Versiones 45
Agosto - Setiembre 2002
Director: Diego Martínez Lora
Conto africano(*):
COMO
CHEGOU A CONTRADIÇÃO AOS ASHANTI
ERA UMA VEZ UM HOMEM CHAMADO DETESTO-SER-CONTRARIADO, E POR CAUSA DISSO, ELE CONSTRUIU SOZINHO UMA PEQUENA POVOAÇÃO E FOI PARA LÁ VIVER. E A CRIATURA CHAMOU O PEQUENO ANTÍLOPE PARA IR VISITÁ-LO, E FORAM SE SENTAR AO PÉ DA PALMEIRA. ENTRETANTO ALGUMAS AMÊNDOAS DA PALMEIRA CAIRAM. O O PEQUENO ANTÍLOPE DISSE, " DETESTO-SER-CONTRARIADO, AS TUAS AMÊNDOAS ESTÃO MADURAS."
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE, " ESSA É A NATUREZA DAS AMÊNDOAS. QUANDO ELAS ESTÃO MADURAS, TRÊS CACHOS AMADURECEM DE UMA SÓ VEZ. QUANDO ELAS ESTÃO MADURAS, EU CORTO-AS; E QUANDO AS COZINHO PARA ESTRAIR O OLEO, ELAS CONSEGUEM DAR TRÊS POTES CHEIOS DE OLEO. DEPOIS EU PEGO NO OLEO E VOU A AKASE PARA COMPRAR UMA VELHA AKASE. ESSA MULHER VEM E DÁ Á LUZ A MINHA AVÓ, QUE DÁ Á LUZ A MINHA MÃE, E ESTA POR SUA VEZ DÁ-ME Á LUZ. QUANDO A MÃE ME DÁ Á LUZ, EU JÁ LÁ ESTOU.
O O PEQUENO ANTÍLOPE DISSE, " TUDO O QUE ESTÁS A DIZER É MENTIRA."
DETESTO-SER-CONTRARIADO PEGOU NUM PAU E BATEU-LHE NA CABEÇA MATANDO-O.
EM SEGUIDA CHEGA O PEQUENO ANTÍLOPE ABEDEE. DETESTO-SER-CONTRARIADO FOI COM ELE ATÉ JUNTO DA PALMEIRA, E A MESMA COISA ACONTECEU. E FOI ASSIM COM TODOS OS ANIMAIS. FINALMENTE, KWAKU ANANSE, A ARANHA, COM O SEU TECIDO E DE SACO ÀS COSTAS FOI VISITAR DETESTO-SER-CONTRARIADO. ELE RECEBEU-O: " PAI, BOM DIA."
DETESTO-SER-CONTRARIADO RESPONDEU, "Y' AKU, E ONDE VAIS?"
ELE RESPONDEU, "EU VIM VISITAR-TE."
E PEGOU NO SEU BANCO E FOI PARA PERTO DA PALMEIRA.
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE. " PREPARA COMIDA PARA A ARANHA COMER."
E ENQUANTO A COMIDA SE FAZIA, ANANSE E DETESTO-SER-CONTRARIADO SENTARAM-SE DEBAIXO DA PALMEIRA. ALGUMAS DAS AMÊNDOAS CAIRAM, E ANANSE PEGOU E COLOCOU-AS NO SEU SACO. E CONTINUOU A APANHÁ-LAS ATÉ O SACO ESTAR CHEIO. A COMIDA ESTAVA PRONTA E ANANSE COMEU. QUANDO ACABOU DE COMER, ALGUMAS DAS AMÊNDOAS MADURAS CAIRAM, E ANANSE DISSE, " PAI, DETESTO-SER-CONTRARIADO, AS TUAS AMÊNDOAS ESTÃO MADURAS."
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE, " ESSA É A NATUREZA DAS AMÊNDOAS. QUANDO ELAS ESTÃO MADURAS, TRÊS CACHOS AMADURECEM DE UMA SÓ VEZ. QUANDO ELAS ESTÃO MADURAS, EU CORTO-AS; E QUANDO AS COZINHO PARA ESTRAIR O OLEO, ELAS CONSEGUEM DAR TRÊS POTES CHEIOS DE OLEO. DEPOIS EU PEGO NO OLEO E VOU A AKASE PARA COMPRAR UMA VELHA AKASE. ESSA MULHER VEM E DÁ Á LUZ A MINHA AVÓ, QUE DÁ Á LUZ A MINHA MÃE, E ESTA POR SUA DÁ FAZ DÁ-ME Á LUZ. QUANDO A MÃE ME DÁ Á LUZ, EU JÁ LÁ ESTOU.
A ARANHA DISSE, " TU NÃO ESTÁS A MENTIR. O QUE DIZES É VERDADEIRO.OLHA! EU POR EXEMPLO, TENHO ALGUMAS OKRAS NA MINHA QUINTA. QUANDO ESTÃO MADURAS, JUNTO SETENTA E SETE VARAS, GRANDES E CURVAS, PARA TENTAR CHEGAR-LHES E ARRANCÁ-LAS, MAS MESMO ASSIM NÃO CONSIGO CHEGAR-LHES. ENTÃO DEITO-ME DE COSTAS E COM O MEU PÉNIS SOU CAPAZ DE AS PUXAR.
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE: OH, ESTOU A PERCEBER, AMANHÃ DEVEREI IR LÁ VER ISSO.
A ARANHA DISSE: "CERTAMENTE"
NO PERCURSO PARA CASA, A ARANHA ÍA A MASTIGAR AS AMÊNDOAS QUE TINHA COLHIDO E CUSPINDO-AS PELO CAMINHO. NA MANHÃ SEGUINTE, QUANDO O DIA COMEÇOU A CLAREAR, DETESTO- SER-CONTRARIADO PREPAROU-SE PARA IR A VILA DA ARANHA. QUANDO A ARANHA CHEGOU A CASA NO DIA ANTERIOR, FOI E DISSE ÁS CRIANÇAS, "VIRÁ CÁ UM CERTO HOMEM QUE DETESTO-SER-CONTRARIADO, E QUANDO ELE CHEGAR E PERGUNTAR POR MIM, VOÇÊS DEVEM DIZER-LHE QUE ONTEM EU FUI A UM SITIO, QUANDO O MEU PÉNIS SE PARTIU EM SETE PARTES, E EU TIVE DE IR A UM FERREIRO PARA O REPARAR, SÓ QUE ELE NÃO CONSEGUIU REPARAR A TEMPO E EU TIVE DE LÁ VOLTAR HOJE PARA ACABAR O TRABALHO."
NÃO MUITO DEPOIS APARECEU O TAL DETESTO-SER-CONTRARIADO. ELE DISSE. " ONDE FOI O TEU PAI? "
ELES RESPONDERAM, " ALAS, O PAI FOI A ALGUM SITIO ONTEM, E O SEU PÉNIS PARTIU-SE EM SETE PARTES DIFERENTES. ENTÃO ELE TEVE QUE IR A UM FERREIRO PARA CONSERTA-LO MAS COMO NÃO FICOU PRONTO, TEVE QUE LÁ IR HOJE DE NOVO. TU, PAI, NÃO VISTE O SANGUE PELO CAMINHO?
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE, " SIM VI." E VOLTOU A PERGUNTAR, " E ONDE ESTÁ A VOSSA MÃE? "
A ARANHA MAIS PEQUENA RESPONDEU, " A MÃE, ELA ONTEM TAMBÉM SAIU, FOI AO RIACHO, O SEU JARRO DE ÁGUA CAIU E QUASE SE PARTIA SE ELA NÃO O APANHASSE A TEMPO. MAS ELA NÃO IMPEDIU POR COMPLETO QUE O JARRO SE PARTISSE, POR ISSO HOJE TEVE DE LÁ VOLTAR DE NOVO.
DETESTO-SER-CONTRARIADO NÃO DISSE NADA.
ENTRETANTO CHEGOU O ANANSE. ELE DISSE, " COZINHEM ALGUMA COISA QUE O DETESTO-SER-CONTRARIADO CONSIGA COMER." COMO ERAM AS CRIANÇAS A FAZER A COMIDA, PUSERAM UMA QUANTIDADE MUITO PEQUENA DE PEIXE, MAS UMA IMENSA QUANTIDADE DE MALAGUETAS. ELES FIZERAM O GUISADO MUITO QUENTE. QUANDO FICOU PRONTO ELES COLOCARAM-NO DIANTE DO DESTESTO-SER-CONTRARIADO E ESTE COMEU. AGORA O PICANTE FÊ-LO SOFRER; ELE QUERIA MORRER. ENTÃO DISSE A UM DOS FILHOS DO ANANSE, " NTIKUMA, ONDE ESTÁ A ÁGUA?
NTIKUMA DISSE, " AH, A ÁGUA QUE TEMOS AQUI NOS JARROS É DE TRÊS TIPOS DIFERENTES. A QUE PERTENCE AO MEU PAI É A PRIMEIRA, A DA CONCUBINA ESTÁ NO MEIO, E A QUE PERTENCE Á MINHA MÃE É A QUE ESTÁ MAIS VAZIA. EU DEVO DAR-TE APENAS DA QUE PERTENCE Á MINHA MÃE, E SE EU NÃO TIVER CUIDADO AO DEITAR-TE A ÁGUA, PODE ORIGINAR UMA DISPUTA TRIBAL."
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE," MEU FEDELHO, TU ESTÁS A MENTIR! "
DE IMEDIATO ANANSE DISSE, " BATE-LHE PARA QUE ELE MORRA!"
DETESTO-SER-CONTRARIADO DISSE, " POR QUE RAZÃO VÃO ELES BATER-ME, PARA QUE EU MORRA?"
A ARANHA DISSE, " TU DIZES QUE DETESTAS SER CONTRARIADO, MAS AINDA AGORA CONTRARIAS-TE ALGUÉM. É POR ISTO QUE EU DIGO QUE ELES TE DEVEM MATAR."
ENTÃO ELES BATERAM-LHE ETÉ Á MORTE. DEPOIS ANANSE CORTOU-LHE A CARNE EM PEQUENINOS BOCADOS E DISSEMINOU-O TODO.
É DESTA FORMA QUE ALGUMAS PESSOAS QUE DETESTAM SER CONTRARIADAS SÃO ENCONTRADAS, HOJE EM DIA, NUMA TRIBO...
(*)Primeira tradução de Sónia Tino.O conto é de origem Ashanti (Ghana)