ÁCIDOS SULFÔNICOS
1- Nomenclatura e exemplos
Nomenclatura oficial IUPAC: | ácido + hidrocarboneto + sulfônico |
Nomenclatura usual: | ácido + radical + sulfônico |
Alguns exemplos importantes:
2- Propriedades físicas
Dentre os ácidos sulfônicos, têm grande importância somente os aromáticos. Convém não confundir os ácidos sulfônicos, nos quais o carbono se liga diretamente ao enxofre (Ar-SO3H), com os sulfatos orgânicos (ésteres do ácido sulfônico), nos quais o carbono se liga ao enxofre através de um oxigênio (Ar-OSO3H).
Os ácidos sulfônicos aromáticos são sólidos cristalinos, insolúveis em substâncias apolares, mas bastante solúveis em água, inclusive seus sais de cálcio, bário e chumbo são solúveis em água, ao contrário dos sulfatos desses metais. Como seria de se esperar da sua estrutura, os ácidos sulfônicos são compostos altamente polares. De maneira geral verifica-se que eles são mais solúveis em água do que qualquer outra espécie de composto orgânico. Por isso, é comum inserir-se grupos SO3H em grandes moléculas, para conferir-lhes solubilidade em água.
Os ácidos sulfônicos têm de baixa volatilidade e ao serem aquecidos, decompõem-se, geralmente, antes de atingir o seu ponto de ebulição. São compostos difíceis de se purificar, por serem altamente deliquescentes, e por isso torna-se mais cômodo isolá-los sob forma de sais. Utilizam-se muitas vezes nessa forma.
3- Métodos de obtenção
Normalmente os ácidos sulfônicos são preparados pela reação com ácido sulfúrico concentrado. Essa reação é chamada sulfonação:
4- Propriedades químicas
Como ácidos fortes que são, os ácidos sulfônicos encontram-se totalmente ionizados em água. As reações mais importantes dos ácidos sulfônicos são aquelas em que o grupo SO3H, sendo meta-dirigente, orienta as substituições no anel aromático nesta posição.
5- Aplicações dos ácidos sulfônicos
Os ácidos sulfônicos são ponto de partida para a produção de inúmeros derivados importantes, tais como:
Química 2000 - Wagner Xavier Rocha, 1999