Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


A Arte da Transformação

 

Construção de Próteses

 

Apliques de Látex

Um número crescente de materiais estão sendo usados por artistas de maquiagem para produzir apliques. O objetivo é que a prótese pareça e se comporte o mais natural possível. Nos EUA e europa pode-se encontrar látex próprios para fazer apliques aplicados com pincelada e outros para derramar dentro de moldes.

Materiais de Borracha Natural

De todos os compostos usados para próteses ou apliques, a borracha natural é de longe o mais popular e útil.

O que é o Látex? - é um líquido leitoso que é produzido pelas células de várias plantas (tais como a seringueira) que é a base de borracha. A maioria das borrachas naturais de hoje vem da coagulação deste líquido.

Substâncias sintéticas semelhante à borracha podem ser obtidas pela polimerização de alguns materiais plásticos e podem assim serem chamados de borracha sintética ou látex sintético. O termo elastômero significa semelhante a borracha e existem muitas categorias para as quais este termo pode ser aplicado.

A borracha de látex natural da forma como é empregada pela maquiagem profissional geralmente se refere a goma de látex pura que não tem carga e é de densidade variada. Alguns são mais finos para uso com borracha tipo bexiga enquanto outros são mais grossos (como aqueles usados para algumas fórmulas de espuma de látex). Quando a borracha de látex tem carga, como óxido de zinco, ele pode ser usado para criação de réplicas em borracha, através do método de derramar dentro do molde ou do método de pincelar dentro do molde. Algumas formas de borracha natural são pré-vulcanizadas - isto é pré-tratado de forma que ela não precisa ser curada pelo calor - enquanto outras precisam ser curadas pelo calor.

As borrachas sintéticas podem ser polisulfidas, poliuretanos, acrílicos, e assim por diante. Assim, deve-se tomar cuidado ao definir um material como borracha líquida sem explicar que tipo ele pode ser.

A dureza do produto final pode ser determinada pelo escala de Shore. Enquanto que um valor de 40 se refere, aproximadamente, à dureza de uma borracha de um pneu de carro, um valor de 10 é um produto muito mais macio - mais do que um artista de maquiagem desejaria como material macio para duplicar.

Para propósito de maquiagem, três tipos de métodos de criação de peças em látex são utilizados: o método de derramar o látex dentro do molde, o método de pincelar dentro do molde ou mesmo sobre a escultura e os procedimentos envolvendo espuma de látex.

Variedades de Látex - muitos tipos de látex são disponíveis e podem ser empregados para derramar no molde, para pintar dentro do molde/sobre a escultura, ou para fazer espuma de látex. O látex sem carga seca tem uma translucidez amarelada e uma elasticidade resistente tal como encontrada em elásticos (borracha de dinheiro) ou bexigas. O látex para derramar em moldes tem maior densidade (devido às cargas adicionadas) e maior viscosidade. Eles podem ser facilmente coloridos e são pré-vulcanizados. Geralmente não causam alergia ou pelo menos são hipoalergênicos.

Coloração - a coloração de apliques de látex pode ser feita intrinsicamente - isto é, com a cor adicionada à fórmula antes da cura - ou extrinsicamente - com a cor adicionada ao aplique já pronto. A coloração intrínsica é melhor feita com cores universais (corantes para tinta látex de paredes, das do tipo da marca Xadrez), sendo uma gota da cor de sienna é geralmente suficiente para tingir um 450 mL de látex no tom de pele clara. Outras cores como vermelho, ocres e azul podem ser adicionadas para coloração, mas deve-se lembrar que a cor do material pronto geralmente é bem mais escuro que quando líquido aparece ser antes de ser curado. Teste numa placa de gesso para mostrar a cor final antes de aplicar muito.

Tintas podem ser usadas para a coloração de látex à base de água e uma solução de 10% (1 parte de tinta em dez partes de água) é geralmente suficiente, bastando adicionar gota a gota para obter a melhor cor. Alguns artistas usam solução de 30% de tinta para coloração intrínsica de espuma de látex de maneira que a maior concentração de tinta na água o balance de água na mistura. Os corantes podem ser adicionados com conta-gotas ou pipeta, mas elas não funcionam como carga. O látex sem carga irá aprofundar a coloração consideravelmente mais que os tipos com carga. Já com o látex com carga acontece o contrário, ele ficará mais claro, devido ao branco da carga, precisando de mais corante. O látex sem carga ainda terá uma certa translucidez após curado, o látex com carga torna a peça mais leitosa e opaca, assim, tente corar a quantidade de uma só vez para evitar variações. Uma opção para cor de pele seria misturar amarelo com laranja com um pouco de castanho e azul ficar semelhante a cor de pele. Pode-se usar corante preto e branco para escurecer e clarear. Esta coloração e necessária para remover a palidez branca ou o indesejável tom amarelo do látex seco. Os corantes universais, contudo, são considerados mais manejáveis e mais versáteis para tingir a maioria dos produtos de látex.

A coloração extrínsica de apliques necessita de veículos especiais para a cor já que alguns afetam a borracha natural ou apliques de borracha sintética. As bases de maquiagem tipo "cake", bases tipo bastão de creme e várias bases tipo cake ou creme em geral usadas para maquiagem na pele, não funcionam como bases para próteses, da mesma forma que as velhas tintas oleosas (greasepaint em inglês). A principal razão é que elas contém óleo mineral que tem uma tendência de atacar a borracha ou clarear após a aplicação. Algumas marcas de produtos de maquiagem fizeram a tinta gordurosa usando o óleo de rícino como veículo e que não ataca a borracha. Estas bases para apliques podem ser aplicadas com pincel ou esponjas. Elas vem em diversas cores, desde tons básicos até tons de pele. Mas muitos artistas preferem preparar os seus próprios tons de cores. As cores podem facilmente serem espatuladas juntas sobre uma placa de vidro até obter o tom desejado. É uma boa idéia misturar mais que a quantidade desejada para que não seja necessário preparar mais durante a pintura e assim ser difícil de obter a cor desejada. O que sobrar pode ser armazenado num vasilhame para ser usado depois. É interessante também marcar quantas pontas de espátulas ou colheres cheias foram necessárias para obter um certo tom, no caso de mais cor adicional ser necessária.

Um novo conceito de coloração extrínsica foi desenvolvido com tintas acrílicas. Dick Smith, renomado artista de maquiagem de efeitos especiais, desenvolveu uma mistura de partes iguais de adesivo protético B (Pros-Aide) e tintas acrílicas para cobrir apliques de látex, conhecida como PAX ou Prosthetic Acrilics (em inglês cs tem som de x). Esta mistura é aplicada com um pedaço de espuma de uretano fazendo pequenos toques ou salpiques (stipple em inglês).

Para a coloração temporária (já que a tendência é trincar com o tempo), Craig Reardon pintou as cabeças do ET de ET - O Extraterrestre com cores universais (tipo corantes de tinta látex de pintar paredes) misturadas com adesivo de borracha (rubber cement em inglês).

Valor de pH - o pH é um escala que mede a acidez/alcanidade de um solução, ou seja, se ela é muito/pouco ácida ou básica. O látex é uma suspensão de água com amônia e o valor correto de pH para a maioria dos casos está entre 10 e 11, ou seja, é uma solução básica. A perda de amônia dos látex podem ser corrigidos com uma solução de hidróxido de amônio em água a 2%, testando o pH até se obter o valor desejado.

Cargas - a carga é uma substância acrescentada ao látex para torná-lo mais opaco e consequentemente mais rígido após a cura, além de também aumentar seu rendimento. O látex usado para derramar dentro de molde e o látex para pintar dentro do molde ou sobre a escultura podem ser ajustados quanto a vários graus de dureza do produto final através da carga. Existem vários tipos de carga que podem ser utilizados. Uma delas consiste em adicionar 25 gramas de óxido de zinco com 100 mL de água destilada. Mas a forma mais mais simples de carga é a tinta latex PVA comum, não acrílica, a venda em loja de tintas ou materiais de construção. Para usá-la, adicione até um máximo de 20% da tinta látex PVA, acima disto a rigidez aumentará até tornar-se quebradiça. Por exemplo: 1000 gramas de látex líquido, 200 gramas de carga (tinta PVA) => Total 1200 gramas. Dependendo do grau de opacidade e dureza exigidos qualquer concentração de 1 a 20% (sendo o ideal em torno de 10%) de carga pode ser adicionado em qualquer látex pré-vulcanizado. Esta mistura com carga é boa para fazer máscaras, cabeças e bonecos. Ela deverá ser feita cerca de 1 hora antes de ser usada, e sempre mexendo o látex lentamente à medida que for colocada a carga e mesmo depois que ela for colocada. Se quiser mais duro e mais firme, adicione mais carga, mas para artigos mais moles, use menos carga.

Dicas gerais de trabalho com látex - 1) para retirar látex curado de cabelos e pele com pêlos, use detergente líquido e esfregue na área com látex e ao redor. Depois acrescente um pouco de água. Alguns artistas também sugerem esfregar com uma pelota de vaselina sólida.

 

Exemplos Apliques de Látex

Usando a Técnica de derramar o látex (Slush ou Slip Casting) - nesta técnica, o látex é derramado dentro de um molde de gesso e deixado secar por um período de 10 a 30 minutos, dependendo da espessura desejada do aplique, se mais tempo, maior a espessura. O excesso de látex é então derramado de volta para o recipiente e o molde é virado de cabeça para baixo para escoar o excesso que ainda falta. O tempo de secagem varia com a espessura da prótese mas a separação do molde é relativamente simples devido ao encolhimento do látex. Deve-se notar que o aplique terá bordas mais grossas e é relativamente não apropriado para se mesclar com a face durante a aplicação.

Fazendo um Nariz com a Técnica de derramar o látex - para fazer um aplique através da técnica de derramar o látex no molde de uma secção do nariz (ou usando uma réplica de uma face inteira), modele a forma desejada em plastilina neste positivo, certificando-se que as bordas da argila estão se mesclando suavemente de forma que elas serão imperceptíveis no aplique depois de pronto. Tome cuidado para que as narinas sejam suficientemente preenchidas no positivo com plastilina para que elas não tenham qualquer ponto de retenção que impeça a remoção do negativo. Contudo, esculpa as narinas de forma que elas pareçam naturais e se encaixem de forma justa no nariz no aplique pronto. O nariz apresenta uma das mais variadas áreas de poros da pele do corpo. Algumas vezes os poros são pequenos e imperceptíveis em alguém com pele fina, e outras vezes os poros são tão grandes e a superfície da pele é bem rugosa. Geralmente, um leve exagero nos poros faz-se necessário durante a fase de escultura já que alguns finos detalhes são perdidos quando se faz o negativo sobre a superfície do aplique. Somente com a experiência um artista pode saber qual profundidade e tamanho são corretos quando se faz poros. Para fazer um nariz de palhaço (o qual geralmente é usado a técnica de derramar o látex), não se precisam de poros. Assim, a superfície deveria ser o mais lisa possível, efeito obtido molhando-se os dedos em água (ou óleo mineral) e alisando a superfície da plastilina. Deve ser lembrado que muitas vezes apenas a raiz do nariz ou a ponta tem que ser feitas, assim a escultura não precisa ser tão extensa. Contudo, as narinas devem ser preenchidas com plastilina assim como a curva externa da aba do nariz para evitar pontos de retenção. Quando a modelagem estiver completa, cubra o restante exposto do positivo com vaselina como separador. A escultura deveria então ser rodeada com uma parede de argila de cerca de 2,0 cm mais alto que a ponta do nariz esculpido e pelo menos 2,0 cm ao redor de toda a escultura. Já que o látex de moldagem é absorvido pela gesso do negativo, esta espessura é suficiente. Moldes maiores precisam ser mais grossos (2,5 cm a 5,0 cm) para permitir uma superfície de absorção. Pincele e depois assopre uma mistura de gesso para moldes para cobrir toda a escultura e ao redor, e cuidadosamente use a espátula e ponha o restante da mistura para cobrir a cavidade formada pela parede de plastilina. Algumas pessoas dão leves pancadas sobre a mesa na qual o molde está apoiado para retirar quaisquer bolhas da superfície do gesso. Tão logo o gesso esquente e depois em seguida esfrie, os dois lados podem ser separados com uma chave de fenda. Qualquer plastilina restante no negativo, deveria ser cuidadosamente retirada com uma ferramenta de madeira de escultura, tomando cuidado de não arranhar a superfície do negativo. Deixe o molde negativo secar por cerca de uma hora, depois ele pode ser limpo de qualquer plastilina restante com pequeno pincel de cerdas molhado em acetona. Enxágue o negativo na água antes de cada uso, e o aplique de látex feito neste molde separará facilmente quando estiver pronto e seco. Se o negativo é para ser usado para aplicação com pincel, nenhuma preparação adicional é necessária, mas se é para ser feito um aplique moldado com slush látex, o negativo vai precisar de uma parede de gesso seja construída na área do lábio superior no molde para que um mesmo nível seja obtido quando o látex seja derramado dentro do molde. A vantagem de qualquer peça feita com a técnica de derramar e de pincelar o látex ou látex é que ela se encaixará em muitas faces porque a superfície interior não é feita para se adaptar numa face em particular como acontece com os apliques de espuma de látex. Contudo, não se pode usando estas técnicas obter a semelhança com a pele verdadeira que é obtida com a espuma de látex.

Todas as vezes que qualquer gesso for acrescentado a um molde, a superfície deveria ser levemente umedecida com água antes do novo gesso ser aplicado. Os acréscimos de gesso sempre funcionam melhor com um negativo mais fresco (feito recente) já que ele tem um maior conteúdo de água do que outro que tenha sido deixado para secar - mesmo na noite anterior. Todos os reparos no negativo, tais como buracos deixados por bolhas indesejáveis que podem não terem sido dissipadas quando o molde era agitado (ou batido), podem ser facilmente feitos despedaçando o lado de baixo do negativo com uma ferramenta de metal para remover um pouco de gesso e usando isto para fazer o reparo ao invés de fazer uma nova mistura. Ferramentas de preencher cavidades dentárias usadas por dentistas podem ser usadas para este trabalho.

Abaixo, você pode observar uma forma simplificada de usar esta técnica para a confecção de uma prótese de nariz.

1. Prepare a pessoa. Proteja as roupas com plástico de lixo. Remova qualquer maquiagem facial.Misture o alginato de acordo com as instruções. Cerca de 60 a 150 gramas é o suficiente para esta área do nariz. 2. Rapidamente coloque sobre a face, cerca de 2 cm a mais ao redor da área do nariz. Ele começará a secar quando ficar da consistência de mingau de aveia. 3. Você saberá quando ele secar, ele ficará firme.
4. A seguir, você precisará aplicar as ataduras gessadas. Elas formarão uma casca que manterá o alginato curado firme. 5. É bom enrolar a borda da atadura gessada nos locais que precisam de suporte extra. 6. Para remover o molde, diga para a pessoa se inclinar um pouco para frente. Deixe a gravidade e um pouco de paciência retirar o molde a face. Use um chumaço de algodão com um pouco de água para soltar os resíduos de atadura gessada ao redor da área da linha do cabelo.
7. Coloque algumas fatias de ataduras gessadas ao redor da porção inferior do molde para que ele forme uma espécie de bacia. 8. Coloque o molde dentro de um caixa de papelão. Isto ajudará a segurar o molde quando derramar o gesso e também para armazenar o excesso de gesso transbordado. 9. Encha o molde com gesso pedra (nos EUA eles usam UltraCal 30).
10. Faça a porção inferior do molde chata, isto formará uma base para se trabalhar depois. 11. Sobre a réplica do rosto do ator, use plastilina para esculpir sua prótese, no caso, de nariz. Foi usada uma toalha para simular poros grandes de um nariz de bruxa. 12. Pincel o gesso com vaselina líquida e também a prótese de argila. No EUA os artistas costumam aplicar o verniz acrílico Crystal Clear sobre a área de argila. Como alternativa brasileira, use verniz acrílico da Acrilex, o Acrilfix.
13. Corte o fundo de um copo plástico para ser colocado ao redor da escultura. Ele precisa rodear perto, mas não muito justo. 14. Prencha os espaços entre o copo e a réplica de gesso, usando um pouco de argila. 15. Pode-se usar também dois elásticos (borrachas de dinheiro) para manter tudo junto.
16. Misture e derrame um pouco de gesso pedra dentro do copo. Tome cuidado para não estragar a escultura. Espere o gesso endurecer. 17. Remova toda a a argila e limpe bem o seu molde. 18. Derrame o látex dentro do molde até a superfície.
19. Você pode mexê-lo de um lado para outro. A experiência lhe ajudará a movê-lo de forma que tenha um bom resultado. 20. Após o látex ser derramado, despeje o excesso de látex. Você pode guardar este excesso para a próxima vez se desejar. Deixe o látex secar da noite para o dia. 21. Quando o látex endurecer, polvilhe talco dentro do nariz.
22. Com cuidado comece a retirar a prótese. 23. Eis o resultado final!

 

Aqui estão algumas dicas para o trabalho com látex na técnica de derramar dentro do molde:

1) Antes de usá-lo (cerca de 1 hora antes), introduza um fino bastão de agulha de tricô até o fundo do frasco e mexa lentamente para não formar bolhas.

2) Se for colocar cargas ou corante, coloque numa vasilha de plástico a quantidade desejada e deixe descansar por 1 hora.

3) Depois deste descanso, derrame o látex até a borda do molde de gesso, limpo e seco, sem desmoldantes e deixe gelificar a película por 20 minutos.

4) Retire o excesso de látex que não gelificou nas paredes do molde e despeje de novo para a vasilha de preparação. Ele não será perdido pois você usará num projeto futuro.

5) O látex seca na temperatura ambiente mas você pode acelerar colocando o molde com a película em exposição a uma fonte de calor, como lâmpadas, fogão e até mesmo o sol. Deixe secar por 2 horas a 80 graus Centígrados. dependendo do tamanho da peça, da espessura e da pelicula.

6) Os moldes finos e não porosos formam películas mais finas que secam mais rápido.

7) Sempre deixe os moldes de gesso esfriarem lentamente no fogão ou estufa para evitar rachaduras. A peça é mais fácil de ser retirada se o molde estiver frio.

8) Se for molde de duas partes (cabeça inteira) coloque o latex pelo buraco na base do molde e derrame o excesso por este mesmo local.

9) Moldes novos de duas partes algumas vezes exigem 7 a 8 horas até que toda a água saia do molde. A espessura o molde determina o tempo de secagem.

10) A película estará seca quando tocar com o dedo indicador e ficar ligeiramente pegajoso mas sem grudar no dedo a ponto de sair do molde. Para evitar a a pegajosidade, pulverize talco sem cheiro dentro recobrindo por completo. Depois para retirar o talco, lave com água e sabonete ou água morna.

 

IR PARA A PÁGINA 2

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail