PREFÁCIO

 

História é o estudo das mudanças através do tempo. A igreja que Jesus construiu permaneceu intacta durante três séculos. Porque mudou? Quem mudou? De onde surgiu esta moderna tradição da igreja (igreja organizada) que falha em espelhar muitas das doutrinas e tradições dos Apóstolos? Que mudanças ocorreram na igreja desde o quarto até o vigésimo século? Todas estas perguntas e outras serão respondidas neste livro.

Usando padrões bíblicos originais, como os apóstolos escreveram, você identifica todos eles na Igreja que você pertence? Este livro desafiará o clérigo e o leigo a localizar suas raízes na igreja primitiva. Também inspirará o cristão sincero e devotado a situar-se e a fazer por si só uma avaliação. Àquele que busca a presença de Deus verá uma imagem desejável e clara de Sua Igreja.

Pelo fato da história normalmente chegar até nós através de livros escritos por pessoas que nos antecederam, eu preferi usar a História da Igreja por Miller, pois muitas de suas referências apontam para fatos e informações importantes dos primeiros tempos. Andrew Miller compilou muitos documentos esparsos da história de igreja sempre visando o propósito do Deus para com sua igreja e sem deixar de tecer seus brilhantes comentários.

Os britânicos são meticulosos em suas pesquisas e na observação dos registros. Não foi por acaso que Deus os selecionou para compilar e traduzir para o inglês a Bíblia que nós conhecemos como King James Version. Eles também acompanharam de perto a igreja emergente, que interferiu muitas vezes em sua história.

 

Veremos como e porque as tradições e ensinos dos apóstolos foram abandonados no quarto século, quando se procedeu o início de uma mistura entre a Velha e a Nova Convenção. O Cristianismo hoje está fluindo em três direções que eu qualifico como boa, melhor e excelente. A Igreja Tradicional, a Igreja Celular e a simples Pequena Igreja respectivamente. Estes três fluxos serão mais explicados no capítulo 8.

 

A contínua perseguição sofrida pela igreja primitiva é a razão para este livro. Era uma igreja fenomenal, inteiramente dedicada, santificada com muitos sinais e maravilhas. Eu acredito que estamos entrando em um tempo em que Jesus poderá nos confiar uma vez mais todo o poder que aquela igreja pioneira desfrutou. Deveríamos ter uma expectativa comum da volta de Cristo, da mesma forma que a igreja primitiva. Mas, ao contrário deles, eu acredito que nós seremos privilegiados em ver essa expectativa tornar-se realidade. Estamos esperando ser a Noiva viva para sua Segunda Vinda. Isso é encorajador! Um noivo afortunado é alguém que se casa com uma noiva bonita, atraente e com muitos dons e talentos. O Pai preferirá tal noiva para seu Filho, gloriosa, sem mácula, porque Ele merece nada menos do que isso.

Com o terceiro milênio diante de nós (a manhã do terceiro dia) está na hora sermos honestos conosco mesmos sobre o que a igreja moderna se tornou e a probabilidade de dela ser a Noiva de Cristo, determinada sua presente condição. A intenção deste livro é desvendar o mistério da igreja tal qual Deus a projetou. Muitas hoje se chamam igrejas do Novo Testamento mas, a despeito de suas melhores intenções, elas não tem muita intimidade com ele. A diferença pode ser vista da seguinte forma: observe a igreja que nos é mostrada pela leitura do Novo Testamento e aquela que está diante de nós em nossos dias.

Dentro da igreja, há um remanescente que procura satisfazer um desejo que não pode ser satisfeito por uma catedral bonita ou um sermão bem apresentado. Sua paixão é seguir Jesus com aquela mesma paixão que a igreja primitiva desfrutou. Isso significa não apenas um estilo de vida, mas também o modo como a igreja procede quando se reúne. As admoestações de Paulo para com os Filipenses e Colossences são bem claras neste ponto:

Caros irmãos, modelem suas vidas pela minha e observem quem está vivendo de acordo com o meu exemplo (Filipenses 3:17). Lembrem-se do que Cristo ensinou e que as suas palavras enriqueçam a vida de vocês e os tornem sábios; ensinem essas palavras uns aos outros e cantem-nas em salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com corações agradecidos (Colossenses 3:16).

A reforma de Lutero foi inevitável! A Igreja romana saíra dos trilhos. Foi além daquilo que Deus poderia tolerar em sua clemência. Será que estamos observando em nossos dias a possibilidade de que o Protestantismo com suas mais de 28 mil denominações também tenha se desviado em seu curso? O que dizer da maturidade cristã que, a despeito de sua educação religiosa, pretende ser o centro da ação divina? Se tais coisas não são muito claras para você, este livro o desafiará a considerar que nós não temos nenhuma outra opção exceto voltar nossos olhos e observar a simplicidade da igreja original, projetada por Jesus. Através dos séculos, como qualquer corporação secular, os cristãos, apesar de suas boas intenções, transportaram os desígnios da igreja para uma condição de estagnação, de ridículo e de declínio.

Todos nós, nascidos em várias denominações religiosas, somos inocentes uma vez que elas já estavam presentes. Deveríamos agradecer por termos sido criados assim e pelo ensinamento que recebemos sobre Cristo. A maioria de nós fomos alertados de que vaguear por algum outro caminho seria desastroso. Somos gratos a Deus pela luz cada vez mais intensa em nossa viagem espiritual. Essa referência está em Lucas 2:32 na profecia de Simeão: “Ele é a luz que dará iluminação espiritual às nações, e será a glória do seu povo Israel”. O Senhor Jesus ainda está profundamente envolvido na construção de Sua igreja. Mas quando o Senhor nos envia luz e nos revela os desvios por onde trilhamos, qual é nossa responsabilidade?

A Igreja Primitiva torna-se cada vez mais o assunto predileto dos pastores, para nos encorajar a nos tornarmos cristãos melhores. Se foi Jesus que projetou a igreja primitiva, "Eu construirei minha Igreja", porque desviar daquele projeto original? É absurdo pensar que Jesus projetou a Igreja para apenas trezentos anos vitoriosos depois dizer: muito bem, rapazes, (bispos, rabinos, diáconos, pastores ou coisa que o valha) vocês podem deixar de lado este meu projeto pelos próximos 1700 anos.


Se optamos por romper às fortes amarras da igreja tradicional, foi porque olhamos em nossa volta e percebemos o desvio da trilha original, mas por que estagnar em Lutero desde o 15º século? Por que estagnar na Igreja Ortodoxa no 6º século? Por que estagnar no 4º século com o surgimento do clero e de uma nova estrutura? Por que estagnar em Inácio (o discípulo de João) e em suas desastrosas cartas para a igreja escritas pouco antes de ser martirizado em Roma?

Ao lermos o Novo Testamento, deveríamos considerar para quem foram escritos os evangelhos e as cartas. A igreja naquele momento consistia de grupos pequenos que se encontraram em suas casas. Nosso problema é que concebemos a Palavra de Deus como algo escrito por um bispo ou por um pastor altamente graduado, dotado de uma perspicácia divina, destinada a pessoas comuns que sentam nas cadeiras de uma grande catedral ou edifício da igreja. A história de igreja nos revela que isso nunca aconteceu a ela nos seus primeiros trezentos anos.

A visão de uma grande congregação torna muitas passagens bíblicas de difícil entendimento e outras incompreensíveis.  Se temos que submeter a interpretação do Novo Testamento à "Santa Tradição" que esta tradição seja a dos Apóstolos e não a temperada pelos "Pais" de outros tempos. São João, Pedro, e Paulo em suas cartas dão uma forte advertência a respeito de diferentes doutrinas que já naquele tempo vinham à tona nas igrejas.

Isso me recorda meu bom amigo Lee Burger.  Ele é um marceneiro mestre aposentado que veio da Flórida para montar estantes de livros em nossa biblioteca. Eu ainda posso ver Lee esfregando seu queixo cada vez que ocorria um problema sério de carpintaria. Então ele dizia, "John, tenho que pensar um pouco sobre isso". Depois de algum tempo viria a solução; o problema seria resolvido. Talvez este livro sirva para lhe ensinar a arte da ponderação! Ou, como em um filme complexo, quando é necessário analisar o enredo sob diversos pontos de vista para poder chegar à real compreensão, talvez este livro não seja absorvido completamente em sua primeira leitura. Seja como for, eu oro para que qualquer cogitação que este livro possa provocar conduza a uma compreensão mais completa acerca de Jesus Cristo e da Igreja que Ele projetou.

É um grato privilégio escrever para a igreja de Jesus Cristo. Durante todo o tempo em que vivemos nesta terra, que possamos todos nos preparar conscientemente para a vinda do Senhor.

Capítulo 1