O Sagrado Pantáculo Martinista e o Natal

Final de milênio: 2000 ANOS DA MANIFESTAÇÃO DE IESCHOUAH.

Por um Servidor Incógnito

Os membros de uma Heptada Martinista, são privilegiados, uma vez que em suas convocações no Templo, com o auxílio dos veneráveis mestres do passado, são colocados em perfeita harmonia com o sagrado Pantáculo que nos revela, dentre outras coisas, a criação em todo seu esplendor, bem como o caminho da reintegração, que nos levará ao Pai.

Da mesma forma que a FÓRMULA MÁGICA    G=8pT   de Einstein, para a estrutura do universo, que por ela mesma, é um poderoso SÍMBOLO, para nos harmonizar com as Leis do Universo, através das mentes de Einstein e de todos aqueles cientistas que trabalharam com esta fórmula, assim também, o PANTÁCULO MARTINISTA, é um símbolo poderoso, sobre o qual devemos meditar. Desta forma, entraremos em contato com as mentes de todos os MESTRES que o utilizaram e consequentemente, por eles, seremos iluminados.

Como demonstração da profunda riqueza de significados que podemos extrair do Pantáculo, tomemos os números 10, 7 e 4, com os respectivos símbolos, que podemos interpretar, segundo os sagrados ensinamentos, como:

O Sagrado Denário, As Sephiroth, O Mundo Empíreo, manifestação do Espírito Superior

denario.jpg (11622 bytes)

O Sagrado Denário 10 , representado pelo ponto (1) e o círculo (O), nos faz refletir que pela VIBRAÇÃO DA PALAVRA, pelo VERBO, pelos NÚMEROS, tal como no evangelho de São João, foi o universo criado. Tendo a unidade (1) IESCHOUAH como o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, organizado através de sua consciência onipresente, as vibrações do caos original. Temos o ADÃO KADMON, O HOMEM UNIVERSAL, O PENTAGRAMA SAGRADO, IESCHOUAH (IESVE - hvshy - 5=10/2) crucificado na natureza manifestada do universo, representado pelo círculo (0).

A Sagrada Heptada, O mundo dos Orbes, manifestação do Espírito Maior

heptada.jpg (22756 bytes)

A Sagrada Heptada 7=3+3+1, representada pelo triângulo que aponta para o alto, (3-trindade do mundo espiritual, triângulo do fogo filosofal), o triângulo que aponta para baixo ( 3-trindade do mundo material, triângulo das aguas filosofais) e a unidade (1) em seu centro, sendo a CONSCIÊNCIA CRÍSTICA, como o objetivo da reconciliação desses opostos. Neste caso somos lembrados que da mesma forma que Deus cria, pela trindade PENSAMENTO, PALAVRA e AÇÃO, assim também devemos procurar em nossas criações no mundo material, utilizar esta trindade sagrada, de maneira sublime.

Procedendo assim, seremos tocados pelo ALENTO DO ESPÍRITO SANTO, que através da PALAVRA, criará em nossa CONSCIÊNCIA, se guardada a pureza da VIRGEM VESTAL do templo, um NOVO SER, IESCHOUAH, e sentiremos seu nascimento na GRUTA de nosso coração. Lembremos, que em 25 de dezembro, no solstício (do inverno no hemisfério norte, a noite mais longa do ano), devemos nos harmonizar com as forças da natureza, e nos preparar para o nascimento da CONSCIÊNCIA CRÍSTICA . Recordemos que a grande LUZ dessa consciência cósmica IESCHOUAH (7+1=8), O RECONCILIADOR se manifestou 2000 anos atrás, no Homem JESUS, que com o ALENTO do ESPÍRITO SANTO, reconciliou plenamente, o mundo superior ( 0 superior) e o mundo inferior ( 0 inferior) e temos o sagrado 8 como representação de IESCHOUAH. Ou seja, o Homem JESUS, se uniu ao CRISTO CÓSMICO (4+4=8). Foi aberto assim o CAMINHO que, cada um de nós, imitando JESUS, deve se esforçar em seguir.

O Sagrado Quaternário, O Mundo Elementar, manifestação do Espírito Menor

quaternario.jpg (62522 bytes)

Na Sagrada Tetractis, representação do homem, temos a unidade, IESCHOUAH (IE-S-VE - hv-s-hy ), a QUINTA ESSÊNCIA, a ROSA DE SHARON crucificada na CRUZ dos quatro elementos, IEVE (hvhy). A unidade (1) que teve as suas 4 semi-retas manifestada através do seu centro, foi limitada pelo círculo ( 9=10-1), da natureza.

Isto nos leva a compreender, pela consulta as fontes da tradição, que nos primórdios da terceira raça, a lemuriana, o homem ainda não possuia um cérebro e sentidos desenvolvidos. Sua existência se fazia em contato direto com os planos superiores, através da GLÂNDULA PINEAL, a GLÂNDULA DO CONHECIMENTO, e vivia portanto, em um estado de "SONO" em relação ao mundo material. A geração da reta VERTICAL pelo PONTO central, reflete um homem, sem cérebro, capaz de gerar o seu próprio corpo, através de um orgão gerador, em que estavam unidos, um cérebro rudimentar (PENSAMENTO), laringe (PALAVRA) e orgão de reprodução (AÇÃO), e assim a semente do homem no plano material, era fecundada pelo poder da PALAVRA. Posteriormente, a reta HORIZONTAL foi gerada, significando a separação do cérebro e da laringe do orgão gerador, e com a criação dos olhos as impressões do mundo material passaram a ser levadas ao cérebro. O homem saiu do SONO e através do livre arbítrio, passou a comer da "árvore do conhecimento do bem e do mal", e neste momento, Deus abriu os seus olhos. Através da criação e uso do cérebro, aconteceu a QUEDA da consciência no mundo material.

Não podendo gerar ISOLADAMENTE o seu CORPO MATERIAL, a natureza foi obrigada durante milhares de anos de processo evolutivo, a criar dois seres que se completassem na geração material, e obtemos EVE (hvh) ( reta horizontal) nascendo da costela de ADÃO (reta vertical), ou ainda EVE separou-se de I, e temos uma humanidade ADÃO-EVA ( I - EVE, hvh - y). HOCKMAH (JACHIM) gera BRIAH (BOAZ) , as duas colunas que sustentam O TEMPLO DE SALOMÃO, O TEMPLO DA ALMA, O CORPO DO HOMEM.

No "Tratado da Reintegração dos Seres Criados" (pag 117, das Edições 70, Lisboa, 1979) de Martines de Pasquallys (O descedente de Marte que Invoca as Forças Pascalinas, da Páscoa, de Áries) , a referência à NOÉ, pode ser interpretada como o advento da quinta (5=10/2) raça ariana, após o DILÚVIO, que sucedeu a quarta raça atlante, através da submersão da Ilha de Poseidon. Esta transição para um novo ciclo, uma nova OITAVA, é feita pelo RECONCILIADOR, com o poder da manifestação DENÁRIA, representado pelo DÉCIMO patriarca NOÉ, o novo ADÃO. O QUARTENÁRIO, se manifesta como 4=1+3, NOÉ (1) e seus FILHOS (3). NOÉ (NOVO ADÃO, HELI, IESCHOUAH) (1) no centro do PANTÁCULO, e os 3 filhos CHAM, ao SUL (DIREITA, ENXOFRE FILOSOFAL) do PANTÁCULO, SEM a OESTE (ABAIXO, MERCÚRIO FILOSOFAL) e JAFET ao NORTE (ESQUERDA, SAL FILOSOFAL), caracterizando o PONTO como o reconciliador das RETAS, | e -.

A atual quinta raça ariana possui a consciência, através do atrofiamento da GLÂNDULA PINEAL, plenamente imersa no plano material, no MUNDO ASSIAH e temos O TEMPLO DE SALOMÃO destruido, pelo egoismo, pelo orgulho, pela mentira, pelo pecado. O objetivo da humanidade, consiste, pelo PODER DA MENTE PURIFICADA e pelo uso DIVINO da PALAVRA PERDIDA, desenvolver em toda a sua potencialidade, a GLÂNDULA DO CONHECIMENTO e gerar, por si só, um CORPO GLORIOSO em planos superiores de existência, recuperando assim a UNIDADE de épocas remotas, acrescido do CONHECIMENTO adquirido pelo aprendizado obtido pela QUEDA. Obteremos assim a REINTEGRAÇÃO e EVE se unirá novamente à I ( ADÃO) e teremos uma humanidade purificada, plenamente consciente de IEVE e de IESCHOUAH ( IESVE), reconstruindo em toda a sua perfeição O TEMPLO DE SALOMÃO.

Visualizemos neste Natal o PANTÁCULO SAGRADO, este símbolo poderoso, mentalizado pelos Mestres, de todos os tempos, que junto com a poderosa EGRÉGORA, formada pelos milhões de cristãos de todo mundo, principalmente agora, durante os 2000 anos da manifestação de IESCHOUAH, no solstício de 25/12/2000 ou durante a FESTA DE IESCHOUAH. E, com certeza, sentiremos a GRANDE PRESENÇA em nosso SER e o SEGREDO do Pantáculo nos será revelado. Lembremos da INICIAÇÃO SUBLIME, que Jesus nos prometeu, de que tudo que ÊLE fez podemos fazer e que a GRANDE LUZ que estava com ÊLE em sua missão, foi passada pelo poder do ESPÍRITO SANTO a seus Apóstolos e a partir deles a todo aquele que for merecedor, formando assim uma CADEIA MÁGICA de INICIADORES, possuidores do dom da CONSCIÊNCIA CÓSMICA, A CONSCIÊNCIA CRÍSTICA.

Que, neste Natal, a Paz de IESCHOUAH, esteja no coração de todos os Seres.

 

Comentários e sugestões

Retorno à Página dos Artigos.

Retorno à Página Principal.