Conheça John Cusack

John Cusack

John Cusack

Nome Completo: John Cusack

Data e Local de Nascimento: John nasceu no dia 28 de junho de 1966, em Evanston, estado de Illinois, EUA. John é o 4º filho de uma família irlandesa católica que é extremamente envolvida com o show bizz: seu pai, Richard, é ator e diretor de documentários; sua mãe, Nancy, é uma ex-professora de matemática; suas irmãs, Joan, Susan e Anne, são atrizes; e seu irmão, Bill, também é ator! Sempre que possível, John dá um jeitinho de encaixá-los em seus filmes!

Vida pessoal: Cusack tem uma vida bastante reservada, mas não deixa de se relacionar com algumas atrizes... o ator já namorou a britânica Minnie Driver, que conheceu nas filmagens de "Matador em Conflito"(1997). Ele já se envolveu com Alison Eastwood, Claire Forlani e atualmente está namorando Neve Campbell.

Algumas curiosidades: John Cusack mede 1,90m de altura e freqüentou a Evanston Township High School em sua cidade-natal. O ator também freqüentou o Piven Theatre Workshop, além de ter passado um semestre na New York University.

O ator já fez diversos trabalhos, mas poderia ter feito um bem especial: "Platoon"(1986)... Cusack não fez este filme pois sua mãe o proibiu de participar das duras filmagens realizadas nas Filipinas! Êh, queridinho da mamãe...
John interpretou os mais diferentes personagens, mas o que mais se parece com o ator, segundo ele próprio, é Lloyd Dobler, de "Say Anything..."(1989).

Depois de fazer sucesso atuando, John Cusack começou a se destacar como produtor. Ele tem sua produtora, a New Crime Productions, fundada por ele e dois de seus amigos do colegial, Steve Pink e D.V. DeVincentis. A produtora deles já realizou os filmes "Matador em Conflito"; "Fear and Loathing in Vas Vegas" e "Justiça de um Bravo", além de várias produções teatrais...
A New Crime Productions, criada em 1992, é inspirada numa companhia teatral criada pelo próprio ator em 1988, a The New Criminals de Chicago, que promovia peças políticas e de vanguarda. Mas a própria companhia teatral de Chicago é uma espécie de extensão de um outro grupo de Los Angeles... o Actors' Gang, criado por Tim Robbins, um grande amigo de John Cusack.
A New Crime Productions, criada em conjunto com a Paramount, assinou um longo contrato com a Castle Rock Entertainment, que vai permitir a Cusack e seus colegas escreverem e produzirem filmes... Cusack, ao criar sua produtora de filmes, disse que pretendia "desenvolver material que transcende o gênero de filmes blockbusters e imprimir o mesmo tipo de espírito, energia e sinceridade que nós tentamos em nossa companhia teatral."

John Cusack, que prefere morar em Chicago e não em Los Angeles, é um ator que não se encaixa no padrão hollywoodiano dos grandes astros: ele odeia chamar a atenção e não gosta de ser uma celebridade, conforme ele próprio disse:
-"Celebridade é a morte... celebridade - isso é a pior coisa que pode acontecer a um ator."

Cusack não se incomoda de ser um grande astro... daqueles que recebem milhões de dólares. Tanto que ele recusou dois excelentes papéis: em "Apollo 13", cujo papel acabou indo para Bill Paxton, e em "Proposta Indecente"...
-"Proposta Indecente? Por que eu iria querer assistir Demi Moore f---r Donald Trump e fazer caretas estúpidas?" - explicou ele. Bom, coragem ele tem!

Mas apesar de ser averso às badalações, o ator já se meteu em algumas confusões típicas das grandes estrelas: em 1990, Cusack foi sentenciado a 3 anos de prisão, com direito a sursis, por dirigir embriagado!

Carreira: John Cusack sabia desde cedo qual profissão ele iria seguir... aos 8 anos, quando ainda estava na 2ª série, Cusack seguiu o mesmo caminho de seus irmãos e se inscreveu no Piven Theatre Workshop, em sua cidade-natal. Este workshop, dado pelos pais do ator Jeremy Piven, ficou famoso por ter revelado grandes nomes do teatro de Chicago, tais como os Cusack e Aidan Quinn. Aos 12 anos, John já era um veterano do show bizz, com um currículo que contava com muitas produções teatrais, comerciais para rádio e TV e alguns filminhos. Ele continuou trabalhando até que, aos 17 anos, o jovem ator fez sua estréia no cinema com a comédia-romântica adolescente "Uma Questão de Classe"(1983), onde trabalhou com Rob Lowe e Andrew McCarthy.

Cusack continuou com projetos muito parecidos com o seu filme de estréia... o ator fez "Gatinhas e Gatões"(1984), com Molly Ringwald e Anthony Michael Hall; "Minha Vida é um Desastre"(1985); "Garota Sinal Verde"(1985) e "Say Anything..."(1989), onde interpretou o romântico Lloyd Dobler, seu último papel adolescente. "Say Anything...", um filme de Cameron Crowe, se tornou um clássico dos anos 80 e confirmou que o talento de John Cusack poderia carregar um filme sozinho... além de torná-lo um dos "queridinhos" das garotas!
Cusack ainda atuou nos marcantes "Viagem Clandestina"(1985); "Conta Comigo" (1986) e "Broadcast News"(1987) e em alguns outros filmes menos destacados.

Após "Say Anything...", Cusack começou a receber convites para papéis melhores... seu 1º grande papel adulto foi no excelente "Os Imorais"(1990), onde ele atuava com Angelica Huston e Annette Benning. As duas atrizes foram indicadas ao Oscar por este trabalho e Cusack recebeu inúmeros elogios.

Cusack estrelou o drama "A Um Passo do Poder"(1991), ao lado de James Spader; fez também "O Mapa do Coração"(1992) e teve alguns pequenos, mas memoráveis, papéis em "Bob Roberts"(1992) e "O Jogador"(1992)...
Em 1993, o ator fez "Dinheiro, Pra Que Dinheiro?", que tinha tudo para ser um grande filme... mas Cusack ficou nervoso com os cortes que o diretor fez na edição final e acabou fazendo uma "propaganda-negativa" sobre seu próprio filme.
No seu próximo trabalho, John protagonizou a deliciosa comédia "Tiros na Broadway"(1994), de Woody Allen e mostrou para todos do que ele era capaz! O ator também estrelou, ao lado de Al Pacino, o drama-político "City Hall - Conspiração no Alto Escalão"(1996)...
Neste mesmo ano, Cusack participou de um episódio da famosa sitcom "Frasier".

"Matador em Conflito"(1997) foi o próximo projeto desenvolvido por Cusack, que co-escreveu, co-produziu e atuou. Esta comédia de humor negro foi aclamada pela crítica e fez muito sucesso, marcando um renascimento na carreira do ator!
O próximo trabalho do ator foi o blockbuster "Con Air - Na Rota da Fuga"(1997), estrelado por Nicolas Cage. Segundo o próprio Cusack, seu personagem, um agente federal, era "o primeiro herói de ação não-bíblico, pós-Heston, de sandálias."
O ator não costumava fazer grandes produções, mas ele decidiu fazer "Con Air" porque achava que já era hora de fazer alguns negócios mais espertos... Pô, é justo ele querer ganhar um dinheirinho, né?

Cusack trabalhou também com o diretor Clint Eastwood em "Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal"(1997), uma adaptação para o cinema do best-seller de John Berendt...
Depois disso, o ator ainda emprestou sua voz para Dimitri, o principal personagem masculino do filme animado "Anastácia"(1997), da Twentieth Century Fox.

O ator fez mais alguns filmes, até receber um papel em "Além da Linha Vermelha"(1998), de Terrence Malick. Trabalhou no filme para a TV "Justiça de um Bravo"(1999), uma produção de sua companhia, e atuou com Billy Bob Thornton em "Alto Controle"(1999).
O ator terminou o ano com o criativo e original "Quero Ser John Malkovich"(1999), um grande sucesso de público e crítica!

Seu próximo trabalho mais destacado talvez seja o seu melhor... "Alta Fidelidade"(2000), uma adaptação do best-seller do inglês Nick Hornby. Além de atuar, Cusack produziu e escreveu a adaptação para o cinema... com este trabalho, o ator recebeu sua 1ª indicação para o Globo de Ouro!!
Cusack continua trabalhando bastante, mantendo-se sempre ocupado.

Somente agora Cusack está recebendo o reconhecimento e a atenção que ele merece... e ele realmente merece, pois é um dos mais talentosos e capazes atores de sua geração!
Cusack está muito satisfeito com os rumos de sua carreira, e acredita que seu sucesso se deve ao fato de não ter se vendido:
-"Eu não me vendi até agora, embora eu tenha feito filmes ruins. Por vender, eu quero dizer bater carros, sacar armar, matar pessoas - histórias idiotas. Se você ver as palavras 'havia um silêncio sinistro, misterioso' algumas vezes num roteiro, é uma pista."
Apesar de tudo, ele admite que ainda não conseguiu alcançar sua grande meta: estar envolvido em uma "grande obra de arte"!!

Prêmios: Cusack já tem uma carreira longa e de muito prestígio, mas que não tem se refletido em premiações. O ator foi indicado a poucos prêmios... mas o mais importante foi o Globo de Ouro:
Globo de Ouro: em 2001, o ator recebeu a indicação de Melhor Ator em Filme Musical ou Comédia, pela sua divertida e elogiada atuação em "Alta Fidelidade"(2000). Mas ele não ganhou...

Site Oficial: não tem

Galeria de fotos

Ir para a lista de atores