versiones, versiones y versiones...renovar la aventura de compartir la vida con textos, imágenes y sonidosDirector, editor y operador: Diego Martínez Lora    Número 55 - Abril - Mayo 2004


Entrevista a Filipa Rodrigues(*)

(A propósito da publicação de: "Quatro passos...")


1 Qual foi a motivação para escrever “Quatro Passos...”?

A necessidade de demonstrar pelas palavras aquilo que, por gestos, não foi possível. A necessidade de exteriorizar emoções e sentimentos.

2 Quanto tempo demoraste a escrever este livro?

Cerca de 4 anos, com intervalos mais ou menos extensos, que variavam de acordo com o ritmo que a minha vida adquiria.

3 Porquê o consideras um romance?

A tendência para considerar este livro como romance é externa, para mim ele é apenas uma tentativa de descrever sentimentos, ora reais ora ficcionados.

4 Porque está dividido em 4 capítulos? Que representa cada capítulo?

A divisão em capítulos está directamente relacionada com a questão temporal. Um capítulo por ano foi, em tempos, o meu objectivo. Isto não quer, no entanto, dizer que no livro haja uma sequência de acontecimentos cronológica rígida. Os capítulos não têm um significado isoladamente, ou seja, todos eles têm o mesmo sentido e traçam, simplesmente, o caminho que aquela mulher escolheu seguir durante um determinado período da sua vida.

5 É um livro autobiográfico?

É um livro que não pretende separar realidade de ficção.

6 Porquê te interessa que outras pessoas possam ler os Quatro passos...

 Porque me parece fundamental a partilha, pura e simples, de emoções, sentimentos, sensações e experiências com outras pessoas.

7 Tens algum tipo (autor, estilo, tendência) de escrita como modelo ou que admires?

Gosto de escritores que exerçam um grande domínio sobre a sua língua e que consigam descrever com realismo o que o ser humano é capaz de sentir. Gosto também de bons contadores de histórias. De referência para mim: Anais Nin, Al Berto e Gabriel García Marquez.

8 Quando e onde começaste a escrever os Quatro..., e que espaços marcaram o ambiente do teu romance?

O livro foi escrito quase integralmente em Penafiel e no Porto. Dominam os cenários urbanos destas duas cidades com as devidas diferenças. Podem sentir-se, ao longo do livro, ambientes sombrios, cheios de fumo e de rituais da noite, mas também ambientes leves e naturais.

O livro foi escrito entre 1999 e 2002.

9 Que novos projectos literários tens em mente?

Estou já a escrever um livro que vai ser essencialmente narrativo e de ficção, com estilo muito diferente deste. Penso também começar a escrever contos, mas ainda não está nada programado.


(*)Filipa Rodrigues  Penafiel, 1975. Publicou pela Editorial 100: Quatro passos...


Índice de Versiones 55

Página principal de Versiones