aqui é que são os trouxas.
Meu, acho que vou me suicidar porque não existe quase nenhuma vida inteligente nesse Brasil, Tem jeito não, tem jeito não, tem jeito não.Fui........................

Inserção do Bartolomeu: Calma, Sincero. Não se suicida, não. Esperança  é a última a morrer, como diz o velho adágio popular. Desse filmeco, só assisti o primeiro, e também achei muito bobo a ponto de não querer passar nem perto das continuações.

http://fotolog.terra.com.br/vigilantes:131
13/11/2005 10:09
Tem quadrinhos novos la no site dos Vigilantes!!!
Mais ação pra você! Esta chegando a segunda parte da nova aventura dos Vigilantes – Skin-shifter! E no final da HQ temos um a sessão de cartas. Leiam a HQ e deixem aqui o seu comentario, sobre o que acharam!!! Nessa  HQ eu usei uns efeitos de pos producao do 3DSMax, no efeito do Nuclear Boy, portanto, deem uma conferida!!!! www.gratao.com/vigilantes

Inserção do Bartolomeu: Skin-shifter ? Nuclear Boy? Vou ter de ser  chato e repetir aquela perguntinha incômoda: porque será que só criam personagens com nomes inglês que ninguém sabe porra nenhuma o que significa ? Nuclear até que sei, mas chinfrim-spifizer eu não sei e duvido que alguém que não estudou essa língua enrolada saiba. Ai, minhas bolas ! É muita alienação, senhoras e senhores!
Lá vem o Sincero de novo para me dar trabalho de traduzir esse teclado dele...


Em 14/11/2005, às 18:10:13, Sincerovsky  disse:
Meu nome é Sincerovsky, e voltei para continuar puxando orelhas de uma manada de muares débeis mentais que são os quadrinistas brasileiros que puxam o saco dos gringos imperialistas e seus heróis idiotas e diarréticos que só fazem sucesso mesmo nas suas cabeças multi-alienadas. Há muito eu tinha prometido um fotog mas agora eu cumpri. Vão lá se tem coragem, os pastéis da cabeça de merda e cara de peido que servem de capacho para os gringos.
Convido também o plagiador Vulto Misterioso, que inventou seu  personagem baseado em mim e não assumiu de quem copiou essa brilhante idéia.

Inserção do Bartolomeu: Espera aí, ô Sincero. Não fale mal do meu amiguinho Vulto Misterioso, que ele é legal e pensa bem parecido com você. É mais um soldado valoroso contra essa alienação desmedida que tomou conta da população brasileira, e mais ainda dos quadrinheiros brasileiros. Ele é apenas uma outra frente de batalha contra esse mal desgraçado que infesta o Brasil. Você devia vê-lo como um amigo, e não um copiador.

Em 14/11/2005, às 18:11:26, Rod Gonzalez disse:
É que o brasileiro tem muito complexo de inferioridade, jamais iria arriscar um processo internacional contra uma mega-corporação. O quadrinho norte-americano não fará a menor falta se suprirmos a demanda com o nosso quadrinho, o quadrinho norte-americano é uma merda, mais é bem feito, é uma merda porque toma nosso espaço, e é bom porque o investimento no nosso é uma merda. Mas nós fariamos melhor, e um dia esse mercado poderá ser nosso a nível mundial. Nunca o anti-norte-americanismo esteve tão forte no mundo...

Inserção do Bartolomeu: Dá-lhe, Blenquinho. Por isso gosto de você. Vai na ferida logo, e sempre muito esclarecido. Mas... na última frase você pisou na merda, amiguinho. Anti-EUA não tem nada haver com os quadrinhos. O combate é em cima da indústria deles e não das pessoas ou os cidadãos dos EUA. A indústria mafiosa deles é a nossa inimiga, e não o seu povo. A não ser que eles concordem também com tanta bandalheira, e aí sim, também serão nossos inimigos. Mas o pouco conheço sei que o povo norte-americano é bom, o que estraga são os seus governantes gananciosos, que querem mandar no mundo inteiro.

Rod - e nossos personagens são bons e mais carismáticos que os  deles... os deles esgotaram, os nossos tem muito mais possibilidades.

Inserção do Bartolomeu: Agora falou bonito e certeiro. Aqueles heróis  gringos já chamuscaram o saco. Já eram. Foram ultrapassados pelo tempo. Entornaram o caldo. Os brasileiros tem de ser vistos, agora.

http://fotolog.terra.com.br/maasantiago:28
24/09/2005 22:13

Em 25/09/2005, às 21:36:44, MANÉ disse:
Q BOSTA DE GOSTO EIN SEU MERDA? ENTÃO VOCÊ GOSTA DE ABRIR SEU CU PROS  GRINGOS? POR ISSO QUE VOCÊ É UM CUZÃO! FAZ PERSONAGEM BRASILEIRO NESSA PORRA, FILHA-DA-PUTA!

Inserção do Bartolomeu: Afinal, pela primeira vez leio um comentário do  famoso Mané. O gajo é bem boca-suja ! Mas no fundo, bem vemos que se trata de mais um que acordou para essa tolice de viver fazendo publicidade  gratuita para os gringos. Falou e disse, Mané.

Em 6/03/2005, às 19:15:00, Emir disse:
Alô, Gerson. Vi seu comentário lá no Lorde Lobo, sobre o Homem Justo. De fato, aqui no Brasil nada vira ícone, a não ser que seja de interesse da mídia... Além do que, os gringos são mestres em promover suas criação, via lavagem cerebral e muita propaganda. E o público... bem, a maior parte do nosso público é aluno fiel da doutrinação.Ou se usa os mesmos métodos, ou o quadrinho nacional nunca progredirá. E mesmo assim, é preciso MUITA propaganda. Felizmente, vejo que mais e mais pessoas tomam consciência que devemos SILENCIAR completamente com relação a eles. Não devemos NEM AO MENOS CITAR seus nomes de personagens, e algo importante: acabar com esse colonialismo, onde as pessoas fazem questão de inserir palavras em inglês no nosso linguajar diário. Devemos nos policiar para não cair nesse entreguismo, e conservarmos  nossa língua natal (pelo menos).

Inserção do Bartolomeu: Falou o grande Emir Ribeiro. Só não viro seu fã porque já sou há tempos. E também se vê porque apesar de jovem já é chamado pela geração mais nova de mestre. Ainda mais que, pelo que tenho sabido, você foi um dos primeiros da nova geração a levantar essa questão. Corretíssima, a política que você prega. Temos, de fato, de acabar com essa tietagem tola e burra, e pararmos de vez de fazer apologia a essas porcarias ianques. É como eu já disse noutra ocasião: Os gringos são os concorrentes dos quadrinheiros brasileiros, e concorrentes que não jogam limpo. Portanto, não adianta ter medo de ir para o inferno após a morte, se a decisão foi reagir a essa doutrinação e encará-los como concorrentes a serem vencidos.
Nenhuma empresa, em sã consciência, faria comercial para outra empresa  concorrente. Só a maioria dos quadrinheiros brasileiros não percebem que tudo isso é negócio, e em negócios não existe condescendência, não  existe escoteiros, não existe gente boazinha. É cobra engolindo cobra. E a cobra mais fraca e covarde sempre vai devorada pela mais forte. Mas se a cobrinha fraca resolver reagir e se recusar a servir de alimento para a maior, dependendo de sua força de vontade e determinação, ela poderá até vencer.
Então, quadrinheiros, sigam o exemplo do Emir, e não sejam ovelhinhas passivas que se entregaram ao seu triste destino.Cada um faz o seu destino.
Lutem por ele.
Reajam.

Desejem vencer.
Não se classifiquem como derrotados antes de começarem a lutar.
Ufa! A essa idade tenho que pensar no coração. Empolguei-me demais no discurso!! Pareci o Getúlio Vargas!

Em 6/03/2005, às 22:13:50, Professor Gerson disse:
Emir! Você, mais do que ninguém, sabe o que é enfrentar isso na pele! Mas eu vejo o lado de Professor de Artes Visuais, onde considero sinceramente que devemos partir pra Antropofagia, como fizeram os  Modernistas Brasileiros da Semana de 1922. Comer da cultura estrangeira, deglutir e transformar em algo que faz parte de nós. Não podemos fugir da dominação americana, nem negá-la, pois o simples fato de adorarmos essa coisa de super-heróis é essa dominação cultural.

Inserção do Bartolomeu: Mas, ô Professor, já deglutimos tudo que havia para deglutir. Hoje o que temos é repetição do passado, mas com uma roupagem mais luxuosa. Não há mais o que engolir, Professor. Atente para o óbvio. Já se aprendeu o suficiente para voar independentemente. Não dá para ficar preso o tempo inteiro a uma coisa que não apresenta mais novidades. A novidade agora tem de partir daqui. Os quadrinheiros agora tem de mostrar seu valor, criar e divulgar seus personagens, e fazer os quadrinhos do seu jeito com as técnicas já aprendidas.
Lembre-se da teoria da evolução e seleção natural. A Evolução ocorre quando há o isolamento. Sem isso, ela não existe e nunca se dará. Assim como novas espécies surgem em locais isolados, boas novidades surgirão se esquecermos da dependência e nos isolarmos para produzir do NOSSO jeito. É uma lei da natureza, Professor. Você, como homem letrado, deveria saber disso.

Professor Gerson - Mais além, o simples fato de adorarmos HQ´s é influência estrangeira. O que posso dizer que a mesma cultura que produz a bosta do Rob Liefield produz o gênio do Will Eisner.

Inserção do Bartolomeu: Mas não precisamos mais de beber na fonte de nenhum dos dois. Sejamos independentes, Professor. Ou você gostaria que ainda hoje fôssemos colônia postuguesa apenas porque estes nos "descobriram" ? E por isso ficaremos em eterno débito com eles e os idolatraremos para sempre como deuses do além-mar ? Quer dizer que temos de ser dependentes a vida inteira ? É isso ?

Professor Gerson - Eu faço histórias com personagens que vão contra o sistema, mas ele está lá, não posso simplesmente dizer que ele não existe,  então o que posso fazer e transformá-lo em algo meu ? Você também faz isso em suas HQ´s. Devemos criar super-heróis nacionais porque vimos, nesta semana, que não somos só nós que  os criamos, que foram grandes mestres como o Gedeone, da mesma maneira que Tarsila ou Mario de Andrade não criaram o Modernismo, mas, fizeram do SEU JEITO o que já existia, e criaram algo nacional. Meu caminho? Antropofagia!

Inserção do Bartolomeu: Está certo, Professor, mas não precisamos mais comer nada e nem beber da cacimbão deles. Liberte-se dessas amarras colonialistas. Não se trata de fingir que não existem, mas sim de não lhes dar publicidade de graça.
Eles são os concorrentes, agora.
Portanto, faça do seu jeito, mas esqueça que existem, e não lhes dê comercial de bandeja e graciosamente. O comercial agora tem de ser nosso e de seus colegas de profissão. Assim se faz a própria indústria. Com  independência e com visão de mercado e concorrência. A época de enlevo acabou. Agora todos são adultos e não necessitam mais de segurar na barra da saia da mamãe América do Norte. Ela agora é sua concorrente. Ponha definitivamente isso na cabeça, ou como disseram recentemente: ponha seus neurônios para funcionar.

Professor Gerson - Quanto à mídia, ela só se interessa pelo o que vem pronto e acabado, dando preferência pelo esquisito, pelo monstruoso. Se você fosse um desenhista que fizesse quadrinhos com o pé porque não tem os braços, já  teria aparecido uma só vez no Fantástico e desaparecido. Como é um ARTISTA que quer se expressar com sua arte, tem uma legião de admiradores, como eu, como nós, que dizemos sempre, muito obrigado.

Inserção do Bartolomeu: A mídia é uma prostituta que se vende para quem  pagar mais, ou quem a fizer lucrar mais. Por isso, ela estará sempre ao lado dos poderosos. Assim, a luta não deve ter tréguas ou questionamentos morais bobos. Não se trata de ser absolutamente imoral, mas sim de concorrer com as armas que se apresentam. Escotismos não funcionam, a não ser para trazer a derrota total. Acorde para a dureza da vida, Professor.  Teorias e  altruísmos não funcionam no mundo dos negócios. O quadrinho é um negócio, mesmo tendo a arte como pano de fundo.

Em 7/03/2005, às 11:00:00, Emir disse:
Caro Gerson, eu concordo com parte de sua opinião. Mas, talvez não tenha usado as palavras certas para deixar claro meu pensamento. O fato de ignorar os gringos é para NÃO LHES DIVULGAR, pois, enquanto se fala e se faz desenhos dos personagens deles, estamos, tal como a mídia, fazendo propaganda deles. Uma propaganda inocente, mas isso, a meu ver, é puro SUICÍDIO para o artista brasileiro. Portanto, o ideal é silenciar por completo sobre eles e exaltar, divulgar, falar e desenhar o NOSSO.
Isso não vai lhes fazer sumirem do mapa ou diminuir sua força, mas com certeza, estará favorecendo mais a nós do que a eles. É simples matemática.
Quanto a super-heróis, é lógico que gostamos e nos influenciamos por eles, no início. Mas - e cito meu caso pessoal - tentei produzir algo diferente.
Não se trata de "cuspir no prato em que comeu", mas de simples  evolução. Afinal, eu assumo e sempre assumi minhas influências, sem negar nenhum fato do passado. Hoje, meus personagens não são mais heróis, e são um produto bem diferente deles, pois não se regem pela cartilha do "Comics Code" e nem os clichês do gênero. Meu intento é passar o mais distante possível deles, mas sem desrespeitar o público já formado, fã das minhas criações.  São esses detalhes que fazem muita gente não entender meu ponto de vista e rotular simplistamente como um arroubo xenófobo. Não se trata disso, absolutamente, do contrário não teria amigos por aquelas bandas.
Trata-se apenas de sobrevivência num meio selvagem como esse, onde são os sindicatos estrangeiros os financiadores das jogadas sujas para nos afundar.
Portanto, ajudá-los, é uma tática suicida. É estar lutando contra a própria arte e a do seu país.
Agradeço sua atenção e consideração. Quisera houvessem mais pessoas como você. Talvez a história dos nossos quadrinhos fosse outra.Grande abraço.
Emir

Inserção do Bartolomeu: Pronto! Aí está! O rapaz chegou exatamente aquilo que eu explanei. Demonstra um ótimo nível de esclarecimento da real situação. Coisa que apenas quem está dentro dessa guerra pode sentir na pela e falar por experiência própria. Muito bem, Emir. Não é à toa que meu amiguinho Blenq Gonzalez é tão fã seu assim.

Em 7/03/2005, às 12:58:05, Professor Gerson disse:
Estamos todos certos. hehehehe. Realmente é necessário termos a Consciência de que devemos valorizar aquilo que é nosso, aquilo que é nacional. Pena que, pra maioria absoluta da população, Histórias em Quadrinho nem são consideradas como forma de arte, quanto mais que demonstrem uma identidade cultural brasileira. Eu sempre digo que não  devemos confundir a mensagem com o mensageiro, a linguagem pelo o que é falado. Temos que defender as HQ´s acima de tudo, e lutar para que os artistas brasileiros tenham algo a dizer, e não ficar repetindo o que os gringos dizem! Abraços, e é uma grande honra poder debater isto com você!

Inserção do Bartolomeu: Mais uma demonstração de crescimento mental foi o arremate do Professor. Assimilou bem as palavras do Emir e tirou a conclusão mais acertada. Nem tudo está perdido, afinal. Será que sim ???

Em 7/03/2005, às 13:01:12, Samuel Bono disse:
Olá Profº Gerson e Emir. Adorei o comentário e a visão de ambas às partes, acerca do quadrinho nacional. No final, é o que vocês mesmo comentaram: Adoramos super-heróis e este gênero, mas se criarmos algo com a nossa cara, com uma visão nossa, é muito melhor do que simplesmente pegar o que tem lá fora e publicar, eu acho que tem que ter às duas opções. Os
super-heróis americanos, já tem o seu espaço reservado, pô, se cada editora  que publica quadrinhos, deixasse 10% de sua produção ao produto nacional, estaríamos juntos nessa.

Inserção do Bartolomeu: Dá-lhe, garoto. Muito bem. Olha aí! Tem gente acordando para o óbvio ululante, afinal de contas.
CONTINUA EM MAIS PITACOS>>>

  BARTOLOMEU  VAZ 

 

ABCDOTECA (TODO O MAPA DA PÁGINA DO BARTOLOMEU VAZ) :

1) HQ NO BRASIL 1  - INDEX
2) HQ NO BRASIL - INDECA
3) BALAIO DE CARTAS - IDIOTECA

4) OUTRAS CARTAS IDIOTAS - BABACATECA
5) CARTAS AINDA MAIS BOBAS - BABAQUARATECA
6) CARTAS DOS HERÓIS USA - BESTALHOTECA
7) QUEM FOI O VULTO MISTERIOSO - VULTO MISTERIOSO
8) E O VULTO FOI RAQUEADO - VULTO RAQUEADO

9) A BOBAGEM HUMANA EXPOSTA - FÓRUM 1
10) MAIS DO FÓRUM DA BITOLAÇÃO - FÓRUM 2
11) QUADRINHEIRO - EMIR RIBEIRO
12) HQ: AOS PÉS DE VELTA  - A SEUS PÉS
13) PITACOS DO BARTÔ 1 - PITACOS 1

14) PITACOS DO BARTÔ 2 - PITACOS 2
15) PITACOS DO BARTÔ 3 - PITACOS 3

16) PITACOS DO BARTÔ 4 - PITACOS 4
17) PITACOS DO BARTÔ 5 - PITACOS 5
18) PITACOS DO BARTÔ 6 - PITACOS 6

19) CADA VEZ PIOR, CADA VEZ PIOR - ALIENAÇÃO EM ALTO GRAU
20) NÃO ESTOU SÓ - 1 - LUIZ MAIA

21) NÃO ESTOU SÓ - 2 - PEDRO CARLOS
22) NÃO ESTOU SÓ - 3 - OGREDSON
23) NÃO ESTOU SÓ - 4 - GEDEONE MALAGOLA