Antônio Caringi-Um Grande Escultor






Responsável por um número expressivo de monumentos em Porto Alegre e no Estado do Rio Grande Do Sul, Antônio Caringi é um dos mais importantes escultores que o Rio Grande produziu. O artista, nascido em 1905, em Pelotas, onde morreu em 1981, é o responsável pela estátua do Laçador ( que é o símbolo de Porto Alegre ), do Monumento ao Imigrante ( de Caxias do Sul ) e da estátua de Bento Gonçalves, hoje instalada na Praça Piratini. Foi na Alemanha que Caringi modelou e fundiu em bronze essa estátua, inaugurada em 1935, por ocasião do centenário da Revolução Farroupilha.

São desse autor uma máscara de Goethe, adquirida pelo Museu De Belas Artes Do Rio, e alguns monumentos funerários, como os de Aparício Cora de Almeida, em 1937, e do general Daltro Filho ( 1941 ) e de Maurício Cardoso ( 1940 ).



A estátua em bronze de Bento Gonçalves foi inaugurada no Parque Farroupilha, em 1936, e transferida para a Avenida João Pessoa em 1941. E´o local onde fica a chama crioula nos festejos do 20 de Setembro.



Monumento funerário a Daltro Filho, localizado no cemitério da Santa Casa, na rua Oscar Pereira, bairro Azenha.



Homenagem a Loureiro Da Silva, prefeito de Porto Alegre durante dois mandatos: de 1937 a 1942 e, depois, de 1960 a 1963. Está na rua com o mesmo nome, em frente ao prédio da Receita Federal ( Chocolatão ).



Estátua Do Laçador, símbolo oficial de Porto Alegre, localizado na entrada norte da capital. O modelo utilizado para esta estátua foi o pesquisador Paixão Cortes, outra grande celebridade do Rio Grande Do Sul.




Retorno para Celebridades