Conheça Christian Bale

Christian Bale

Christian Bale

Nome Completo: Christian Charles Philip Bale

Data e Local de Nascimento: O ator nasceu em 30 de janeiro de 1974, em Haverfordwest, em Pembrokeshire, no País de Gales.
Ele é o caçula da família... Bale tem três irmãs mais velhas: Erin, Sharon e Louise.

Vida pessoal: Christian Bale é casado desde 29 do janeiro de 2000 e o nome de sua esposa é Sibi Blazic...

Algumas curiosidades: Bale tem 1,86m. de altura é tem muitas qualidades que fazem dele um ator quase completo: ele adora ler, é um excelente cavaleiro e excepcional bailarino clássico. Além disso, ele tem uma enorme facilidade para aprender e imitar sotaques... tanto que ele jamais usou o mesmo sotaque em dois filmes! Em cada trabalho seu, ele utiliza um sotaque diferente.

O ator é um devotado amante dos animais, possuindo dois cachorros (Mojo e Ramone) e três gatos (Miriam, Molly e Lilly), todos eles tirados da rua pelo próprio Bale. Além dos animais, Christian também se preocupa com causas sociais e de ajuda, sendo um ativo colaborador com muitas organizações, onde podemos destacar a Ark Trust, o Greenpeace, o World Wildlife Foundation, o Dian Fossey Gorilla Fund, o Redwings Sanctuary e a Happy Child Mission, além de manter uma escola para crianças de rua no Rio De Janeiro.
Tais ações levaram o ator a apresentar, em março de 1998, o Genesis Award para a Ark Trust, em cerimônia ocorrida em Los Angeles. E no final de maio de 1997, o ator galês apresentou, na Flórida, o Prêmio Discover Magazine Para o Meio-Ambiente. Ele foi escolhido para tal função por causa de sua grande preocupação com o meio-ambiente.
Bale também discursou num evento de gala do American Film Institute ocorrido em 7 de setembro de 1995. Naquele evento, o A.F.I. estava realizando um tributo ao diretor Steven Spielberg, aquele que é, provavelmente, o principal responsável pela carreira bem-sucedida de Christian Bale.

Por causa de suas ações e de sua maneira de ser, Christian Bale se tornou um dos atores mais admirados e respeitados de todos os tempos! Por exemplo, na edição de 10 anos da Entertainment Weekly, Bale foi coroado pela revista como uma das "8 Figuras Cult Mais Poderosos da Década", que chegou a citar o inacreditável status que o ator tem na internet, onde é uma das figuras mais populares. Esta mesma revista ainda premiou o ator como uma das "Pessoas Mais Criativas no Ramo do Entretenimento", após sua grande atuação como um serial-killer em "Psicopata Americano". E a revista Premiere o elegeu como um dos "Protagonistas Masculinos Mais Quentes Com Menos de 30 Anos".
Com tal fama e prestígio, Bale foi uma das muitas celebridades convidadas para gravar pequenos depoimentos que seriam exibidos na MTV norte-americana, em razão do aniversário da emissora. Bale, todo empolgado, foi desejar os parabéns para a MTV enquanto segurava uma velinha de aniversário. Mas o ator conseguiu a proeza de, com esta vela, atear fogo no próprio cabelo! O ator não se feriu e praticamente não houveram danos, mas a cena e a cara que ele fez entraram para a história do canal!!

O ator tem orgulho de seus fãs e fica satisfeito de tê-los conquistado no decorrer da carreira, através de seus trabalhos. Tanto que, certa vez, ele soltou a seguinte pérola:
-"Eu comecei minha carreira sem fãs." - Não é por nada não. Mas isso não é meio óbvio? Só faltava o cara nem ser ator ainda e já ter fãs... Agora que estamos falando em fãs, se você for fã do ator e quiser lhe escrever, é só mandar sua cartinha para o seu fã-clube oficial:

Christian Bale Fan-Club
800 South PCH, 8-206, Redondo Beach, CA 90277

Escreva, que todo o material recebido é repassado para o ator! Quem sabe ele não gosta de sua cartinha e responde?

O ator, desde que leu "Charlotte's Web", não come mais carne vermelha.
Seu avô foi dublê do grande mito do cinema John Wayne em dois filmes que o eterno caubói fez na África. Já o pai de Christian, David, se casou com aquela que é considerada um verdadeiro ícone feminista, Gloria Steinem, em 3 de setembro de 2000.

Para realizar as seqüências de dança nos filmes "Extra! Extra!"(1992) e "Os Últimos Rebeldes"(1993), Christian passou por um intensivo treinamento de dança e de artes marciais que durou exaustivas 10 semanas.
Bale recebeu o cobiçado papel de Laurie no filme "Adoráveis Mulheres"(1994) porque Winona Ryder, a protagonista do filme, escolheu pessoalmente o ator. Ele sequer precisou fazer qualquer tipo de testes... ela simplesmente o queria no filme, e pronto!
Além disso, Bale é conhecido pela mídia por ser o único ator a perder um papel para Leonardo DiCaprio e depois recuperá-lo. Isso aconteceu com o filme "Psicopata Americano". Bale tinha conseguido o papel de protagonista no filme, mas DiCaprio se mostrou interessado no projeto e acabou tirando o papel das mãos de Bale. Mas Mary Harron, diretora e roteirista do filme, e Bret Easton Ellis, autor do livro que o originou, bateram o pé e afirmaram que, sem Bale, não haveria filme... Assim, o papel retornou para o ator galês.
Christian, é claro, adorou a notícia... mas ele normalmente não gosta de receber mais atenção de que o próprio projeto, conforme ele sempre comenta:
-"Um ator nunca deve ser maior do que o filme em que ele está."

Bem... acabamos de ver algumas informações e curiosidades sobre a vida particular do ator Christian Bale. Pode-se dizer que agora o conhecemos um pouco melhor. Mas o ator não gosta disso, já que ele acredita que isso pode prejudicar o trabalho:
-"Eu não quero saber sobre a vida de outros atores e não quero que as pessoas saibam demais sobre mim. Se não sabemos das vidas particulares de outros atores, isso nos deixa como meros estranhos quando chega a hora de vê-los interpretar os personagens. Este é o ponto, eles podem criar estes outros personagens e eu posso acreditar neles. Eu acredito que se você for um ator suficientemente bom, este é o caminho para a longevidade na indústria do cinema. Manter todo mundo supondo." - Sabe, e ele tem uma certa razão... agora que sabemos que ele é gente-boa e preocupado com o próximo e com o meio-ambiente, como poderemos ficar com raiva dele quando assistirmos "Shaft"? Não dá...

Carreira: A carreira de Christian Bale começou bem cedo, quando ele estreou nos palcos do London West End ao lado do comediante britânico Rowan Atkinson, que é mundialmente conhecido pelo seu personagem Mr. Bean.
Aos 9 anos, Bale fez a sua estréia na televisão, aparecendo em um comercial britânico para os cereais Pac-man.

Como ator, o ator estreou na televisão com o filme "Anastasia: The Mistery of Anna"(1986), atuando com Amy Irving, Olivia de Havilland e Omar Sharif. Em seguida, ele apareceu na mini-série "Heart of the Country"(1986) e, logo depois, fez a sua estréia nos cinemas com a fantasia "Mio na Terra da Magia"(1987).

Mas a sua grande chance ainda estava por vir... o jovem ator e mais de 4000 outras crianças fizeram inúmeros testes para o cobiçado papel do garoto Jim Graham no épico filme sobre a 2ª Guerra Mundial, "Império do Sol"(1987), dirigido por Steven Spielberg e estrelado por John Malkovich. Bale conseguiu o papel e, com uma performance devastadora e comovente, conseguiu fama e reconhecimento mundial instantâneos. De uma hora para outra, aquele menino de 13 anos se via na condição de grande astro do cinema mundial... Esta mudança radical foi um grande choque para Bale, que sofreu bastante, conforme ele mesmo disse:
-"Era um horror! Eu estava prestes a chorar nas entrevistas e fugir durante as coletivas de imprensa, fingindo que eu ia ao banheiro e simplesmente desaparecer."
E o ator continua...
-"Eu gostei de fazer o filme, mas fiquei chocado quando recebi toda a atenção quando voltei para casa. As garotas estavam todas em cima de mim, os garotos queriam brigar comigo e eu ficava sendo convidado para abrir festas locais, quando tudo o que eu queria fazer era andar com minha bicicleta no bosque. Eu disse para os meus pais que eu não queria fazer mais nada de novo porque a atenção estragava tudo."

Christian se afastou um pouco dos trabalhos e aguardou toda a agitação em torno de seu nome diminuir. Quando isso aconteceu, o garoto retornou ao batente, atuando no filme "Henrique V"(1989), com os grandes Kenneth Branagh e Ian Holm.
No ano seguinte, Bale apareceu num filme para a TV ao lado de outros grandes nomes do cinema: Charlton Heston, Christopher Lee e Oliver Reed.

Depois de um outros filme para a TV, Christian atuou nos filmes "Extra! Extra!"(1992) e "Os Últimos Rebeldes"(1993), este último também estrelado por Noah Wyle.
Em seguida, vieram "Jutland - Reinado de Ódio"(1994), com Gabriel Byrne, Helen Mirren, Brian Cox e Kate Beckinsale; o drama "Adoráveis Mulheres"(1994), estrelado por Winona Ryder, Susan Sarandon, Gabriel Byrne e Kirsten Dunst. Bale ainda arranjou um tempinho para dublar um dos personagens do desenho "Pocahontas"(1995), da Disney.

Então, seguiu-se uma verdadeira seqüência de bons filmes com atores ainda melhores... a comédia "O Agente Secreto"(1996), com Bob Hoskins, Robin Williams, Jim Broadbent e outros; "Retrato de uma Mulher"(1996), com Nicole Kidman e John Malkovich; o drama "Metroland"(1997), ao lado de Emily Watson; e "Velvet Goldmine"(1998), juntamente de Ewan McGregor e Toni Collette.
Bale também narrou o documentário "Morrendo Para Contar a História"(1998), sobre os dramas e dificuldades vividos por jornalistas correspondentes de guerra.

O próximo trabalho do ator foi um filme baseado numa peça de William Shakespeare, "Sonho de uma Noite de Verão"(1999), que contava com um elenco fabuloso... Calista Flochart, Rupert Everett, Michelle Pfeiffer, Kevin Kline, Stanley Tucci, Sophie Marceau e Dominic West...
Em seguida, Bale fez o filme bíblico para a TV "Maria, Mãe de Jesus"(1999), com Pernilla August e Geraldine Chaplin

O ano seguinte também foi marcado por bons filmes e personagens fortes... no suspense "Psicopata Americano"(2000), Bale dá um verdadeiro show de interpretação ao lado de Reese Witherspoon, Chloë Sevigny, Samantha Mathis, Willem Dafoe e Jared Leto. O outro filme foi o policial "Shaft"(2000), estrelado por Samuel L. Jackson e Toni Collette... Bale se destaca interpretando um jovem rico, racista e violento!

O próximo trabalho foi o fraco "Capitão Corelli"(2001), um filme romântico estrelado por Nicolas Cage e Penélope Cruz. Depois, o ator atuou com Frances McDormand em "Laurel Canyon"(2002) e, junto de Matthew McConaughey, protagonizou a emocionante aventura "Reino de Fogo"(2002), onde também atuavam Gerard Butler e Izabella Scorupco...
O filme "Equilibrium"(2002) foi o seu trabalho seguinte, atuando com Emily Watson, Taye Diggs, Sean Bean e Dominic Purcell. Por fim, o último projeto com que está envolvido é "The Machinist", com lançamento previsto para 2004...

Com uma carreira que inclui teatro, cinema e TV, trabalhando em dramas, suspenses, comédias, musicais, aventuras e encarando até mesmo textos de Shakespeare, Christian Bale tem demonstrado ao mundo toda a sua versatilidade, talento, profundidade, dedicação e carisma... qualidades que fizeram dele um dos atores mais respeitados e elogiados da atualidade.

Prêmios: Bale é um ator bastante talentoso e já foi indicado a prêmios de algumas associações bastante respeitadas, tanto nos EUA, quanto na Europa. Mas teve um prêmio que ele venceu cuja história é bastante peculiar...
National Board of Review: em 1987, esta associação dos EUA concedeu ao ator o prêmio de 'Melhor Performance Juvenil' pelo seu estupendo trabalho em "O Império do Sol". Até aí, tudo normal... é um prêmio merecido. Mas o curioso é que tal prêmio simplesmente não existia até o ano anterior. A National Board of Review ficou tão impressionada com Bale neste filme que criou um novo prêmio apenas para concedê-lo ao jovem ator!

Site Oficial: não tem

Galeria de fotos

Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...

Ir para a lista de atores