Geografia

O Faial integra-se no grupo central do pequeno Arquipélago dos Açores, composto por nove ilhas vulcânicas e situado no centro do Oceano Atlântico Norte, a cerca de 1500 Km de Lisboa e a 3900Km da costa Leste Norte Americana. A ilha, com o formato de um pentágono irregular e uma área de 173.42 Km2, estende-se entre as coordenadas 38º 31'-38º 39'(latitude Norte) e 28º 36'-28º 50'(longitude Oeste de Greenwich). Aloja aproximadamente 15.000 habitantes, segundo dados da SREA, dispersos pelas 13 freguesias que também incluem a única cidade da ilha - a Horta. O relevo é irregular, com penhascos escarpados, pequenos montes, vales verdejantes e praias de areia negra. Dominada pelo cone volcânico da Caldeira, a ilha tem o seu ponto mais alto no morro do Cabeço Gordo, a uma altitude de 1,043 metros.

Imagem de satélite da Ilha do Faial Nos Açores costuma-se dizer que as quatro estações podem todas ocorrer num só dia e o Faial não é excepção. De manhã pode-lhe parecer que o dia está muito ensolarado, à hora do almoço chove tanto que não poderá ver um palmo à frente do nariz, à tarde aparece o arco-íris mas a humidade subiu tanto que parecer-lhe-á impossível respirar e à noite a descida repentina da temperatura é acompanhada por ventos fortes…mas não se assuste! É verdade que o clima se torna bastante chuvoso durante o Inverno e a Primavera mas a única neve que verá será a da ponta do Pico, embora de vez em quando apareça granizo na zona da Caldeira.

Mapa da Ilha do Faial Como o Príncipe Alberto do Mónaco já havia referido nas suas expedições oceanográficas ao arquipélago no século passado, os Açores são uma região no coração do Atlântico cujas mudanças na pressão atmosférica influenciam as condições climatéricas sobre uma vasta área, e são quase mencionadas diariamente para justificar o bom ou mau tempo feito na Europa e na América do Norte. A humidade costuma ser muito alta - por volta de 90% - e o clima é ameno e temperado, sem nunca chegar a extremos, variando entre os 17 e 25 graus centígrados (62 a 77 graus Fahrenheit) nos meses de Verão e entre os 13 e 17 graus centígrados (55 a 62 graus Fahrenheit) no resto do ano.

Planta da Cidade da Horta Tempestades severas são frequentes mas habitualmente apenas deixam vestígios nas árvores caídas dos jardins e nos cortes de electricidade. Devido à proximidade da ilha do Pico, cuja ponta a 2.351 metros de altitude apenas distancia 5 quilómetros do mar, a população faialense costuma servir-se das formações das nuvens naquele local para prognosticar o tempo do dia seguinte. Contudo, se preferir a previsão duma fonte mais científica, visite o Observatório Meteorológico>. Portanto, se fôr à procura de sol, praia e folia, vá durante Julho e Agosto, quando o mar está calmo, o céu claro e a animação ao rubro. Se por outro lado quiser saber porque é que o Faial foi chamado «A Ilha Azul» por Raúl Brandão, visite-o durante as festas de São João a 24 de Junho, quando os campos e as bermas das estradas de toda a ilha se enchem de densos mantos de belas hortênsias azuis, formando um cenário magnífico. Em Agosto é a época alta do turismo, com festas diárias em todas as ilhas (por vezes sobrepondo umas às outras) e torna-se mais difícil arranjar lugar nos aviões e hotéis. Nas outras alturas isto deixa de ser um problema mas o mau tempo pode-se tornar numa maçada.

Observatório Meteorológico Politicamente, o Faial é uma das nove ilhas Portuguesas que formam a Região Autónoma dos Açores, integrada na Comunidade Europeia. A Horta é sede do Concelho da Horta, que abrange as 13 freguesias da ilha, e do ex-Distrito da Horta, que inclui as ilhas do Faial, Pico, Flores e Corvo. O Presidente da Câmara Municipal da Horta é o Dr. Rui de Jesus que juntamente com a Assembleia Municipal gerem o concelho. Como previlégio de ser uma das mais importantes ilhas do arquipélago, o Faial alberga na Rua Marcelino Lima Assembleia Legislativa Regional dos Açores e várias secretarias regionais.

Página Anterior

Início

Página Seguinte