Nome Completo: William Jacob Busey
Data e Local de Nascimento: Jake nasceu no dia 15 de junho de 1971, na cidade de Los Angeles, estado da Califórnia, EUA. Ele é filho único e o gosto pela interpretação corre em suas veias... seu pai é o também ator Gary Busey.
Vida pessoal: Não descobri nada...
Algumas curiosidades: Jake é um tanto alto: mede 1,90m. de altura... aliás, sobre a sua própria altura, o ator comenta:
-"Eu ainda interpreto psicopatas e vilões porque eu sou alto e tenho os ombros largos. Os agentes responsáveis pela escolha do elenco acham que eu pareço imponente perto de todos aqueles protagonistas de 1,75m."
Jake adora andar de motocicletas, assim como o seu pai.
-"A gente sempre anda junto". - explica Jake - "Ele nunca foi um cara ruim, eu nunca fui um cara das ruas". Inclusive, o pai do ator sofreu um acidente motociclístico quase-fatal em dezembro de 1988. Na ocasião, Gary não usava um capacete e, mesmo depois de uma delicada cirurgia, ele continua andando de moto sem a acessório!
Uma outra paixão de Jake é pilotar helicópteros, já que ele possui licença de piloto.
-"Pilotar um é como balançar uma bola de boliche numa agulha. Mas não há nada melhor do que estar num Cobra infernizando em baixas alturas!" - ele comenta. Jake gosta tanto de pilotar que ele passa vários dias por mês nos ares!
Quando era pequeno, Jake, às vezes, tocava bateria na banda de seu pai. Seus pais se divorciaram quando ele tinha 16 anos... e, quando seu pai decidiu se casar novamente em 1996, Jake foi chamado para ser seu padrinho. Para completar, sua madrasta é apenas um pouquinho mais velha que Jake.
Além de atuar em muitos filmes de horror, Jake Busey adora assistir produções do gênero! Sobre o seu preferido, ele fala:
-""O Iluminado" é, de longe, o melhor filme de terror já feito!" - Além disso, quando perguntado sobre o primeiro filme proibido para crianças que assistira, Jake responde:
-"Foi "Sexta-Feira 13". Eu tinha 10 ou 11 anos. Meus pais não se preocupavam com as classificações dos filmes. Eu me lembro de minha mãe dizer: 'Eu não acho que você deva vê-lo, mas se você realmente quiser, vá. Mas eu acho que você vai se borrar todo de tanto medo.'" - ele relembra, e conclui - "Nós fomos. E me borrei todo."
Atualmente, Jake mora em Santa Monica, na Califórnia, com sua cachorra, Annabelle.
Carreira: A estréia do ator nos cinemas aconteceu bem cedo, interpretando o filho de Gary Busey em "Straight Time"(1978), filme estrelado por Dustin Hoffman, Theresa Russell e Kathy Bates. Poucos anos depois, o garoto fez uma ponta no faroeste "Barbarosa"(1982), produção estrelada por seu pai.
Embora tivesse crescido rodeado por atores e músicos e já ter participado de produções cinematográficas, Jake Busey somente decidiu levar a profissão de ator a sério quando estava na faculdade. Sobre isso, ele mesmo conta:
-"Eu tive uma aula de teatro na Santa Barbara College, mas somente porque tinha uma garota de quem eu estava afim na classe. Logo, eu estava mais interessado na aula do que na garota. Eu pensei que aquilo era a indicação necessária de que atuar era algo que eu deveria seguir." - Quando Jake contou para seu pai que iria se arriscar na carreira de ator, Gary desaprovou a idéia do filho. Mas quando ele viu a determinação do rapaz, teve que acabar aceitando o fato.
Porém, o início da carreira de Jake foi bem complicado... nem mesmo o fato de ser filho de um ator conhecido ajudou. Isso provavelmente até o atrapalhou, já que Gary Busey vivia numa intensa luta contra a dependência química! Tanto que Jake passou mais de dois anos fazendo testes para diversos papéis, sem nunca ter sido contratado. Sobre esta fase, Jake explica:
-"Depois que declarei minhas intenções de me tornar um ator, foram necessário três anos para conseguir uma linha de diálogo. Eu não 'comia em colher de prata'. Fiz testes por três anos antes que conseguisse um trabalho. Há a chance de algumas pessoas acharem que foi fácil para mim. Mas não me preocupo com isso. Eu me dei conta que é como as pessoas neste negócio me vêem agora e não apenas como o filho do Gary Busey."
Mesmo tendo um início de carreira tão devagar e complicado, Jake não desistiu... apesar de ter quase entregado os pontos, conforme ele mesmo explica:
-"Eu estava à beira de desistir para me juntar à Guarda Nacional como um piloto de helicóptero, quando John Milius me deu um pequeno papel no filme filme "Reação Mortal". Aquele pequeno papel deslanchou minha carreira, mas ainda não havia 'colher de prata'. Eu continuei ralando meu traseiro e sofri muito com ataques de ansiedade".
Mas, antes de atuar nesta produção para a TV, Busey havia aparecido na produção da rede NBC "Cruel Doubt"(1992), atuando com a atriz Blythe Danner e sua filha, a então desconhecida Gwyneth Paltrow. Depois disso, ele interpretou um temido valentão em "Shimmer"(1993).
Em seguida, Jake teve um pequeno papel em "I'll Do Anything"(1994), uma produção estrelada por Nick Nolte, Albert Brooks, Anne Heche e Ian McKellen. Depois disso, veio o papel de um universitário malucão na comédia "U.M.A. - Universidade Muito Animal"(1994), onde também atuavam Jeremy Piven, Jon Favreau, David Spade e Megan Ward.
Foi somente depois desta comédia que Jake Busey veio atuar, ao lado de Carla Gugino, no filme para a TV "Reação Mortal".
Jake começou a chamar a atenção e a provar que sabe atuar quando apareceu ao lado de Stephen Dorff, Reese Witherspoon e Joey Lauren Adams em "S.W.F. - Filhos da Violência"(1994). Depois disso, o ator começou a trabalhar incansavelmente... praticamente emendando um trabalho no outro. Jake é famoso por seus pequenos papéis nas grandes produções e por papéis maiores em filmes menores ou independentes!
Ainda em 1994, o loirão apareceu na comédia "The Stöned Age" e no curta-metragem "The Foot Shooting Party", onde atuava com Leonardo DiCaprio e Michael Rapaport. Ele ainda fez uma aparição no episódio 'Surprise Party', da cultuada série de terror trash "Contos da Cripta"!
Ao lado de Margot Kidder, Busey atuou em "Windrunner - O Vencedor"(1995) e, no ano seguinte, participou de "Twister"(1996), uma super-produção campeão de bilheteria! Neste filme, Jake vivia um dos cientistas da equipe rival daquela comandada por Helen Hunt e Bill Paxton.
Logo depois, veio mais um excelente trabalho... Busey viveu um perigoso e cruel serial-killer em "Os Espíritos"(1996), produção dirigida por Peter Jackson e estrelada por Michael J. Fox.
O próximo trabalho também foi uma super-produção... a ficção científica "Contato"(1997), estrelada pela sempre ótima Jodie Foster e por Matthew McConaughey e dirigida pelo renomado Robert Zemeckis.
Ainda em 1997, Jake viveu um rapaz em busca de uma vida em Los Angeles no filme "Quiet Days in Hollywood", onde dividia as telas com Hilary Swank e Daryl Mitchell. Ele também atuou na irônica e crítica aventura espacial de Paul Verhoeven "Tropas Estelares", onde contracenava com nomes como Casper Van Dien, Denise Richards e Dina Meyer.
Em seguida, veio a comédia romântica "Nosso Louco Amor"(1998), onde atuou com Luke Wilson e Drew Barrymore. Depois disso, Jake fez o filme para a TV "Black Cat Run"(1998) e apareceu no sucesso "Inimigo do Estado"(1998). Nesta produção, estrelada por Will Smith, Gene Hackman e Jon Voight, Busey formava com Scott Caan uma dupla de assassinos do governo!
Depois de começar a conquistar um certo reconhecimento no meio, Jake Busey foi convidado para viver o malucão Dennis na série cômica "Shasta McNasty"(1999), onde também atuava o ator Carmine Giovinazzo. Mas a série, infelizmente, acabou sendo cancelada na rede UPN.
Depois da mal-sucedida experiência na telinha, Jake voltou ao cinema atuando na fraquinha comédia "Segura a Onda"(1999), estrelada por Jamie Foxx e Nia Long. Logo em seguida, o ator fez o bacana e divertido "Tail Lights Fade"(1999), uma comédia independente que contava com as presenças de Denise Richards, Breckin Meyer e Elizabeth Berkley.
Após uma pequena pausa em 2000, Busey retornou às telas de cinema em 2001 com a divertida e satírica comédia "Gatos Numa Roubada", atuando ao lado de Jerry O'Connell, Shannon Elizabeth, Horatio Sanz e Jaime Pressly... a despretenciosa comédia foi um inesperado sucesso, chegando a liderar as bilheterias nos EUA por algum tempo!
Depois deste trabalho, Jake contracenou com Adam Goldberg, Jennifer Tilly e Natasha Lyonne em "Fast Sofa"(2001).
Em abril de 2002, o ator apareceu em um episódio da série de TV "Jeremiah" e, em novembro deste mesmo ano, atuou em um episódio da nova versão da série "Além da Imaginação", apresentada pelo ator Forest Whitaker. Ainda em 2002, Jake Busey atuou na fracassada comédia "The First $20 Million Is Always the Hardest", dividindo os sets de gravação com Adam Garcia e Rosario Dawson.
Neste mesmo ano, Busey ainda apareceu no filme "Lost Junction"(2002), produção estrelada pela atriz Neve Campbell.
O próximo ano começou muito bem para Jake Busey... em janeiro, o ator participou de um episódio da popular e revolucionária série "Fastlane", estrelada por Peter Facinelli, Bill Bellamy e Tiffani Thiessen. Além disso, Jake atuou no bom suspense "Identity"(2003), filme eletrizante que contava com um elenco de feras: John Cusack, Ray Liotta, Amanda Peet, Alfred Molina e Clea DuVall...
Ainda em 2003, Jake Busey foi chamado para compor o elenco de uma nova série de TV chamada "Karen Sisco". Esta série também conta com a atriz Carla Gugino e narra as histórias da policial Karen Sisco... para quem não se lembra, esta personagem foi vivida por Jennifer Lopez no filme "Irresistível Paixão". E, como a personagem agradou bastante, acabou ganhando uma série própria... mas sem a presença de Lopez no papel-título!
Por fim, Jake Busey participou de "The Hitcher II: I've Been Waiting"(2003), um filme de terror a ser lançado diretamente em vídeo e que também conta com as presenças de Kari Wuhrer e C. Thomas Howell...
Ah, e além de todos estes trabalhos em filmes e séries de TV, no começo da década de 90, Jake Busey apareceu em dois promos para a MTV norte-americana!
Com muita luta e determinação, Jake Busey vem colocando o seu nome em Hollywood... conquistando cada vez mais reconhecimento, respeito e fãs! Ele é uma prova de que as pessoas não devem desistir de seus sonhos quando as coisas se complicam ou parecem sem solução ou perspectiva... O importante é jamais desistir!
Prêmios: Mesmo trabalhando bastante e conseguindo um lugar cada vez mais destacado no universo hollywoodiano, Jake Busey jamais foi sequer indicado a qualquer prêmio...
Site Oficial: não tem
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...