Meditação com as Árvores
Por Cáit Branigan Copyright © 1998
Fonte: Site “The Three Worlds (Irish Shamanism)”

Tradução: Copyright © 2002 Lornnah Carmel do Grupo Old Ways

 

Introdução

Os Honoráveis, como eles são conhecidos dentre certas tribos da América do Norte, têm de longa data adoração, fascinação e reverencia por parte dos seres humanos. De egípcios e cretenses, à nossa terra, Irlanda, árvores tem sido uma fonte vital de inspiração e proteção. Os cinco árvores sagradas da Irlanda, chamadas O Carvalho de Mugna, O Teixo de Ross, A Bile Tortan, A Bile Daithí e A Craeb Uineach foram físicas e espirituais manifestações de profunda sabedoria de árvores da vida no planeta. Árvores não são apenas reconhecidas por seu valor ecológico, mas também como o folclore e mitologia atestam, por ser a morada de deuses e deusas.Muitas tradições atestam a existência de muitos mitos – no Egito, o figueira era vista como morada do divino; na Bretanha e na Irlanda, o teixo e o carvalho são reverenciados, entre outros, por sua sabedoria e alimento.

Meditação é uma coisa importante como parte de qualquer vida espiritual.Para alcançar tranqüilidade e adquirir certo conhecimento, meditação não é somente beneficente para o corpo e espírito, mas também para nos ajudar empulsionar à nossa fonte de sabedoria.

Então onde ambos se encontram e porque devemos meditar com as árvores?Meditação com as árvores no nível um, é um modo de acessar a sabedoria inerente ás árvores, sabedoria que existe em suas biologias, e no ancestral e permanente contato com a terra.é uma maneira de restabelecer a união que existe entre todas as coisas viventes, de acessar a rede da vida a qual todos nós fazemos parte.Árvores existem a mais tempo que os seres humanos, e como as baleias possuem memória de longa datas sobre o passado distante e são profundamente sintonizadas com os ciclos da Natureza aos quais nós escolhemos nos descuidar no século passado ou mais.Elas nos fornecem uma conexão em todos os níveis da existência.Suas raízes alcançam as profundidades da terra e tiram nutrientes do solo,seus troncos erguem-se fortes e altos a nossa volta escancaradamente, seus ramos se estendem pelo ar que fornece a claridade e o sopro da vida.

Num nível físico, estar entre árvores e respirar esse ar é muito benéfico.O filtro de ar que fazem e suas fortes presenças físicas nos dão uma sensação de segurança e proteção.Elas nos fornecem alimentos, em forma de frutas e cascas,folhas e flores tem sido usadas na fitoterapia e aromaterapia por séculos.

 

Então como meditamos com as árvores? 

Existem vários métodos para ajudar as pessoas a meditarem com as árvores.Prateleiras têm sido enchidas de livros explicando o grande legado das árvores e como nos conectarmos a vida das plantas e fazer conscientemente o estabelecimento dessa conexão.Abaixo seguem-se exemplos simples que são fáceis de memorizar, e ainda podem ajudar as pessoas a estabelecer um contato mais profundo com as árvores.

É uma boa idéia preparar-se antes de ir para parques e florestas, certificando-se de que você têm tudo que precisa, em outras palavras, verifique se você tem roupa de frio se não for verão,roupa de chuva e tudo mais que você deseje ter consigo.Não é preciso levar a pia da cozinha, mas o suficiente pra certificar que você está adequadamente organizado.

Respiração e Visualização

Essa meditação me foi dada durante uma jornada xamânica aos espíritos das árvores.é muito simples e focaliza corpo e alma.

Comece encontrando uma posição confortável para sentar com suas costas apoiadas em uma árvore.Quando estiver pronto, comece um relaxamento muscular, talvez mentalizando cada parte de seu corpo e “dizendo a eles” pra relaxar.Feche seu olhos.Respire fundo e deixe a tensão se esvair.Sinta o ar a sua volta.Sinta a terra sob você.Respire fundo novamente.Sinta a segurança e proteção das árvores, sinta sua vida.

Agora inspire nove vezes profundamente.Vagarosamente inspire e expire.Em cada inspiração quer der, sinta seu corpo se mover mais e mais pra dentro da árvore. Através da casca e direto pro centro da árvore.Quando você alcançar o ponto, repare como você se sente dentro da árvore.O que você vê lá?O que você ouve?Fique lá tanto tempo quanto se sinta confortável.Agora dê nove inspiradas novamente.

Agora comece a mover-se novamente pra fora da árvore e pra dentro de seu próprio corpo.Concentre seu pés na terra sob você.

Uma vez que você tenha feito as nove inspirações, abra seus olhos.Olhe  a sua volta e continue a respirar.Espere um tempo pra ter certeza de que está completamente de volta a seu corpo.

 

Visualização

Comece com uma meditação prévia pra relaxar seu corpo e ter certeza de que está confortável.Espere um tempo pra que seu corpo relaxe a tensão e limpe seu sistema. (mente) Feche os olhos.Focalize sua atenção nas raízes de uma árvore abaixo e acima de você.Sinta como elas se dispersam pela terra e profundamente no solo.Sinta sua própria conexão com a terra, se aprofundando, se aprofundando no solo, sinta a gravidade que o mantêm fixado.Focalize isso por um tempo.

Agora mova sua atenção pro tronco da árvore.Sinta sua força e firmeza.Concentre-se em seu próprio dorso e veja que assim como o tronco, ele te sustenta e conecta terra e céu.Agora imagine que os dois são um – o tronco da árvore é parte de você, sustentando você a cada dia da vida.Fique lá e respire nesse sentimento.

Quando estiver pronto, comece a focalizar sua atenção nos galhos da árvore que se erguem longamente sobre você.Sinta a liberdade, como eles se movem na brisa e mergulham na luz do sol.Sinta como eles alcançam o céu.Concentre sua mente e cabeça.Sinta como eles alcançam a iluminação e sabedoria.Sinta a liberdade do céu e do ar.Respire suavemente e permaneça concentrado nisso por um tempo.

Agora retorne sua atenção as raízes da árvore, quanto aterradas elas estão.Quando estiver pronto, comece a focalizar seu corpo e abra seus olhos.Dê um tempo pra se certificar de que está totalmente de volta a seu corpo e comece a se mover.

Meditação das árvores é um modo muito simples de se reconectar com a terra.Não é preciso morar no campo, existem várias árvores nos parques da cidade.Certifique-se quando for meditar, de se sentir seguro no lugar em que está sentado.Talvez queira ir com um amigo. Mas fique um tempo sozinho com as árvore.Você merece e elas também.

 
 
 

Copyright © 2001-2002 Bruxaria Tradicional no Brasil
Todos os direitos reservados

[voltar]