Bruxaria Tradicional no Brasil

 

Os Nove Elementos
Por Gilbride, com Sitheag Bochana e L.S.A. Thomas
Fonte:
Celtic Path :: http://www.celtic-path.org/

Tradução por: Luciana Cavalcanti

1. Buscar a Tradição Celta

Existe um provérbio gaélico que diz "Mar thu\s, biodh an deireadh", ou seja, "que termine da forma como começou". Tudo muda, mas se nós não perdemos nossa conexão com o que veio antes de nós, nos veremos retornando a isso de novo e de novo. Apesar de mudar, nós vamos preservar, nós vamos preservar nossa continuidade espiritual com o passado.Essa é a filosofia que tem ajudado o povo celta a sobreviver a séculos de opressão.Mas, para muitas pessoas o mundo moderno, o elo com o passado se quebrou.Nós não vivemos mais nos padrões que sustentaram nossos ancestrais por milênios.Procurando por essas conexões perdidas, algumas pessoas mudam para o antigo, seu modo de viver e olhar o mundo. Um aspecto dessa tendência é o movimento neopagão que busca reviver aspectos da religião pré-cristã dos antepassados europeus. Muitas pessoas estão mergulhando nas tradições celtas e certa parte delas se considera pagão celta de certo modo. Neopaganismo, entretanto, é um movimento que nasceu com as culturas não-celtas, e sua essência conseqüentemente é raramente celta.Como resultado, praticas neopagãs "celtas" são bruscamente diferentes em espírito das práticas celtas tradicionais, às vezes com impensados resultados nocivos às culturas célticas vivas.O espírito genuíno e cultural hereditário dos povos celtas é inacreditavelmente rico e profundamente bonito em seu próprio por seus próprios méritos. Não precisam ser reescritas para se adaptarem ao gosto de estranhos.De fato, vão oferecer muito mais àqueles que se aproximarem dela com espírito de apreciadores e não de exploradores.Religião não se transforma para nós, ao contrário, ela nos pede para nos transformarmos.Nos devemos nos aproximar das tradições celtas com o mesmo espírito, buscando entende-los como eles realmente eram ao invés de como nós gostaríamos que eles fossem.Nós devemos tentar nos colocar fora das suposições e projeções de culturas não-celtas a fim de alcançar o coração dessas tradições que tem capturado nossa imaginação.A fim de praticar a tradicional religião celta, nós precisamos ver o mundo através de olhos celtas.Esse é um processo e não um fim, e apesar disso nunca estará totalmente completo.E vai certamente exigir trabalho duro e dedicação.Mas para alguns de nós, essas tradições nos cativam como as mulheres do Outromundo que levam os heróis em desconhecida jornada nas lendas celtas, e para nós, não há outra escolha.

2. Prática Devocional

A maioria das religiões tem seitas ou aspectos que são especialmente exigentes e freqüentemente são especialmente benéficos como resultado.Os Nove Elementos são uma aproximação da religião celta.

Estão disponíveis a qualquer adorador, inclusive não iniciados, grupos ou sacerdotes.São simplesmente um modo disciplinado e exigente de praticar as espirituais tradições celtas.Eu projetei essas exigências para serem ma combinação balanceada de pesquisa, estudo de idioma e mais óbvias práticas espirituais. Elas foram arquitetadas para levar o novo aprendiz a uma vida espiritual ativa imediatamente, enquanto está provendo direções para uma longa jornada no caminho religioso.Além disso, eles são projetados para abrir o mundo celta completo ao aprendiz - pela religião celta ser a expressão espiritual das culturas celtas, e sem a cultura celta não pode haver religião celta.Esse sistema não é definido exclusivamente como cristão ou pagão, como pode abarcar uma ou outra perspectiva.Apesar da essência de suas conjeturas serem politeístas, algumas pessoas que se identificam como cristãs podem confortavelmente praticar esse sistema.Esses requerimentos foram inspirados nas exigentes Regras dos Monastérios Celto-Cristãos, que instituíram muita ênfase numa disciplinada prática devocional. Mas muitas tradições espirituais celtas derivam originalmente da era pré-cristã.

 3. O Propósito Dessa Aproximação.

Muitas pessoas praticam a religião ou espiritualidades como complementos de suas vidas, deliberadamente separadas de suas atividades diárias.Religião no passado não era separada do cotidiano.Na verdade, os dois eram tão entrelaçados que nenhuma palavra pra "religião" é conhecida pelo céltico antigo. A vida era imersa em espiritualidade, uma espiritualidade que cercava e permeava cada ação mundana, até que não houvesse enfim nenhuma distinção entre o sagrado e o mundano.Cada ação ordinária, desde sair da cama, costurar, fazer comida, era sacramentada através de ações rituais deliberadas. Esse modo de vida não está completamente esquecido pelas comunidades de língua celta de hoje em dia.E isso pode ser iniciado por escolha, embora não sem esforço.Proporcionando uma série de diretrizes claras, eu espero oferecer um caminho realista para que se inicie esse modo de vida.

 4. Os Nove Elementos

Na tradição celta, existem certos elementos que compõem a sustância do universo. Em gaélico, esses elementos são chamados de Duillean, que podem também significar “perspectivas/expectativas”.Os nove elementos não são uma organização, não vai haver ninguém pra inspecionar você. É de sua competência preencher essas expectativas com você mesmo e decidir quão profundamente empenhado você deseja estar.

Os Nove Elementos são:

1 - Língua – aprender uma língua celta

2 - Oração – orar em língua celta diariammmente

3 – Contemplação – meditação privada diária

4 – Estudo – estudar regularmente a história celta, religião e cultura através de fontes seguras.

5 – Cultura – trabalhar em pró da continuidade e saúde das culturas celtas modernas

6 – Festivais – observar os dias sagrados da Tradição Celta

7 – Consagração – observar eventos importantes da vida com costume celta

8 – Conhecimento (lore) – praticar regularmente o conhecimento tradicional

9 – Oferendas - ofertar aos ancestrais e mortos, aos espíritos da casa, aos espíritos da Terra e aos deuses.

Cada um desses elementos tem retorno.

 5. Uma Cultura baseada em Religião

Os Nove Elementos não são um tipo neopagão eclético de espiritualidade. Eles são um modo de praticar a cultura baseada em religião, a espiritualidade inerente na cultura e as tradições de um povo particular.Essa não é uma coisa fácil de se fazer.Empenho e disposição para experimentar uma transformação pessoal são necessários.Se você decidir seguir esse caminho, leia esse artigo inteiro antes de começar.Daí então, comece imediatamente a praticar e cumpra os nove o melhor que puder.Se você fizer isso com devoção e comprometimento, você não precisará de nenhum guia ou professor pra te ajudar a não ser que você queira um. Primeiro você deve se concentrar nos requerimentos básicos.Quando você tiver feito disso uma parte de sua vida, se você estiver decidido em ir além, você pode escolher expandir sua prática.

  6. Língua - o primeiro elemento

Explorar outra tradição é entrar em outro mundo.Você pode ter que abandonar a idéia de que esse mundo já é o seu. Conexão familiar, atração emocional ou estética, amor instintivo, até uma experiência espiritual significante – essas coisas podem te levar em direção ao Mundo Celta, mas não é a mesma coisa que estar participando dele. Você pode sempre praticar religião com os costumes de sua própria cultura ou com insights de sua própria imaginação.Mas se você quer praticar a religião Celta, você vai ter que faze-lo com os costumes das Culturas Celtas e com os insights dos poetas Celtas e contadores de histórias existiram, e continuar vivendo o hoje.Quando você aprender uma nova língua, você aprenderá a ver com novos olhos – não só uma ova perspectiva, mas com milhares de novas perspectivas e mais; novas maneiras de descrever cores, texturas, emoções e cada faceta de sua vida.E um modo novo de descrever uma coisa, em si, uma nova maneira de ver essa coisa.É fácil ver esse processo como um trabalhinho difícil e certamente é difícil, mas também é uma experiência muito excitante, bonita e prazerosa, e que vai trazer muitas ricas compensações ao longo da vida.Isso e uma verdade em qualquer idioma.Mas idiomas celtas, em particular, podem facilmente ser comparadas ao Dagda’s Un Dry Cauldron, inesgotável fonte sempre cheio.

Língua é um elemento que vai trazer todos os outros elementos pra sua vida, e tornar possível uma verdadeira transformação. Por essa razão, a primeira exigência começa por estudar uma língua Celta, e continuar esse estudo de um modo ou de outro durante todo o tempo em que você estiver envolvido com esse sistema.

Se você já fala um idioma Celta fluentemente, você deve se concentrar em ler a literatura e poesia em pró de aprofundar sua experiência.Você pode estudar em turmas, através de um curso de correspondência, ou de um livro (preferivelmente com ajuda de áudio).Existem muitas organizações que podem ajuda-lo a achar um professor, clubes locais e sociedades, e outros alunos. Existem festivais, boletins, seminários, e outras fontes. Seu estudo do idioma, apesar de importante, não deve ser um fim em si mesmo. Seu objetivo deve ser sempre estar envolvido com o vasto Mundo Celta.

  7. Oração – O Segundo Elemento.

Até recentemente, orações cercavam quase todos os aspectos da vida na Escócia Gaélica. Existem orações pra acordar de manhã e pra ir dormir de noite, orações pra se dizer antes do trabalho ou viagem ou de fazer um negócio, orações pra abençoar tarefas específicas como tirar leite da vaca ou caçar, orações por justiça, saúde e proteção, pra adorar o sol e a lua nova, e orações pra envolver o lar e a família com o manto de proteção de Bride. Existem orações que não estão completamente esquecidas apesar de seu uso ter entrado em declínio durante o século passado.Elas são parte dos nove elementos porque rezar todo dia é um modo sagrado de vida.E é fácil diariamente, realidade mundana e realidade religiosa, sagrada serem coisas separadas. Mas nós não podemos nos dar ao luxo de viver desse jeito, ser preenchidos e conectados pelo divino somente em específicas ocasiões rituais.Se todo aspecto de sua vida estiver envolto em oração, então todo aspecto de sua vida será parte de sua religião.

Toda ação diária será sagrada e até mesmo o trabalho e pequenas tarefas terão um significado que vai além do significado mundano. Orações são o elemento que vai dar significado, propósito e beleza pra tudo que você fizer.

A segunda exigência é orar num idioma Celta toda manhã ao se levantar da cama e toda noite antes de ir dormir. Quando você tiver feito disso um hábito regular, você sentira a especial qualidade que isso trouxe a sua vida diária.

8. Contemplação – O Terceiro Elemento

Enquanto a oração envolve nossas atividades diárias, e nossas interações com o Outro Mundo, a contemplação focaliza o nosso interior.Meditação privada é sagrada na maioria das religiões. Bardos das Highlands costumavam compor seus poemas enquanto meditavam silenciosamente no escuro.Períodos de meditação eram ás vezes, usados nas práticas de cura; e meditação intensa durante oração era prática da antiga Igreja Celta.Contemplação pode incluir uma variação de experiências religiosas, desde o contemplativo ao extático, guiando uma radical transformação pessoal ou a um contato mais intenso com os mistérios divinos.Mas nas práticas religiosas diárias, ela serve a um simples propósito.Em um curto período de meditação privada todo dia, você poderá trabalhar na interação de sua religião com sua vida interior.Você pode meditar sobre um conceito religioso, sobre princípios, símbolos ou frases.Você pode se concentrar numa deidade por quem você sinta devoção especial, ou cuja função você deseje explorar. Você poderá desenvolver um estado de consciência do divino nas partes mais profundas de sua personalidade. Contemplação é o elemento que vai juntar sua religião com seu eu particular. A terceira exigência é meditar todo dia.Existem muitas maneiras de meditar, e você pode decidir por si mesmo que tipo praticar, e por quanto tempo.De qualquer maneira, cerca de dez minutos diários pode ser um bom começo.

  9. Estudos – O Quarto Elemento

Envolvimento pessoal e experiência são crucias.Mas sem conhecimento e entendimento, práticas religiosas podem ser desconexas, desequilibradas e até vazias.Nós devemos entender não só a tradição que praticamos, mas a cultura em que ela nasceu.Um modo de fazer isso é participar, e outro modo é estudar.Se você aprender a história dos Povos Celtas, você irá entender muito mais sobre as raízes da sua religião, as milhares de experiências que levam ás atitudes religiosas que você pratica todo dia.

Seja cuidadoso, portanto, e não engula qualquer teoria sem criticá-la, não importa o quanto você respeita a pessoa que a apresentou.Existe muita diferença de opinião em nosso estudo sobre o passado, e qualquer teoria sobre os Celtas Ancestrais e sua religião pode incluir algumas especulações.Cada geração de estudiosos tende a rejeitar parte dos estudos da geração anterior. Se você construir sua vida espiritual em cima de teorias, você poderá ficar muito abalado se essa teoria for desaprovada.

Os Nove Elementos são baseados numa vida espiritual de atividades práticas. Se você se preocupar com as práticas, o espírito vai estar vivo em você. Estude as teorias e aprenda com elas, mas no final, deixe sua própria espiritualidade se basear no que foi documentado e feito, mais do que em teorias transitórias...Então seu relacionamento com o divino estará protegido de mudanças de opinião. Estudar é o elemento que vai te trazer conhecimento e entendimento.Você pode estruturar esse estudo onde você se ajustar, mas seja cuidadoso, existe uma tremenda quantidade de materiais enganosos, desinformados e desonestos sobre os Celtas.Aprenda a reconhecer pesquisadores sérios e rejeitar desinformações.

 

10. Cultura – O Quinto Elemento

Religião é o que nos une, as obrigações que nós sentimos em nossa gratidão aos ancestrais e Deuses e o mundo natural que sustenta nossas vidas.É importante lembrar que a religião Celta é inseparavelmente fundida com a cultura, e, portanto é nosso mais nobre dever assegurar a sobrevivência dessa cultura. Esse é o elemento que te convoca a ajudar a preservar a cultura Celta da extinção.A quinta exigência é que você trabalhe pra preservar a cultura dos povos de língua Celta. Esse trabalho pode tomar várias formas, algumas políticas, outras sociais.Você pode ser voluntário em uma organização que promove os idiomas Celtas, ou que trabalha pela autonomia política.Você pode doar dinheiro para as causas Celtas.Você pode reservar um tempo pra aprender arte tradicional, artesanato ou esportes.Você vai decidir por si mesmo onde você se encaixa melhor, mas você deve tratar esse elemento com muita seriedade.

11. Festivais – O Sexto Elemento

A maioria das religiões possui um calendário sagrado, com datas sagradas para celebração e culto.Quatro grandes festivais, que tem origem no passado pré-cristão, são ainda largamente celebrados no mundo moderno Celta.Esses são os dias sagrados de comumente são chamados de Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasa (ainda que eles possuam uma variedade de diferentes nomes Celtas locais diferentes). Os temas pré-cristãos são, naturalmente, mais sutis nas correntes práticas Celtas, mas os festivais não foram esquecidos. Esse é o elemento de vai levar você a marcar a passagem das estações e agradecer os Deuses e Poderosos por suas generosidades.A sexta exigência é a celebração de Samhain, Imbolc, Beltane e Lughnasa. Se possível você deve dedicar um dia inteiro para cada um desses festivais maiores.Existe também uma série de festivais tradicionais locais que talvez você queira celebrar.

  12. Consagração – O Sétimo Elemento

Se religião santifica nossas atividades diárias, ela deve exercer um papel ainda maior nos eventos de consagração da vida e rituais de passagem. Nós devemos pedir benção para os Divinos Poderes, em cada marco da vida, do nascimento de uma criança até nossa própria morte.Assim como marcos são limites de tempo, nem uma coisa nem outra, eles estão abertos ao Outromundo e impregnados de influências.A primeira etapa então é satisfazer as forças espirituais e nos proteger do dano espiritual.A segunda etapa é pedir Suas bênçãos e Sua ajuda.Também, celebrar os eventos de sua vida de modo Celta representa um compromisso completo. Simplesmente saber que você fez esse comprometimento já é um passo para o caminho espiritual.Esse é o elemento que consagra sua vida pessoal aos Poderes da Terra, Mar e Céu.A sétima exigência é marcar todos os eventos maiores da sua vida de acordo com os costumes Celtas.Você pode aprender como fazer isso, estudando as tradições populares Celtas.

  13. Conhecimento (lore) – O Oitavo Elemento

Sabedoria é o conhecimento das coisas antigas, incluindo mitos, contos populares e baladas. Você pode ler sobre essas coisas em inglês, mas você não poderá apreciar totalmente a não ser no idioma original. Inglês não poderá revelar partes da tradicional história Celta, mas no original, o coração da história pode ser tocado.Alguns desses contos tradicionais são de aventura e magia, algumas são de humor, algumas são anedotas do cotidiano e algumas são lendas heróicas de raízes pré-cristãs. Nas histórias,

As virtudes, sonhos e ideais da sociedade Celta são divididas e repassadas.De ouvi-las, lê-las ou contar essas histórias, você estará obtendo grandes insights da Tradição Celta.Você poderá entender o espírito dos mitos como você jamais fará através de traduções somente - mas não deve se restringir somente aos mitos.Tudo na tradição oral possue algo a oferecer.Esse é o elemento que vai te levar a estar cara a cara com a cultura Celta, nos seus próprios termos e próprias palavras.A oitava exigência é ler os contos Celtas regularmente no original.Obviamente, não vai ser muito fácil de início.Mas não significa que você não deva começar.Coleções bilíngües podem ser de grande ajuda.Leia linha a linha, primeiro do original depois em inglês.Enquanto seu conhecimento do idioma progride, você vai precisar menos e menos da tradução.

14. Oferendas – O Nono Elemento

Sacrificar algo significa reservá-lo, torná-lo sagrado através da oferta aos Poderes Espirituais.Essa é uma prática religiosa básica dos tempos ancestrais, e mesmo nos tempos mais recentes, oferendas regulares eram feitas aos Espíritos da Terra, aos Ancestrais e Santos.Na minha opinião, Poderes Espirituais não necessitam de oferendas para sobreviver. Mas quando eles consomem a energia de nossas oferendas, eles são trazidos para perto de nós e podem ficar mais diretamente envolvidos com nossos assuntos.Fazer oferendas é uma maneira de expressar nossa gratidão, de manter boas relações entre o mundo comum e o Outromundo, e trazer esses poderes pra mais perto de nós pra nos ajudar e proteger.Existem muitas ocasiões para se fazer oferendas, você pode levar oferendas nos dias sagrados, ou quando quiser expressar sua gratidão por algo ou reparar alguma coisa, ou obter uma benção pra alguma ventura o evento importante.

Quatro tipos de Poderes Espirituais devem sempre ser lembrados.Esses são os Ancestrais e Honrados Mortos, que criaram nosso presente com seus esforços; os Espíritos do Lar que protegem o lar e a família de perigo; os Espíritos e Poderes da Terra; e os Deuses e Santos da Tradição Celta.Esses não são exatamente quatro classes distintas, de fato existe ma comunicação entre eles todos.Alguns Deuses são também Ancestrais e existe uma sobreposição entre os Espíritos da Terra e os Mortos. Esse é u exemplo da fluida natureza das crenças Celtas.Esse é o elemento que vai regular a honra e o respeito pelas Poderosas Forças que cada vida humana depende.A nona exigência é fazer oferendas aos Mortos, aos Espíritos da Casa, Espíritos da Terra e Deuses.Essa oferenda inclui pão, queijo, sementes, frutas, álcool (bebida alcoólica) e leite. Não é necessário nenhum ritual elaborado. Você pode manter uma pilha especial de pratos de oferenda se você desejar.Você pode deixar as oferendas num lugar especial ou simplesmente no lugar que fizer sentido pra você.Coloque a oferenda e recite uma oração com senso de segurança e sentimento.Quando eu oro ou deixo oferendas, eu também curvo brevemente minha cabeça em direção ao piso da lareira que eu uso como altar.

15. Conclusão

Você agora está pronto pra começar a praticar os nove elementos.A vida espiritual é complexa de natureza, e explorar a cultura tradicional é mais ainda.Mas agora você tem um parâmetro. Então, qual seu próximo passo?

Eu sugiro que você decida como você vai suprir os nove elementos e então comece imediatamente. Comece suas orações diárias e meditações, comece o estudo do idioma, trabalhe para conhecer uma linha de estudiosos e pesquisadores tradicionais, celebre os dias sagrados e eventos importantes com ritual, deixe oferendas mensais e trabalhe pelo bom desenvolvimento da cultura Celta. Deixe cada aspecto de sua vida ser parte de sua religião, até que não se possa distinguir uma da outra.

 

É proibida a reprodução total ou parcial deste artigo sem a prévia autorização dos autores.

Copyright © 2001-2003
Bruxaria Tradicional no Brasil

[voltar]

setstats 1