Nome Completo: James Patrick Caviezel
Data e Local de Nascimento: James Caviezel nasceu no dia 26 de setembro de 1968, em Mount Vernon, no estado de Washington, EUA. O ator é o 2º filho do casal Margaret e Jim!
Vida pessoal: James é casado com Kerri (desde 1997), uma professora de inglês; eles ainda não tem filhos e residem em Los Angeles.
O ator tem um irmão, Timmy, e mais três irmãs, Ann (a única mais velha que o ator), Amy e Erin...
Algumas curiosidades: O apelido do ator é Jim e ele mede 1,85 m. de altura e pesa cerca de 82 kg. Ele conheceu sua esposa de uma maneira peculiar: foi através de um "encontro às escuras" (um tipo de encontro onde uma pessoa não sabe quem é a outra) armado pelas suas irmãs!!
A família de Jim é muito católica, tanto que o ator sempre usa um crucifixo de ouro!
O sobrenome "Caviezel" é de origem "romanche", uma língua falada no sudeste da Suíça, mas o ator tem descendência irlandesa...
Jim gosta muito de cachorros e tem como hobbies: jogar basquete e fazer ginástica! O basquete, por sinal, é parte importante na vida do ator... Ele passou sua infância e juventude praticando o esporte com seus irmãos na quadra de basquete da família! E dos 5 jovens, Jim era aquele com o futuro menos promissor no esporte. Mas, sem desistir, Jim passou alguns anos entre Seattle e Conway (cidade próxima à Mount Vernon) tentando ser recrutado para algum time de basquete para jogar o prestigiado campeonato colegial norte-americano!
Não conseguindo se juntar a nenhum time, Jim passava o tempo entretendo seus colegas de classe da Kennedy High School com muitas imitações... o seu repertório incluía um malvado Mr. T (para quem não se lembra do Mr. T, ele era o B.A. do seriado dos anos 80, "Esquadrão Classe A")!
Durante esse período escolar, Jim começou a se achar esquisito... fruto de uma baixa-estima causada por suas fracas realizações acadêmicas! Mas, anos mais tarde, o ator descobriria que seu fraco desempenho na escola era provocado por Falta de Atenção e Desordem de Hiperatividade e dislexia!
Depois de se formar na Kennedy HS, Caviezel atuou em peças locais, trabalhou como modelo e se matriculou na Bellevue Community College, em Bellevue, no estado de Washington, onde finalmente conseguiu dar seus dribles em quadra. Também estudou na University of Washington e na University of Southern California, onde se matriculou no Programa Profissional de Interpretação...
Carreira: O ator começou sua carreira no cinema fazendo uma ponta em "Garotos de Programa"(1991), com River Phoenix e Keanu Reeves. Ele gostou tanto da experiência que logo depois se mudou para Los Angeles.
Durante dois anos, o ator não conseguiu muitos trabalhos, apenas uma participação num episódio de "Anos Incríveis" e o papel de um racista em "Diggstown"(1992)... Após este trabalho, James Caviezel foi aceito na Julliard School for the Performing Arts, mas ao invés de se inscrever, ele preferiu aceitar um papel no filme "Wyatt Earp"(1994)! O diretor do filme, Lawrence Kasdan, se encantou com o talento do jovem ator e pagou para que ele ficasse em locação durante todos os 4 meses de filmagem, apesar da participação de Jim durar apenas alguns dias! Ele ainda fez os filmes "A Good Day to Die"(1995); "A Rocha"(1996), com Nicolas Cage e Sean Connery. Neste mesmo ano, ele atuou na comédia "Ed - Um Macaco Muito Louco", com Matt Le Blanc...
Algo muito bom aconteceu com o Caviezel em 1996, ele conheceu o ator Sean Penn em um teste para um filme. Nenhum dos dois foi escalado, mas isso fez Jim reavaliar seus objetivos e ele se deu mais 6 meses para conseguir algo grande! Sobre esta decisão, o ator comentou:
-"Eu ganhei um pouco de liberdade depois daquilo. Ao invés de fazer 10 testes, eu iria apenas à papéis que eu queria. Eu cairia lutando e deixaria as pessoas rirem, porque eu estava desenhando minha própria vida. Eu pus minha fé em Deus. Era tudo sobre Ele e minha família. Tinha que ser mais sobre mim."
Com toda esta convicção, Caviezel só teve que sofrer com mais um papel secundário... foi em um filme estrelado por Demi Moore: "Até o Limite da Honra"(1997).
Enquanto isso, Sean Penn havia assinado contrato para fazer o novo filme de Terrence Malick: "Além da Linha Vermelha"(1998). E o diretor precisava de alguém que pudesse personificar a espiritualidade sem a dor da guerra, e Penn sugeriu seu colega James Caviezel. O diretor acabou escolhendo Jim para o tal papel, apesar do ator ter um currículo relativamente fraco! Sobre o fato de Malick ter deixado grandes nomes em papéis pequenos e de ter lhe dado um papel central, Caviezel disse:
-"Teve a coragem de me dar este papel. Ele não tinha que fazê-lo. Existiam muitos caras que eram mais bem-vestidos, tinham muito mais credenciais do que eu tinha. Eu não tinha provado à ele que poderia fazer este papel, mas ele pôs sua reputação em jogo por mim e não existem palavras para descrever que experiência maravilhosa foi trabalhar com ele."
A reputação de Malick permaneceu intacta e Caviezel ganhou uma respeitável reputação!
Apesar desse contratempo, o ano 2000 começou a todo vapor... Jim estrelou o drama "Alta Freqüência" ao lado de Dennis Quaid. Também trabalhou em mais 2 produções: "Pay It Forward", fazendo o papel de um viciado em heroína, e "Madison".
O ator, para não ter sossego, já está compromissado com mais outros dois projetos para 2001.
Além de cinema, Jim foi convidado para fazer participações em seriados de TV: em 1992, participou de um episódio de "Anos Incríveis" e em 1995, de um episódio de "Assassinato Por Escrito"... Além de ter participado do "The Rosie O'Donnell Show"!! Ele poderia ter participado também da popular soap-opera "Melrose", mas o diretor de elenco alegou que James Caviezel era "estranho"!
Apesar de alguns problemas que vimos, Jim está construindo uma carreira sólida... e sobre isso, ele comentou certa vez:
-"Eu sei que tudo isso pode ir embora amanhã. Eu não fiz nada sobre o qual posso me gabar, mas eu agradeço a Deus por ter sido capaz de agüentar tanto tempo para achar uma coisa que eu posso fazer bem."
Prêmios: James foi indicado à apenas um prêmio em sua carreira e não faturou!!
Chicago Film Critics Association Awards: indicado, em 1999, como ator mais promissor por seu desempenho em "Além da Linha Vermelha".
Jim recebeu um prêmio nada convencional na sua vida: ele recebeu o título de "Olhos Mais Bonitos" (categoria masculina) na Kennedy High School, onde fez o colegial!
Site Oficial: não tem
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...