História da Comunicação e Falar em Público

 

 

ATENÇÃO: Este domínio foi adquirido recentemente e se dedica a difusão cultural da comunicação. Caso você esteja procurando o tradicional curso de oratória do Instituto Moreira Necho, favor usar o link abaixo:

Oratoria

 

 

 

1

 

INTRODUÇÃO

Comunicação, falar em público, oratória, processo de transmissão e recepção de idéias, informação e mensagens. Nos últimos 150 anos, e especialmente nas duas últimas décadas, a redução dos tempos de transmissão da informação a distância e de acesso a ela é um dos desafios essenciais de nossa sociedade.

A comunicação atual entre duas pessoas é o resultado de métodos múltiplos de expressão, desenvolvidos ao longo de séculos. Os gestos, o desenvolvimento da linguagem e a necessidade de interagir exercem aqui um papel importante.

2

 

LINGUAGEM

Jornal Blogger

Para alguns, a origem da linguagem resulta de atividades de grupo, como o trabalho e a oratória cotidiana; para outros, a linguagem se desenvolveu a partir de sons básicos que acompanhavam os gestos, seja o falar em público (apesar do medo de falar em público de muitos), como o falar escrito. Neste contexto se insere também a retórica (argumentação).

3

 

SÍMBOLOS E ALFABETOS

Os povos antigos buscavam meios para registrar a linguagem oral (oratoria cotidiana); no começo, isso se fazia com signos e símbolos. À medida que o conhecimento humano foi se desenvolvendo, tornou-se necessária a escrita para transmitir informação da expressão verbal, ou seja, o falar em público. A primeira escrita foi a cuneiforme. Depois, desenvolveram-se elementos ideográficos, nos quais o símbolo representava não só o objeto, mas também idéias e qualidades associadas a ele. Mais tarde, a escrita cuneiforme incorporou elementos fonéticos, isto é, signos que representavam determinados sons. O alfabeto se originou no Oriente Médio e os fenícios o introduziram na Grécia, onde lhe foram acrescentados os sons das vogais. As técnicas de como falar em público

vieram somente mais tarde.

O desenvolvimento da civilização e das línguas escritas fez surgir também a necessidade de comunicar-se a distância de forma regular, a fim de facilitar o comércio entre diferentes nações e impérios. Com o aparecimento do papel, no século XI, e, mais tarde, da imprensa, no século XV, ampliaram-se as possibilidades de estudo, o que provocou mudanças radicais na forma de viver dos povos, e do como falar em público.

Nos séculos seguintes, as técnicas e aplicações da impressão se desenvolveram, em geral, com grande rapidez, mesmo existindo o medo de falar em público. Isso se deveu sobretudo à introdução das máquinas a vapor nas gráficas, no início do século XIX, e, posteriormente, à invenção das máquinas tipográficas (ver Sistemas de edição).

Conheça melhor os Cursos de Oratória.

Para atender à necessidade de comunicação a distância, surgiram os serviços postais, que no século XX se fizeram acompanhar do telégrafo, do telefone e do rádio. A TV disseminou a retórica e a oratória (falar em público).

 

 

Desenvolvimento dos alfabetos

O alfabeto semítico setentrional, aceito universalmente como o primeiro alfabeto conhecido, deu lugar no devido momento ao alfabeto grego, que, por sua vez, sofreu modificações para formar tanto o cirílico quanto o romano. Os alfabetos cirílico e romano são utilizados em muitos idiomas europeus e bálticos.

 

4

 

TRANSMISSÃO DE IMAGENS

Os primeiros manuscritos eram ilustrados com iluminuras de desenho muito elaborado. No fim do século XV, começaram a ser utilizadas gravuras em madeira; e, já no século XVIII, inventou-se a litografia, que possibilitou a reprodução em massa. No século XIX, surgiu a fotografia, o cinetoscópio (máquina para projetar imagens em movimento) e o cinematógrafo. No século XX, o aparecimento da televisão constituiu um marco no campo da transmissão de imagens.

5

 

COMPUTADORES

Um dos mais espetaculares avanços dentro das comunicações — comunicação de dados — produziu-se no campo da tecnologia dos computadores. Os computadores digitais, desde seu aparecimento, na década de 1940, foram introduzidos nos países desenvolvidos em praticamente todas as áreas da sociedade (indústrias, escritórios, hospitais, escolas, transportes, residências, estabelecimentos comerciais). Mediante a utilização das redes informáticas e dos dispositivos auxiliares, o usuário de um computador pode transmitir dados com grande rapideze oratoria.

6

 

COMUNICAÇÕES E INTERCÂMBIO CULTURAL

Ao longo da história, os meios de comunicação foram avançando paralelamente à crescente capacidade dos povos para configurar seu mundo físico e a um também crescente grau de interdependência. A revolução das telecomunicações e da transmissão de dados impeliu o mundo para o conceito de “aldeia global”. E o medo de falar em público foi vencido pela oratória.