Smashing Pumpkins se impõe atualmente como uma das maiores bandas de rock alternativo. Formado em 1988 quando James Iha conheceu Billy Corgan em Chicago e teve a idéia de formarem o grupo. Muitos desconhecem esse fato, dando crédito a Billy pelo início de tudo, mas foi James quem deu o pontapé inicial. Pouco tempo depois, Billy conhece D'Arcy Wreztky num clube chamado Avalon e brigam feio. Mas duas semanas depois, ela acaba sendo a terceira integrante da banda. Mais tarde, Jimmy Chamberlin também entra pra banda como baterista. Em 1990, eles fecham seu primeiro contrato com o selo Caroline Records e em 1991, gravam seu primeiro album, Gish, vendendo 400.000 cópias. Em 1993, eles gravam Siemese Dream e vendem milhões de cópias. No mesmo ano, participam do festival itinerante Lolapalooza. Mas eles só viriam a estourar mesmo em 1995 com o lançamento do album duplo Mellon Collie and the infinite sadness, vendendo mais de 20 milhões de cópias.
Entretanto, no ano seguinte, Jonathon Melvoin, o tecladista da turnê, foi encontrado morto em 12 de julho, em um hotel. Jonathon e Jimmy teriam se hospedado nesse hotel e tomado heroína. Ambos desmaiaram, e quando Jimmy acordou, viu seu amigo morto. Após esse incidente, Jimmy é expulso da banda. Ele já teve várias expêriencias desse tipo, mas depois que entrou pra banda, passou a lutar contra as drogas. Matthew Walker entrou no lugar de Jimmy como baterista temporário.
O último album da banda foi lançado em 98, pela Virgin, e se chama Adore. Os Smashing Pumpkins passaram a enfatizar as baladas e temas de amor, que compõem o album inteiro, deixando as pesadíssimas músicas de Mellon Collie de lado.
Discografia:
Gish (1991)
Siamese Dream (1993)
Pisces Iscariot (1994)
Earphoria (1994) (edição limitada)
Mellon Collie and the Infinite Sadness - duplo (1995)
Adore(1998)