Imam Ali Reda (A.S.)


O Imam Ali Ben Mussa "Al-Reda", nasceu no ano 148 Hégira (765 a.d.), em Medina. Seu pai foi o Imam Mussa Ben Jaafar "Al-Kazem".

O Imam Ali Reda cresceu sob a tutela de seu pai, o Imam Mussa Al-Kazem, recebendo deste todos os ensinamentos da fé do Profeta Mohammad(SAWA). Adquiriu conhecimento em Ciências Religiosas, o que fez ganhar respeito e liderança junto aos muçulmanos.

Rajaa, filho de Abi Dhahhak, que acompanhou o Imam em sua viagem a Medina, disse: "Eu juro por Deus, que eu não tenho visto um homem que se preserve do mal tanto quanto ele, nem tenho me lembrado de ter visto um homem que lembre de Deus todo o tempo , tanto quanto ele, e, nem tenho visto um homem que tem mais temor de Deus, O Misericordioso, O Altissímo, do que ele. Ao amanhecer, ele permanece em posição de louvor a Deus recitando estas palavras, repetidamente, até o nascer do sol: Glória a Deus, Deus é Grande e não há divindade a não ser Deus, O Senhor e que Deus Abençoe Mohammad e sua descendência. Ele permanece toda a manhã assim. Depois, ele vai se encontrar com o povo, para tratar de seus assuntos e ajudá-los e recomendando a eles praticarem o bem. Isto ocorre até a tarde."

Já Ibrahim, filho de Abbas Sawil, descreve o lado de refinamento, de gentileza, decoro e conduta do Imam quando ele se dirigia a outras pessoas. Ele disse: "Nunca vi Abdul-Hassan(Imam Reda), falar grosseiramente com ninguém.Nem o vi interromper a fala de alguém , até que esta terminasse. ele nunca deixou de conceder a ajuda, quando pode fazer isto. Ele nunca esticou suas pernas ante o interlocutor e nem se encostava sobre um travesseiro quando alguém falava com ele. Eu nunca o vi ofender alguém que trabalhava para ele, assim como eu nunca o vi gargalhar. Ele apenas sorria."


Aqui está sepultado o Imam Ali Reda.



Imam Ali Reza (AS), adorava a Deus como poucos faziam. Era sincero e jamais admitiu praticar um ato que fosse contrário aos ensinamentos de Deus. O Imam Reda foi um exemplo de devoção.

O Imam Ali Reda viveu em uma época onde surgiram vários sábios islâmicos. Era uma época rica e cheia de cultura, onde o conhecimento islâmico florescia a cada dia. A base deste crescimento foi o Imam Reda que era procurado pelos sábios que iam atrás de seus conhecimentos em filosofia e jurisprudência. Este avanço do Islam coincidiu com a corrupção do governo Abassida. Vários historiadores afirmam que neste período havia um grande desperdicio do dinheiro do povo, além da degradção moral dos gorvenantes abassidas.

Muhammad, filho de Isa Yaqtini admitiu que: "Quando as pessoas discordaram sobre quantas perguntas Abul-Hassan al-Rida (a.s.) havia repondido, eles procuraram coletar todas. Acabaram totalizando 15 mil perguntas respondidas ."

O autor de "I"Iam bin a'lam Huda(As Pessoas com os Lideres da Salvação) citou Abdul-Salt Abdul-Salam filho de Salih Harawi que disse: " Eu nunca vi um homem com tanto conhecimento do que Ali, filho de Musa al-Rida (a.s.), nem vi nenhum escolar que não tenha feito este testemunho antes."

A voz do Imam Reda em prol dos oprimidos foi uma das mais importantes, no meio do mar de lama que se encontrava os governantes abassidas. Isto acabou por conquistar os coraçõões dos mais humildes

O Imam Ali Reda morreu no ano 203 Hégira (822 a.d.), na cidade de Tuss(hoje esta cidade se chama Mash-had) em Khorassan, Irã.


Moqam(Mausoléu) do Imam Ali Reda, no Khorassan, Irã.