Índice de Textos

-2004-

Sobre a Cisão no Grupo Krisis - ( Abril 2004) Deutsch Español

Analfabetos Secundários - (Robert Kurz; Abril 2004) - A crise da educação nos países industrializados ocidentais

A Reforma como Farsa - (Robert Kurz; Abril 2004) Deutsch - Já há muito tempo podia ter sido assumido que no fim de contas o capitalismo é incompatível com a civilização, as necessidades sociais e as bases naturais.

As Perfídias do Capital Financeiro (1º Parte) - (Robert Kurz; Março 2004) Deutsch - LIMITES INTERNOS DA ACUMULAÇÃO, CRÍTICA REDUZIDA DO CAPITALISMO E SÍNDROMA ANTI-SEMITA

Comida Para o Dragão - (Robert Kurz; Março 2004) - O objectivo da economia empresarial é portanto uma auto-finalidade em si irracional: a produção pela produção, a acumulação de dinheiro pela acumulação de dinheiro.

Sobre os assassinatos de Madrid - (Lorenz Glatz; Março 2004)

O Monstro Difuso - (Leonel Santos; Março 2004)

A Economia da Terra - (Robert Kurz; Fevereiro 2004) - Tal como na física quântica, também na economia política há que pensar o impensável; ou seja, tornar tematizável um modo de vida e de produção não mais como um "modo de produção baseado no valor" (Marx),

Crise Geral na Educação - (Robert Kurz; Janeiro 2004) - Mais uma vez correm abundantemente as lágrimas de crocodilo da classe política, dos media e do management. Desta vez o objecto de consternação é o estado de calamidade do ensino, como se ninguém fosse altamente responsável por isso.

A Nova Simultaneidade Histórica - (Robert Kurz; Janeiro 2004) Deutsch Español Francais English - O fim da modernização e o começo de uma outra história mundial.

-2003-

Wolpertinger no Parque Jurássico - (Robert Kurz; Dezembro 2003) Deutsch - A regressão imparável da fauna da esquerda radical alemã

O abominável investidor financeiro - (Robert Kurz; Dezembro 2003) - É simplesmente um facto que historicamente a crítica reduzida ao capital financeiro se enriqueceu cada vez mais com estereótipos anti-semitas.

Assombros democráticos - ( E. Lohoff/N. Trenkle; Dezembro 2003) Deutsch -Sobre o congresso do comunismo em Frankfurt

A inflação do dólar- (Robert Kurz; Dezembro 2003) - A crise económica mundial amadurecida é assim atenuada e constantemente adiada. Quase parece que o capitalismo global inventou o perpetuum mobile económico, graças à capacidade de absorção da última super-potência.

Tabula Rasa - (Robert Kurz; Krisis 27 - Novembro 2003) - Até onde é desejável, obrigatório ou lícito que vá a crítica ao Iluminismo?

Cara leitora, caro leitor - (Robert Kurz; Krisis 27 - Novembro 2003) …os tempos estão a ficar mais difíceis, os espaços estão a ficar mais apertados. Justamente agora, que ela seria mais urgente, a reflexão crítica está a ter a pior conjuntura de todos os tempos. As restrições fazem-se sentir, já mesmo exteriormente:

Editorial Krisis nº 27 - (Claus Peter Ortlieb; Novembro 2003)

O que é a terciarização - (Robert Kurz; Novembro 2003) - Perspectivas de mudança social.

O sector terciário atrofia-se - (Robert Kurz; Outubro de 2003) - O erro da teoria do desenvolvimento dos três sectores era não ter uma noção histórica.

Acabou-se a Brincadeira - (R. Kurz; Setembro de 2003) Deutsch - A viragem do espírito do tempo ocidental: regresso da auto-responsabilização ao autoritarismo coercivo.

Um corte maior: Anulação das dívidas - (Robert Kurz; Setembro 2003) - O pensamento emancipador deve demarcar-se de forma aguda de interpretações economicamente vulgar-keynesianas, ideologicamente irracionais e muitas vezes étnico-neonazis.

O Caso Singer ou a Ética do Homicídio - (José Paulo Vaz; Setembro de 2003) - (Comentário ao livro de Peter Singer, Ética Prática (1979), Lisboa, Gradiva, 2000)

A Ideologia Anti-Alemã (prefácio) - (Robert Kurz; Agosto 2003) - Do antifascismo ao imperialismo de crise: crítica da novíssima essência sectária alemã de esquerda nos seus profetas teóricos

Blackout - (Robert Kurz; Agosto de 2003) - Sobre os cortes de electricidade nos EUA

A segunda bolha financeira - (Robert Kurz; Junho 2003) - A bolha financeira imobiliária como adiamento da crise

A Escola do Belicismo - (Robert Kurz; Junho de 2003) Deutsch - A ESCOLA DO BELICISMO: Breve curso introdutório ao novo realismo anti-alemão

O Ocaso da Juventude Dourada da Globalização - (R. Kurz; Julho de 2003) Deutsch - Retração econômica destrói ilusões da "classe global" dos anos 90, ligada à internet, propaganda e turismo, e joga por terra produção ideológica da esquerda deslumbrada

Quem é o Big Brother - (R. Kurz; Junho de 2003) Francais - Se nós lermos as parábolas orwellianas um pouco a contrapelo, poderemos nos reconhecer a nós mesmos como os prisioneiros de um sistema amadurecido, cujo totalitarismo faz "A Revolução dos Bichos" e "1984" parecerem quase inocentes.

Carta ao Presidente - (Fortaleza- Ceará - Junho de 2003) - Essa crise, Senhor Presidente, pela sua natureza, representa o fracasso da sociedade do trabalho e o esgotamento dos seus fundamentos;

Para lá da luta de classes - (Robert Kurz; Maio de 2003) - A teoria ainda tem de encontrar um conceito para aquilo que a prática já está a executar tacteando no escuro. Só então os novos movimentos podem tornar-se radicalmente críticos de capitalismo, de uma maneira também nova, para lá do velho mito da luta de classes.

Não-rentáveis, uni-vos - (R. Kurz; Maio de 2003) Deutsch Español English Francais - O capitalismo não é uma chance, mas é uma ameaça à humanidade. Assim começam a sentir agora até muitos daqueles que ganham bem. A lógica subjacente a este sistema é tão simples como brutal: no fundo, só tem direito à existência quem ou o que é rentável.

Congresso "Jogo sem fronteiras" - últimas considerações - (R. Kurz; Maio de 2003) - UM JOGO COM ESTREITAS FRONTEIRAS; O autismo anti-alemão em acção

Abaixo de toda a crítica - (R. Kurz; Abril de 2003) Español English Francais - A esquerda, a guerra e a ontologia capitalista

A konkret em guerra - (R. Kurz; Março de 2003) - Mais uma nota de rodapé a propósito do mais belo de todos os debates

O Jogo Acabou - (R. Kurz; Março de 2003) Deutsch Español - Um encontro de silesianos da esquerda reaccionária: Belicistas anti-alemães, negacionistas da globalização, estalinistas ortodoxos e idiotas úteis celebram um encontro dedicado a insultos estúpidos aos movimentos sociais.

Imperialismo de crise - (R. Kurz; Março de 2003) Deutsch Francais - 6 Teses sobre o carácter das novas guerras de ordenamento mundial

O Cisma do Ocidente - (R. Kurz; Abril de 2003) - Nesse caso, também os países ocidentais "desenvolvidos" serão relançados a si mesmos e às barbáries de sua crise interna, como já demonstram agora as regiões arruinadas da periferia global.

Norbert Trenkle em Lisboa - (Maio de 2003)

Entrevista - (N. Trenkle; Lisboa - Maio de 2003)

Contra a barbárie - entrevista - (N. Trenkle; Lisboa - Maio de 2003)

Os Paradoxos do Valor... - (A. Mykonios; Maio de 2003) - Os Paradoxos do Valor nas Relações da Sociedade da Máquina-Trabalho (Mercadoria e Trabalho)

Cordel do fim do trabalho - (R. Rogério; Março de 2003)

As Bombas das Mil e uma Noites - (E. Lohoff; Abril 2003) - Em três levas, os antigos expoentes da esquerda firmaram a sua Paz incondicional com a ordem instituída, demitindo-se de vez do campo oposicionista.

Chega de sonhar com o amanhã - (E. Conrado; Abril de 2003) - A opressão que combatemos é sustentada por nós mesmos, a cada instante, na escola, nas fábricas, nas ruas, no sindicato, em casa, por todo canto.

A Mãe de Todas as Batalhas - (R. Kurz; Abril de 2003) Español English Français - Ensombrados pelos acontecimentos da guerra, os complexos das causas rapidamente se perdem de vista. Nas sociedades modernas, a economia capitalista é a mãe de todas as coisas e, nessa mesma medida, também é a verdadeira mãe de todas as batalhas.

Prémio da Paz pela desmontagem social - (R. Kurz; Março de 2003) - A superficial dissidência política da RFA, da França, da Rússia e, talvez, da China, apoiada por partes da UE e do terceiro mundo, deve-se mais ao receio de que a disseminação desenfreada das guerras de ordenamento mundial, opção favorecida pelo governo dos EUA, possa acelerar o processo de crise global e torná-lo incontrolável.

A propósito da guerra contra o Iraque - (E. Lohoff; Março 2003) - Breve comentário para rádios independentes

Paradoxos dos direitos humanos - (R. Kurz; Março de 2003) Deutsch Francais Español - Enredadas na visão do mercado, que reconhece o ser humano apenas como uma abstração social, organizações de defesa e proteção às vítimas estão fadadas à impotência

Do valor da guerra e da paz - (L. Santos; Março de 2003) Español - A paz nunca teve valor de Mercado; Não vende armamento, não compra também; Não tem generais, não paga ordenado; Dos lucros da paz não vive ninguém

A República do Trabalho - (A. Mykonios; Março de 2003) - Em uma corrida desenfreada pelo Trabalho, aparentemente vence ou sai na frente quem consegue o maior número de títulos.

O Mercado Mundial do "Agrobusiness"- (R. Kurz; Fevereiro de 2003) Español - Os produtores agrícolas deveriam comunicar directamente entre si, deveriam passar por baixo das instituições oficiais e tentar criar novas relações com os consumidores urbanos para lá da lógica do capital. Primeiro alvo de um tal movimento poderia ser atacar a imobilização dos recursos naturais pelo Capital Agrícola e quebrar as restrições e controles jurídico-estatais a ela relativas. Isto significaria levar a sério num sentido muito elementar o lema: "O mundo não é uma mercadoria!"

Os Sócios da Máquina-Trabalho - (A. Mykonios; Fevereiro de 2003) - Poderíamos ter alcançado o desenvolvimento sem prescindir do Trabalho como mola propulsora do progresso e, ambiguamente, das nossas próprias mazelas?

A Comédia da Tragédia - (L. Santos; Fevereiro de 2003) - Chegamos ao fim duma longa estrada; O rei vai nu mas ninguém o diz; A demagogia, velha e desgraçada; Devora-se a si própria de tão infeliz

Apelo: ajuda a Fortaleza - (Fevereiro de 2003) - AJUDA A FORTALEZA

Ontologia Negativa - (Robert Kurz; Krisis 26 - Janeiro de 2003) - As eminências pardas do Iluminismo e a metafísica histórica da Modernidade

A descida do eu aos infernos - (Karl-Heinz Wedel; Krisis 26 - Janeiro de 2003) - Da forma de morte da vontade destituída de sentido em Kant

Prática Emancipatória e Teoria Crítica da Felicidade - (Roger Behrens; Krisis 26 - Janeiro 2003)

O Renascimento do Homem Biológico - (Birgit Niemann; Krisis 26 - Janeiro 2003) -Sobre a apropriação capitalista do genoma humano

Uma questão de ponto de vista - (Anselm Jappe; Krisis 26 -Janeiro de 2003) - Anotações a propósito da crítica do Iluminismo

Prefácio à edição portuguesa do M C T - (N. Trenkle; Janeiro de 2003) Español English Francais

A China não é o pais das maravilhas - (R. Kurz; Janeiro de 2003) - O júbilo equivocado com a grandeza absoluta das taxas do crescimento chinês se deve a uma ilusão óptica

Editorial - (Krisis 26 - Janeiro 2003) Español - krisis – Contribuições para a crítica da sociedade das mercadorias

A Guerra de Ordenamento Mundial - (R. Kurz; Janeiro de 2003) Español - O Fim da Soberania e as Metamorfoses do Imperialismo na Era da Globalização

Carta aos defensores da máquina-trabalho - (A. Mykonios; Janeiro de 2003) Español - Elegemos a escola como espaço de moer gente e quebrar mentalidades livres, pois o que importa na escola é a certeza de que sairemos limpos, obedientes, honestos e prontos para o Trabalho. Essa ideologia permeia a sociedade até os seus poros e as maiores vitimas são os pobres e miseráveis que não encontram outra alternativa para a sua "cidadania" que a escola e o Trabalho.

-2002-

O Miserável Sujeito Imperial - (R. Kurz; Dezembro de 2002) - Desta vez, quando caírem as primeiras bombas, o campo de outrora do discurso da esquerda crítica, relacionado com Marx ou Adorno, também deverá ir pelos ares de forma definitiva.

A Guerra Contra a Crise - (R. Kurz; Novembro de 2002) Deutsch Español - Eventual ataque norte-americano ao Iraque servirá não para desbaratar o terrorismo, mas para buscar petróleo a baixo preço e assim amenizar as contradições da globalização

Congresso contra a Guerra em Munique - (Dezembro de 2002) - Globalizar o anticapitalismo – contra a política de guerra da NATO. Uma outra globalização não só é possível como é necessária!

Contra-Realismo - (R. Kurz; Outubro de 2002) Deutsch Español Francais English - O "contrafogo" (Pierre Bourdieu) não tem de ser o eterno voltar ao passado da tradição burocrática estatal. Também é pensável um conceito de serviço público na forma de sociedades sem fins lucrativos auto-administradas que seriam encarregadas de gerir as infraestruturas. A orientação por um valor de uso público não estaria para além da forma do valor, mas seria um momento de transformação emancipatória.

Economia Política dos Direitos do Homem - (R. Kurz; Outubro de 2002) Deutsch Español English - Nesta medida, a crítica emancipatória dos Direitos do Homem é a condição de toda a crítica no século XXI, como a crítica da religião foi a condição de toda a crítica no século XIX.

O Desenvolvimento Insustentável da Natureza - (R. Kurz; Outubroo dde 2002) - Inundações e secas ocorridas nos últimos meses no mundo todo anunciam uma nova e grave dimensão da crise ecológica

O Euro Derrete - (R. Kurz; Outubro de 2002) - A Comissão Europeia flexibiliza os critérios de estabilidade

Nem Guerra, Nem Eleição Salvam o Capitalismo - Fortaleza, Outubro de 2002) - Campanha Começa Enfrentando Censura

O mecanismo da corrosão - (R. Kurz; Agosto de 2002) Español - Na falta de um lastro real na produção de bens, o crescimento econômico impulsionado pelos EUA nos anos 80 e 90 ameaça agora desmoronar

A Privatização do Mundo - (R. Kurz; Julho de 2002) - É de supor que a natureza já existia antes da economia moderna. Daí que a natureza é em si grátis, sem preço.

Razão Sangrenta - (Robert Kurz; Krisis 25 - Junho de 2002) Deutsch Español - 20 Teses contra o assim chamado Iluminismo e os "valores ocidentais"

Negatividade Interrompida - (Norbert Trenkle; Krisis 25 - Junho 2002) - Ainda não apareceu crítica mais radical ao Esclarecimento do que a da Dialéctica do Esclarecimento.

 Editorial - (Krisis 25; Junho dee 2002) - Vivemos em tempos de confraternização ocidental. Não há confraria que não envie ao Pentágono juramentos de fidelidade e cartas de agradecimento.

A pulsão de morte da concorrência - (R. Kurz; Maio de 2002) Español - Assassinos amoque e suicidas como sujeitos da crise

O último dos deuses - o mercado - (L. Santos Maio de 2002) - Aquele Terrorismo que aponta o abismo, quem é? Não sabeis Pois é o Mercado, que já desesperado, não usa mais leis.

O último dos deuses - bombas e droga - (L. Santos; Junho de 2002)

O último dos deuses -mercado e guerra - (L. Santos Maio de 2002)

A guerra dos dois mundos - (R. Kurz; Abril de 2002) Español - O "Mal" não é mais um "império" territorial, e sim um fenômeno interno da própria globalização. Por isso, a nova imagem de inimigo, modelada a duras penas, é transparente e permite que vislumbremos o fundo comum de democracia e terrorismo, de mercado e máfia, de razão burguesa e loucura, de Iluminismo e pseudo-religioso contra-Iluminismo.

A Ilusão do Estado Mundial - (E. Lohoff; Abril 2002) Español - A ditadura universal das mercadorias e do dinheiro explodiu o quadro da autonomia regional ou local e produziu um contexto global mundial.

Fortaleza Repudia MERCOSUL e BID - ( Março 2002) - Fortaleza faz a releitura do Mundo e aposta na emancipação humana; O capitalismo atingiu os seus limites.

Argentina como modelo de país perdedor - (R. Kurz; Fevereiro 2002) - A Argentina é um precedente para o desenvolvimento global dos próximos anos.

Sobre o livro de Roman Rosdolsky - (A. Jappe; Fevereiro: 2002) - Anselm Jappe escreve sobre Gênese e Estrutura de O capital de Karl Marx de Roman Rosdolsky, livro cuja versão em português será lançada em Fortaleza. Trata-se de um guia para a obra de Marx.

O estouro da Modermidade; Com tostões e canhões - (R. Kurz; Janeiro 2002) - Inovação com armas de fogo, expansão pela guerra: Uma olhada à pré-história do trabalho abstracto.

A ignorância da sociedade do conhecimento - (R. Kurz; Janeiro 2002) - O estágio final da evolução intelectual moderna será uma macaqueação de nossas mais triviais ações por máquinas?

-2001-

As leituras de Marx no Século XXI - (R. Kurz; 2001) Español - Também o Marx esotérico é totalmente não utópico e anti-utópico

O declínio da última moeda hegemónica - (R. Kurz; Dezembro 2001) - Pois é justamente o aspecto simbólico da nova situação pós-11 de setembro que ameaça pôr em questão uma função decisiva, do ponto de vista econômico mundial, dos Estados Unidos: o papel do dólar.

Tudo a postos no Kursk - (E. Lohoff; Novembro 2001) - terror islamista e o auto-afundamento da Esquerda radical.

Fanta Forever - (R. Kurz; Novembro 2001) - Sob o efeito do horror revela-se a ontologia do sujeito burguesa da esquerda anti-alemã.

Os Mujahedins do Valor - (R. Kurz; Outubro 2001) - Bombas em defesa do FETICHE da mercadoria: A Esquerda iluminista na derradeira fase da razão burguesa.

Economia política do terror - (R. Kurz; Outubro 2001) - O processo de crise global e a questão do poder mundial.

Final do Direito - (F. Schandl; 22001)> - Hipóteses sobre a extinção de um princípio formal do Ocidente

Moishe Postone em São Paulo, 5 a 9 de Dezembro 2001) - Teoria Social Crítica: Trabalho, Cultura e Território Repensando Marx no mundo pós-marxista

A impotência do onipotente - (E. Lohoff; Outubro 2001) - Raras vezes os representantes da união democrática mundial demonstraram tanto caos e confusão como depois dos golpes certeiros dos pilotos camicases em N.Y e Washington.

O embate dos bárbaros - (A. Jappe; Outubro: 2001) - Bilionários de barba e bilionários sem barba

11.9.2001 - Os Atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 e suas consequências.

O Ímpeto suicida do capitalismo - (R. Kurz; Setembro 2001) - Como o núcleo irracional de sua ideologia é tal e qual o do fundamentalismo islâmico, o capitalismo nada mais pode que conclamar a uma cruzada, à "guerra santa" da "civilização" ocidental.

Economia totalitária e paranóia do terror - (R. Kurz; Setembro 2001) Deutsch English Francais Italiano- O instinto assassino da razão capitalista

Terror e Retaliação - (L. Glatz; Setembro 2001) - Terror e Retaliação: Paranóia contra Paranóia. A paz existe apenas para além do mercado e do estado.

A crítica do valor contra a barbárie económica - (A. Assadi; Setembro 2001)

Explanações terminológicas - (F. Schandl; Setembro 2001) -Tanto como a Justiça infinita, a Liberdade duradoura pode apenas existir na morte.

Inifinite Justice - (F. Schandl; Setembro 2001) - Os projectos mais hediondos pedem o vocabulário mais fantástico. E como nada é tão fantástico como a raiva, a raiva assassina encontra-se tão bem cotada nos dias que correm.

Doa a quem doer - (F. Schandl; SSetembro 2001) - A bem ver, já pouco resta à Áustria dessa incómoda neutralidade. Agora, porém, trata-se de lhe dar o golpe de misericórdia.

Elefantes brancos - (R. Kurz; Setembro 2001) - A mania de manipular tudo e o anseio de dominar um mundo de objectos são inerentes tanto ao totalitarismo económico do mercado quanto ao totalitarismo político do Estado.

Fortaleza da farsa ou da emancipação humana?- Setembro 2001) - Ousadamente aberto, crítico e anti-autoritário o I Congresso de Fortaleza desenvolverá uma reflexão à altura dos desafios de nossa época.

Teoria da crise em uma sociedade em crise (entrevista) - (Norbert Trenkle 2001)

O futebol como bolha financeira - (Robert Kurz; Agosto 2001) - O que antigamente era reservado a sectores derivados da indústria cultural como Hollywood e os seus grandes do cinema alastrou-se agora também ao desporto de alta competição.

Placebo ou resistência anticapitalista? - (E. Lohoff; Julho 2001) - Comentários sobre o movimento de globalização.

Capitalista ambulante global - (R. Kurz; Julho 2001) - O capital transnacional não consegue substituir o Estado, embora lhe tenha subtraído o controlo sobre os processos monetários.

Democratas e cleptocratas - (R. Kurz; Julho 2001) - Quanto mais, nos anos 80 e 90, a cultura era economicizada, mais a economia era culturalizada no pensamento ideológico

"Auschwitz após educação" - (Cláudio R. Duarte; Julho 2001) - "Auschwitz após educação". Desdobramentos da crítica ao fetichismo das relações sociais em Adorno

Natureza em ruínas - (R. Kurz; Junho 2001) - Tal como o Estado moderno reduz o indivíduo vivo a uma abstração jurídica, tal como a lógica da economia exige que a sociedade seja reduzida à matéria morta do dinheiro, assim também a ciência reduz os processos naturais a um nexo mecânico.

Apresentacion del Manifesto contra el Trabajo - (N. Trenkle; Lisboa, Junho 2001) - Un grupo de personas que pasaron por diversos grupos comunistas y marxistas llegaron a un punto, donde realizaron que la crítica desarrollada por el marxismo, la crítica de la sociedad capitalista, había llegado a sus límites y que había que ir más allá de ella, es decir, también críticar al marxismo.

Economia norte-americama desfa-se no ar - ( E. Lohoff; 2001) - A tão elogiada economia norte-americana desfa-se no ar. As más perpectivas da "New economy" aceleram a recessão.

Construir um movimento de superação do capital - (E. Conrado: Junho 2001) - A produção teórica do grupo Krisis tem proporcionado uma fabulosa oportunidade para uma crítica radical da sociedade capitalista.

A crítica radical de Robert Kurz - Entrevista - (R. Kurz; 2001) - Fazemos hoje, voluntariamente, coisas que antes os homens se recusavam a fazer ou, pelo menos, de que reclamavam, tendo de ser chicoteados para realizá-las.

Contra a afirmação do sujeito - (Cláudio R. Duarte e Caio B. Mello; Junho 2001) - A emancipação do trabalho é a emancipação do sujeito. O fim do trabalho é o fim do sujeito.

Crise da cidade e fetiche do trabalho - (Cláudio R. Duarte e Caio B. Mello; Junho 2001) - A urbanização brasileira e a reprodução crítica de uma sociedade do trabalho pós-catastrófica

Krisis em Lisboa: (2 a 9 de Junho 2001)

Editorial - (Krisis 24 de 2001) - krisis – Contribuições para a crítica da sociedade das mercadorias

A Poesia envenenada dos racionais...- (Caio B. Mello; 2001) - Uma descrição quase que puramente negativa da experiência social brasileira, como que no limite possível de sua contestação.

O Harakiri dos Bancos Emissores - (R. Kurz; Março 2001) - O Japão foi apanhado pelo "crash" de 1990. A conjuntura nos Estados Unidos enfraquece. Ambos os estados estão atolados no dilema do capitalismo financeiro.

Ciladas da Teologia Monetária - (R. Kurz; Março de 2001) - E, se o Japão ainda tinha em 1990 uma cota de poupança de 16%, hoje nos EUA ela é equivalente a zero ou até negativa.

Populismo histérico - (R. Kurz; Março 2001) - Há muito se apagaram também as fronteiras entre grupos terroristas, milícias estatais e serviços secretos.

Digam-no através das flores (A. Jappe; Março 2001) - A esquerda italiana parece conformar-se com a previsível vitória eleitoral de Berlusconi. (In Jungle World, nº 13, Berlim, 21.03.2001)

Fórum Social: a esquerda do capital - (E. Conrado; Fevereiro 2001) - Quem sabe assim a gente consiga algum dia realizar um Encontro mundial não mais para discutir formas de "humanização" do mundo regido pelo dinheiro, mas, ao contrário, para refletir sobre como fazer para por um fim definitivo neste sistema?

A comercialização da alma - (R. Kurz; Fevereiro 2001) - Quando uma inovação chega à escola e ao ensino em geral, normalmente já se acha fora de moda .

O crepúsculo da indústria automobilística - (R. Kurz; Janeiro 2001) - A cultura de uma mobilidade desnorteada como fim em si mesmo,...é tão destrutiva em sua forma automotora como em sua forma audiovisual.

A Estética da Modernização - (R. Kurz ) - Na democracia das mercadorias os seres humanos não têm mais nada a dizer como tais.

Criminosa é a Lógica Social - (Amigos de W. Brauener; 2001)

-2000-

A capitulação final dos ambientalistas (R. Kurz; Dezembro 2000) - Cabe superar, junto com o reducionismo econômico destrutivo, o igualmente destrutivo reducionismo físico, ou seja, a concepção natural teórica e prática do capitalismo, mas não o conhecimento natural ou o emprego de máquinas em geral.

A Nova Economia e a Internet -Entrevista - (R. Kurz; Novembro 2000) - Ninguém conseguirá pôr "ordem" durante muito tempo nesta mídia universal.

O "capitalismo cassino" levará ao fim - Entrevista - (R. Kurz; Novembro 2000) - O fim do capitalismo está definido pela chamada terceira revolução industrial - a revolução tecnológica, eletrônica.

O milagre fantasioso das telecomunicações (R. Kurz; Outubro 2000) - A Internet via celular virou uma espécie de pôquer do capital financeiro, com o qual o autismo do cassino-capitalismo parece ter atingido a autocombustão voluptuosa.

Marx depois do marxismo (R. Kurz; Setembro 2000) -"Quem é dado por morto, vive mais". Karl Marx já foi dado por morto mais de uma vez e sempre escapou por um fio da morte histórica e teórica.

Economie et Conscience - (R. Kurz; Agosto de 2000)

Robert Kurz fala sobre o seu novo livro (2000) - Uma vida humana? Só sem mercado, estado e trabalho. Robert Kurz fala sobre o seu novo livro; "O Livro Negro do Capitalismo" Schwarzbuch Kapitalismus: ein Abgesang auf die Marktwirtschaft Frankfurt am Main, Eichborn Verlag, 1999

A filosofia como farsa (R. Kurz: Julho 2000) - "Marx, é verdade, foi o único teórico moderno a desenvolver rudimentos de uma crítica radical da modernidade, ou seja, uma reflexão "sobre" a metafísica do dinheiro. Mas esse pensamento não foi capaz de sustentar-se.

Capitalismo e Violência (E. Conrado Julho 2000) - O cinismo e a hipocrisia de uma sociedade que reluta em enxergar a si própria, só não superam a velocidade com que a lógica autodestruidora do capital se reproduz.

Editorial - (Krisis 23 de 2000) - krisis – Contribuições para a crítica da sociedade das mercadorias

O símdrome neofascista da Fortaleza Europa (R. Kurz; Maio 2000) - De caso pensado é favorecida a resolução da crise estrutural da sociedade na forma de uma primazia racista e sociodarwinista, para que nenhum movimento emancipatório extraparlamentar possa nascer.

Raposas no galinheiro (R. Kurz; Março 2000) - Apesar do discurso sobre "tolerância zero", as instituições da sociedade capitalista moderna estão se afundando até os joelhos em negócios mafiosos.

A Fábrica de sonhos do novo mercado (R. Kurz; Março 2000) - Um conceito faz carreira: "nova economia". Incubado nos Estados Unidos pelos agentes financeiros e analistas da Bolsa, essa duvidosa invenção terminológica obteve em pouquíssimo tempo triunfos fulminantes em todo o mundo.

O Eterno sexo frágil (R. Kurz; Janeiro 2000) - Segundo o mito de criação bíblico, a mulher nasceu quando Deus retirou uma costela ao homem.

Os Dogmas da Esquerda (E. Conrado 2000) - A esquerda mundial, com seus dogmas, mitos e rituais, tornou-se uma seita, cujo espaço de ação está garantido pela "democracia" de mercado.

-1999-

MANIFESTO CONTRA O TRABALHO

Edição Brasileira | Edição Portuguesa

MCT | em alemão | em espanhol | em francês | em inglês | em italiano | em persa | em russo

À Espera dos Escravos Globais (R. Kurz 1999) - Está prestes a se concretizar a união das duas formas decadentes de sociedade capitalista.

A sociedade do espectáculo trinta anos depois - (R. Kurz; 1999) - Guy Debord antecipou em vários aspectos uma crítica categorial do sistema produtor de mercadorias.

Nem os baixos salários vos salvam - (N. Trenkle; 1999) - A ilusão do Capitalismo da miséria e das prestações de serviços.

Ditadores democráticos (R. Kurz 1999) - Líderes social-democratas da Europa valem-se de um populismo marqueteiro e representam a derrocada histórica da política.

A Virtualização da economia - mercados finaceiros transnacionais e a crise da regulação (R. Kurz 1999)

A Ditadura do tempo abstracto - sobre a crise compartilhada de trabalho e lazer (R. Kurz 1999)

O Passado e o Presente da Teoria (de Debord) (A. Jappe: 1999)

Apresentação do "M.C.T." (Heinz D. Heidemann1999) - Salvar o trabalho ou superá-lo? O trabalho é realmente, como sempre se diz, condição natural para existência humana?

O Tédio Mortal da Modernidade (R. Kurz 1999) - Quem quiser romper o terror da economia deve transgredir também o código cultural do capitalismo.

O Homem Reduzido (R. Kurz 1999) - Ciências e economia se unem hoje contra a reflexão crítica sobre a sociedade.

Totalitarismo económico (R. Kurz 1999) - Absoluto, o capitalismo criou, no final do século 20, uma lei que não pode mais ser transgredida.

As Razões de um "Manifesto contra o trabalho" (Cláudio R. Duarte 1999) - O ponto aporético e sem retorno. As razões de um "Manifesto Contra o Trabalho".

Descartável e Degradado - (R. Kurz: 1999) Español - Robert Kurz critica o sociólogo alemão Ulrich Beck e a flexibilização do trabalho.

A Capitulação do Brasil (R. Kurz 1999) - Parada cardíaca da economia do país é mais um sintoma de que o capitalismo global não deixará a UTI.

A Idiologia do Sangue (R. Kurz 1999) - Recalque de nexos histórico-econômicos transforma conflito em Kosovo em luta maniqueísta.

O Fantasma da Arte (R. Kurz 1999) - O artista vive numa jaula de vidro; as formas estéticas nascem mortas, destinadas ao museu; a arte tornou-se, em última análise, fim em si mesmo, caricatura involuntária da economia desenfreada.

A expropriação do tempo - (Robert Kurz; 1999) Español - Depois da ruína da utopia do trabalho, fracassa também a utopia do tempo livre nesta sociedade que transformou o ócio em consumo acelerado de mercadorias.

Idolatria cresce na era globalizada (R. Kurz; 1999) - Finalizo com uma charada feminista que se conta na Alemanha: o que tem oito pernas e 40 de QI? Resposta: quatro homens durante o programa esportivo na televisão!

Capitalismo nas estrelas (R. Kurz; 1999) - Até quando o "faz-de-conta" dos mercados financeiros, conduzidos por Wall Street, continuará em alta?

A Morte do "Trabalho" (E. Conrado 1999)

Entrevistas com Robert Kurz - Se quiserem conter a crise, as instituições financeiras internacionais terão de sangrar".

-1998-

Terrorismo do trabalho - (N. Trenkle; 1998) - Se o carácter coercitivo do trabalho não é consciencializado pela maioria das pessoas isso só demonstra até que ponto ele está interiorizado.

O que é o valor? A que se deve a crise? (N. Trenkle; Junho 1998) - O capitalismo entrou, irreversivelmente, numa era de declínio e desintegração bárbaricos.

Objetividad inconsciente... (Claus P. Ortlieb 1998) - Objetividad inconsciente. Aspectos de una crítica de las ciencias matemáticas de la naturaleza.

A Implosão da Moeda (R. Kurz 1998) - A breve era do monetarismo chega ao fim com o estouro das bolhas especulativas.

O Mercado absurdo dos homens sem qualidades (A. Jappe 1998) - <O Mercado absurdo dos Homens sem qualidades.

O Terror em alta velocidade (R.Kurz 1998) - 'Turbocapitalismo' reserva à humanidade uma série de catástrofes tecnológicas.

A Expanção do Caos (R. Kurz 1998) - Cenário apocalíptico da Rússia antecipa destino da economia norte-americana.

A economia de mercado abandona à míngua quase 6 biliões de pessoas (R. Kurz 1998) - Fome em abundância."Em todos os tempos, as pessoas humildes pagaram caro as maravilhas de civilizações repressivas."

A Cultura Degradada (R. Kurz 1998) - O totalitarismo de mercado destrói seus próprios fundamentos intelectuais.

O Manifesto Invisível (R. Kurz 1998) - Há 150 anos, em fevereiro de 1848, Marx e Engels publicavam a obra que revolucionou a história política moderna.

A Moeda sem força (R. Kurz 1998) - O euro irá fracassar porque não possui o lastro de um grande poderio militar.

Os Bobos da corte do capitalismo (R. Kurz 1998) - Apaziguadores pós-modernos fazem moda de segunda mão dos despojos burgueses.

O Último buraco negro (R. Kurz 1998) - A crise atual indica que EUA e Japão caminha para uma crise inssolúvel.

-1997-

Antieconomia e antipolítica - (R. Kurz; Krisis 19 - 1997) Español - Sobre a reformulação da emancipação social após o fim do "marxismo"

Existe vida após a economia de mercado? - (R. Kurz; Dezembro 1997) - Pois bem, habituamo-nos a ser prostitutas da produção mercantil e a oferecer diariamente nosso corpo ao trabalho abstrato.

Consequências e perspectivas da UME - (N. Trenkle e E. Lohoff; 1997) - Nem a "mão invisível" do mercado, nem o Estado redistribuidor estão em posição de resolver a crise da sociedade do trabalho.

A democracia, que arapuca (A. Jappe 1997) - "Nunca um candidato especulou de modo mais monótono sobre a monotonia das massas", disse Marx referindo-se a Napoleão III.

O oco do fetichismo (R. Kurz 1997) - ''Crash'' demonstra a incapacidade de transcendência da arte atual.

A ruína iminente de um ameaçador tigre asiático (R. Kurz 1997) - Modelo econômico adotado pela Coréia do Sul demonstra sinais de falência.

Até a última gota (R. Kurz 1997) - Como o Esclarecimento tornou-se mito e a promessa de liberdade converteu-se em 'total empulhação das massas'.

A Gênese do absolutismo de mercado (R. Kurz 1997) - Liberais insistem em entender ''1984'' como advertência ao totalitarismo de Estado, sem perceber que seu próprio mundo é há empos totalitário.

A orgia do capitalismo (R. Kurz 1997) - Globalizados, sindicatos e empresas devoram os concorrentes para sobreviver.

A Realidade irreal (R. Kurz; 1997) - Talvez o indício mais forte do fim dessa realidade da aparência seja o fato de certos homens não se levarem mais a sério e nem mesmo saberem se realmente ainda existem.

Estetização da crise (R. Kurz 1997) - No capitalismo, os objetos do desejo transformam-se em peças de culto.

A Origem Destrutiva do Capitalismo (R. Kurz; Março 1997) Español English Francais - A modernidade económica encontra suas raízes no armamentismo militar.

A Derradeira enfermidade (R. Kurz 1997) - Com o poder esfacelado, o Estado albanês atinge seu estágio terminal.

Perdedores globais (R. Kurz 1997) - A ciência econômica encontra-se numa profunda crise. De fato, seus conceitos não correspondem mais à realidade.

Escravos da Luz sem Mesiricórdia (R. Kurz 1997) - É a luz da razão iluminista que nos dias de hoje clareia os turnos da noite.

O mais inebriante do vícios (R. Kurz 1997) - O acionista é o único homem verdadeiro no jogo de dados do capitalismo cassino.

O Desfeixo do Masoquismo Histórico (R. Kurz 1997) - O capitalismo começa a libertar o homem do trabalho.

A Arte de Desmascarar (A. Jappe 1997) - Um dos principais libelos contra o capitalismo, ''A Sociedade do Espetáculo''

A Epidemia Asiática (R. Kurz 1997) - Mas a nova região dos sonhos do crescimento já se tornou, poucos anos depois, um pesadelo."

O Liberal e as fadas (R. Kurz 1997) - Capra fez o papel de bobo da corte nos 'tempos cinzentos'

-1996-

Os últimos combates - (R. Kurz; 1996) Español - O Maio parisiense de 1968, o Dezembro parisiense de 1995 e o recente acordo trabalhista alemão.

Sinal verde para o caos da crise (R. Kurz; 1996) - Ascensão e limites do capitalismo automobilístico

A estupidez dos vencedores (R. Kurz; 1996) - Talvez seja verdade que o poder torna as pessoas estúpidas e que muito poder as deixa estupidíssimas.

Globalização e Migração - (N. Trenkle; 1996) - É o momento de abandonar a fixação no sistema da produção de mercadorias capitalistas enquanto única forma possível de socialização moderna.

Para além de Estado e Mercado (R. Kurz; 1996) - Existe um sonho característico da modernidade: o sonho da emancipação social, da autodeterminação do homem, de uma produção autônoma da vida.

Uma revolta do silêncio (R. Kurz 1996) - Os franceses podem ter vivido a última das grandes greves em massa da história dos sindicatos.

A Síndrome do obscurantismo (R. Kurz; 1996) - Avanço do irracionalismo ameaça transformar o século 21 em uma época de guerras religiosas.

Buracos de rato para elefantes (R. Kurz 1996) - Oferta de lugar no capitalismo para gigantes como o Brasil não passa de cinismo

O Curto verão de uma teoria do século 20 (R. Kurz 1996) - <Obra de Keynes revela o que Hegel chamou de 'consciência infeliz'

Porque a União Europeia pode se tornar uma 'ruína' nova em folha (R. Kurz 1996) - Vê-see hoje em muitos países a desintegração estatal e monetária

A Filosofia míope do capitalismo-cassino (R. Kurz 1996) - Mundo administrado vive inflação de ''sabedorias''

O Fictício milagre japonês (R. Kurz 1996) - O iene forte é o responsável pela atrofia do mercado interno japonês

O Programa Suicida da Economia (R. Kurz 1996) - Crescimento económico pode inviabilizar em pouco tempo a existência na Terra.

O Mito do Capitalismo Confuciano (R. Kurz 1996) - O deus puritano do dinheiro não tolera outros deuses ao redor.

O Torpor do Capitalismo (R. Kurz 1996) - Chega ao fim o mito da expansão ilimitada do mercado.

A biologização do social (R. Kurz 1996) - Mundo sofre novo 'desencantamento

-1995-

O Pós-Marxismo e o Fetiche do Trabalho - (Robert Kurz; Krisis 15 - 1995) Deutsch - Sobre a contradição histórica na teoria de Marx

A Ascensão do Dinheiro aos Céus - (R. Kurz; 1995) Español - Os limites estruturais da valorização do capital, o capitalismo de casino e a crise financeira global

Com todo o vapor ao colapso - (R. Kurz; Novembro 1995) - Nunca na história da modernização – nos últimos duzentos, trezentos anos – deu-se a situação de uma crise social mundial que erigisse um tal potencial de devastação ecológica e alcançasse tanta destruição e abandono cultural, até a tendência na direção de uma nova barbárie.

SIC TRANSIT GLORIA ARTIS (A. Jappe 1995) - O "fim da arte" segundo Theodor W. Adorno e Guy Debord

-1994 -

O Fim da Política - (R. Kurz; Krisis 14 - 1994) Español - Teses sobre a crise do sistema de regulação da forma da mercadoria

Quatro teses sobre a crise da regulação política - Conferência - (R. Kurz; 1994) - A falta de autonomia do Estado e os limites da política: quatro teses sobre a crise da regulação política

-1993-

Dominação sem sujeito - (R. Kurz; Krisis 13 - 1993) Español - SOBRE A SUPERAÇÃO DE UMA CRÍTICA SOCIAL REDUTORA

As luzes do mercado se apagam - (R. Kurz; Abril 1993) - as falsas promessas do neoliberalismo ao término de um século em crise

Dois anos depois - (Robert Kurz; 1993) - >As fachadas de normalidade capitalista e a economia política da reunificação alemã

Adeus à Economia de Mercado - (Robert Kurz; 1993) - >Perspectivas de uma transformação diferente e não apenas na Alemanha

A lógica do impossível - (Robert Kurz; 1993) - Por que a transformação em economia de mercado não pode dar certo

O colapso da modernização - Entrevista - (R. Kurz; 1993) - O Leste concebeu-se como "mercado planificado", a autocompreensão do Ocidente favorece (ao menos no plano ideológico) o "mercado livre da economia concorrencial".

Pós-Imperialismo (R. Kurz; 1993) - Pós-Imperialismo: A nova face do mundo e a velha visão da esquerda

-1992-

O valor é o homem - (Roswitha Scholz: 1992) -Teses sobre a socialização pelo valor e a relação entre sexos.

Supressão e conservação do homem branco (R. Kurz; 1992) - Uma visão retrospectiva do colonialismo e do anticolonialismo no limiar do século XXI

One world e nacionalismo terciário (R. Kurz; 1992) - Por que o mercado mundial totalizado não pode impedir a barbárie étnica ?

A Intelligentsia depois da luta de classes (R. Kurz 1992) - O jornalismo político-sociológico parece decair ao mesmo passo que o económico: vê-se, em vez de crítica, auto-ajuda capitalista em vez de economia política, "guia financeiro".

Um livro audacioso (R. Schwarz 1992) - A propósito do livro de Robert Kurz: (O Colapso da Modernização; Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial - 1991)

-1991-

A Honra Perdida do Trabalho - (R. Kurz; Krisis 10 - 1991) Español - O socialismo dos produtores como impossibilidade lógica.

O Dilema Estrutural dos Mercados Planejados - (Robert Kurz; 19991)< - A abstração entre o produtor de mercadorias e o valor de uso sensível

Lógica e Ethos da Sociedade de Trabalho - (R. Kurz; 1991) - NNunca houve tanto fim. Com o colapso do socialismo real, toda uma época desaparece e vira história.

Concorrência e Emancipação - (Robert Kurz; 1991) - Ilusão e fracasso da "abolição" da concorrência na sociedade do trabalho

A Economia de Guerra Alemã e o Socialismo Estatal - (Robert Kurz; 1991) - Sociologismo da luta de classes e invólucro formal burguês

Estatismo e Monetarismo no Processo Histórico da Modernidade - (R. Kurz; 1991) - OO verdadeiro despotismo da modernidade é o absolutismo do dinheiro, sem sujeito, isto é, aquele do trabalho abstracto e de sua exploração em empreendimentos económicos.

A Crise do Sistema Mundial Produtor de Mercadorias - (Robert Kurz; 1991) - Guerra civil em vez da "paz eterna"

A Superação da Crise e "Utopia" (R. Kurz 1991) - Os passageiros do Titanic querem ficar no convés, e que a banda continue tocando. Se tivermos que viver mesmo o "fim da história", não será um final feliz.

Pequeno Glossário (R. Kurz (1991)

-1978-

Necessidade, Tempo e Trabalho - (Moishe Postone; 1978) - NECESSIDADE, TEMPO E TRABALHO

Textos em Espanõl

A Nova Simultaneidade Histórica - (Robert Kurz; Janeiro 2004) Deutsch Español Francais English

Não-rentáveis, uni-vos - (R. Kurz; Maio de 2003) Deutsch Español English Francais

La madre de todas las batallas - (R. Kurz; Abril de 2003) English Français

Por debajo de toda crítica - (R. Kurz; Abril de 2003) English Francais

O Jogo Acabou - (R. Kurz; Março de 2003) Deutsch Español

Paradojas de los derechos humanos - (R. Kurz; Março de 2003)

La_comedia_de_la_tragedia - (L.Santos; Março de 2003)

O Mercado Mundial do "Agrobusiness"- (R. Kurz; Fevereiro de 2003) Español

Prefácio à edição portuguesa do M C T - (N. Trenkle; Janeiro de 2003) Español English Francais

Editorial de la revista Krisis, nº 26, enero 2003

La guerra de ordenamiento mundial - (R. Kurz; Janeiro de 2003)

Carta a los defensores de la Máquina-Trabajo - (Atanásio Mykonios; Janeiro de 2003)

La huida hacia adelante - (R. Kurz; Novembro de 2002)

Contra-realismo - (R.Kurz; Outubro de 2002) Francais English

Economia Política de los derechos del Hombre - (R. Kurz; Outubro de 2002) Deutsch English

El mecanismo de la corrosión - (R. Kurz; Agosto de 2002)

Razón sangrienta - (R. Kurz; Krisis 25 - Junho 2002)

La pulsion_de muerte de la competencia - (R Kurz; Maio de 2002)

La guerra de los dos mundos - (R. Kurz; Abril de 2002)

Las lecturas de Marx en el siglo XXI - (R. Kurz; 2001)

A Ilusão do Estado Mundial - texto em espanhol - (E. Lohoff; Abril 2002)

Apresentacion del Manifesto contra el Trabajo - (N. Trenkle; Lisboa, Junho 2001)

Manifiesto contra el trabajo (texto espanõl) - 1999

La persona flexible - (R. Kurz; 1999)

Fuera holgazanas! (Roswitha Scholz 1999)

La expropiacióne de tiempo - (Rober Kurz; 1999)

Objetividad inconsciente... (Claus P. Ortlieb 1998)

Antieconomía y antipolítica - (R. Kurz; Krisis 19 - 1997)

El origen destructivo del capitalismo - (R. Kurz; Março de 1997) English Francais

Los últimos combates - (R. Kurz; 1996)

La ascensión del dinero a los cielos - (R. Kurz; 1995)

EL FIN DE LA POLÍTICA - (R. Kurz; Krisis 14 - 1994)

Dominación sin sujeto - (R. Kurz; Krisis 13 - 1993)

El honor perdido del trabajo - (R. Kurz; Krisis 10 - 1991)

Las sutilezas metafísicas de la mercancía -- Anselm Jappe

El estatalismo y el monetarismo en el proceso histórico de la Modernidad -- Robert Kurz

La economía de guerra alemana y el socialismo de estado -- Robert Kurz

Lógica y ethos de la sociedad laboral -- Robert Kurz

Outros textos

A Dialéctica do Esclarecimento e outros textos de Theodor W. Adorno

Trabalho espiritual e corporal - Índice - (A Sohn-Rethel; 1998)

A Sociedade do Espectáculo e outros textos de Guy Debord

Os homens-lixo (Edições Fenda - Lisboa) - (Leonel Moura; Babel, Novembro 2002)

Sobre o lugar da "Ideologia Alema" na obra de Marx - (R. Fausto; Março 2001)

O neto corrige o avô (Giannotti x Marx) - (R. Schwarz; Março 2001)

Edição pirata de A Sociedade do espetáculo pelo C. A. P. (E. Aquino - Novembro 2001)

Which value does the work have? - (Moishe Postone; Julho 2000)

Rethinkig Marx - (Moishe Postone; Agosto 1995)

Repensando a crítica de Marx ao capitalismo - (Moishe Postone; 1993)

A Internacional Situacionista - entrevista - (Henri Lefebvre 1983)

Sobre Sujeito e Objecto - (Theodor W. Adorno; 1969)

Notas Marginais sobre Teoria e Praxis - (Theodor W. Adorno; 1969)

Teoria da Semicultura (Theodor W. Adorno)

Da miséria do meio estudantil (I. S. 1966)

Refutação de todas as críticas... (G. Debord 1975)

Teses sobre o conceito da história - (Walter Benjamin; 1940)

O Direito à Preguiça (Paul Lafargue)

Crítica do Programa de Gotha - (Karl Marx)

Manifesto Comunista - (K. Marx e F. Enggels)

Prefácio à Crítica da Economia Política de 1859 - (Karl Marx)

Teses Sobre Feuerbach - (Karl Marx)

O CAPITAL, CAPITULO I - A Mercadoria - (Karl Marx)

Contactos: Nuremberg - São Paulo - Fortaleza - Rio de Janeiro - Lisboa - Estudos Krisis - krisisinfo - Krisis-Diskussion

Home

setstats 1