Melhor visualizado em Internet Explorer 4.x em 800 por 600 ou superior

 

 

 

 

 


VOLTAR PARA A PÁGINA 3

 

A Arte da Transformação

 

Fonte de Inspiração 3: Rodrigo Aragão

 

Rodrigo Aragão, artista plástico capixaba, realiza trabalhos na área de efeitos especiais em maquiagem, máscaras, bonecos, cenários, miniaturas, esculturas e pinturas.

Rodrigo aos 6 anos de idade assistiu a um documentário sobre os efeitos especiais do filme Guerra nas Estrelas - O Império Contra-Ataca mostrando maquetes, bonecos e máscaras. A partir deste momento, Rodrigo teve uma certeza: ali estava a melhor profissão do mundo. Daí pra frente, ele sempre brincou de fazer filmes. Um fator bastante influente em Rodrigo era o ambiente de sua casa: seu pai era dono de cinema durante muitos anos, antes do nascimento dele o cinema foi fechado (mas em sua casa sempre teve projetores e rolos de filmes). A partir daí o seu pai começou a se dedicar a outra profissão: a mágica. Seu pai era um bom mágico e tinha o costume de sempre aprontar alguma para as visitas, foi aí que ele aprendeu que era possível criar ilusões.

Além disso, o seu irmão mais velho estudava pintura e Rodrigo aos seis anos gostava muito de desenhar ao seu lado. Aos nove já pintava algumas telas.

Como que de brincadeira, Rodrigo usava guardanapo molhado no rosto para fazer queimaduras. Lá pelos doze anos pediu para sua mãe um estojo de maquiagem que ela havia ganhado antes do seu nascimento e nunca tinha usado. Ela deu-lhe este estojo e já nas suas primeiras experiências conseguiu assustar algumas tias simulando esfolamentos.

Daí pra frente assustar pessoas era seu passatempo preferido. Aos treze anos, aprendeu a fazer sangue caseiro. Aoos quatorze, massa de modelar caseira através de um desenho dos Ursinhos Carinhosos. Aos quinze anos comprou o seu primeiro quilo de látex líquido numa fábrica de luvas de borracha próxima ao seu bairro. Aaos dezesseis, já conseguia fabricar máscaras de látex usando formas de gesso retiradas de monstros que modelava com argila. Aos dezessete, foi convidado para trabalhar em um curta metragem, experiência muito difícil já que só sabia fazer monstros nojentos e não envelhecimentos suaves.

Aos dezoito, ele foi instrutor de uma oficina de quatro meses na escola de artes do Espírito Santo. Nos anos seguintes trabalhou em mais dois curtas, mas ele se concentrou mesmo foi no teatro, trabalhando com quase todos os grupos capixabas.

Aos vinte tudo que ele queria era dirigir o seu próprio curta. Ele tinha doze roteiros prontos para uma série de terror chamada “Cova Aberta”. Durante quase dois anos buscou uma maneira de rodar um piloto, mas só encontrou portas fechadas.

Nos meados de 1999, houve a oportunidade de criar um universo paralelo chamado “Mausolem”. Isto foi um capítulo a parte de sua vida. O Mausoleum foi uma escola que durou quatro anos, onde ele teve oportunidade de trabalhar com todos materiais que sempre sonhou além de total liberdade artística e estrutura para tornar real qualquer idéia que tivesse, por mais estranha que fosse.

Em 2003, após terem apresentado para mais de trinta mil pessoas, o Mausoleum chegou a seu fim com a separação da trupe.

Após passou a se dedicar à suas pinturas. Após mais de um ano de trabalho solitário em seu atelier, ele está terminando sua primeira exposição.

Hoje ele volta ao seu maior sonho: dirigir um filme. Assim, Rodrigo está dedicando a rodar o curta-metragem “O circulo do poder”.

 

Se quiser entrar em maior contato com Rodrigo Aragão, não deixe de visitar seu site e lhe enviar um e-mail.

URL: http://www.flogao.com.br/aragaofx

E-mail: aragaofx@hotmail.com

 

Galeria

 

Alguns dos trabalhos de Rodrigo Aragão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Rodrigo Aragão no Programa do Jô Soares

 

 

O site MSFX agradece a gentileza de Rodrigo Aragão em fornecer não só as imagens como também as informações aqui utilizadas.

 

 

Voltar para a página principal |Voltar para Maquiagem

O autor desta página não tem interesse de lesar os direitos de qualquer empresa ou indivíduo. Os comentários e imagens aqui utilizados são apenas de interesse comum e não tem fins comerciais.
MSFX mail