ASSOCIAÇÃO  DOS  DESENHISTAS  BRASILEIROS  SEM  SERVIÇO (ainda nos anos 2000)

                      

 MAZZAROPI - A revista do Mazzaropi teve mais de 30 números entre os anos 50 e 60, coordenadas por Jayme Cortez e desenhadas por sua equipe. Amácio Mazzaropi foi ator, diretor e produtor de cinema que dez filmes de 1952 até 1980, ano de sua morte, e seu personagem de maior sucesso foi Jeca Tatu.

 PITACOS DO BARTÔ 4 - ENSINANDO A PENSAR

Mais pitacos. Prestem bastante atenção .

10/03/2005 09:55
Mulher-Maravilhosa
Eu fiquei pensando bastante no que o Emir disse aqui neste flog (olhem uns posts atrás) sobre o fato de valorizarmos personagens estrangeiros serem um tiro no próprio pé. Realmente, tenho que concordar com ele, porque assim só o que vem do estrangeiro é melhor, mas ao mesmo tempo já fazem parte da nossa cultura! O que posso fazer? Ó céus, Ó vida, pensei. 
Não cheguei a uma resposta e nem sei se ela é possível, então outra pergunta!
Como criar esta visão antropofágica que eu sonho, de personagens brasileiros, que tenham nos super-poderes sua característica, mas com um jeito especial que, quem olhar do mundo todo, saiba que é do Brasil-sil?

Inserção do Bartolomeu: Simples, Professor. O próprio Emir já conseguiu  isso. Basta ler bem os quadrinhos do gajo, e coar sua forma de deixar um personagem que tenha poderes transmitir a brasilidade do nosso povo. Justiça seja feita. Ele achou a fórmula. Agora, os outros lhe devem seguir o exemplo e cada um criar sua própria fórmula.

Comentários (6):
Em 10/03/2005, às 11:13:21, romahs disse:
NA VERDADE, NAO DEVEMOS DESPRESTIGIAR O QUE VEM DE FORA (TALENTO E QUALIDADE NAO TEM PATRIA)

Inserção do Bartolomeu: Ai, as minhas bolas! O debate estava tão adulto que até me emocionei e já estava pulando e dando vivas, e aí me aparece uma sandices dessa??? Ô Romano, dá umas CEM lidinhas no que já foi discutido, para ver se você pega o fio da meada e entende de verdade. E não me venha com frase feita e empurrada na sua cabeça pelos gringos. Larga disso, criança. Não joga seu pingo de merda rala na água que já estava límpida.

Romanhs - DEVEMOS SIM, TAMBEM, CONHECER E BUSCAR VALORES NO QUE EH  FEITO NO BRASIL! TEMOS AUTORES E PERSONAGENS TAO BONS QUANTO OS DA EUROPA, ASIA OU DEMAIS PAISES DA AMERICA, O QUE NAO ACHO CERTO EH NAO CONHECER JOE SACCO, EISNER, BILL WATTERSON, SERPIERI, MAIRINI... VAMOS  PRESTIGIAR OS BONS, INDEPENDENTE DE QUE PAISES SEJAM... INCLUSIVE BRASILEIROS, COMO: ANGELI, ZIRALDO, DÁLCIO...

Inserção do Bartolomeu: Ai, meu Deus do céu!!! Estava tudo indo tão bem, e o rapazinho aí veio e estragou tudo, lambrecou o escambau. Ai, minhas bolas! Fiquei triste de novo!

Em 10/03/2005, às 11:58:48, Lorde Lobo disse:
Concordo com o Romahs! Também acho que talento não tem pátria! 
Se um artista - ou personagem - é bom, é bom e pronto! Tanto faz de onde venha!

Inserção do Bartolomeu: Pronto! Vou ficar deprê. E ainda mais por essa  baboseira ter partido do editor de uma revistinha que até gosto, que é a Areia Hostil. Você acabou de levantar da cama agora, não foi, seu Lobo ? Por isso veio assim repetindo automaticamente o clichê da lavagem cerebral, não foi ? Diz que sim, ó gajo! Ao menos para alegrar de novo um pobre velho.

Lorde Lobo - Mas também entendo que falta valorizar o que é daqui! Parece que, para muitos, continua valendo aquele velho preconceito que diz que "o  que vem de fora é bom!" Já quanto aos personagens estrangeiros como Mulher Maravilha, Superman, Homem-Aranha e tantos outros, apesar de serem gringos, já fazem parte do consciente coletivo nacional!

Inserção do Bartolomeu: Não apenas do consciente, meu filho, mas  principalmente do sub-consciente, que é a parte dessa tralheira cerebral toda que acaba nos ordenando fazer o que nem queremos. É assim que  funciona  a lavagem cerebral. Uma programação que produz a automação. Cabe pois ao homem adulto, inteligente e senhor de si, mostrar que tem auto-domínio e não é gado para ser tocado por boiadeiros e peões com chicote. Esqueça  esses ícones que estão aí enterrados fundo no seu cérebro, e pense neles como concorrentes a serem derrotados. Pense que seu Areia Hostil pode crescer e se tornar maior que eles. Não aja como derrotado. Lute para ser melhor e vitorioso. Comece sendo independente e  dizendo "não" a lavagem cerebral.

Lorde Lobo : Até hoje, se faço uma grosseria, minha mãe logo me chama de Brucutu! E quem nunca acusou um amigo mais econômico de ser um Tio Patinhas? Só pra citar dois exemplos do quão enraizados estão estes personagens em nossa cultura! E não vejo nada de ruim nisso... há?

Inserção do Bartolomeu: Há sim, meu filho. Se queremos HQs brasileiras fortes e um mercado sólido, temos de começar a adquiri novos hábitos. E tem de começar pelos quadrinheiros, ou estes jamais terão moral para exigir que os leitores consumam sua produção (se estes consome a concorrência). Se um cara é milico certinho, então deve agora ser chamado de um RAIO NEGRO. Se tem uma menininha briguenta, então ela é uma MÔNICA. Se há uma mocinha exibida e gostosinha, ela é uma VELTA. Se tem um bandidão mau então ele é um GARRA CINZENTA. Entendeu bem o que deve ser feito ?

Em 11/03/2005, às 21:31:39, Emir disse:
Alô, Gerson. Estive lendo as postagens anteriores, pois cada vez tenho menos tempo de entrar na internet. Mas, vejo novamente que é difícil para as pessoas entenderem as sutilezas do meu ponto de vista com relação aos quadrinhos e personagens estrangeiros. Sinceramente, isso me deixa triste.
Isso porque vejo que bem poucos conseguem entender bem tudo isso. Talvez fosse preciso tentar publicar independentemente ou nas editoras para sentir o problema na pele. Se não for assim, todos pensarão que é exagero meu, que é xenofobia, que é desprestígio ao que vem de fora, que é preconceito e outras interpretações totalmente deslocadas da realidade do meu pensamento.
Bem... eu vou me calar sobre o assunto, e deixar o tempo e a experiência de cada um provar o quanto estou certo. Tentem e depois me digam o que aconteceu...
Algumas pessoas, após eu ter dado o mesmo aviso há 20-25 anos atrás, não me deram ouvidos, e hoje estão sentindo na pele o que os sindicatos e empresas gringos e seus lacaios pagos brasileiros fazem com quem ameaça ganhar um centavo que seja de espaço nas bancas.
Não estou com raiva de ninguém que opinou contrário a mim, e muito menos estou a destratar quem quer seja. Apenas sinto muito que não possam me entender e estejam tão distantes da verdade cruel do mercado.
Grande abraço, e torço para que vocês nunca venham a passar o que já passei e continuo passando. Mas podem crer, que se ameaçarem os gringos, vão levar do mesmo remédio deles.
Emir

Inserção do Bartolomeu: Agora o homem ficou bravo com a burrice de alguns manezinhos. Calma, mestre. Eles até estavam quase chegando perto do verdadeiro entendimento. Talvez precisem de uma chance, ou um tranco  para os cérebros dos pobrezinhos engrenarem. Acho que precisam de mais detalhamento, e assim poderão pensar como gente grande. Tenta de novo, homem. Acho que você já obteve bons e pequenos resultados com muita gente que estava há  séculos bitolado. Nem tudo está perdido. Eles aprenderão um dia. É só ter  mais paciência, mas bem que merecem umas chibatadas de vez em quando.

Em 11/03/2005, às 23:42:05, Professor Gerson disse:
Grande Emir! Eu entendo sua posição com relação aos quadrinhos estrangeiros e entendo a posição da galera aqui. Debate é bom por causa disso, para poder gerar esta discussão mesmo, porque eu não estou aqui pra resolver nada, mas para questionar! Questionar, questionar, questionar! E Questionar mais um pouco! Eu enxergo a coisa da seguinte maneira. Somos, nesta pequena comunidade, jovens da faixa dos 30 anos que sonharam a vida inteira em produzir quadrinhos, e agora estamos realizando isso, pela internet, com fanzines, descobrindo a nossa história através dos personagens e criadores brasileiros, sabendo que tem pessoas que podem ser grandes amigos, como esse pessoal de Manaus, a galera de Fortaleza, a força que está contigo em João Pessoa, amigos em Rio Grande e no Grande Rio, que surgiram aqui, em pouco tempo, curtindo uma amor que é esta linguagem artística dos quadrinhos.
O que fazemos é arte e temos orgulho disso, assim como temos o maior orgulho de ter você, o nosso grande herói nacional, que se importa em escrever pra gente, alertando e dando um pouco de sua experiência destes 25 anos de estrada. Acho que está certo, que temos que lutar por espaço contra os estrangeiros, mas ao mesmo tempo somos fãs que a vida inteira  curtiu estas mesmas HQ´s. É dividido mesmo.
Trabalhar quadrinhos profissionalmente é outro patamar, que eu não sei estar preparado pra viver! O que eu sei é que já apareceu muito espertinho na minha vida, daquele tipo, tenho um projeto maravilhoso pra nós  ganhar muito dinheiro, (ênfase no muito) mas na hora do vamos ver, é só ele que ganha, e você que faz tudo fica na mão. E depois ainda vem com o papo "mas estou mostrando o teu talento, dando espaço pra você", como se devesse favor por trabalhar pra ele. Com os gringos deve ser parecido, porque eles compram a sua alma, pagam bem, mas não admitem serem contrariados, afinal, estão te fazendo um favor.
Obrigado, e continue fazendo o que fez a vida toda, nunca se submeter!

Inserção do Bartolomeu: É como tenho dito antes. O gajo é um guerreiro, e guerreiro não se submete jamais, não abaixa a cabeça, e não se entrega ao inimigo facilmente. Guerreiro mesmo luta até o fim, com garra e afinco.  Esse  é o Emir Ribeiro que aprendi a admirar. Um tipo que precisa lutar até com gente de seu próprio país para fazer todos verem como se deve agir, se a meta é realmente a vitória.
Empolguei-me de novo!
Assim vou virar político!


Em 12/03/2005, às 00:57:28, Emir disse:
Voltei, Gerson, apenas para complementar. É que às vezes sinto que  conhecimento e experiência de 32 anos de HQ acabam por ficar perdidos, ou confinados para o aproveitamento de uma única pessoa (eu) ou as poucas que entendem bem meu ponto de vista. Essa é a razão de me entristecer. Fico forçado a ser egoísta e aproveitar apenas para mim o que adquiri com o
tempo. Veja: alerto as pessoas há anos e anos - inclusive no tocante à união dos nossos profissionais - mas o resultado é parco. E por isso, nosso quadrinho não passa daquilo que foi, é e será.
Nunca quis fazer sucesso sozinho. Gostaria de poder me orgulhar de mais gente nossa estar se sobressaindo não só no mundo fechado dos fanzines, ou do quase inexistente mercado nacional, mas no mundo como um todo. Mas infelizmente, parece que a receita final não serve se não forem experimentadas as fases ruins. Por isso, vejo que perco meu tempo em passar os resultados do que obtive nesses anos todos. E isso não deixa de ser decepcionante.
De uns tempos para cá, venho me eximindo de opinar sobre fanzines, gibis, trabalhos e personagens enviados a mim, pedindo algum comentário que ajude a melhorá-los. Isso porque, quando faço isso - e garanto que o faço com toda educação, respeito e construtividade - sempre surge uma reação defensiva e incompreendida. Para evitar isso, deixei de opinar. Vejo que o mesmo se aplica ao quadro geral dos quadrinhos brasileiros. Ou seja, a forma como é ideal de nos portarmos diante da concorrência desleal que vem de fora.
Fico então, falando ao vento, pois o que aprendi não está sendo compreendido e nem aproveitado. Daí, decidi não mais tocar no assunto daqui para frente, e começar a ser egoísta no tocante a passar experiências. Não queria isso, mas vejo que não há escolha. Não estou irritado e muito menos brigando com ninguém, mas apenas constatando um fato entristecedor. Resta agora só esperar pelo futuro. Grato pela gentileza sua e dos outros amigos. Continuemos pois, com nossos fotologs.

Inserção do Bartolomeu: Certíssimo outra vez, mas não se cale. Eu sei que não se calará. Isso é apenas uma decepção temporária. O espírito do guerreiro sempre voltará para a batalha. Quer apostar como estou certo ?

http://fotolog.terra.com.br/lordelobo

Em 11/03/2005, às 16:49:47, norival bottos junior disse:
nossa! não sei o que é pior; alimentar o ego de um cara sem talento como esse lobo, ou ficar desenhando homens musculosos.Ah, que veadagem!

Inserção do Bartolomeu: O Botto Cor de Rosa aí está parecendo mais um  invejosinho com raivinha porque o Lorde Lobão aí tem muitos fãs, e solta esse petardo de frustração. Calma, mulher. Batalhe e treine que você  chega lá, mas sem precisar de ficar assim atacando o gajo com tanto ódio. Maracujina na goela, Nonô.

12/03/2005 00:43
Mais Topman...
Pois é... eis aqui mais um desenho do Topman num estilo mais sério... Este desenho surgiu assim: eu estava rabiscando e, de repente, me bateu uma vontade de desenhar um super-herói... mas qual? Ora, o meu mesmo!
Mas, respondendo ao Sr. Norival Bottos Junior (que deixou um comentário no post anterior), o pior não é ficarem alimentando o ego de caras sem talento como eu, nem ficar desenhando homens musculosos... o pior mesmo é a falta de respeito!!!
O caríssimo senhor acima citado, deve ter guardado mágoas de mim por eu ter defendido o Emir Ribeiro (embora o Emir não precise disso), por ele o ter  acusado de "setentista cafona" (leiam no Zine Brasil: http://fotolog.terra.com.br/zinebrasil:24 )... Mas devo salientar que me posicionei com o devido respeito, ao contrário deste cidadão, que teve a indecência de nos chamar de veados! Não esperava isso de alguém que trabalha com quadrinhos...

Inserção do Bartolomeu: Mas, seu Lorde Lobão, o que mais existe entre  quadrinheiros é gente assim, raivosinha e movida pelo despeito de não conseguir ser melhor do que a pessoa a quem ele ataca e dirige seu ódio. E quanto ao Emir (sempre ele), o gajo tem uma verdadeira quadrilha de bandidões agindo contra ele. Qualquer um que for seu amigo, concordar com suas opiniões, ou ser fã dos seus quadrinhos toma chumbo também. Já virou rotina na Internet.

http://fotolog.terra.com.br/sanmarcelo
04/05/2005 08:47

Em 4/05/2005, às 13:29:10, Emolina disse:
Legal o Macanudo, quanto ao Sombra bom visual,pena que o criador  ainda esteja nessa de cidades ficticias no EUA, esse tipo de devoção ao HQ made in USA não tá com nada, quem acompanha HQ USA sabe que raramente  eles fazem alguma hq ambientada no Brasil e quando fazem cometem erros absurdos, mostrando o menor interesse pelo país retratado, se formos analisar do tempo em que publicamos os hq deles aqui (acho que uns 30 anos) ele deveriam ter criado um herói brasileiro e um titulo bem feito pra ser vendido aqui, já que eles não acrescentam nada pra nossa cultura, ao  contrario, só abafam cada vez mais nossas criações. Espero que vc que é novo nas HQ, não cometa esses erros e valorize seu País, faça HQ com seus heróis ambientando e mostrando a cultura brasileira. Como meu amigo sempre fala:" Não goze com o pau dos
outros!" (Isso que eu disse não vale pra quem esta trabalhando pra "fora" pois esses estão ganhando seu pão, só vale pro pessoal que não valorizam o país e consequentemente eles próprio.)

Inserção do Bartolomeu: Ora, ora, ora. Mais um esclarecido dentre tantos alienados. Gostei, seu Emolina. Ah... você é o mesmo Evandro Molina, meu agora coleguinha da CQB. Foi por isso, não é ? É do grupo dos inteligentes. Falou bem e correto.

Em 4/05/2005, às 14:17:54, Sincerovsky disse:
Então um dos caras vive em New Dawn nos USA??? Pelo amor de Deus, é por isso que o quadrinho brasileiro não anda, só se arrasta igual a tartaruga, enquanto tiver artista brasuca com a cabeça vivendo em New Yorks e News americanas, nunca passaremos da condição de província dominada pelos deuses loiros do primeiro mundo. Sem mais comentários.........

Inserção do Bartolomeu: Ê, Sincero, sempre indo e voltando. Está certo, mais uma vez. Essa cambadinha precisa se soltar dessas amarras de lavagem cerebral, ou nunca farão algo que preste e nem digno de nota. Esse personagem toleirão que vive nos EUA, mas foi criado por brasileiros é só mais uma prova da doutrinação que só os racionais percebem. Já os burrinhos, tratam apenas de repetir a programação. Ai, as minhas bolas !

Em 4/05/2005, às 14:29:57, Rod disse:
Muito bom o encontro Sandro, principalmente por causa do seu desenho e  pelo Macanudo. O Sombrancelho tem um vizu legal, mas é aquilo né, os "donos" dele vacilaram em situar as histórias dele nos Usa! Legal Molina, tem que cobrar mesmo, o Sandro é firmeza e é dos nossos, tô ligado que ele nem sabia que o Sombra era gringo e se sabia foi pela estética do personagem que é boa embora deslocada, mas tem artista por aí que paga 10 mesmo pros americanos, como disse um amigo meu, só falta eles passarem vaselina pra eles entrarem com tudo! Os cara é sem noção, não tem a menor consciência de classe, a lavagem cerebral que os americanos impõe por aqui funciona mesmo, são poucos como nós que temos consciência dos prejuízos que eles causam a nossa cultura, nosso país, nossa população e enfim, até para o mundo já que o priva de conhecer o melhor, ou quase isso, da arte sequêncial...
No meu fotolog Super-Heróis da Infância tá rolando uma discussão que tem a ver com isso. Começou no  http://fotolog.terra.com.br/rod_121:2 e podemos estendê-la com outras opiniões: Eu sou contra o termo "formato-americano", e sugeri "formato-magazine" para o lugar dele, o que acham? Tem também convocação geral e os preparativos do sítio, nossa
turma já tá praticamente fechada (quem é é, sintonia com os irmão, tamo junto!) e se mais alguém quer colar na grade vamo se manifestar. Aguardo as opiniões gerais sobre o episódio e sobre o tema. Aquele abraço só pros mano de fé!!!

Inserção do Bartolomeu:  Mais um comentário antigo, e se vê também a melhora do linguajar do Rod desde que passou a conviver com gente bem instruída. Me desculpe Blenquinho, nem parece o rapaz educado que me visitou, falando dessa maneira e com essas girías se eu o visse dessa forma, vc não só não teria vindo na minha casa, como não passaria nem do portão e eu ainda soltaria meu cachorro com medo de que fosse um bandidão do PCC.  Ainda bem que melhorou seu linguajar, porém é inegável que seu estilo corajoso e despojado que fizeram sua importância com a criação da nossa querida CQB. Mas você escorregou feio também no conteúdo do comentário. "Magazine" também é um nome inglês, ô Rod. Tem que ser FORMATO BRASILEIRO. Ele não sabia isso porque esse comentário é antigo, mas recentemente conversamos pessoalmente e eu contei pro Rod que o que os bitolados chamam de "formato-americano " na verdade foi criado no Brasil nos primeiros gibis do mundo, o do Zé Caipora de Angelo Agostini e também era o formato do Tico-Tico.

Em 4/05/2005, às 22:54:39, Lucas "Poderoso Porco" Ed. | página pessoal | e-mail disse:
Rod, pessoal....
eu tava com certo receio, pq não sou nem desenhista de quadrinhos nem roteirista (sou, na verdade, um arremendo dos dois), mas tava muito afim de entrar no projeto de vcs.
Rola?
Ah, em tempo: se a idéia é desvincular tudo de americano dos nossos trabalhos, e se a palavra "Fanzine" é uma americanização, pq não usa-se então "Boletim"? Era assim que se chamavam os Zines aqui em terra brasilis antes do advento da palavra estadunidense por essas bandas.....
É isso ae. Abraços.

Inserção do Bartolomeu: "Arremendo" ? Sei. Mais uma vez se vê o complexo de inferioridade do brasileiro. Não conheço o trabalho do gajo, mas ele mesmo se julga mal se considerando um "arremendo" de roteirista e desenhista. Ânimo, acredite na sua arte e não deprecie você mesmo seu trabalho, porque sendo um artista brasileiro pode ter certeza que virão pedradas de todos os lados.
Por outro lado o gajo mostrou interesse em participar da CQB, o que considero instrutivo para qualquer artista que queira saber das safadezas editorias dos gringos e também de como se livrar de todo jogo manipulador de dominação que eles usam pra nos submeter. O gajo também atentou algo que nem eu havia pensado, a palavra fanzine já é usada a tanto tempo que acabou se tornando nossa.  Mas a sua sugestão foi muito boa, e realmente o primeiro zine do Brasil "Ficção Científica" se chamava boletim. Bem lembrado, Lucas Porco.


http://fotolog.terra.com.br/vigilantes:52
03/05/2005 23:48

Em 4/05/2005, às 16:36:23, Sincerovsky disse:
muito legal, vigilantes on line, smallville, batman begins, spiderman, material girl, eh por isso que o quadrinho brasileiro naum decola, brasileiro fazendo coisa de mericano naum dah. larga disso, soh. Fui.................

Inserção do Bartolomeu: É mesmo muita alienação, não é, Sincero ? Esse  gajo não toma jeito mesmo. É um vendido completo. Cruz credo. Que cabeça deturpada pela lavagem !

http://fotolog.terra.com.br/artbyscrignolli
02/05/2005 01:15

Em 4/05/2005, às 14:36:07, Sincerovsky disse:
Crazy Mary, serial killers, official website, art by scrignoli, que legal, em ? tudo muito tipicamente brasileiro, não é ??? pelo amor de Deus...tem jeito não..... Fui.......

Inserção do Bartolomeu: Agora meu chapa Sincero ficou deprê com mais tanta alienação desse Secrig... Skriger... sei lá, do gajo aí, pô. Cada vez me surpreende a entrega total dessa turmita aos gringos dominadores.


http://fotolog.terra.com.br/danielbrandao
04/05/2005 09:30

Em 4/05/2005, às 14:54:03, Sincerovsky disse:
a mesa do cara está cheia de herói e heroína mericano, não tinha nem um cangaceiro de fortaleza para colocar aí não, cara ????? Tem jeito não, tem jeito não, tem jeito não... Fui...........

Inserção do Bartolomeu: Calma, Beth. Tem muito alienadinho aí que só sabe viver desenhando gringos e falando inglês dentro da terra brasilis, mas tem um ou outro acordando para Jesus, Sincero.

http://fotolog.terra.com.br/goldman:48
Em 2/05/2005, às 14:06:47, grffgyhu67 disse:
HEROI, HEROI E HEROI... CÊ NÃO APRENDEM MESMO, NÉ?! ACHO QUE TIRANDO O JJ,  QUE É UM FRUSTADO, E O DANIEL BRANDÃO, A VIDA DE DESENHISTA DE VOCÊS SERIAM UMA MERDA SEM A MARVEL E A DC COMICS

Inserção do Bartolomeu: É. Os gajos precisam se livrar dessa doença e  deixarem de ser trouxas e fanatiquinhos infantilóides dos gringos.

http://fotolog.terra.com.br/joseilson
04/05/2005 09:59

Em 4/05/2005, às 14:08:05, Sincerovsky disse:
parece uma mistura de rambo, justiceiro, shuarzenegger e policial civil de New York, só não parece com nenhum brasuca que eu conheça. Fuuuuuiiiii........

Inserção do Bartolomeu: É assim mesmo, Sincero. Os gajos só tem isso  enterrado profundamente na cabeça, então é só o que conseguem botar nos desenhos. Nem se dão ao trabalho de olhar em voltas e perceber que o  mundo real aqui dentro é bem diferente dos comics e filmecos gringos. Ai, as minhas bolas  do saco vão cair desse jeito!


http://fotolog.terra.com.br/ricjaimecomics:36
26/04/2005 15:56

Teste de Cores
Teste não aprovado para uma série de cartões.
Não sei de quem é o desenho. A arte-final é do Rafael Dantas, as Cores são minhas.

Em 5/05/2005, às 14:24:04, Jackson Herbert disse:
Oi Jaime, esse "Sincerovsky", que comentou acima, é muito mané! Seguinte, somos desenhistas, infelizmente o nosso mercado de quadrinhos "não existe", se optamos por trabalhar para o mercado americano é porque esse país só tem  escrôto, velhaco,... Então, somos obrigados a se matar por um país que não dá nenhum valor aos seus artistas! Temos o direito de viver do que mais gostamos de fazer "seu mané"!!! J.

Inserção do Bartolomeu: Não, seu Jacka. Mané é outro gajo. Esse aí é o Sincero, de quem estou virando fanzinho. E você pode muito bem trabalhar para os gringos, mas sem fazer publicidade deles aqui, senão você está arrebentando com a porcaria de mercado local, que já é praticamente inexistente. Simples demais, não acha ? Ah, não! Você não acha nada. Só repete a programação. Desculpe. Esqueci.

Em 5/05/2005, às 16:35:42, Mané disse:
Essa é pro Jackson Herbert: Não paute sua vida, nem sua carreira, pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência. Quem pensa só em  dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham, porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi construído antes, na alma. Infelizmente se não lutarmos pelo nosso país quem irá lutar???

Inserção do Bartolomeu: Muito bem, Mané. Assim também vou virar seu fã. Esqueceu a boca suja e falou bem patriótico e desprendido de bens monetários! Lá vou eu traduzir as letrinhas do Sincero de novo.

Em 5/05/2005, às 17:16:07, Sincerovsky disse:
Oiaí, falou e tá falado mano Mané, esses caras só pensam em grana, grana e grana, tudo ganancioso, tem gente no Brasil que valoriza arte sim, cara, mas tem de ser arte de nossa mesmo e não cópia de mericano, saca ? se o cara for publicar só sendo muito bem pago, a gente não tinha aqui Lourenço Mutarelli, Mozart Couto, Julio Shimamoto, Emir Ribeiro, Pestana e outros. esses caras são bons, internacionais mas não esquecem o Brasil, feito vcs, sacou ? e todos tem seus estilo e não copiam de mericano, falou. Sinceridade dói, não é ? Pensa nisso, oh Jackson Mercenário.

Inserção do Bartolomeu: Gostei da lição de moral, Sincero. Mas, acertou em cheio. O gajo pode ganhar um tutu com os gringos, mas não pode esquecer do Brasil, onde existem fãs para ele.

http://fotolog.terra.com.br/vigilantes:52
03/05/2005 23:48

Em 5/05/2005, às 17:45:57, Sincerovsky disse:
a última vez que assinei meu nome, encheu de babaca me mandando merda e xingando minha mãe e me mandando vírus. Vcs são tudo criança birrenta, então tem de ser tratado como tal. quer discutir, a gente discute aqui, mas não quero minha cx cheia de porcaria e xingação. vai lá, diga seus argumentos. aja como adulto. conta aí porque tanto herói  brasileiro com nome inglês ?? vc detesta seu próprio país ??? detesta sua própria gramática ?

Inserção do Bartolomeu: Sim para todas a respostas, Sincero. Foram induzidos a isso, e não conseguem sair dessa.

http://fotolog.terra.com.br/gerson:54
09/05/2005 14:03

Comentários (10): Em 9/05/2005, às 14:32:23, Sandro Marcelo disse:
O Gratão andou ouvindo umas por causa dos nomes de seus personagens. Eu acho que o criador só deve mudar se realmente achar necessário fazê-lo e não por que alguém mandou; mas eu tenho umas sugestões pro  Gratão: Weapon Man = Homem de Armas; Material Girl = Garota Matéria; Freezer = Frio ou Zero Grau. São só sugestões, viu, Gratão, fica chateado comigo não, acho que você tem todo o direito de decidir quais são os nomes dos seus personagens! E, professor, como sempre sua arte está nota 1000!

Inserção do Bartolomeu: Seu Sandro, foi uma boa sugestão. Mas o gajo aí não vai acatar. Ele é muito bitolado no inglês para conseguir ter ao menos uma forcinha de vontade para atender às suas ponderações.

http://fotolog.terra.com.br/laboratorio_espacial:64

Em 6/05/2006, às 10:08:27, LIGA EXTRAORDINARIO (UNS 20) DA MARAPONGA e  PARANGABA! disse:
POR QUE VOCÊ TIROU O POST, HEIN SEU BABA OVO DO SIDNEY GUSMAN???
BABA OVO DA NONA ARTE, BABA OVO DO NARANJO!
ENTÃO É VERDADE, TEM MEDO QUE A GALERA REALMENTE VEJA E COMPROVE O QUANTO VOCÊS SÃO SÓ UMA RUMA DE BOSTINHA PLAYBOY QUE SÓ RASCUNHA UMA PORCARIAZINHAS PORQUE EXISTE RÉGUA E BORRACHA??? CARA ADIMITAM... COMO É QUE O ZINE DE VOCES PODE SER O MELHOR... EU FOLHEEI ESSA BOSTA! É RUIM PRA CACETE, O DANIEL BRANDÃO ATE QUE DESENHA MAIS OU MENOS BOM, MAS NAO TEM AÇÃO, FICA TIPO MIKE MIGNOLA COM PREGUIÇA... QUE JA É MUITO, AFF! O TEXTO É RUIM, A SEÇÃO DE CARTAS É MEDIOCRE, A CAPA É BREGA, CÊS PODEM ENGANAR FORA DAS LINHAS DO ESTADO, MEU CHAPA, MAS A VOCES MESMO NÃO! VOCES MESMO SABEM QUE AQUI SÓ EXISTE O DENILSON O WEAVER E O GUABIRAS, ESSE SIM O MAIOR  FANZINEIRO
QUE JA EXISTIU NO CEARÁ... O MELHOR NO BRASIL ATUALMENTE! VAO PRO ZINE-SE E PROCUREM OS ZINES DELE! É HUMOR ACIDO DE FAZER BURACOS NA CALÇADA!  CRANIO! GENIO! TRAÇO SUJO PRA FALAR DE COISAS SUJAS. SEM REGRAS, NAO TEM FRESCURA DE FAZER DEDINHOS DA MAO CERTINHOS... TUDO CHEIRTOSINHO E FEDENDO A  IGUATEMI!  BLUARGH! DEVIAM LEVAR OS ZINES DO GUABIRAS PRO BANHEIRO E CRIAREM VERGONHA NA CARA ENQUANTO DEFECAM SEUS CEREBROS... E NO FINAL LIMPAREM O CU DE VOCES COM MANICOMICS... ESSA PORCARIA QUE NÃO ME FAZ TREMER NEM O CANTO DO MEU OLHO! HEHEHEHHE
TRISIE FIM PRA ESSE NEGOCIO CHAMADO DE "MELHORES DO ANO"... AQUI NÃO TEM MUTRETA, NEM INVEJA E NEM FALTA DE CONSIDERAÇÃO. EU DESENHO TAMBEM MEU CHAPA! E ADIMITO QUE VOU TER QUE SUAR MUITO, MAS VOCES, NAO...
FICARAM PREGADO NOS ANOS 80 E NAO SAIRAM... COISA MEDIOCRE É PREENCHER POST  COM FIGURA DO TEX OU HOMEM ARANHA... MEU NOME É WELLINGTON E FALO POR UNS 20 CARAS QUE TAMBEM CURTEM FPUXANDO SACO DE SENHOR NIGUEM! AGORA VOCES PARECEM QUE NAO QUEREM ENXERGAR, VIVEM ACIMA DAS NUVENS QUANDO NA VERDADE DEVERIAM ESTAR ABAIXO DELAS, HUMILDES E "MORTAIS" COMO OS OUTROS...VIVA ANDERSON LAURO! APAGA AGORA BOÇAL

Inserção do Bartolomeu: Não sei o que é pior, essa raivinha ou seu português deficiente. O que vejo sempre é esses ódios mortais assim serem contra artistas do Nordeste. Tem uma boa carga de preconceito nessa história toda. O Emir Ribeiro e o J. J. Marreiro são os mais visados pelos frustradinhos de plantão. A diferença é que o J.J. ainda é apegado demais aos clichês e àquela baboseirada gringa, enquanto o Emir se soltou muito bem deles e já faz um trabalho por demais original.

Em 6/05/2006, às 23:43:24, JJ Marreiro disse:
Oi, Liga Extraordinário Wellington da Maraponga. Falando com tanto ódio assim até parece que você foi agredido por alguém da equipe do Manicomics. Não acho que isso tenha ocorrido, acho que a gente não fez nada pra te  agredir ou ofender. Se você se sente agredido ou ofendido a ponto de perder a linha e nutrir esse ódio todo pelo Manicomics...sinto muito em dizer, mas o problema não está no Manicomics. Cara, vai viver a vida. Isso é só quadrinhos. Arruma uma mulher, arruma uma ocupação. E vai se tratar, porque voce definitivamente precisa de tratamento se nutre tanto ódio por pessoas que nem conhece...
E não vou apagar seu post não. Vou deixar ele aí pras pessoas verem o tipo de coisa que a gente tem que ouvir. Quando esse tipo de coisa acontece agente toma como impulso para melhorar ainda mais o nosso trabalho.
Valeu.

Inserção do Bartolomeu: Muito bem, seu J. J. Esse odiozinho idiota  desses malucos frustrados tem um fundo de invejinha de matrona, sempre. Não tem sentido tanto ódio contra uma pessoa. Não é lógico e nem racional. Para se criticar é preciso objetividade e muita racionalidade. Coisas que faço questão de lembrar a cada crítica e comentário que faço. Não sou infalível, e às vezes me levo pela emoção ou entusiasmo momentâneo, mas sempre mantenho a imparcialidade e lógica. Os raivosinhos aí, não. Aprendam com o velho Bartô, meninada.

http://fotolog.terra.com.br/artbyscrignolli:10
02/05/2005 01:15

Em 4/05/2005, às 22:02:59, AleSSandro ScRigNoll disse:
Manifesto!!!! Gente quanto tempo perdido!! esses tipos de comentários num vai levar a nada. Foda-se o "tipicamente Brasileiro" hipocrizia tem limite, vc cria um personagem brasileiro, põe no nome dele de jhon, e fala que vive em sp, háááááá´se liga!!!! Têm que por o nome de mané, de mané não. Manézão, eu faço o que eu achar melhor e num vou aturar ninguém falando o que é típico brasileiro ou não. Então para de calçar o nike que está no seu pé, a pasta de dente que se usa, a coca-cola que se toma pra rebater o mc lanche feliz que vc acabou de comer,rs isso e típicamente brasileiro vc num acha???

Inserção do Bartolomeu: Mas como é burrinho o Skrig-qualquer-coisa. Ele  confunde alhos com bugalhos. Coitado. E ainda é um típico brasileiro que odeia a cultura e o idioma local e prefere os de fora.

Em 4/05/2005, às 22:40:41, - disse:
CUZÃO APAGA OS COMENTÁRIO E DISTORCE OS FATOS! CU NÃO É CUECA...  UM DIA A GENTE SE VE NUMA CONVENÇÃO DE QUADRINHOS! ATENTE-SE.

Inserção do Bartolomeu: Vai ter pau. Quero uma pipoca.

Em 5/05/2005, às 17:37:14, Sincerovsky disse:
Scruga, seguinte, não calço naike, não bebo cocacola, detesto o macbosta, e não tenho nenhum personagem Jonh, eu nem desenho saca ?? mas vejo como tem colonizado nessa merda de brasil, falou. agora deixa de ser criança e aprende a receber crítica e não apaga os comentes, isso não vai apagar a colonização da tua cabeça. se liga, vacilão. tu mora é na merda do Brasil e não em States, acorda babacão. tenta fazer um gibi com essa  inglesaria toda e tu vai ver que não vai vender nada, porque quem já compra  importado não vai querer cópia brasileira. seja original e cria coisa nova e naum replay de importado. achou ruim ?? Vai fazer birra e apagar meu comente??? vai e apaga mas não vai apagar a verdade dos fatos.

Inserção do Bartolomeu: Ah! Agora descobri quem era o Skruga tão falado. É  esse coitado doutrinado! Falou certo de novo, Sincero. Meu chapa, já me convenci. Vou mesmo entrar para sua cruzada contra a burrice e a  alienação.  Estou com você. Vou levar pedradas o resto da vida, mas estou nessa. Abaixo a alienação!

  BARTOLOMEU  VAZ 

 

ABCDOTECA (TODO O MAPA DA PÁGINA DO BARTOLOMEU VAZ) :

1) HQ NO BRASIL 1  - INDEX
2) HQ NO BRASIL - INDECA
3) BALAIO DE CARTAS - IDIOTECA

4) OUTRAS CARTAS IDIOTAS - BABACATECA
5) CARTAS AINDA MAIS BOBAS - BABAQUARATECA
6) CARTAS DOS HERÓIS USA - BESTALHOTECA
7) QUEM FOI O VULTO MISTERIOSO - VULTO MISTERIOSO
8) E O VULTO FOI RAQUEADO - VULTO RAQUEADO

9) A BOBAGEM HUMANA EXPOSTA - FÓRUM 1
10) MAIS DO FÓRUM DA BITOLAÇÃO - FÓRUM 2
11) QUADRINHEIRO - EMIR RIBEIRO
12) HQ: AOS PÉS DE VELTA  - A SEUS PÉS
13) PITACOS DO BARTÔ 1 - PITACOS 1

14) PITACOS DO BARTÔ 2 - PITACOS 2
15) PITACOS DO BARTÔ 3 - PITACOS 3

16) PITACOS DO BARTÔ 4 - PITACOS 4
17) PITACOS DO BARTÔ 5 - PITACOS 5
18) PITACOS DO BARTÔ 6 - PITACOS 6

19) CADA VEZ PIOR, CADA VEZ PIOR - ALIENAÇÃO EM ALTO GRAU
20) NÃO ESTOU SÓ - 1 - LUIZ MAIA

21) NÃO ESTOU SÓ - 2 - PEDRO CARLOS
22) NÃO ESTOU SÓ - 3 - OGREDSON
23) NÃO ESTOU SÓ - 4 - GEDEONE MALAGOLA