LUNDÚ MARAJOARA
 
 

O Lundu, é uma dança de origem africana e provoca muito interesse pela desenvoltura de seus movimentos. O tema é o convite feito pelo homem à mulher para um encontro sexual, a cópula. A dança desenvolve-se, a princípio, com a recusa da mulher mas, ante a insistência do seu companheiro, ela acaba por ceder.

A movimentação é tão carregada de sensualismo e lubricidade que a Corte e o próprio Vaticano, ao tomarem conhecimento do fato, no século retrasado, chegaram a proibir a dança em território pátrio. Finalmente, tudo foi caindo no esquecimento, a poeira foi sentando e o lundu voltou a ser praticado, às escondidas, respeitadas as tradições, ou seja, os gestos, os volteios e maneios, de modo implícito em três estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais e no Pará, mais precisamente na Ilha do Marajó.

No solo marajoara, em Soure, é interessante registrar o trabalho do grupo de dança existente na Fazenda “Tapera”, de propriedade de D. Dita Acatauassu Nunes: a dança é apresentada sempre para turistas, para os simples curiosos e para os estudiosos das danças folclóricas.
 


 

O acompanhamento instrumental é o mesmo usado no Carimbó embora, em determinado momento, distinga-se com síncopas agitadas e variadas. O Lundú é, veramente, uma dança belíssima e, sem sombra de dúvidas, umas das mais interessantes do nosso folclore.
 

A Coreografia, no seu todo, é constituida de movimentos lúbricos e, em determinados momentos, os homens nos seus volteios, imitam os machos rodeando uma fêmea no cio. As mulheres recuam e ignoram os seus pretendentes mas, devido a grande insistência do mesmo terminam por aceitar o convite. Neste momento da dança ambos se deixam levar pela vontade de realizarem o ato sexual quando então os casais realizam a UMBIGADA, movimento este representando o aceite da mesma e saem, entre requebros sensuais, seguidas por seus companheiros. A dança termina.



INDUMENTÁRIA

A indumentária é muito simples: saia longa do tipo "volta ao mundo", blusa curta, de renda branca deixando a barriga à mostra, e muitos enfeites tais como pulseiras e colares coloridos sem esquecer os adornas de cabeça. . Os homens vestem calça de mescla azul-claro e camisa branca com desenhos marajoara. Os pares se apresentam descalços.


 
 

1 1