Nome Completo: Ewan Gordon McGregor
Data e Local de Nascimento: Ewan nasceu em 31 de março de 1971, na cidade de Crieff, condado de Perthshire, na Escócia. Seus pais, James e Carol, são professores e seu irmão, Colin, é piloto da Força Aérea Real!
Além disso, Ewan é sobrinho do ator Denis Lawson. Aliás, foi seu tio quem inspirou Ewan a seguir a carreira artística. E coincidentemente, Lawson, assim como Ewan, atuou na trilogia de "Star Wars"... porém ele participou da trilogia original, interpretando o personagem Wedge Antilles.
Vida pessoal: Ewan é casado com a designer de produção francesa Eve Mavrakis desde julho de 1995. O casal, que se conheceu nas gravações de um episódio da série "Kavanagh QC", tem duas filhas, Clara Mathilde (nascida em fevereiro de 1996) e Esther Rose (nascida em 7 de novembro de 2001).
Apesar de muito bem casado, Ewan sabe reconhecer o que é belo... durante a cerimônia do Globo de Ouro de 2002, o ator dava uma entrevista quando a atriz Halle Berry passou ao seu lado. Ewan, então, comentou com a mulher que o entrevistava:
-"A Halle Berry não é a mulher mais linda? Eu tenho um filme que eu gostaria de estar nela. Quero dizer, eu gostaria que ela estivesse nele." - se confundindo todo com as palavras, dando um sentido um tanto ambíguo à frase. Mas não podemos culpá-lo, já que a atriz é mesmo linda!
Algumas curiosidades: Ewan mede 1,79m. de altura e já dividiu um apartamento com o também ator Jude Law. Aliás, os dois amigos, juntamente dos atores Jonny Lee Miller, Sean Pertwee e da atriz Sadie Frost, possuem uma produtora chamada 'Natural Nylon'. Com esta companhia, os cinco sócios esperam desenvolver filmes inovadores, mas que não se ajustam aos padrões hollywoodianos. Aliás, uma das coisas que ele mais odeia é o esquemão e o oba-oba de Hollywood:
-"São todos uns imbecis. Os executivos dos estúdios, as pessoas que trabalham para os estúdios, as pessoas que vivem em Los Angeles." - Por isso, que o ator continua residindo em Londres com sua família, apesar dos sucessivos apelos para que se mude para Los Angeles!
Ewan McGregor é um ator de muitos sucessos, mas que poderia ter muitos mais... ele estava escalado para viver o protagonista de "A Praia"(2000), que o reuniria com o diretor Danny Boyle e o roteirista John Hodge. O tria foi responsável pelos sucessos de "Cova Rasa", "Trainspotting - Sem Limites" e "Por Uma Vida Menos Ordinária". Mas o papel acabou indo para Leonardo DiCaprio e, desde então, McGregor não conversa mais com Boyle e nem Hodge.
O ator também fez testes para o papel de Mercutio em "Romeu & Julieta"(1996), de Baz Luhrmann. O ator não conseguiu o papel, mas teve a chance de trabalhar com o diretor cinco anos depois, em "Moulin Rouge".
McGregor também se preparava para filmar na Jamaica, ao lado de Heath Ledger, o filme "Nautic". Mas o projeto acabou cancelado quando o diretor Ted Demme morreu subitamente de um ataque do coração enquanto jogava basquete... ele tinha 38 anos!
Uma outra particularidade de McGregor é quanto à nudez em seus filmes. Sobre tal assunto, o ator comentou:
-"Eu estou fazendo a minha parte para o movimento feminista. As mulheres sempre estiveram nuas nos filmes e agora eu simplesmente estou desesperado para tirar minhas roupas sempre que possível!" - e, ainda sobre a nudez no cinema, Ewan completa - "É um grande sentimento de poder ficar nú na frente das pessoas. Ficamos felizes em assistir uma incrível violência gráfica e sangue, mas assim que alguém fica pelado, parece que o público fica enlouquecido sobre a coisa toda."
Ewan McGregor também já mostrou os seus dotes vocais em muitos de seus filmes e, por causa disso, há a possibilidade dele vir a gravar um disco. E, além de cantar, o ator também toca vários instrumentos, como trompete, guitarra, bateria e banjo...
Carreira: O interesse de McGregor pelas artes dramáticas começou cedo... quando tinha 16 anos, o rapaz foi encorajado pelos pais a abandonar a escola e tentar carreira no teatro. Isso porque eles perceberam que o grande sonho do menino era este e não queriam que ele fosse infeliz. Ewan, então, abandonou Crieff e a Morrison Academy, sua escola, e se matriculou na Perth Repertory Theatre, onde passou a trabalhar como contra-regra e também teve pequenos papéis em seus espetáculos.
Logo depois, o jovem escocês se inscreveu no programa de artes teatrais da Kirkcaldy College of Technology, localizada em Fife, que teve início no outono de 1988 e tinha duração de um ano.
Depois de um tempo, McGregor se matriculou na Guildhall School of Music and Drama em Londres, onde faria um curso de teatro com 3 anos de duração. Mas, após concluir o seu primeiro ano na escola, Ewan acabou abandonando os estudos... isso porque ele havia conseguido um papel no filme para a TV "Lipstick on Your Collar"(1993), exibido em seis partes na televisão britânica!
Ainda em 1993, o ator fez mais um filme para a TV e a mini-série "Scarlet & Black", onde contracenava com a atriz Rachel Weisz. Logo depois, ele fez a sua estréia nas telas do cinema, atuando com Robin Williams e Robert Carlyle no drama "Being Human"(1993)...
Mas foi o seu próximo trabalho que chamou a atenção do público e da mídia para o ator... o drama/suspense "Cova Rasa"(1994), um excepcional filme dirigido por Danny Boyle. Porém, logo em seguida vieram mais alguns trabalhos sem pouca importância, como "Na Crista da Onda"(1995), com Catherine Zeta-Jones. Foi também em 1995 que o ator participou de um episódio da série de TV "Kavanagh QC" e, durante as gravações desta participação, Ewan conheceu a sua futura esposa...
Até que, em 1996, ele retorna com tudo às manchetes com o fantástico "Trainspotting - Sem Limites", filme também estrelado por Jonny Lee Miller e Robert Carlyle... Para este filme, o ator emagreceu vários quilos, já que ele estava interpretando um viciado em heroína! O bom momento na carreira de McGregor foi confirmado com o bom drama "O Livro de Cabeceira"(1996)...
Ewan McGregor já começava a despontar no meio e, conseqüentemente, os convites para novas produções começaram a aparecer... em maio de 1996, ele atuou em um episódio do cultuado seriado trash "Contos da Cripta". Logo depois, o escocês foi chamado para atuar na comédia-romântica de época "Emma"(1996), estrelada por Gwyneth Paltrow, Alan Cumming e Toni Collette.
Ainda em 96, McGregor participou da mini-série "Karaoke", estrelada por Albert Finney, e também atuou na comédia romântica "Um Toque de Esperança". No ano seguinte, ele atuou no drama "O Beijo da Serpente"(1997), fez uma elogiada participação na popular série norte-americana "ER" e protagonizou, junto de Cameron Diaz, a comédia-romântica "Por Uma Vida Menos Ordinária"(1997), onde também dividia as telas com Delroy Lindo, Holly Hunter e Ian Holm. Após este sucesso, as portas de Hollywood se abriram definitivamente para este talentoso e carismático ator escocês!
Após esta comédia-romântica, Ewan protagonizou o bom suspense "O Principal Suspeito"(1998), onde atuava com Nick Nolte, Patricia Arquette e Josh Brolin. Neste mesmo ano, McGregor ainda fez "Velvet Goldmine", com Christian Bale e Toni Collette, e o drama "Laura - A Voz de Uma Estrela", onde dividia as telas com dois nomes consagrados do teatro e cinema britânicos, Michael Caine e Jim Broadbent. Para finalizar o ano, Ewan ainda atuou em "Desserts"(1998), um curta-metragem com 5 minutos de duração.
Foi em 1999 que McGregor recebeu o seu papel mais comercial até então... ele foi chamado por George Lucas para viver Obi-Wan Kenobi em "Star Wars - Episódio I: A Ameaça Fantasma"(1999). Até então, o ator dava preferência a filmes independentes ou de baixo orçamento e, quando um entrevistador lhe lembrou de sua aversão às grandes produções, Ewan respondeu:
-"Eu sei o que eu disse, mas, ei! Isto é Star Wars! - e ele ainda complta, ironizando - "Eu não encaro do mesmo modo que algo como "Independence Day". Eu daria um tiro na cabeça antes de fazer um filme como este."
Sobre sua escolha para o papel, o bem-humorado ator escocês comentou:
-"Na verdade, eu realmente queria interpretar a Princesa Léia. Coloque umas broas bem grandes na minha cabeça. Agora, isso seria interessante!" - se referindo ao característico penteado da personagem vivida por Carrie Fisher na trilogia original da saga intergalática de George Lucas. Além disso, Ewan também comentou:
-"Eu tenho esperado por quase 20 anos para ter o meu próprio sabre-de-luz. Nada é mais bacana do que ser um cavaleiro Jedi.".
Apesar de toda a diversão e empolgação, McGregor se preparou bastante para o papel... ele estudou meticulosamente os filmes do ator Alec Guinness, que viveu o personagem Obi-Wan Kenobi na trilogia original. Ele fez isso para garantir exatidão em tudo, desde o sotaque até o modo de se portar. O resultado, como todos sabemos, foi mais uma grande atuação na carreira do ator.
Ainda em 1999, Ewan fez o drama "A Fraude", com Anna Friel, e o suspense "Sedução Fatal", com a sempre bela Ashley Judd.
O ano de 1999 marcou a estréia de Ewan na direção... o ator dirigiu um dos segmentos que formavam o filme para a TV "Tube Tales". O segmento que recebeu a assinatura de Ewan McGregor como diretor foi um chamado 'Bone'...
Logo em seguida, o ator voltou para a frente das câmeras, atuando no drama de época "Nora"(2000), no curta-metragem "Anno Domini"(2000) e em dois documentários, "Welcome to Hollywood"(2000) e "Killing Priscilla"(2000). Aliás, no filme "Nora", além de atuar, Ewan também teve a oportunidade de revelar os seus talentos vocais... o escocês cantou 5 músicas executadas no longa!
Depois disso, McGregor teve mais uma oportunidade de atuar e cantar... ele estrelou, ao lado de Nicole Kidman, o premiado musical "Moulin Rouge - Amor em Vermelho"(2001), do diretor Baz Luhrmann. Além de uma bela atuação, Ewan também foi responsável por várias das músicas do filme, seja cantando sozinho ou com outros membros do elenco, que também contava com John Leguizamo, Jim Broadbent e Richard Roxburgh, entre outros. O filme fez um sucesso monstruoso em todo o mundo, o que apenas confirmava que Ewan McGregor era, sem dúvida nenhuma, um ator do primeiro time de Hollywood!
Depois de um musical de sucesso, um filme de guerra igualmente bem sucedido... Ewan fez o excelente "Falcão Negro em Perigo"(2001), do diretor Ridley Scott. Nesta reconstituição de fatos reais acontecidos na Somália, McGregor dividiu as telas com um elenco muito bom, que incluía Josh Hartnett, Eric Bana, Tom Sizemore, Orlando Bloom e tantos outros. Assim, ele realizava um de seus sonhos: fazer um filme de guerra.
Em seguida, o ator europeu retornou às telinhas da TV, participando de episódios de "Parkinson", "Hollywood Greats" e "Nature".
Em 2002, McGregor voltou a empunhar o seu sabre de luz para viver novamente o cavaleiro Jedi Obi-Wan Kebobi em "Star Wars - Episódio II: O Ataque dos Clones", filme que foi um grande sucesso de bilheteria... como era de se esperar!
Como este projeto consumiu muito tempo e dedicação do ator, em 2002 ele apareceu em apenas mais um outro filme: um curta-metragem de mistério entitulado "Solid Geometry", que tinha duração de 24 minutos.
Porém, no ano seguinte, Ewan se envolveu em vários projetos, como a comédia-romântica "Down With Love"(2003), em que era protagonista ao lado de Renée Zellweger. O ator também fez "Young Adam"(2003), um filme de crime e suspense baseado num romance erótico e violento de Alexander Trochy, e "Big Fish"(2003), produção em que aparece ao lado de Albert Finney, Steve Buscemi, Jessica Lange e Danny DeVito...
Atualmente, o astro escocês está envolvido nas gravações de "Flora Plum", filme com Meryl Streep, Claire Danes e Shannen Doherty e previsto para estrear em 2004. Além disso, é aguardado para 2005, o desfecho da recente trilogia de 'Star Wars', quando estreará nos cinemas de todo o mundo o filme "Star Wars - Episódio III"... Sobre a conclusão desta saga, Ewan afirma:
-"Eu sei que irá terminar com uma luta entre eu e o Hayden que será fantástica." - Agora, só nos resta esperar.
E, além de todos estes trabalhos em TV e cinema, Ewan McGregor já apareceu em várias peças teatrais, onde posso destacar "What the Butler Saw", de 1992, onde vivia Nicholas Beckett, e "Little Malcolm and His Struggle Against the Eunuchs" encenada em 1998 no Hampstead Theatre, em Londres... aliás, a direção deste espetáculo ficou a cargo de Denis Lawson, o tio do ator.
O ator também aproveita bastante a sua popularidade para aparecer em comerciais... no Japão, ele fez comerciais de TV e anúncios impressos para o Bobson's Jeans em 1997. Ainda em terras japonesas, Ewan apareceu em comerciais de TV para a Escola de Inglês Aeon em 2002. McGregor também apareceu no mundialmente famoso calendário da Pirelli... o ator ilustrava a folhinha do mês de março de 1998. Além disso, ele dublou um comissário de bordo de desenho animado para a Virgin Atlantic Airways!
Ewan McGregor é um ator talentoso e carismático, e isso vem fazendo dele um dos maiores atores da atualidade... ou até mesmo de todos os tempos! Em 2001, o ator escocês ficou em 8º lugar numa lista que apontava os maiores atores britânicos da história. Além disso, no ranking dos "100 Maiores Astros de Cinema de Todos os Tempos", publicado pela revista britânica Empire em outubro de 1997, Ewan conseguiu uma destacada 36ª colocação... e ele estava apenas começando a se despontar no meio! Além disso, em 5 de julho de 2001, Ewan foi presenteado com um doutorado honorário da Universidade de Ulster, numa cerimônia de formatura ocorrida em Belfast, na Irlanda do Norte.
Prêmios: Ewan McGregor é um ator talentosíssimo e que sempre consegue desempenhos espetaculares em papéis brilhantes. Por causa desta habilidade em escolher bons papéis, Ewan é constantemente indicado aos mais diversos prêmios... na sua carreira, ele já recebeu indicações de instituições como MTV Movie Awards, European Film Awards, British Independent Film Awards, Australian Film Institute e tantos outros. Mas alguns prêmios se destacam mais que os outros...
Empire Awards: Ewan Já ganhou o prêmio de 'Melhor Ator Britânico' em 1996, 1997, 1998 e 2002, pelas suas atuações em "Cova Rasa"(1994), "Trainspotting - Sem Limites"(1996), "Por Uma Vida Menos Ordinária"(1997) e "Moulin Rouge - Amor em Vermelho"(2001), respectivamente.
Globo de Ouro: em 2002, o ator escocês foi indicado como 'Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical' pelo seu trabalho em "Moulin Rouge - Amor em Vermelho" mas, infelizmente, ele não faturou a estatueta...
Site Oficial: não tem
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...