HOME


 

Fotos


Traduções


Links


Meteo & Marés


Notícias


Arquivo


Lista Aves Ameaçadas


Morfologia das Aves


 


 

 

 

 


@ves.online.pt

DOÑANA

    

 

     

DOÑANA


Doñana está aqui tão perto de  Portugal e muitos portugueses nunca a descobriram. É para esses que deixamos aqui algumas dicas.

O que é Doñana ?
Doñana é provavelmente o maior espaço natural da Europa.

É um território formado por mais de 100.000 hectares de espaço protegido e nele se encontram variados ecosistemas: sapais, dunas, bosques, etc., sendo dos poucas locais onde se pode ainda encontrar animais como o lince ibérico e a águia imperial.

Donaña é basicamente constituído por dois grandes espaços: 
- O Parque Nacional, espaço de protecção integral, em que o acesso público é apenas permitido em visitas guiadas em autocarros todo o terreno, organizadas pela Cooperativa "Marismas del Rocío", entidade privada a quem a administração do parque entregou esta concessão.
- O Parque Natural, espaço que circunda o Parque Nacional e onde o acesso é menos restrito. Aqui as visitas podem ser efectuadas em viatura própria ou através de várias organizações privadas a operar na área

Como chegar a Doñana ?
Em termos gerais, Doñana fica entre Huelva, Sevilha e Cádiz, junto à foz do Rio Gualdalquivir.
Portanto, munido de um mapa de Espanha e escolhendo qualquer itinerário em direcção a qualquer daquelas cidades possibilita o alcance fácil de Donaña.

Para quem parte do Algarve demora cerca de uma hora da fronteira até El Rocío. Seguir em direcção a Huelva, onde não se chega a entrar, porque se apanha a auto-estrada A-49 em direcção Sevilha. Tomar a  saída em Bollulos del Condado para a estrada A483 em direcção a Almonte. Passando Almonte a próxima terra é o nosso destino - El Rocio. No total são cerca de 100 Km  a partir da fronteira de Vila Real de S. António.

Para que vai de Lisboa, o melhor é apanhar a Auto-estrada do Sul e depois de Grandola, ir em direcção a Beja, Serpa e Vila Verde de Ficalho, entrando em Espanha por Rosal de La Frontera. Aí, apanhar a estrada 483 passando nas seguintes localidades:
Rosal de La Frontera / Santa Barbara / Cabezas Rubias / Calañas / Valverde del Camiño / La Palma del Condado / Almonde e finalmente El Rocio.

Onde ficar ?
Para nós só há uma resposta aceitável: El Rocío. El Rocío é um daqueles lugares que pensamos que só existem nos filmes. As ruas desta aldeia são em areia (lama no inverno) e onde as pessoas vão ao café a cavalo, sendo considerada a "aldeia internacional do cavalo". 

Quanto a alojamento em El Rocío, sem qualquer questão, recomendamos o  Hotel Toruño (30 quartos com ar condicionado, mini-bar, TV e telefone)
Plaza del Acebuchal, 22-24, El Rocio
Tel 00 34 959 44 26 26

Na altura da nossa visita última visita (25-26 Fevereiro de 2001) pagámos 10.165 pesetas/noite  por duas pessoas. Este preço  inclui o pequeno almoço no restaurante El Toruño em frente ao hotel e já tem o IVA incluído.O próprio hotel dá sobre o "marisma" e é um óptimo local para a observação der aves.


Hotel Toruño - entrada

 Não se esqueçam de marcar com antecedência e pedir uma "habitacion" com "balcon" (varanda) virada para "el marisma". O preço é o mesmo, apenas dependendo da disponibilidade. Vejam as fotografias e julguem por vocês.
No hotel, aconselhamos vivamente a compra do livro "A Day In Doñana" de Martin Jacoby.

Como organizar a visita ?

É fundamental marcar o hotel antecipadamente, bem como a visita guiada ao Parque Nacional.

Centro de visitantes "El Acebuche"

A visita guiada deverá ser  marcada por telefone no Centro de Visitantes "El Acebuche" (o zambujeiro) Tel: 00 34 959 43 04 32 ou 00 34 959 44 87 11
Este é o principal dos vários centros de visitantes do parque.


Dunas de Doñana

É daí que partem e chegam as visitas guiadas pelo interior do parque, em autocarros 4x4 com capacidade para cerca de 20 pessoas. Existem duas visitas diárias - Verão (1/6 a 15/9) às 8:30 e 17 horas excepto Domingos e no Inverno às  8:30 e 15:30 horas excepto 2ª feira (duração da visita: 3 a 4 horas). 2.750 pesetas por pessoa.

 Em função das marcações referidas, devem organizar o resto do tempo disponível para visitar os outros centros de visitantes que estão sempre localizados junto a lagoas e com vários postos de observação de aves.

Centro de visitantes "La Rocina", a cerca de 1 Km de El Rocio e cuja principal aliciante é uma vereda para peões com vários postos de observação de aves rodeanso o Riacho da Rocina.

Centro de visitantes "Palácio del Acebrón", que se alcança a partir de "la Rocina" e onde se encontra uma exposição etnográfica dobre Donaña. Nos seus arredores encontra-se um dos últimos recantos no qual se pode apreciar o bosque da ribeira, vegetação desaparecida na maior parte do território e o charco de Adebrón, massa de água produzida pelo alargamente do Riacho da Rocina.

Centro de visitantes "José António Valverde"/ Cerrado Garrido. Para lá chegares pede um mapa na recepção do hotel, mas é preferível recorrer a uma das várias empresas especializadas que operam na zona. No nosso caso o Land Rover passou bem pelo "mar de areia" logo à saída de El Rocio, mas seguramente que não nos aventuraríamos se houvesse água e lama. 

Centro de visitantes "Fabrica de Hielo" em Sanlucar de Barrameda. Este é o centro de visitantes mais recente e aproveitou as instalações de uma antiga fábrica de gelo. 
Por outro lado, é o único dos centros que se encontra na margem esquerda do Rio Guadalquivir, pelo


Frisada

 é preciso ir quase a Sevilha para atravessar o rio e voltar para sul). Se fores até lá, não deixes de visitar a "Laguna de Tarelo" (após Sanlúcar, segue para norte em direcção a Bonanza e La Algada. Segue os sinais castanhos para Donaña até "Laguna de Tarelo").

Empresas a operar em Doñana

Discovering Doñana: 00 34 959 44 24 66
Embora não tivessemos utilizado, foram-nos dadas excelentes referências desta empresa , em especial do guia Cláudio Menotti.

Doñana Equestre: 00 34 959 44 24 74
Organizam excursões de 1 hora a 1 dia, sempre acompanhadas por um guia. Não é necessário ter experiência prévia de andar a cavalo. Preços:
1 hora: 2.000 pesetas
2 horas: 3.000 pesetas
3 horas: 4.000 pesetas

Doñana Almonteña: 00 34 959 45 02 85

Doñana Tour: 00 34 959 44 24 68

Turismo a caballo: 00 34 959 44 20 40

 

 

 

 
 

Contacta-nos      

Assina Guestbook         Vê Guestbook


 

 

NOTÍCIAS SOBRE AVES
[ Yahoo! News Search ]

[ Yahoo! ]  options