Meditação da Rosa

     

Este exercício alia o trabalho Zhang Zhuang com visualização, sendo bastante agradável a sua prática, porque permite "distrair" a mente da tensão física que a posição "Abraçar uma Árvore" provoca nos iniciados.

Visualize um bonito ramo de rosas vermelhas nos seus braços! A visualização trabalha com todos os nossos sentidos e faz intervir activamente o cérebro direito. Visualizar é mais do que simplesmente imaginar. Visualizar é ver, cheirar, e sentir... é imaginar a três dimensões...é ver com os "olhos" da mente. O nosso cérebro tem dificuldade em distinguir a realidade da visualização! Aproveitemos-nos dessa "incapacidade" para obtermos os mesmo benefícios de uma situação real. Assim, se não temos possibilidade de tirar umas férias no Hawai, visualizemo-nos nesse local durante o tempo que quizermos, e o organismo reagirá como se fosse real!

1ªFASE

Inspire lentamente apenas pelo nariz, durante cerca de 8 tempos. Regale-se com o odor maravilhoso que vem do ramo de rosas. Esse odor transporta saúde, beleza e paz... Relaxe totalmente...

2ªFASE

Expire lentamente pelo nariz. Sinta toda a sua tensão a dissolver-se... se se sente cansado, é todo esse cansaço que se dissolve durante a expiração.

Inspiramos o novo, expiramos o velho!

EXPERIMENTE!

Os velhos mestres taoistas já aconselhavam: 1º experimentar - 2º Insistir

Só com a prática contínua e perserverança é que se obtêm resultados!

 
 

 

 
 
 

Prof. João Carvalhas