Nome Completo: Mia Kirshner
Data e Local de Nascimento: Mia nasceu em 25 de janeiro de 1976, em Toronto, na província canadense de Ontário. Seu pai é jornalista e sua mãe é professora.
Vida pessoal: não consegui descobrir nada ainda... a atriz é muito reservada!
Algumas curiosidades: A bela morena de olhos azuis e 1,68m. de altura cresceu como um verdadeiro moleque... super-ativa, vivia brincando na rua e pregando peças nos outros. Aliás, a atriz adora pregar peças e fazer brincadeiras com os outros... ela se vê como uma grande brincalhona, uma verdadeira pateta!
Mia, que nasceu e foi criada em Toronto, atualmente reside em Los Angeles e, há poucos anos, ela freqüentou a McGill University em Montreal, onde deu ênfase aos estudos de Literatura Russa, mas também estudou um pouco sobre a indústria cinematográfica do século 20. Nesta mesma instituição de ensino, estudou o ator William Shatner. Mesmo com o sucesso como atriz, Mia fez questão de terminar seus estudos, o que ela considerava uma prioridade!
Quando ainda era bem pequena, Mia se sentiu bastante inspirada pelo filme "Tubarão", um grande clássico de Steven Spielberg, e passou a tentar de tudo para se tornar atriz. A garota gastou sua mesada na Sears Portraits para, de posse de fotos bem bonitas e produzidas, tentar conseguir um agente que a representasse. Depois de tanto trabalho, ela conseguiu o seu primeiro agente, depois que a menina de 13 anos apareceu como figurante em "The Freshman".
Kirshner começou a atuar bem jovem, como veremos mais adiante, mas ela nunca fez questão de apareceu ou ficar comentando sobre isso com seus colegas de escola. Tanto que seus colegas só foram descobrir que ela atuava depois que um trailer do filme "Exótica"(1994), do qual ela era protagonista, foi exibido durante os comerciais da série de TV "Barrados no Baile"... nesta época, Mia já tinha mais de 5 anos de carreira como atriz profissional!!
Mia nunca assiste aos seus filmes... ela diz que gosta de prosseguir a vida depois de terminá-los.
A bela canadense da foi capa da revista 'Stuff' juntamente da atriz Chyler Leigh. Pela primeira vez na história, esta publicação estampava mais de uma pessoa em sua capa!
Kirshner também já apareceu no videoclip 'Tainted Love', da banda de rock Marilyn Manson... a música era da trilha de "Não É Mais um Besteirol Americano" e praticamente todo o elenco principal do filme aparecia
Além de atriz, Mia Kirshner já dá os seus primeiros passos atrás das câmeras... ela dirigiu um curta-metragem chamado "Victor", que conta a história de uma drag-queen em busca do amor num mundo frio, duro e sexualizado...
Mia também fez o episódio-piloto da série de TV "D.C.", interpretando a personagem Sarah Logan. Mas, depois que o piloto foi aprovado pela emissora, a personagem foi reescalada e o papel acabou indo para as mãos da atriz Kristanna Loken.
Carreira: Mia começou a revelar seus instintos para a arte da interpretação bem jovem, quando ainda estava na escola. Quando tinha apenas 13 anos, a garota conseguiu o seu primeiro papel na TV ao aparecer em um episódio da série "War of the Worlds", em novembro de 1989.
Após esta participação, a menina já chamou a atenção de executivos da TV e foi chamada para fazer parte de uma série prestes a ser lançada, a bacana "Drácula: A Série"(1990). A série era muito interessante: o clássico caçador de vampiros Gustav Van Helsing vê o ressurgimento do terrível Conde Drácula como um poderoso empresário europeu e, para conter os planos do sanguessuga, ele recebe a ajuda de seus dois netos adolescentes... Apesar de ser bem legal, a audiência da série nos EUA foi baixa e ela acabou sendo cancelada!
Mia, porém, não desanimou e continuou trabalhando bastante... ela fez inúmeras participações em séries de TV, tanto nos EUA quanto no Canadá. Ela pode ser vista em episódios de "My Secret Identity" e "Sweating Bullets", em 1991, e em "Road to Avonlea", "Are You Afraid of the Dark?" e novamente "Sweating Bullets", em 1992.
Mas, depois de tantos trabalhos na televisão, era hora da menina estrear na tela grande e, em 1993, ela aparece pela primeira vez nos cinemas com o filme "Amor e Restos Humanos", estrelado por Thomas Gibson.
Após alguns filmes de pouco destaque, Mia fez o aclamado "Exótica"(1994), de Atom Egoyan. Esta verdadeira obra-prima do cinema independente atraiu a atenção de Hollywood para o seu talentoso diretor e sua bela e talentosa protagonista. Mesmo tendo um desempenho fabuloso no filme, Mia achou as filmagens de "Exótica" bastante difíceis... não que ela tenha algo contra a nudez, mas é que, aos 17 anos, ela ainda não estava pronta para isso.
Aproveitando este sucesso momentâneo, Mia partiu para grandes projetos nos EUA, onde atuaria com grandes nomes do cinema... ela fez o sombrio e fascinante suspense policial "Assassinato em Primeiro Grau"(1995), estrelado por Kevin Bacon, Christian Slater e Gary Oldman.
Depois disso, Mia se envolveu em projetos que receberam boas críticas dos especialistas, mas que não foram assistidos por muitas pessoas. Destes filmes, destacam-se "Ensina-me a Viver"(1995), com os veteranos e excepcionais Jack Lemmon, Walter Matthau e Sissy Spacek; "Anna Karenina"(1997), com Sophie Marceau e Sean Bean; "Century Hotel"(2001) e outros.
Mas a atriz também atuou em filmes que tiveram um certo destaque junto ao público, como por exemplo, "O Corvo - A Cidade dos Anjos"(1996) e "O Quarto Poder"(1997), estrelado por John Travolta e Dustin Hoffman.
Em 2001, Mia retorna às telinhas da TV com a bacana série "Wolf Lake", estrelada por Lou Diamond Phillips e que envolvia uma trama de muito mistério, investigações e lobisomens! Apesar de contar com um bom elenco, ter uma boa trama e uma produção absolutamente impecável, a série não caiu no gosto da população e a audiência foi caindo a cada semana, culminando com o cancelamento do programa.
Mas Mia manteve-se bastante ocupada, atuando na comédia romântica "According to Spencer"(2001) com Jesse Bradford, David Krumholtz, Brad Rowe, Giovanni Ribisi e Marissa Ribisi. Mas, o seu grande sucesso no cinema ainda estava por vir...
Com a surpreendente comédia "Não É Mais um Besteirol Americano"(2001), que chegou a ser o líder das bilheterias norte-americanas, Mia conseguiu o seu grande sucesso comercial nos cinemas! Ao lado de um elenco talentoso, mas relativamente desconhecido, como Chyler Leigh, Chris Evans e Jaime Pressly, Mia deu um verdadeiro show de humor ao parodiar e satirizar grandes sucessos do cinema adolescente hollywoodiano!
Com o nome novamente em alta, em novembro de 2001, Mia Kirshner participou dos 3 primeiros episódios da inovadora e premiada série de TV "24 Horas", estrelada por Kiefer Sutherland e pela gracinha Elisha Cuthbert.
A seqüência de bons trabalhos continuou... Mia atuou no drama "New Best Friend"(2002), ao lado de Taye Diggs, Dominique Swain e Meredith Monroe. Neste mesmo ano, a atriz canadense ainda apareceu em "Now & Forever".
Para seu próximo trabalho, Mia se juntou a um elenco encabeçado por Macaulay Culkin, Seth Green, Chloë Sevigny e Natasha Lyonne, pra fazer "Party Monster"(2003).
Pouco depois, ela foi chamada para integrar o elenco da série "Earthlings"(2003) e, já tem mais um filme para ser lançado ainda em 2003, "The Sky is Green, estrelado por Vince Vaughn e Steve Buscemi...
Prêmios: Mia não recebeu muitas indicações a prêmios pelo seu trabalho. A atriz foi indicada a apenas duas estatuetas... uma dada pela obscura 'Genie Awards' e outra dada pelo conhecido, mas que não pode ser levado a sério, 'MTV Movie Awards'.
MTV Movie Awards: em 2002, Kirshner foi indicada ao troféu de 'Melhor Beijo' juntamente com a veterana atriz Beverly Polcyn, pelo beijo que elas deram em "Não É Mais um Besteirol Americano"... mas elas não ganharam!
Site Oficial: não tem
Para retornar à página anterior clique em Voltar (Back) na sua barra de ferramentas...