Comunalismo Cristão

Índice e Prefácio
I - A Crise na Teologia e na Ética 13
II - O Caminho da Vida Abundante 21
III - O Caminho da Vida Perdida e Recuperada 35
IV - O Primeiro Impacto de Jesus 49
V - A Descoberta de Corinto 71
VI - O Tratado de Roma 83
VII - A Expansão do Pensamento de Paulo 99
VIII - A Plenitude de Cristo 115
IX - Paulo na Igreja Primitiva 137
X - A Vinda da Maioridade 145


CHARLES E. RAVEN

Comunalismo Cristão

(Título orginal em inglês:
St Paul and the Gospel of Jesus
A Study of the Basis of Christian Ethics
)

Português: http://www.oocities.org/projetoperiferia4/paulo.htm
English: http://www.oocities.org/projetoperiferia4/paul.htm

 




palavras escritas pelo Dr F. H. Chase, Bispo de Ely, na Bíblia que me deu de presente em minha Ordenação para o Sacerdócio, em sua Cateadral em 18 de dezembro de 1910

 


Neste livro o Dr Raven responde duas perguntas cruciais. Qual a mensagem de Jesus em sua essência permanente? Esta mensagem foi corrompida por Paulo -- ou (como Dr Raven acredita) foi conduzida por Paulo que pela sua própria experiência deu uma nova e magnífica amplitude às implicações revolucionárias de Jesus para a vida do mundo, implicações novamente urgentes pela crise espiritual da humanidade no século XX? Este livro resume toda a vida e pensamento de um dos melhores autores e pregadores da Inglaterra moderna. Dr Raven foi Regius Professor de Divindade, em Cambridge, de 1932 a 1950, e serviu como vice-chanceler da Universidade. Ele também foi capelão da Coroa desde 1919, e membro da Academia britânica. Especializando nas relações entre ciência e religião, ele nunca teve medo de desafiar a ortodoxia convencional. Neste livro ele é peculiarmente corajoso em resgatar as origens do modo cristão de vida.


Versão eletrônica pelo Coletivo Periferia

http://www.oocities.org/projetoperiferia

railtong@gmail.com


 

 

ÍNDICE

Prefácio à Edição Brasileira

Prefácio

Introdução

I - A Crise na Teologia e na Ética 13

A Ética de Jesus

II - O Caminho da Vida Abundante 21

III - O Caminho da Vida Perdida e Recuperada 35

O Desenvolvimento da Ética em Paulo [ainda em processo de tradução]

IV - O Primeiro Impacto de Jesus 49

V - A Descoberta em Corinto 71

VI - O Tratado de Roma 83

VII - A Expansão do Pensamento de Paulo 99

VIII - A Plenitude de Cristo 115

IX - Paulo na Igreja Primitiva 137

 

Epílogo [ainda em processo de tradução]

X - A Vinda da Maioridade 145


A CAPA

A ilustração mostra Paulo convertendo Romanos -- painel de bronze na porta principal da Basílica de São Paulo, Roma, reproduzida com permissão dos Padres Beneditinos do Monastério de São Paulo, Roma.


PREFÁCIO À EDIÇÃO ELETRÔNICA BRASILEIRA(1)

 

Foi em meados da década de 70 quando eu ainda morava em uma república de estudantes no bairro da Liberdade, que meu querido vizinho, pai, irmão, conselheiro e grande amigo Christopher Parker do Salvation Army me presenteou um exemplar de ST Paul and The Gospel of Jesus, livro que desde então guardo comigo com muito carinho.

Resolvi iniciar esta tradução para o português por dois principais motivos: Primeiro por este livro ser, a meu ver, um dos melhores e mais corajosos estudos acerca da base da ética cristã. Segundo por poder vir a ser uma preciosa ferramenta ao atual movimento internacional que dá seus primeiros passos em direção ao retorno àquele modo cristão de vida, inaugurado, ensinado e vivido pessoalmente por Jesus e pelos primeiros Apóstolos, e que, salvo raríssimas excessões, durou até o século III AD, quando a Igreja lenta, gradual e desgraçadamente iniciou o abandono de sua principal prática, o ágape, e de sua principal base, o primeiro amor, a pedra de esquina, o Espírito deixado pelo seu fundador, cedendo à sedução de três velhas, ardilosas e perigosas instituições do judaísmo, muitas vezes hostilizadas pelos profetas e definitivamente abolidas pelo próprio Jesus Cristo: a sinagoga (templos ou edifícios de igrejas), o rabinato (clero) e o que mantém a ambos, o dízimo. (1)

Nesta empreitada procurei estar atento a que o processo de transposição das palavras e frases do inglês para o português não afetasse seriamente o pensamento do Dr. Raven. E nesse mesmo espírito e sempre visando uma melhor compreensão dos leitores, não exitei parafrasear, a começar pelo próprio título. Quanto às passagens bíblicas, na maioria das vezes adotei a Bíblia Viva. De qualquer forma, aqueles que quizerem beber direto da fonte poderão consultar a versão eletrônica em inglês, também gratuitamente disponível na rede.

São Miguel Paulista, 5 de junho de 2003,

Railton Sousa Guedes

(1) Nesse sentido, há sinceros, embora tímidos, esforços sendo implementados em algumas igrejas tradicionais, como podemos ver aqui.


 

PREFÁCIO (2)

Este livro é o resultado de um processo por muito tempo bem familiar ao seu autor. Em vários momentos aborda grandes temas incluindo registros de muitos séculos e envolvendo uma extensa gama de assuntos. A partir de uma grande quantidade de material elaborei um esboço focalizando aquilo que achei mais interessante. No verão de 1959, minhas dissertações sobre ética cristã na Universidade St Augustine, Canterbury, resultaram em um ensaio geral sobre os problemas éticos que a Igreja enfrenta em nossos dias. As conferências foram provocantes e agitadas. Onde demonstrei que nosso real problema não está nas controvérsias em torno de grandes assuntos raciais, sociais e sexuais, mas na incorporação do núcleo da fé, aquela comunidade santificada na qual não há judeu nem grego, escravo nem livre, macho nem fêmea; estamos confusos e desencaminhados, e isto porque pensamos e agimos em termos de dogmas e instituições, tradições e práticas que são irrelevantes para nossa situação e muito freqüentemente obstrutivas para nossas intenções. Vivemos na era nuclear mas com os mesmos velhos sistemas econômicos, políticos e religiosos que Jesus rejeitou desde o começo de seu ministério.

Assim, em vez de lidar com assuntos contemporâneos, preferi, como sempre, me debruçar nos Evangelhos e em Paulo. Este pequeno livro é, portanto, resultado não apenas de recentes estudos mas também de um velho trabalho iniciado desde o verão de 1907 -- aquelas longas horas, semanas, domingos, com Headlam, estudando a Carta aos Romanos! -- renovado pelas conferencias sobre os Evangelhos Sinópticos em 1910 e continuado a cada momento crítico de minha vida.

9

Quando apresentei este livro para publicação inseri notas explicativas dos motivos pelos quais rejeito as tradicionais doutrinas do Segundo Advento, a teoria luterana do Estado, a interpretação Calvinista de predestinação, o ataque barthiniano à teologia natural, a recente negação de todo o progresso neste mundo, e a onda de anti-racionalismo. Tristemente, contra minha vontade, constatei que homens e estudiosos incapazes de compreender o completo significado da ciência moderna estão também impossibilitados de perceber que os conceitos tradicionais da natureza e da criação, do homem e seus afazeres, da liberdade e da autoridade, do passado e do futuro, do espaço e do tempo, tem que ser completamente abandonados; muitos dos aparatos doutrinários e institucionais herdados por nossa religião são incompatíveis com a revolução necessária. Quão superficiais se apresentam esses dualismos tão familiares como matéria e espírito, corpo e alma, indivíduo e comunidade, ruim e bom, maldito e santo. Estou convicto de que experiências subjacentes e passadas interpretadas à luz de nossas tradições são vitais e autênticas. Elas merecem ser tratadas por cada um de nós, cientistas e cristãos, como dados para avaliação da realidade -- como dados de importância indispensável. Agora, explicar, sem ser cansativo ou descortês, a necessidade da adoção de uma nova cosmologia àquele que acha impossível abandonar o conjunto de conceitos e teorias estruturadas no modo de pensar pre-darwiniano ou mesmo pre-copérnico, principalmente quando tais pensamentos são honestamente abalizados por uma vasta gama de teólogos e mestres durante toda a vida, isto realmente está além de minhas forças. Àqueles que perguntam por que aceito em grande medida a sucessão histórica do Evangelho de Marcos, a autenticidade das narrativas de Atos, a precisão de Gálatas, ou a deterioração dos padrões apostólicos na tradição católica, eu recomendo meus livros anteriores que abordam estes assuntos, especialmente Jesus and the Gospel of Love e The Gospel and the Church. As referencias à presente crise podem também ser encontradas em Science, Medicine

10

and Morals, ou nas minhas conferências de Gifford, Experience and Interpretation.

Fiz citações bíblicas em várias traduções, às vezes de minha própria autoria; eventualmente não hesitei em parafrasear.

C. E. R. -- Cambridge -- agosto de 1960

 


 

Comunalismo Cristão

Índice e Prefácio
I - A Crise na Teologia e na Ética 13
II - O Caminho da Vida Abundante 21
III - O Caminho da Vida Perdida e Recuperada 35
IV - O Primeiro Impacto de Jesus 49
V - A Descoberta de Corinto 71
VI - O Tratado de Roma 83
VII - A Expansão do Pensamento de Paulo 99
VIII - A Plenitude de Cristo 115
IX - Paulo na Igreja Primitiva 137
X - A Vinda da Maioridade 145