CAPÍTULO 1




O Futuro da Igreja Repousa em Seu Passado

Eu e minha esposa Nancy retornamos recentemente de uma viagem missionária à América Central.  Estivemos em São Salvador com Sam e Julie Hawkins, casados há dez anos. É um ministério dedicado a bebês extremamente subnutridos que passam a receber alimentos ricos em nutrientes e amor. Depois de ficar com eles alguns dias, Sam e eu subimos para o norte para ver Mike e Rocky Beene que começaram uma missão há umas três horas da zona leste de Cidade da Guatemala. A missão situa-se nas montanhas ao norte de Zacapa em uma área incrivelmente escarpada. Conheci Mike em El Salvador em 1984 em uma viagem missionária médica com minha esposa. Mike poderia escrever um livro sobre suas muitas experiências e de como Deus o protegeu naquelas paragens durante a guerra. A igreja se reunia aos domingos na aldeia de Montasonto, com alguns andando mais de duas horas para superar um terreno onde nem mesmo se poderia andar de bicicleta, e eu senti-me dirigido por Deus para ensinar sobre as três formas como Deus reconhece seus filhos: 1) pessoalmente, 2) Quando a pequena igreja se reúne e 3) quando toda igreja se encontra. 

Eles experimentavam do Senhor tanto pessoalmente quanto no conjunto da igreja, mas nunca nas casas enquanto uma pequena igreja.  O ponto principal de meu ensino repousa na pequena igreja, coisa que eles ainda não tinham experimentado.  Jesus deu o exemplo para nós naquela primeira igreja do Novo Testamento formada por Jesus e seus discípulos.  Jesus estava no meio de Sua igreja, ensinando-a pela palavra e pelo exemplo.  Se continuarmos seu exemplo, Jesus estará no meio de sua igreja, não corporalmente, mas através dos dezoito dons que se tornam disponíveis aos crentes quando eles se reúnem.  Em uma igreja caseira cada membro é um ministro.  Paulo encorajou os coríntios para que cada um deles trouxesse algo do Senhor para o encontro.  Em tal tipo de reunião não prevalece o dom de apenas uma pessoa, em vez disso todos os membros se edificam uns aos outros.  O crescimento na relação com Cristo automaticamente faz com que cada membro se dedique a ouvir e a meditar nEle.  Eu desafiei aquela jovem igreja dizendo que Deus começaria a primeira de muitas igrejas caseiras a partir daquela congregação. Dois dias depois Mike anunciou que haveria um encontro em uma nova igreja caseira na sexta-feira.

 

O ponto que quero destacar é que aquela congregação tinha apenas cinco anos, apenas alguns poderiam ler, a maioria era analfabeta e não possuía nenhuma educação formal. Eu falara àquelas pessoas preciosas descendentes da civilização maia que de acordo com a Bíblia, a igreja primitiva se encontrava em casas onde a dinâmica de comunidade, o compromisso e a responsabilidade produziram cristãos espiritualmente maduros. E eles quiseram fazer o mesmo.

Aquela gente simples é afortunada nesse ponto, eles não tinham nenhuma barreira de tradição religiosa a superar da mesma forma que os seguidores do padrão da igreja primitiva. Infelizmente, muitos de nós fomos nutridos pelas várias tradições sectárias que nos cercam. Praticamente qualquer um de nós que pretenda adotar o padrão da igreja primitiva certamente enfrentará as mais variadas dificuldades. Em maior grau aqueles que pertencem a alguma ramificação importante por causa de sua estrutura hierárquica, em menor gráu para aqueles que pertencem a uma igreja independente. No entanto, onde a tradição religiosa prevalece em tudo, esta tradição deve ser superada. Uma vez dentro da igreja que Cristo construiu, e experimentando Jesus em nosso meio, podemos responder a Deus como Pedro respondeu a Jesus quando ele perguntou; "Vocês também irão embora? " Peter respondeu, "Mestre, para quem iremos nós? Só o Senhor tem as palavras que dão a vida eterna" (João 6:67-68). Aqueles que não estavam em comunhão com Jesus, que não era o caso dos doze discípulos, o deixaram porque o ensino que Ele deu não encontrou o chão fértil de uma relação íntima onde pudesse crescer.



JESUS: TOTALMENTE NÃO ORTODOXO

Jesus seguia aquilo que ensinava e cumpria seus mandamentos. Você está disposto sofrer e até mesmo morrer por Ele? Quão afortunados foram aqueles que pessoalmente ouviram Jesus, reconheceram sua divindade, acreditaram nela e estão agora eternamente com Ele.  Se você pensar um pouco a esse respeito verá que Jesus fez quase tudo que pôde para instabilizar o establishment religioso de seu tempo. Ele não pensava duas vezes antes de insultar aqueles que sentavam no trono da autoridade. Ele precisou apenas de três anos para mudar o curso de história e cumprir todas as antigas profecias relativas à vinda do Messias. Todas as palavras dele estavam atadas à vontade de seu Pai, e poderia penetrar na alma de cada homem. Nada mais tem o poder de transformar uma pessoa em outra nova criatura do que as palavras de Jesus no Novo Testamento. Seguindo seus ensinos e obedecendo seus mandamentos você estará disposto a sofrer e até mesmo morrer para Ele. Quão afortunados são os que pessoalmente ouviram a Jesus, reconheceram sua divindade, acreditaram nele e estão agora eternamente com Ele.

Após vencer Satanás no deserto, Jesus dirigiu-se a Nazaré, terra de sua infância.  Na sinagoga que frequentava, ele abriu as Escrituras em Isaías e leu no lugar onde diz:

"O Espírito do Senhor está sobre Mim; Ele Me nomeou para pregar a Boa Nova aos pobres; mandou-Me anunciar que os presos serão libertados e os cegos verão; que os oprimidos serão libertados de seus opressores, e que Deus está pronto a abençoar todos aqueles que vêm a Ele". Jesus fechou o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se, enquanto todo mundo na sinagoga olhava atentamente para Ele. Então acrescentou: "Estas escrituras cumpriram-se hoje" (Lucas 4:18-19).

Jesus continuou falando por um minuto, suas palavras provocaram a ira de todos os que estavam na sigagoga, tanto que pretenderam matá-lo.  Este foi o primeiro esforço de Jesus em seu desafio à ortodoxia do templo e ao controle sacerdotal.  Jesus tinha um desígnio completamente novo para sua igreja e era importante Ele se distanciar da velha ortodoxia do templo. Assim a ortodoxia era virtualmente virada de cabeça para baixo pelo Salvador do gênero humano.

Estas observações provocaram a ira de todos os que estavam na sinagoga. Levantando-se, amotinaram-se contra Jesus, e o levaram à encosta do monte sobre o qual a cidade estava construída, para empurrá-lo no precipício. Porém ele passou por entre a multidão e os deixou. (Lucas 4:28-30).

Ortodoxia significa praticar religião e na Velha Convenção ela era inquestionável.  Sua função era manter a ordem e evitar surpresas. A ortodoxia tornara-se um ídolo, algo mais importante que o significado da revelação do Criador. A ortodoxia foi produto de uma rígida estrutura legal, programada para diminuir e desaparecer com a Velha Convenção.  “Deus fala destas novas promessas, deste novo acordo, como tomando o lugar do antigo; porque este agora está antiquado e foi posto de lado para sempre.” (Hebreus 8:13).  De uma forma convincente, Paulo proporciona aos colosenses a imagem de Jesus que prega na cruz as regras e regulamentos da lei.

 

Voces estavam mortos em pecados e seus desejos pecaminosos ainda não tinham sido afastados. Então Ele deu-lhes participação na própria vida de Cristo, porque lhes perdoou todos os pecados, e apagou as acusações confirmadas que havia contra vocês, a lista dos seus mandamentos a que vocês não tinham obedecidfo. Tomando esta lista de pecados, Ele a destruiu, pregando-a na cruz de Cristo. Deste modo Deus tirou o poder de Satanás de acusar vocês de pecado e exibiu publicamente ao mundo inteiro o triunfo de Cristo na cruz, onde foram tirados todos os pecados de vocês. (Colossenses 2:13-15).

Bem no princípio da história da igreja, missionários mal-caráter voltados à adoração no templo, conhecidos como judaicos, tentaram arruinar os novos ventos de liberdade que sopravam na igreja na Antioquia e arredores. A intenção deles era substituir o Evangelho libertador de Jesus por regras e regulamentos e tornar o Cristianismo uma seita do Judaísmo. A influência deles pode ser encontrada nos rituais e tradições da Igreja Romana de nossos dias, na Igreja Ortodoxa Oriental, e em várias denominações protestantes.

Basta você passar os olhos no boletim de sua igreja no próximo domingo para cosntatar uma pequena evidência sobre minha afirmação. A ordem de adoração é predeterminada e previsível. Na igreja primitiva era exatamente o oposto, nenhum boletim e nenhuma ordem de serviço. O Espírito Santo tomava conta da congregação do começo ao fim. O que fazia aquele conjunto de cristãos tão excitantes é que você não sabia o que esperar. Um hino pode vir primeiro, ou uma oração. Um testemunho, ou um ensinamento. Uma profecia ou a leitura ocasional de uma carta do apóstolo. 

Certamente foi um desafio para Jesus parar o poderoso navio do controle da tradição judaica e desenhar um curso novo sob o controle de Espírito. Regras e regulamentos teriam que dar lugar aos dons entregues aos homens pelo Espírito Santo. O envolvimento direto e refrescante de Deus é o novo canal para nutrir as reuniões dos cristãos. O fardo da ordem estava agora nos ombros do sacerdócio santo dos crentes e não em uma estrutura hierárquica ortodoxa.

 

Seria extremamente prolongado entrar nos detalhes sobre como Jesus incomodou, intencionalmente, o estabelecimento religioso de seus dias. É difícil pensar em qualquer parábola ou ensinamento de Jesus que não estremecesse as cadeiras dos líderes religiosos. Para deixar isso ainda mais claro, quero fazer um comentário sobre aquela ocasião quando Jesus enviou os setenta discípulos, de dois em dois, às cidades e aldeias que Ele pretendia visitar mais tarde. Você pode ler sobre este incidente em Lucas 10:1-24.

Minha impressão é que estes setenta homens eram fervorosos novos convertidos de Jesus. Eles provavelmente vieram de locais diferentes e depois de ver e ouvir o Messias eles não queriam mais voltar para casa. Jesus precisava que algumas pessoas fossem antes dEle e que preparassem outras cidades e aldeias para sua visita. É aqui que entra a provocação. Jesus não pede permissão para nenhum bispo graúdo, para o Sinédrio, ou para quem quer que seja. Jesus não pede que os escribas, fariseus, ou estudantes do seminário local para ir antes dele. Que horror! Aqueles setenta homens nem mesmo eram levitas!  Os líderes religiosos não tinham autoridade para curar doentes ou submeter demônios em nome de Jesus.

Jesus estava tomando uma posição deliberada, o núcleo espiritual não mais fluia dos homens ortodoxos de Deus, para do sacerdócio santo da comunidade dos crentes. Isto era não ortodoxo, era desconhecido! Aqueles homens pelos padrões ortodoxos de hoje teriam que ser bispos ou padres, com uma legitimidade histórica, apostólica e herdada, para merecer tal comissão de Jesus. Aquilo que Jesus fez, com a ploclamação dos setenta, alterou todos os conceitos:

Quando os 70 discípulos voltaram, contaram-lhe alegres: "Até os demônios nos obedecem quando dizemos o seu nome". "Sim", disse-lhe Ele: "Eu via Satanás caindo do céu como o clarão de um relâmpago! Eu lhes dei autoridade sobre as forças do inimigo, para andar entre serpentes e escorpiões, e para esmagá-los! Nada fará mal a vocês! Contudo, o importante não é que os demônios obedeçam a vocês, e sim que os seus nomes estejam registrados como cidadãos do céu". (Lucas 10:17-20).

Houve um tempo em que eu acreditava que Jesus se referia ao evendo do Velho Testamento onde Satanás cai do céu. Nada disso, hoje eu acredito que ele se refere aos resultados alcançados pelos 70 discípulos com a nova autoridade dada a eles por Jesus. O homem, passava a ser dotado da autoridade de Jesus, pela fé enfrentaria satanás diretamente, e sairia vitorioso. O domínio do mal estava agora grandemente enfraquecido.

Nisto Ele ficou cheio de alegria do Espírito Santo e disse: "Eu O louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, por ter escondido estas coisas dos intelectuais e dos sábios mundanos, revelando tudo àqueles que são como as criancinhas. Sim, Eu Lhe agradeço, Pai, porque esta foi a maneira como o Senhor o quis. (Lucas 10:21).

Este evento foi tão significante que este é o primeiro registro que revela um Jesus pleno de alegria abertamente elogiando o Pai na frente de todos. Para as pequenas crianças, (as setenta pessoas retiradas do meio do povo comum) revelara-se o que estava escondido do sábio e do instruído. Esta conduta não ortodoxa de Jesus foi contundente e eventualmente provocante ao ponto de despertar na elite religiosa o desejo de ver Jesus crucificado.


PERDEMOS O RUMO?

Há um velho cântico: Você não pode saber onde vai se não sabe onde está. Se no meio de uma viagem você se perde, normalmente você verifica o mapa e tenta descobrir como você se perdeu e como chegar ao seu destino. A igreja do último dia, será bem semelhante à igreja primitiva, então deve ser estimulada a ler novamente o Novo Testamento, prestando atenção particularmente à simplicidade do governo da igreja.Temos que lê-lo como se estivéssemos perdidos e quizéssemos encontrar a estrada retornando ao sucesso da igreja primitiva. Há uma grande excitação entre os crentes na medida em que adentramos no terceiro milênio. Muitos estão dizendo que este pode ser o momento em que o Senhor voltará para encontrar sua noiva. Eu admito isso abertamente, eu abraço essa possibilidade com grande excitação.

Alguns cristãos estão contentes com a igreja moderna e não têm nenhum interesse em em encontrar aquela estrada que ficou para trás. Mas há aqueles que não estão contentes e que sentem uma agitação em seus corações, uma agitação colocada pelo Espírito Santo que diz: "ainda temos muito que fazer". Se você estiver no campo, é por você que estou procurando para encorajar e compartilhar a mensagem dentro deste livro. Este movimento do Espírito Santo vem com tal força que funcionará com qualquer igreja estabelecida que estiver disposta a subir a bordo. Deus tem seu modo de agir, com ou sem nós. É imperativo que cada igreja estabelecida encontre uma porta e atravesse os muros da tradição construídos ao redor de sua igreja. Estamos observando os tempos e a realidade focalizada por esta passagem:

 

O mundo estará destraído em banquetes, festas e casamentos -- tal como foi no tempo de Noé, antes da vinda repentina do dilúvio; o povo não queria acreditar no que estava para acontecer, até que o dilúvio realmente veio e os levou a todos. Assim será na minha vinda. (Mateus 24:37-39).

Muitos cristãos percebem que aquele mesmo sucesso da igreja primitiva está disponível agora, em nossos dias, há uma intensa agitação na Igreja de Jesus Cristo. Na medida em que penetramos neste novo milênio, o status quo já não mais interessa a muitos cristãos. Outro grande movimento do Espírito Santo está a caminho de tocar Sua igreja desde católicos, carismáticos e todos os demais. Líderes da igreja que sentem este movimento do Espírito estão indo à luta para inspirar suas congregações que se acomodaram no conforto da tradição. Crentes, que sentem este movimento do Espírito, estão indo à luta para inspirar as lideranças da igreja que se acomodaram nas suas posições denominacionais e sectárias. Muitos crentes ouvirão a chamada do Espírito Santo para preparar o caminho para a Segunda Vinda do Senhor. Eu encorajo o corpo de Cristo a tolerar tanto aqueles que ouviram a chamada como aqueles que não a ouviram. Vamos construir, não destruir. Não há tempo para distrações desnecessárias que demoram e solapam nosso espírito. Lembremo-nos que a igreja pertence a Cristo, e de que Ele é capacitado para conduzi-la. Sigamos os exemplos de Jesus e de Paulo, que foram para a sinagoga local e tentaram influenciar primeiramente os judeus. Agradeçamos a Deus pela provisão de oldres novos para aqueles que desejam manter boas relações no acompanhamento do movimento do Espírito Santo. Esta liberdade mantém sua igreja progredindo até que Ele volte para ela.

                              

A IGREJA SOBREVIVE HÁ VINTE SÉCULOS

A Bíblia é a história da salvação do homem mas também é um livro sobre eventos. A Bíblia é um livro de história! A precisão de suas épocas, lugares, povos e eventos tem sido reafirnados vez após vez pelos arqueólogos. Deus construiu uma grande via histórica que atravessa seis mil anos. Podemos viajar na Bíblia de capa a capa e nos dedicar ao estudo sobre aquele ponto particular da história de determinado lugar.

Começa com criação e nos narra as viagens das pessoas escolhidas por Deus e as tentativas dele para ganhar os corações deles no Velho Testamento. Os Evangelhos do Novo Testamento explicam o nascimento de Jesus e nos conduzem desde seu ministério, morte, sepultamento e ressurreição. O Novo Testamento ilustra o começo da igreja de Cristo e esclarece pontos sobre o homem e sua necessidade de um salvador. Termina com João escrevendo a Revelação no ano 95 D.C. Muitos não têm qualquer idéia sobre como foi que a igreja moderna alcançou seu presente formato. Temos negligenciado em estudar nossa história desde que foi completado o cânon do Novo Testamento. Não sabemos como chegamos ao ponto em que estamos, e assim não sabemos resolver nossos problemas. Juntos podemos fazer algumas pesquisas e avaliações. Talvez consigamos fazer com que parte boa desta igreja do XX alcance uma performance (com todos seus oito cilindros) semelhante à da igreja primitiva.

                                                                                                                                   

Neemias e Paulo deveriam ser nossos exemplos no que concerne ao que fazer. Israel estava no cativeiro passando por uma terrível dificuldade quando Neemias recordou a história e leu porções do Velho Testamento. Um rei pagão benevolente notou o semblante abatido dele e o questionou sobre isto. O rei devolveu-lhe a liberdade para retornar e reconstruir os muros de Jerusalém. Porém, apenas alguns poucos resolveram confiar o futuro a Deus, a maioria preferiu permanecer no conforto da grande cidade da Babilônia. Paulo recordou a história do Velho Testamento para explicar a diferença entre a Velha e a Nova Convenção para os judeus e para os Gentios. A história nos falará por que a igreja moderna perdeu muito do seu poder e efetividade original. Recordemos mais uma vez a história da igreja primitiva e ouçamos as muitas vozes que o Senhor levantou para encorajar os crentes a fazer sua parte olhando para trás. Nossa oração deveria ser, "Pai ajude-nos a reacender a chama da igreja primitiva", e nós temos que fazer como Paulo quando se dirigiu o Timoteo:

Trabalhe arduamente, para que Deus possa dizer-lhe: "Muito bem", Seja um bom obreiro, um obreiro que não precisa ficar envergonhado quando Deus examina o seu trabalho. Saiba o que sua Palavra diz e o que ela significa". (2 Tim. 2:15).   

Muitos de nós experimentamos pequenos grupos nos ano setenta. Alguns deles por várias razões não tiveram êxito; legalismo, controle excessivo, liderança novata e falso discipulado. Concordo com meu amigo Howie Bolten quando diz que, "aquele movimento foi um esforço de Ismael". Não passou disso, sua grande necessidade era aprender como esperar no Espírito Santo pela capacidade de interpretar corretamente a Sagrada Escritura e não tomar o lugar dEle no encargo destas coisas. A maioria dos pequenos grupos acabou adotando padrões até atingir um número suficiente para fundar uma igreja tradicional. Felizmente, aquilo nos serviu de lição e o Corpo de Cristo está pronto para o desígnio original de Deus.

Aquilo que mais abafou a experiência proporcionada pela igreja primitiva foi o controle hierárquico dado ao clero, coisa bem comum em nossos dias. É normal para um pastor na igreja moderna exercer controle porque a ele foi dada a autoridade para fazer assim. "Se eu não tomo as rédeas alguém vai fazer isso, e as coisas podem ficar fora de controle" isto é racional. Afinal de contas, eu fui contratado para controlar as coisas, e desenvolve uma visão para esta igreja, que inclui o aumento da quantidade de membros, a compra de mais terrenos e a construção de edifícios cada vez maiores.

Líderes e ministros são necessários no movimento da igreja caseira mas têm que vir da lida radical e não do medo. É dramático quando um pastor muda e cria raízes em sua lida. É como um pastor que abandona o leme de um poderoso barco de pesca desportivo, com todos os controles e poder em suas mãos, e assume o leme de um veleiro onde o Espírito Santo e seu vento toma conta de tudo. Quando todos os membros de uma igreja caseira são considerados sacerdócio santo, é uma experiência maravilhosa quando Jesus toma controle e senta entre Suas crianças. Ele fala tanto pelos crentes mais jovens como também pelos mais maduros.

Agradeçamos a Deus por inspirar muitos historiadores como Joesefus, Andrew Miller e outros para documentar a história e assim podermos ver sua relevância para a igreja. Agora é tempo de arregaçar as mangas, tirar o pó desses livros de história e localizar com precisão os erros cometidos que provocaram essas diferenças entre a igreja primitiva e a igreja do século XXI.  

Capítulo 2




railtong@g.com