KARL KORSCH

(1886 - 1961)

Nasceu em Tostedt em 1886 e morreu em 1961 em Cambridge (Massachussets). Foi professor em Nova Orleães, desde que em 1933 com a chegada de Hitler ao poder o obriga a deixar a Alemanha. Nos Estados Unidos dedicou-se  à teoria marxista. A sua obra principal Marxismo e filosofia foi traduzida para português e publicada em 1977( Afrontamento). Aqui ficam alguns dos seus trabalhos.

" É algures que não nos campos de batalha da guerra capitalista que se trava a luta pela nova ordem de sociedade. A acção decisiva dos trabalhadores começa onde acaba a guerra capitalista."

A Guerra e a Revolução (1941)

"Como acontecera já durante a Primeira Guerra mundial, os alemães viram-se acusados durante a segunda e até hoje de não serem democratas. Não apenas os alemães de Hitler, mas todos os alemães; não apenas de hoje, mas de todos os tempos; não só no aspecto exterior, mas na sua natureza íntima. Diz-se que só uma reeducação longa e severa, recorrendo aos mais rigorosos métodos de coerção, conseguirá talvez a prazo mudar de alto a baixo esta natureza a-democrática do povo alemão; apenas por este meio poderão os alemães elevar-se ao nível histórico das nações ocidentais, com isso ficando estas últimas ao abrigo de qualquer nova iniciativa destes bárbaros atrasados contra a civilização democrática.

Marx e a Revolução Europeia de 1848

"Vai sendo tempo de metermos claramente na cabeça os dois princípios fundamentais da teoria revolucionária proletária, princípios cuja adaptação provisória às necessidades práticas de fases determinadas da luta , como a insurreição da Comuna de 1871 ou a revolução russa de Outubro de 1917, colocou em sério risco de sucumbir às forças exteriores. O objectivo final propriamente dito da luta de classe proletária não é um estado de tipo "democrático", de tipo "comuna" ou dos "conselhos" ou de qualquer outro tipo, mas a sociedade comunista sem classes nem Estado, tendo por forma geral não já um poder político qualquer, mas apenas uma "associação onde o livre desenvolvimento de cada um é condição do livre desenvolvimento de todos" (Manifesto Comunista)."

A Comuna Revolucionária (2) -1931

Dez Teses Sobre o Marxismo (1950)

Marx e a Revolução Europeia de 1848 (1948)

A Guerra e a Revolução (1941)

O Marxismo e as tarefas presentes da luta de classe proletária -1938

O Fim da Ortodoxia Marxista -1937

Teses Sobre Hegel e a Revolução (1932)

A Crise do Marxismo (1931)

A Comuna Revolucionária (2) -1931

A Comuna Revolucionária (1) -1929

A Situação Actual do Problema "Marxismo e Filosofia" (Também uma Anticrítica) 1924

A Dialéctica de Marx -1923 

A Ideologia Marxista na Rússia -1922

O Ponto de Vista da Concepção Materialista da História -1922

Karl Korsch (biografia) por Paul Mattick -1960