Nome Completo: Billy Bob Thornton
Data e Local de Nascimento: Billy Bob Thornton nasceu no dia 4 de agosto de 1955, em Hot Springs, Arkansas, EUA. Seu pai, Billy Ray, era professor de História e técnico de time de basquete e sua mãe, Virginia, era uma médium!! O ator tem dois irmãos mais novos, Jimmy Don (já falecido) e John David.
Vida Pessoal: Billy Bob já se casou cinco vezes: com Melissa Lee Gatlin, entre 1978 e 1980 e com quem teve uma filha, Amanda. Entre 1986 e 1988, Billy Bob foi casado com Toni Lawrence e, de 1990 a 1992, foi casado com Cynda Williams. Entre fevereiro de 1993 e abril de 1997, o ator foi casado com Pietra Dawn Cherniak, com quem teve dois filhos, William e Harry. E, finalmente, o ator se casou com a atriz Angelina Jolie, com quem "juntou seus trapinhos" em 5 de maio de 2000. O união dos dois aconteceu numa cerimônia "sem frescuras", realizada numa capela em Las Vegas. Mas o casal de famosos se divorciou em 18 de julho de 2002, quatro meses após adotarem um garotinho cambojano chamado Maddock.
Além destas, o ator também foi noivo da atriz Laura Dern. Ê, que fogo no rabo!! Ele não sossega com nenhuma mulher...
Algumas curiosidades: O ator mede 1,83m e tem inúmeras tatuagens espalhadas pelo corpo: 3 no braço esquerdo, 3 no direito, 1 nas costas próxima ao quadril, e outras que eu nem quero saber aonde estão!
Pietra, a 4ª esposa de Billy Bob conseguiu, em 15 de abril de 1997, uma ordem de restrição, proibindo que ele se aproxime dela e de seus dois filhos.
Desde pequeno, ele já chamava a atenção; isso porque ele era um bebê muito grande, tanto que aos 7 meses ele já pesava 13,620 quilos, o que lhe valeu o título de "o maior bebê da história de Hot Springs"! Sobre este fato, o ator explicou, sempre com muito bom humor:
-"Eu era o bebê mais gordo do Condado de Clark, Arkansas. Eles até me colocaram no jornal. Eu era como um nabo premiado."
Falando em peso, o ator teve que engordar cerca de 23 quilos para viver o papel de um mecânico de automóveis no filme "Reviravolta"(1997)
Após a fama, Thornton confessou numa entrevista ao jornal 'USA Today' que ele possui uma intensa fobia a móveis antigos... fobia que, por sinal, foi utilizada nos personagens do ator em "Na Corda Bamba"(1996) e "Vida Bandida"(2001)!
Sua família era muito pobre e tinha que morar com os avós de Billy Bob, numa casa que não tinha encanamento interno e nem eletricidade. Como a família vivia em uma constante crise financeira, muitas vezes a dieta da família era complementada com gambás e veados, que o avô de Billy Bob caçava nos bosques próximos de sua casa!
Durante o colegial, Billy Bob tocou bateria numa banda chamada "Stone Cold Fever", onde tocavam músicas do Creedence Clearwater Revival. Ao terminar o colegial, onde começou a ter interesse em artes cênicas, Billy Bob Thornton trabalhou em fazendas e numa linha de produção de grades para portas. Então, ele se matriculou na Henderson State University, onde cursou psicologia por apenas dois semestres, até abandonar o curso. Como achava que teria sucesso no mundo do rock, ele foi para Nova York tentar a sorte. Mas, Billy Bob ficou na "Big Apple" apenas o tempo de desfazer as malas... ele voltou em seguida para o Arkansas por não ter se adaptado à grande metrópole! Agora, no Arkansas, ele trabalhou num asilo, foi cantor e baterista de uma banda chamada "Tres Hombres".
Depois, querendo uma segunda chance nos grandes centros, e sabendo que tinha aversão à NY, parte para Los Angeles!
Após dois meses em L.A., ele começou a levar a arte da interpretação à sério e começou a fazer cursos sobre o assunto. Mas a vida era difícil e ele passou várias semanas se alimentando de batatas apenas, o que o levou a ter um problema quase fatal no coração, induzido por mal-nutrição. Isso fez com que ele retornasse ao Arkansas, mas assim que se recuperou de seu período de convalescência, voltou para Los Angeles.
O ator, depois de famoso, também teve um outros problema de saúde... em 22 de setembro de 2000, Billy Bob foi internado em um hospital de Los Angeles para o tratamento de uma infecção viral desconhecida! Coitado do cara!!
Carreira: Após tantas dificuldades para se iniciar na carreira, Billy Bob Thornton, finalmente, conseguiu seu primeiro papel em "Hunter's Blood" em 1987. Os próximos quatro anos foram de trabalhos que deveriam ser esquecidos, com apenas uma exceção, o filme feito para a TV "The Man Who Broke 1000 Chains"(1987). Nos anos que se seguiram, os trabalhos foram pequenos: alguns monólogos dramáticos, pequenas apresentações de palco e um curta-metragem em 1994, "Some Folks Call It a Sling Blade" que, futuramente seria sua alavanca para o sucesso! Mas enquanto isso, Thornton e seu inseparável amigo Tom Epperson (que o acompanhava desde que eles terminaram o colegial) começaram a ganhar reconhecimento como talentosos escritores.
Billy Bob já havia chamado a atenção de Hollywood em 1992, quando estrelou "Um Passo Em Falso", um filme que ele havia escrito com Epperson, além de ter aparecido em sucessos como "Proposta Indecente"(1993), com Demi Moore, Robert Redford e Woody Harrelson, e "Tombstone"(1993). Mas a sorte grande veio em 1996, quando produtores pediram à Thornton para dirigir uma versão longa de seu curta-metragem de 1994. Ele não queria aceitar, mas acabou concordando em dirigir o filme para, segundo ele: "proteger o filme de algum megalomaníaco desconhecido". Este filme, chamado "Na Corda Bamba"(1996) foi um sucesso e lançou Billy Bob Thornton (escritor, diretor e ator do filme) ao estrelato!!
A partir daí vieram apenas grandes produções, como o suspense policial "Uma Arma, Um Carro, Uma Loira"(1997); o animê japonês "Princesa Mononoke"(1997), onde ele dublava o personagem Jigo. Depois vieram "Reviravolta"(1997) e um pequeno papel em "O Apóstolo"(1997), estrelado por Robert Duvall, e o drama "Segredos do Poder"(1998), com John Travolta. Em seguida, o ator recebeu um papel na ficção científica "Armageddon"(1998), estrelada por Bruce Willis e com Liv Tyler, Ben Affleck, Steve Buscemi e tantos outros no elenco.
O trabalho seguinte foi o seu consagrado "Um Plano Simples"(1998), estrelado também por Bill Paxton e Bridget Fonda...
Depois disso, Thornton se juntou a um elenco muito bom, encabeçado por John Cusack e Cate Blanchett para realizar o filme "Alto Controle"(1999), produção onde o ator conheceu Angelina Jolie, que em pouco tempo se tornaria sua esposa!
Depois de mais alguns trabalhos sem grande destaque, Thonton protagonizou o mais recente trabalho dos irmãos Coen, o excelente filme noir "O Homem Que Não Estava Lá"(2001)... Billy Bob aceitou fazer este mesmo sem chegar a ler o roteiro, já que tinha total confiança na qualidade do trabalho dos talentosos Coen. Após o fim das filmagens deste filme, Thornton teve uma grande vitória pessoal... abandonou completamente o vício do cigarro!
Logo após este sucesso, um outro sucesso ainda maior marcou a carreira do ator... a deliciosa e divertida comédia "Vida Bandida"(2001), também estrelada por Bruce Willis e Cate Blanchett.
O trabalho seguinte, o drama "A Última Ceia"(2001), também foi um grande sucesso de público e crítica e mostrou a todos que Halle Berry e Heath Ledger, outros dois nomes do elenco, podem ser bons e talentosos atores!
Em seguida veio o filme para a TV "Protegido Pela Lei"(2002), com Patricia Arquette e algumas produções como "Waking Up in Reno"(2002), "Bad Santa"(2003), "The Alamo"(2003) e outros.
Billy Bob também fez participações especiais nos seriados "Matlock" e "Ellen", além de ter dublado alguns personagens nos desenho animado "O Rei do Pedaço" e "CatDog"... O ator também apresentou o humorístico "Saturday Night Live" em novembro de 2001 e apareceu nos videoclips 'Modern Day Bonnie and Clyde' e 'It's a Long Way to Richmond', ambos de Travis Tritt.
Depois de uma vida tão difícil e atribulada, acho que seu sucesso é merecidíssimo, tanto como ator, escritor, diretor ou produtor!! Concordam?
Sobre o seu trabalho, Thornton certa vez explicou:
-"Atuar é brincar... é, na verdade, ir para um playground com as outras crianças e fazer parte da bricadeira. E eu preciso disso. Escrever satisfaz a parte de mim que almeja se sentar no meu quarto e sonhar!"
Ele e Dwight Yoakum têm sua própria produtora, onde procuram produzir tanto filmes como discos.
Billy Bob Thornton é um sujeito bem interessante... e engraçado! Quando ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator, ele comentou:
-"Receber a indicação é 'lucro'. Ganhar seria 'como o que for melhor que lucro'."
Prêmios: Billy Bob Thornton já foi indicado em diferentes premiações, mas as mais importantes são, sem dúvida nenhuma, o Oscar e o Globo de Ouro!! E todas as indicações recebidas foram, quase exclusivamente, por "Na Corda Bamba" e por "Um Plano Simples".
Oscar: foi indicado 1 vez como melhor ator e 1 vez pelo melhor roteiro adaptado por "Na Corda Bamba" em 1997. Foi indicado em 1999 como melhor ator coadjuvante, por "Um Plano Simples". Ele faturou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1997.
Globo de Ouro: Thornton recebeu 1 indicação de melhor ator coadjuvante em um filme, por "Um Plano Simples", em 1999. Mas, infelizmente, não ganhou!
Site Oficial: BillyBobapalooza (em inglês)
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...