Conheça John Travolta

John Travolta

John Travolta

Nome Completo: John Travolta

Data e Local de Nascimento: Travolta nasceu no dia 18 de fevereiro de 1954 em Englewood, no estado norte-americano de Nova Jérsei. John era o mais novo de seis filhos... seu pai, Salvatore Travolta, era vendedor de pneus e ex-jogador semi-profissional de futebol americano, e sua mãe, Helen Travolta, era professora colegial de teatro. O pequeno Johnny nasceu quando seus pais já tinham uma idade bastante avançada, logo ele foi considerado um "milagre" pelo casal, católicos fervorosos. Como ele era um "milagre", sua educação foi bastante liberal e cheia de regalias... ele podia fazer o que quisesse!

Vida pessoal: Travolta é casado com a atriz Kelly Preston. O casal se conheceu durante as gravações de "Os Espertinhos"(1989) e, em 12 de setembro de 1991, eles oficializaram a união. Mas os dois tiveram que casar duas vezes... eles haviam sido casados por um ministro francês da Igreja da Cientologia; mas este casamento foi declarado ilegal. Então eles se casaram "pra valer" uma semana depois. Travolta e Preston têm dois filhos: Jett (nascido em 13 de abril de 1992) e Ella Bleu (nascida em 3 de abril de 2000).

Travolta já se envolveu com outra atriz com quem trabalhara... ele namorou Diana Hyland, que era 18 anos mais velha e com quem contracenou em "O Menino da Bolha de Plástico"(1976), onde ela interpretava a mãe dele. A atriz morreu de câncer nos braços de Travolta, em 1977.
A mãe do ator morrera da mesma doença dois anos antes. Foi nesta época que Travolta se aproximou da Igreja da Cientologia em busca de consolo.

Algumas curiosidades: Antes de contar algumas curiosidades sobre Travolta, vou contar duas coisinhas sobre seus filhos: Ella Bleu nasceu pesando 4,08 quilos! E Jett foi concebido durante um final de semana que John Travolta e sua esposa passaram na casa de Bruce Willis e Demi Moore...

John Travolta mede exatos 1,88m de altura e é membro da Igreja da Cientologia, assim como Tom Cruise, Nicole Kidman, Kelly Preston e muitas outras celebridades.
O filme "A Reconquista"(2000) gerou protestos do grupo anti-Cientologia FactNet, que acusou a igreja de esconder mensagens subliminares no filme de Travolta. A FactNet afirma que estas mensagens eram uma tentativa de se recrutar novos cientologistas! Não sei se a acusação foi provada... mas ela era bem séria!

O ator é um grande apaixonado por aviões: ele pilota três jatos Gulfstream e um Learjet. Ele também é dono de um Boeing 707! Seu maior feito em relação à aviação aconteceu em dezembro de 1993... Travolta conseguiu pousar, com sucesso, um jato Gulfstream IIB com falha elétrica total. Além disso, as condições climáticas eram das piores: era noite, ventava muito e a pista estava congelada!!

Em julho de 1978, o ator se tornou o 1º homem a aparecer na capa da revista "McCall's". Travolta também já apareceu na capa da revista "Rolling Stone" 4 vezes, o maior número de vezes para qualquer ator!

Durante cerca de 15 anos, John Travolta não conseguiu um trabalho de destaque e merecedor de elogios, como veremos mais adiante... mas mesmo assim, o ator conseguiu manter um elevado padrão de vida. Ele manteve um chatô de 20 quartos de frente para um lago no Maine; uma casa em estilo provinciano francês na Flórida; casas em Carmel, Santa Bárbara e Hollywood. Ainda possui carros de luxo e aviões. Mas como ele conseguiu que este patrimônio permanecesse intacto? Bem, por 3 razões:
- razão 1: Travolta tinha assegurado uma porcentagem nos lucros das vendas das trilhas sonoras de "Os Embalos de Sábado à Noite" e "Grease - Nos Tempos da Brilhantina", que venderam mais de 19 milhões de cópias.
- razão 2: nem todos os filmes feitos neste período foram um fracasso total, mesmo sendo bem fraquinhos. Por exemplo, "Olha Quem Está Falando" e suas duas continuações foram grandes campeões de bilheteria.
- razão 3: John Travolta sempre mantece uma atitude vencedora e positiva sobre sua seqüência de fracassos. Ele dizia: -"Eu sempre pensei que desde que eu fizesse as coisas certas e tivesse as intenções corretas, tudo se encaixaria."

O interesse de John Travolta e seus irmãos pelas artes dramáticas começou ainda cedo, como uma brincadeira: o amável patriarca dos Travoltas havia construído um pequeno teatro no porão de sua casa, e lá eram realizados divertidos espetáculos noturnos estrelados pelas crianças! John gostava tanto da idéia que, aos 12 anos, se matriculou num workshop para atores em sua cidade-natal... estava para surgir um grande astro!!

Carreira: John Travolta começou sua carreira artística ainda na adolescência aparecendo em musicais locais e em peças realizadas em teatros-restaurantes. Para se aprimorar ainda mais, John começou a ter aulas de sapateado com Fred Kelly, irmão de Gene Kelly. Mas o jovem ator não aprendia seus movimentos apenas nas aulas de dança; ele aprendeu bastante assistindo "Soul Train" na TV...
Aos 16 anos, Travolta largou a escola (com o consentimento de seus pais) para perseguir a carreira artística.
Em 1972, aos 18 anos, o jovem ator-dançarino conseguiu seu 1º papel: uma participação no seriado "Emergency!". Neste início de carreira, Travolta trabalhou numa companhia teatral durante um verão e depois entrou em turnê com a peça "Grease". O ator também atuou na Broadway, na peça "Over Here!", das irmãs Andrews... O jovem ator fez participações especiais em outras séries e um comercial para o Exército Americano em 1973, até que ele conseguiu o seu 1º papel no cinema... o filme era "The Devil's Rain"(1975).
Mas após o 1º filme, Travolta foi escalado para fazer parte do elenco fixo do seriado "Welcome Back, Kotter", onde vivia o fanfarrão Vinnie Barbarino, líder de uma gangue de deliqüentes juvenis chamada "Sweathogs". E, com este papel, o ator conseguiu um certo destaque e alguma fama... especialmente entre as adolescentes!

Seus próximos papéis não se diferenciavam muito do "arrasa-corações" Vinnie... o ator participou de "Carrie - A Estranha"(1976), onde teve um pequeno papel. Travolta apenas aceitou este papel para poder trabalhar com o diretor Brian De Palma:
-"Eu queria trabalhar com De Palma. Eu sabia que o filme seria interessante e que atrairia muita atenção." - disse o galã.

Seu próximo filme deu a John Travolta seus primeiros elogios da crítica: o filme era a produção para a TV "O Menino da Bolha de Plástico"(1976). Mas foi o filme seguinte que o levaria ao estrelato! Em 1977, o ator protagonizou "Os Embalos de Sábado à Noite", que fez bastante sucesso, faturou mais de US$350 milhões e rendeu ao ator uma indicação ao Oscar. O sucesso foi tamanho que todo os Estados Unidos começarou a se vestir como Tony Manero, o personagem de Travolta. Para se ter uma idéia da dimensão do fato, a roupa branca de Tony Manero foi leiloada na Christie's pela incrível soma de US$145.500... um verdadeiro recorde!!!
Travolta seguiu o estilo e, no ano seguinte, protagonizou outro filme que se tornaria um clássico... "Grease - Nos Tempos da Brilhantina"(1978), uma adaptação para o cinema da peça em que ele próprio havia trabalhado anos antes. Esta época foi o pico da carreira do jovem ator!

A partir daí, o ator colecionou uma grande seqüência de insucessos e praticamente caiu no esquecimento. O filme "Blow Out"(1981), de Brian De Palma, marcou o início desta fase ruim da carreira de Travolta. Nem mesmo a parceria com Olivia Newton-John, reeditada em "Two of a Kind"(1983), conseguiu agradar. O filme "Os Embalos de Sábado Continuam"(1983) também não conseguiu salvar a carreira do ator.
A década de 80 foi, literalmente, um grande fiasco para John Travolta! Muitos diziam que a culpada por esta fase negra era a tal da Igreja da Cientologia que, segundo rumores, realizavam verdadeiras lavagens cerebrais em seus membros! Neste período, Travolta não conseguiu um único papel decente... mas, curiosamente, recusou os papéis principais em 3 filmes de sucesso: "Days of Heaven"(1978); "Gigolô Americano"(1980) e "An Officer and a Gentleman"(1982). Os 3 projetos foram aceitos por Richard Gere, que praticamente fez seu nome com eles! Travolta também fez um teste para estrelar "Splash - Uma Sereia em Minha Vida"(1984), mas seu agente o convenceu a não fazer o filme. O papel acabou indo para Tom Hanks!

Foi somente em 1989, que Travolta conseguiu ensaiar uma volta aos holofotes. O filme era "Os Espertinhos", que se pelo menos não foi um grande sucesso, serviu para Travolta conhecer sua esposa Kelly Preston. Ainda em 1989, o ator atuou em "Olha Quem Está Falando" ao lado de Kirstie Alley, e o filme, superando todas as expectativas, foi um dos maiores sucessos do ano!

Travolta fez mais alguns filmes para a TV e duas continuações de "Olha Quem Está Falando". A grande maioria destes filmes era, com o perdão da palavra, um lixo! Para todo mundo, Travolta estava acabado e seu nome já era quase estranho em Hollywood. O mais importante ator do final dos anos 70 se tornara um estranho em seu próprio meio!

Eis que como uma fênix, Travolta ressurge das cinzas! O filme que o trouxe de volta foi "Pulp Fiction - Tempo de Violência"(1994), do diretor Quentin Tarantino, que levou 12 horas para convencer Travolta a aceitar o papel. Por este trabalho, Travolta recebeu sua 2ª indicação ao Oscar e assim pôde recolocar seu nome na lista dos super-astros!

Depois de sua volta triunfal, choveram convites e Travolta soube aproveitá-los. O ator fez "Get Shorty"(1995); viveu um piloto de caça em "A Última Ameaça"(1996), ao lado de Christian Slater; foi um mecânico que se torna um gênio em "Fenômeno"(1996). Ainda em 1996, Travolta viveu um anjo nada convencional em "Michael, Anjo e Sedutor"...
Seu próximo filme foi um grande sucesso de John Woo, onde Travolta atuava com Nicolas Cage... o filme era "A Outra Face"(1997). Ele ainda fez "Mad City"(1997) e "Segredos do Poder"(1998), derrotando Tom Hanks na disputa pelo papel principal, inspirado em Bill Clinton.

Ainda em 1998, Travolta recebeu um pequeno papel em "Além da Linha Vermelha", de Terrence Malick. E ele ainda trabalhou no drama-real "A Qualquer Preço"(1998), baseado no livro de Jonathan Harr. Fez também "A Filha do General"(1999), com Madeleine Stowe; "A Reconquista"(2000) e "Bilhete Premiado"(2000), com Lisa Kudrow...

Além de todos esses filmes, John Travolta já participou dos videoclips "(The Closest Thing to) Perfect" de Jermaine Jackson e "Far From Over" de Frank Stallone.
Aproveitando o sucesso como Vinnie Barbarino, o ator se aventurou pelo mundo da música e gravou três álbuns pop: "Can't Let Go"; "John Travolta" e "Travolta Fever". Neste processo, o ator-cantor ganhou um prêmio da Billboard de Melhor Vocalista Masculino. Pouco tempo depois, com o lançamento de "Os Embalos de Sábado à Noite", Travolta gravou um outro álbum, chamado "Whenever I'm Away From You" e que incluía seu sucesso "Let Her In", que ficou um bom tempo entre os Top 20 nos EUA...

Agora, vamos ver a evolução dos cachês pagos a Travolta desde o seu retorno às grandes produções:
em "Pulp Fiction - Tempo de Violência"(1994), o ator recebeu US$140 mil; em "Get Shorty"(1995), o cachê já subiu para US$3,5 milhões. Em "A Última Ameaça"(1996), foram US$7 milhões; em "Michael, Anjo e Sedutor"(1996), US$10 milhões; "Fenômeno"(1996), US$8 milhões; "Mad City"(1997), US$20 milhões. No filme "A Outra Face"(1997), Travolta embolsou mais US$15 milhões; em "A Qualquer Preço"(1998), US$20 milhões; "Segredos do Poder"(1998) deu ao ator mais US$18 milhões; e, por fim, "A Filha do General"(1999) garantiu aos cofrinhos de John Travolta mais US$20 milhões!! O total desta quantia dá a fantástica soma de mais de US$121 milhões!!

Prêmios: Travolta é um ator que já recebeu os mais diversos tipos de prêmios e indicações, mas os mais importantes, sem dúvida nenhuma, são o Oscar e o Globo de Ouro:
Oscar: Travolta já foi indicado duas vezes ao prêmio máximo do cinema. Em 1978, ele foi indicado como Melhor Ator por "Os Embalos de Sábado à Noite"(1977). E ele voltou a ser indicado como Melhor Ator em 1995, pela sua volta triunfal em "Pulp Fiction - Tempo de Violência"(1994). Mas ele não ganhou em nenhuma das oportunidades...
Globo de Ouro: o ator foi indicado como Melhor Ator em Filme Musical ou Comédia em 1978, por "Os Embalos de Sábado à Noite"(1977), e em 1979, por "Grease - Nos Tempos da Brilhantina"(1978). Ele voltou a ser indicado em 1995, como Melhor Ator em Filme Dramático pela atuação em "Pulp Fiction - Tempo de Violência"(1994). E Travolta foi novamente indicado como Melhor Ator em Filme Musical ou Comédia em 1996, por "Get Shorty"(1995), e em 1999, por "Segredos do Poder"(1998). O ator ganhou somente em 1996, com sua atuação em "Get Shorty"...

Travolta também esteve entre os 12 nomes da "Lista dos Novos Atores Mais Promissores de 1976" da John Willis' Screen World. Ele também foi nomeado o Homem do Ano de 1981 pelo Harvard Hasty Pudding Club... Para finalizar, John Travolta apareceu na 21ª colocação da lista dos "100 Maiores Astros de Cinema de Todos os Tempos", publicado pela revista Empire em outubro de 1997...

Site Oficial: The Official John Travolta Website (em inglês)

Galeria de fotos

Ir para a lista de atores