ANDRE PRETORIUS
De todas as errantes trajetórias da turma do rock de Brasília, nenhuma foi tão conturbada quanto a de Andre Pretorius, um dos fundadores do Aborto Elétrico e primeiro parceiro musical de Renato Russo. Nascido no dia 02 de agosto de 1961, Andre Frederik Pretorius era filho do embaixador da África do Sul e estudou na Escola Americana de Brasília entre 1978 e 1980.
Com quase 2 metros de altura, olhos azuis e cabelos quase brancos de tão loiros, Andre era o sex-symbol da turma. "Ele era uma coisa! Lembrava o Billy Idol, só que era muito mais bonito!", compara a produtora de moda Helena Resende, uma das meninas que mais conviveram com a turma brasiliense.
Forçado pelos pais, Andre volta para a África do Sul, ainda um país movido pelo apartheid, e participa de treinamentos de combate para enfrentar a guerrilha de Moçambique e Angola. Passa dois anos trabalhando no Serviço de Inteligência sul-africano e retorna a Brasília em 1982.
"Quando voltou ao Brasil, ele era uma pessoa diferente, atormentada", analisa Virginie Rio Branco, namorada de Pretorius à época e futura mulher do sul-africano.
Logo ele se mudaria de novo, para Washington, onde continua tocando com os irmãos Alex e Philippe Seabra até mergulhar na heroína. Já na Alemanha, morre de overdose em outubro de 1987.
Algumas de suas canções, entre elas parcerias inéditas com Renato Russo, estão registradas em fitas cassete batizadas de Radio Leucemia e guardadas com carinho pelos amigos. "De todos os meninos que frequentavam a nossa casa, ele era o mais especial, muito doce e triste", relembra dona Carminha, mãe de Renato.